As Terras Devastadas

Stephen King

Resenhas - As Terras Devastadas

Anninha 26/04/2020

Leitura muito boaaaaaaaaa!
Quero chegar na torre negra logo junto com Roland e a turma rsrs

Vitorcfab 30/01/2022

As Terras Devastadas
Esse livro pode ser dividido em dois principais arcos. No primeiro, o pistoleiro e sua equipe devem encontrar uma forma de trazer o garoto Jake para o Mundo Médio, enquanto Jake, em seu próprio mundo, também está tentando encontrar formas de contactar Roland. No segundo arco, a equipe deve desbravar o mundo onde estão, e descobrir seus mistérios atravessando as "Terras Devastadas".

Esse é um daqueles livros que me agradou em absolutamente todos os aspectos, mas principalmente no desenvolvimento dos personagens.

King explora cada um dos protagonistas de forma individual e profunda, mergulhando fundo em seus psicológicos e fazendo com que confrontem seus maiores sentimentos, principalmente os medos e arrependimentos.

Individualmente, os personagens já são excelentes, mas em equipe eles se tornam maravilhosos. Cada relação ou dinâmica desse grupo é perfeita, e proporcionam chances para que todos evoluam juntos. Os sentimentos de amizade entre eles é forte, dá para sentir esse amor quase brotando das páginas, quase como se todos eles fossem reais. Não sei explicar o quanto estou amando esse elenco de personagens.

A história também ganha proporções muito maiores, principalmente no aspecto sobrenatural, com uma ótima mistura de fantasia e ficção científica. Descobriremos mais sobre esse mundo e sua "mitologia", onde tudo ficará mais complexo. Teremos algumas respostas para os mistérios já apresentados, mas é possível que algumas respostas gerem mais perguntas.

Gosto muito de como esse livro trabalha com dois arcos completamente diferentes, mas igualmente interessantes e satisfatórios. O primeiro arco, que envolve trazer Jake para o mundo de Roland, é mais focado na parte sentimental e no desenvolvimento dos personagens. Já o segundo arco, consiste em uma aventura deliciosa por lugares novos, desconhecidos e imprevisível, deixando o livro cheio de ação e possibilidades.

Sei que é óbvio dizer que a escrita de Stephen King é excelente, mas preciso dar destaque para a fluidez de sua escrita nesse livro. Particularmente, acho que esse foi um dos livros mais gostosos e fluidos do autor, que dosou o desenvolvimento dos personagens, a aventura, a ação e os mistérios de uma forma que me pareceu perfeita.

A escrita também trabalha com muitos detalhes os sentimentos dos personagens, explorando a fundo desde os sentimentos mais simples até os mais complexos, me fazendo acreditar e sentir por cada um dos personagens.

Teremos vários momentos marcantes e cheios de ação, narrados com muita criatividade e habilidade, principalmente os capítulos finais de cada arco. São momentos onde muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo, mas não me senti confuso em momento algum, e consegui visualizar com perfeição tudo que o autor queria transmitir.

Na reta final, o autor dividirá os personagens em pequenos grupos, criando algumas histórias paralelas que ajudam a deixar a leitura ainda mais rápida e emocionante. O desfecho desse livro levará os personagens para um momento muito importante, mas encerrará a história com um enorme cliffhanger.

--- Os Personagens ---

Roland. Está em constantes conflitos emocionais por conta de Jake, ainda sentindo por tê-lo abandonado, e sem saber se seu encontro com o garoto (no primeiro livro) realmente aconteceu, já que conseguiram impedir sua morte. Vemos um lado muito mais sentimental e amoroso dele, um lado que eu amei conhecer. O sentimento de culpa fica cada vez mais forte, quase levando-o à loucura. Dá para sentir seu arrependimento e sofrimento. Seus sentimentos em relação a Eddie e Susannah também estão mais fortes, como se fossem irmãos.

