Belchior

Belchior Jotabê Medeiros

Resenhas - Belchior - Apenas um Rapaz Latino-Americano

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

moacircaetano 11/01/2024

Muito bem escrito, leitura fácil, ótimo ritmo.
Claro que a história de Belchior ajuda, um ser inquieto, irrequieto, brilhante.

Luhar 20/11/2023

O Revolucionário de Nossa Cultura
Como uma sina brasileira "comum" , Belchior sofre para alcançar a fama que lhe foi pouca : uma vida dura no sertão , passou fome em São Paulo , hospedou-se em uma casa em demolição , o preconceito com sua voz e estilo , etc.
Mas isso não limita o artista , pelo contrário , ele se destaca avidamente. Com toda sua obra , provida de grande poder literário e estético ; como foi assemelhada ao Dylan , mas a revolução de Bel é ilimitada , transbordando liberdade.

Fabkathleen 11/10/2023

Belchior, um eterno coração selvagem.
Esse livro é um presente a todo fã de Belchior, um convite para compreender além das letras, mas a vida de um homem jovem latino-americano, dono de um coração selvagem, tão pural. As letras ganham mais vida e ao conhecer a sua história, entendemos melhor o poeta. Belchior é eterno, assim como a beleza de suas canções. Viva Belchior

Angelica75 03/10/2023

Nota 4
Livro com muitas boas histórias sobre Belchior e sua personalidade, com capítulos curtos e fuentes, está tudo lá: a infância na família numerosa de Sobral, o monastério onde quase virou capuchinho, o abandono da faculdade de medicina pra ser artista, as simpatias e antipatias do meio musical (Elis e Fagner, nessa ordem), o sucesso, o sumiço.
É otimo ver também que o autor trouxe contexto aos álbuns lançados, contando detalhes preciosos de algumas músicas de Belchior. Maravilhoso pros fãs desse cara genial.
Marcos5813 04/10/2023minha estante
Legal! Bom saber

Angelica75 05/10/2023minha estante
fluentes*

Rodrigo Leão 13/09/2023

Incrível
A morte de Belchior, em abril de 2017, foi uma comoção nacional. Dez anos antes, o artista desaparecera. Foi a partir do mistério desse sumiço que Jotabê Medeiros deu início à pesquisa para um livro sobre o autor de clássicos como ?Velha Roupa Colorida?, ?Alucinação? e ?Como nossos pais?. Realizou dezenas de entrevistas com parceiros musicais, amigos, familiares e produtores de seus discos.

Bruno.Martins 07/09/2023

Ótimo retrato
De maneira muito consisa e bela, Jotabe descreve a carreira desse cantor/poeta cearense. Uma trajetória de altos e baixos, de fugas da realidade ou seria um caminho alternativo para outra realidade, uma outra visão que Belchior quis procurar ao se cansar de tudo o que vivia até o instante que fugiu pro "nada". Infelizmente encerrou sua vida de uma maneira um tanto conturbada entre polêmicas e dívidas, mas que não tira o fato de que foi uma grande figura brasileira.

Taci 10/08/2023

Eu já gostava muito de Belchior, mas não sabia quase nada de sua vida, o livro foi super importante para mim.
Ele tem algumas partes estranhas, alhumas ligações sem sentido, como se fossem partes unidas aleatoriamente. Acredito que tenha sido difícil encontrar registro de muitas coisas.
Mesmo assim foi um bom começo.

GNR 07/08/2023

Dylanesco
Uma roupa maltratada e um bigode marcado. Tipificação de Belchior até em seu enterro. Aquela velha roupa colorida que com seu canto torto alimentava a alma de quem quisesse ouvir. Desde a infância já demonstrava seu flerte de andarilho com Dylan. Burguês por assimilação, completo poeta por estima.

Marcus 05/07/2023

Bom no começo.
O livro é muito bom enquanto analisa parte da discografia inicial (e maravilhosa) do Belchior, mas no final meio que se apressa pra tentar concluir. Tem seus méritos, mas aguardo uma biografia mais definitiva.

Nazrat 26/05/2023

Que história!
A bem da verdade, não conhecia nada da história de vida de Belchior (exceto pelo final, quando ele foi tido como desaparecido), nem sua discografia. A melhor coisa que fiz foi escutar sua obra enquanto lia, parecia realmente estar conhecendo ele de uma forma mais completa.
A biografia em si tem uns saltos temporais que acabam deixando o leitor meio perdido, alguns trechos da vida muito bem detalhados e outros longos anos sem uma menção, mas creio que faz parte do conceito que do biógrafo evidenciar o personagem que gostaria de passar.
O que fica é a admiração por esta pessoa, suas ideias, sua luta e até mesmo imperfeições.

Guilherme.Oliveira 27/04/2023

O livro é interessante pois me expôs vários pontos da vida do Belchior que eu não conhecia.
A estrutura cronológica do livro é confusa e nada linear, isso atrapalhou um pouco.
Mas, Belchior era, de fato, um gênio fora do mainstrem da indústria da música.

debroua 30/12/2022

Belchior...
Belchior foi um artista genial. Mas com algumas condutas extremamente questionáveis. O livro acaba falando de muitas coisas que não tendo muita relação com o Bel, mas acredito que seja pela escassez de informações que o próprio artista deixou - ou não deixou, né?!

Yvan 24/12/2022

Biografia
Muito bom ter oportunidade de conhecer um pouco mais de um ícone da cultura brasileira. Vai além da música.

Gabriela - @livrosdegab 28/09/2022

Já tava lá pela metade do livro no final de 2018 mas janeiro chegou e com ele "Os Miseráveis". Resultado: comecei a enrolar pra poder cumprir as metas da leitura conjunta e, por ser livro físico, não era prático levar pra rua nem minha hipermetropia me permitia ler sempre que eu chegava em casa.
Ele é um bom livro pra dar uma ideia geral de quem foi Belchior, porém, pegando leve, eu diria que ele é mal organizado.
Como eu não conhecia nada dele além das músicas, é um livro que me acrescentou, sem dúvidas.
Descobri que ele era mais louco (e brilhante!) do que eu imaginava, que Fagner é um babaca desde sempre, que muita gente que teve papel fundamental nessa cena musical não teve seu valor devidamente reconhecido, etc.
O autor não é nem um pouco cronologico e isso dá agonia, ele falava do primeiro casamento e capitulos depois voltava para a primeira namorada. Ou falava sobre gravações de alguns discos e depois voltava pra essa mesma época.
A sensação que eu tive foi de um enorme trabalho da faculdade que a gente vai procurando as fontes, copiando e colando, aí quando vai ler não fica lá essas coisas todas. Kkkkkkkkkkk (não consegui pegar tão leve assim)

mardelivross 19/07/2022

Gostei da biografia, mas por conhecer um pouco da história do Belchior achei que seria mais empolgante. ?
A escrita tem altos e baixos, e consegue ser muito empolgante e muito entediante também.
Mas com certeza vale a pena conhecer um pouquinho mais da vida do Bel.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6