As Terras Devastadas

Stephen King
Stephen King

Resenhas - As Terras Devastadas

Gis 10/03/2020

"Eu não miro com a mão; aquele que mira com a mão esqueceu o rosto de seu pai.
Eu miro com o olho.
Eu não atiro com a mão; aquele que atira com a mão esqueceu o rosto de seu pai.
Eu atiro com a mente.
Eu não mato com a arma; aquele que mata com a arma esqueceu o rosto de seu pai.
Eu mato com o coração."

jose carlos 13/06/2020

Primeiramente escritor fantástico. A série a torre negra, tem uma espécie de viagem no tempo. Então quem ler o primeiro vai se separar com o início do quebra cabeça, nesse livro, começamos a entender algumas pontas soltas que ficaram no decorrer dos outros livros e nos levar a querer ir para o próximo.

Joao.Vitor.P 03/09/2020

Seguimos no mesmo nível.
A continuidade da saga em nada peca em questão de história, o único porém, parra mim, foi em relação ao ritmo, pois em alguns momentos se tornou um leitura monótona e prolixa. Mas nada que realmente tenha me atrapalhado.
A viagem vale a pena.

Bruna W. 11/05/2012

Comecei a ler e me apaixonar pelos livros do nosso King há alguns anos, mas ao mesmo tempo que A Torre Negra sempre me atraiu, também me assustou, pela extensão dos livros, a quantidade deles, e o preço.
Sempre tive medo de começar, pois sabia que iria amar, só que demoraria muito pra conseguir o próximo e assim por diante. Alguma coisa esse ano simplesmente me deu coragem de começar, e não me arrependo de jeito nenhum. Consegui trocar o primeiro aqui no skoob, o segundo consegui com vale-livros de aniversário, e o terceiro ganhei de presente. Não achei que fosse ler tantos da série num ano só, sendo que já estou me preparando pra comprar o próximo. (É impossível parar, concordem.)
Como cansam de dizer por aí, Stephen king realmente nasceu pra escrever essa história. Mal estou na metade do caminho, mas já posso dizer que é simplesmente maravilhosa a qualidade desse trabalho, os detalhes, uma história dentro da outra, a criatividade, tudo.
A Torre Negra merece ser cultuada como Senhor dos Anéis é, nada menos que isso.
"Parabéns, Roland. Você conseguiu. Sou um dos convertidos. Cantemos aleluia." O Roland me converteu também Eddie, mal posso esperar pra chegar nessa bendita Torre, cantemos aleluia.
Vale a pena dar uma olhada nas ilustrações antigas do livro que tem pela internet.
As Terras Devastadas foi meu preferido dos três primeiros, sem dúvida. O envolvimento da narrativa é alucinante, principalmente nas últimas 100 páginas.

ps: Blaine é um saco, e essa é a verdade. Chuu-chuu.

"Ka era uma roda, com o único propósito de girar, e no fim sempre voltava ao ponto onde começara."

lfcardoso 28/01/2010

Mistura de gêneros e referências
O título do terceiro volume dessa mistura de fantasia, terror, ficção científica e faroeste é uma referência ao famoso poema de T. S. Elliot (A terra devastada), um texto obscuro com sátiras e profecias.

Depois de matar um gigantesco urso chamado Shardik, na verdade um cyborg, o pistoleiro Roland e seus companheiros (Eddie Dean e Susannah) encontram uma pista do paradeiro da Torre Negra. Refazendo o caminho percorrido pelo urso antes de atacá-los, o grupo encontra o Caminho dos Feixes de Luz. São seis feixes que conectam 12 portais, os quais demarcam os limites do Mundo Médio. De acordo com Roland, na intersecção dos Feixes de Luz fica a Torre Negra.

Enquanto ensina Eddie e Susannah a serem pistoleiros, Roland percebe que está enlouquecendo. Isso é consequência da interferência dele no passado do garoto Jake Chambers, no volume anterior. Ao impedir que Jake fosse morto por Jack Mort e enviado ao Mundo Médio, Roland acaba provocando a divisão da própria mente: uma parte que conheceu Chambers, e outra, que nada sabe sobre o garoto. Jake também está sofrendo do mesmo problema de Roland.

Um dos aspectos interessantes da obra é a utilização de sonhos, visões e objetos banais para a resolução de enigmas e superação de obstáculos. Os sonhos de Jake com Eddie fornecem ao garoto pistas de como curar a aparente loucura. As visões com o irmão morto dão a Eddie dicas de como ajudar Roland. Um toco de madeira pode ser a chave de um portal para o nosso mundo.

Após um episódio tenso envolvendo um demônio invísivel viciado em sexo e o monstro de uma casa mal-assombrada, Jake Chambers finalmente se junta ao grupo de Roland. O reencontro do pistoleiro com o garoto é um dos momentos mais tocantes da história. Mais adiante, uma estranha e engraçada criatura chamada Oi se junta ao grupo. O bicho gosta de ficar repetindo as últimas palavras das frases das pessoas.