Jake. Podemos ver esse personagem em seu próprio mundo, como uma criança comum, tentando se destacar e entrar em um bom colégio. Ele tem uma forte ligação mental com Roland, que não compreende a princípio e acredita estar enlouquecendo. Durante o primeiro arco, sua mente é mais confusa, cheia de sonhos e intuições, por vezes com dificuldades para separar o real do imaginário. No segundo arco, se torna o mais jovem, indefeso e inocente membro do grupo, mas que tem um forte senso de proteção e amor. Ele faz amizade com um cachorro chamado "Oi", e os dois são capazes de arriscar a vida para proteger um ao outro. Seu relacionamento de pai e filho com Roland é uma das coisas mais lindas do livro.

Susannah. É quase como uma nova mulher, uma mistura ou equilíbrio entre as personalidades chamadas Detta e Odetta, juntando o melhor das duas. Se torna uma pistoleira habilidosa, possivelmente a personagem mais habilidosa do bando. Por vezes, precisa deixar Odetta assumir o controle, em momentos onde a selvageria e coragem inconsequente dessa personalidade são úteis. É a mais séria e fria do grupo, demonstrando força de formas diferentes, algo que é muito útil principalmente no primeiro arco, quando Eddie e Roland estão passando por problemas e não conseguem pensar de formas coerentes.

Eddie. Veremos mais de seu passado, sua história com o irmão, como era apegado a ele, o admirava e amava. É o personagem mais leve e engraçado do grupo, mas não é menos sentimental ou menos profundo, ainda que tenha dificuldades para demonstrar. Ele superou o vício em heroína e a morte do irmão, mas agora precisa superar outra coisa, talvez seu pior inimigo, que são suas próprias inseguranças. Isso rende um desenvolvimento maravilhoso, onde ele deve enfrentar seus sentimentos mais confusos. Esse desenvolvimento também proporciona alguns diálogos maravilhosos entre Eddie e o grupo, principalmente com Roland, momentos carregados de emoção. Seu romance com Susannah fica mais estruturado, concreto e intenso.

Blaine. Uma inteligência artificial que controla um trem, responsável por levá-los até as "Terras Devastadas". Um ser inteligente e que sempre tenta ser racional em tudo, mas tem muito mais personalidade do que esperavamos, o que pode ser complicado, uma vez que não está acostumado a lidar com seres humanos. Por vezes parece uma criança mimada, que quer tudo do seu jeito, e está disposto a matar quem o contrariar. É uma espécie de aliado e inimigo ao mesmo tempo, com um bom humor agressivo e potencialmente perigoso.
03/03/2022minha estante
Que resenha incrível, concordamos em praticamente tudo! ?

Ingredhy 09/03/2012

Fiquei morrendo de medo de que o autor "matasse" o novo amiguinho do Jack, o Oi. Ainda bem que ele não o fez, pelo menos não ainda. O Stephen King criou esse personagem de uma forma tão bem elaborada que ele não parece um simples animal comum, e sim um membro do ka-tet deles. Muito bom!

Evelin 08/05/2020

"Tudo é silêncio nos salões dos mortos. Tudo é esquecido nos salões de pedra dos mortos. Veja as escadas que se erguem nas trevas; veja os salões das ruínas. Estes são os salões dos mortos, onde as aranhas tecem e os grandes circuitos caem em silêncio, um por um."

jonathanrausch 28/04/2022

Um ótimo livro, mas faltou um quê
Essa saga realmente segue diretamente onde foi acabado o episódio anterior, e no final deste volume isso fica muito nítido, mais do que no início deste.
O final do volume anterior eu achei show, perfeito, zero defeitos, mas neste senti falta de um arco mais profundo. É ruim o fechamento do episódio e gancho para continuar o arco? Longe disso, ainda é de tirar o fôlego ainda...

(spoilers)

...Flagg surgir do nada recrutando alguém que aparentemente tinha morrido (então talvez ele tenha ressuscitado o indivíduo!), mas mesmo assim senti falta de uma tensão maior, ainda mais sabendo que, de uma forma ou de outra, eles vão vencer o obstáculo intelectual proposto, visto que o Ka está tão nítido assim. Dei essa quantidade de estrelas pq, mesmo eu tento estes poréns, sei que serão supridos na obra seguinte e o Ka não será tão previsível assim.
Vamos ver como será o próximo volume e o desfecho desse arco do Charlie Chuchu.

Larissa633 14/10/2020

"Se você tiver medo do que poderia haver do outro lado das portas, trombar com as paredes talvez pareça mais seguro."

@paternohilario 16/07/2020

Começo em ritmo acelerado com Shardik/Mir colocando o terror na clareira. A chegada de Jake. As Primeiras cidades depois de Tull. No caso Lud e outra que não lembro da Tia Thalita. Os Grays e Pubes. Sequestro, perseguição, tiros, autofalantes, o Tiquetaque. E finaliza no Mono Blaine atravessando as terras devastadas rumo a Topeka e o desafio de charadas.
Edu 16/07/2020minha estante
Torre Negra é maravilhoso

@paternohilario 16/07/2020minha estante
Até agora nada a desejar. Muito bom mesmo.

Saymon.Botelho 21/04/2023

O MELHOR ATÉ AGORA
Dos três primeiros volumes da Torre Negra, acho que esse, o terceiro, é o melhor, embora ele termine de forma abrupta para continuar no próximo.

Leio, logo existo 29/03/2020

Gente, que história mais louca! Sinceramente, esse volume só me deixou mais confusa ! ?

Lucas1429 04/04/2020

Evolução
As Terras Devastadas chega com uma ação de tirar o fôlego, com muita tensão, partes de dar suor e tremedeira, e com a final formação do nosso Ka-tet! Estou muito curioso em como Mago e Vidro irá dar continuidade ao jogo com Blaine!

Gilberto Alves 14/05/2020

Pqp que livro!
Esse livro foi do caralho pra mim!
No começo foi meio devagar, mas lá pelos 30% a história engrenou de um jeito que achei fantástico. Finalmente o ka-tet está formado, e esse mundo que a muito seguiu adiante, ainda oferece emoções que prendem o leitor ao livro com grande fascínio.
Vamos lá, que assim como Eddie e Susannah, sou mais um que agora preciso chegar a essa maldita Torre Negra.

Ras 18/04/2020

Continuando, ainda
O livro é bom, continuamos seguindo a história de Roland e sua busca pela Torre....

Bruna W. 11/05/2012

Comecei a ler e me apaixonar pelos livros do nosso King há alguns anos, mas ao mesmo tempo que A Torre Negra sempre me atraiu, também me assustou, pela extensão dos livros, a quantidade deles, e o preço.
Sempre tive medo de começar, pois sabia que iria amar, só que demoraria muito pra conseguir o próximo e assim por diante. Alguma coisa esse ano simplesmente me deu coragem de começar, e não me arrependo de jeito nenhum. Consegui trocar o primeiro aqui no skoob, o segundo consegui com vale-livros de aniversário, e o terceiro ganhei de presente. Não achei que fosse ler tantos da série num ano só, sendo que já estou me preparando pra comprar o próximo. (É impossível parar, concordem.)
Como cansam de dizer por aí, Stephen king realmente nasceu pra escrever essa história. Mal estou na metade do caminho, mas já posso dizer que é simplesmente maravilhosa a qualidade desse trabalho, os detalhes, uma história dentro da outra, a criatividade, tudo.
A Torre Negra merece ser cultuada como Senhor dos Anéis é, nada menos que isso.
"Parabéns, Roland. Você conseguiu. Sou um dos convertidos. Cantemos aleluia." O Roland me converteu também Eddie, mal posso esperar pra chegar nessa bendita Torre, cantemos aleluia.
Vale a pena dar uma olhada nas ilustrações antigas do livro que tem pela internet.
As Terras Devastadas foi meu preferido dos três primeiros, sem dúvida. O envolvimento da narrativa é alucinante, principalmente nas últimas 100 páginas.

ps: Blaine é um saco, e essa é a verdade. Chuu-chuu.

"Ka era uma roda, com o único propósito de girar, e no fim sempre voltava ao ponto onde começara."