Para continuarem a seguir pelo Caminho dos Feixes de Luz, o pistoleiro e seus companheiros precisam ir à decadente cidade de Lud para pegar o trem que passa por uma região devastada e perigosa. Em Lud, dois grupos de pessoas degeneradas e insanas, os Pubs e os Grays, brigam pelo controle do local. Jake é capturado por bandidos que vivem no subterrâneo da cidade. Enquanto Roland vai atrás do garoto, Eddie e Susannah procuram pistas sobre Blaine, o computador que controla o trem. Durante a caminhada, eles encontram vários cadáveres pendurados nos postes de Lud. Os habitantes acham que o computador é uma espécie de deus e oferecem a ele sacrifícios humanos.

Blaine é uma máquina psicopata que se diverte assustando e matando os cidadãos de Lud. Além disso, ele é viciado em adivinhações e tem duas personalidades. Eddie e Susannah irão precisar de muito tato e esperteza para lidar com esse computador maluco. Do contrário, eles podem ser queimados por Blaine.

Enquanto acompanha a busca do grupo de Roland por pistas sobre o trem controlado por Blaine, o leitor conhece um pouco mais sobre a história do Mundo Médio e os lendários protetores dos portais dos Feixes de Luz. O urso Shardik era um deles. Os subterrâneos da cidade de Lud guarda vários segredos de um passado esquecido pelos insanos habitantes.

Não se pode esquecer das referências a outras obras do autor. Num dado momento da história, o grupo do pistoleiro encontra as estranhas criaturas do conto O nevoeiro, do livro "Tripulação de esqueletos". Coisas voadoras disformes que pareciam pterodáctilos cruzavam esses canos com asas de couro, de vez em quando atacando uma às outras com bicos curvos.

O nome do urso que atacou Roland, Eddie e Susannah é uma menção ao romance "Shardik", de Richard Adams, em que um caçador acredita que um grande urso seja a reencarnação de um deus. Adams também escreveu o livro "A longa jornada", em que os personagens principais são coelhos.

" Shardik murmurou. Eu conheço esse nome, mas não consigo localizar. Significa alguma coisa para você, Susannah?

Ela sacudiu a cabeça.

O problema é Eddie riu sem jeito. Eu associo com coelhos. Não é maluquice?"

Lucas1429 04/04/2020

Evolução
As Terras Devastadas chega com uma ação de tirar o fôlego, com muita tensão, partes de dar suor e tremedeira, e com a final formação do nosso Ka-tet! Estou muito curioso em como Mago e Vidro irá dar continuidade ao jogo com Blaine!

Ras 18/04/2020

Continuando, ainda
O livro é bom, continuamos seguindo a história de Roland e sua busca pela Torre....

Matheus 04/07/2020

Não gostei
Gostava do King, mas tô percebendo que a leitura dele é muito arrastanda.

Alexandre.Atanasov 28/11/2022

Terras Devastadas, o terceiro livro da Torre Negra é considerado por muitos o melhor da saga. Para mim quase foi. Um início arrebatador e o retorno do menino Jake, que está se tornando, na minha opinião, o personagem mais interessante da história, foram pontos altos da trama. Novamente, o final poderia ter sido menos arrastado, mais enxuto. Mesmo assim, uma delícia de leitura! Interessante o Blane como personagem, muito criativo! Algumas perguntas vão sendo aos poucos respondidas aos leitores e começamos a entender melhor a busca de Roland pela Torre...

iammoremylrds 10/09/2020

já estava a tempos querendo ler essa saga e ela tem me surpreendido, estou gostando mt!!

ERROdrigo 03/08/2021

Satisfeito
Amei a ação do terceiro livro e até agora foi o que mais me deu medo, por causa do que poderia acontecer ou as chances de dar tudo errado.
Ansioso para ler o restante

Dani Sousa - @eulieulerei 15/08/2021

Longos Dias e Belas Noites Leitores Fiéis!
Então sigo com o terceiro volume da série a torre negra que eu ainda não estou amando, mais já estou gostando um pouquinho mais. Roland de Gilead, Eddie e Susannah estão unidos. Por amor, pelo destino e pela misteriosa Torre Negra e Jake Chambers, o jovem “parceiro” de Roland retornou dos mortos.
Tentando alcançar a Torre Negra se deparam com paisagens e terras desoladas pelo tempo e por guerras. Em meio aos escombros de uma estranha cidade habitada por radiação, morte e dejetos humanos que vivem encima e embaixo da terra, Roland terá que barganhar por suas vidas com sabedoria, charadas e balas!
Mas a passagem por essa é apenas e para alcançar seu destino final terão que embarcar a bordo de “Charlie The Choo-Chooo”. O que para alguns parecia ser o final da jornada se torna o começo de uma nova e mortal viagem… e a roda do destino continua a girar e o mundo segue adiante....

Rubens.Nascimento 08/07/2020

No começo é um pouco lento e pouca coisa acontece. Fica bem mais interessante e gostoso se ler na segunda metade.