As Terras Devastadas

Stephen King

Resenhas - As Terras Devastadas

Eduardo.Silva 29/07/2021

E a busca contínua
Dando continuidade pela busca da Torre Negra, nesse volume vamos ver bem mais sobre o mundo médio e nos envolver cada vez mais com o personagem. Me sinto praticamente parte do ka-tet. Uma história um tanto diferente, que apenas a mente brilhante e criativa do King poderia imaginar. Embora alguns momentos sejam um tanto arrastados, é uma história incrível onde sempre perdura a dúvida de onde ela vai parar. Ansioso pelas próximas aventuras.

Francisco 26/09/2022

Uma saga por Terras Devastadas da Terra Média rumo à Torre Negra
A busca pela Torre Negra continua após cinco meses do fim de "A Escolha dos Três", com o pistoleiro Roland, o ex-viciado Eddie Dean e Susannah, anteriormente com nome de Detta Walker que sofre com transtorno de múltiplas personalidades desde o incidente ocorrido com Mort no segundo volume da série.

Especificamente, esse livro traz encerrado em sua história o enfoque na figura de Jake Chambers, cuja morte no primeiro volume da série produziu em Roland um efeito causticante que o leva a uma profunda tristeza. Há a passagem de Jake de Nova York de 1977 para o mundo de Roland (já conhecida terra devastada análoga a "Mad Max"). O segundo enfoque da história está na busca da locomotiva Blaine que os conduzirá por 12000 km em sua jornada de busca da Torre Negra, mas para tanto deverão ser cautelosos no trato com Blaine, que é muito excêntrico e adora adivinhações. A história termina com Roland, Eddie, Susannah e Jake viajando em Blaine até seu destino.

King pode ser tido como magistral em escrever histórias de fantasia, tais como ocorre em "O Talismã" (em sua história bastante parecida com "Fairy Tale") e em "Os Olhos do Dragao". Na saga da Torre Negra encontramos uma mistura de Tolkien, filmes espaguetes de faroeste e alguns aspectos de Mad Max. Em especial no presente volume, a história é boa, com alguns momentos muito bons, mas com partes em que nada de interessante acontece. Nesse interim, espero que "Mago e Vidro" seja superior.

Jaine Franco 01/03/2020

Eu amei esse livro! Ele me envolveu muito, eu li sempre criando teorias sobre o que ia acontecer, afinal é Stephen King e dele eu sempre espero uma bizarrice.

Apesar de na maioria das vezes a história ir para o caminho mais óbvio e esperado,eu me surpreendi em alguns momentos.

Estou simplesmente amando acompanhar a trajetória do Pistoleiro e seu Ka-tet.
O melhor livro até agora!

Ana 21/09/2020

Ainda prefiro o livro 2
Fiquei surpresa que esse é o favorito da maioria. Achei apenas um livro que se propõe a consertar as cagadas do primeiro... E esse final eu fiquei exatamente o emoji de palhaço

site: https://www.instagram.com/_literariana/

Roberto.Vasconcelos 24/08/2022

Quando é que uma porta não é uma porta?
Que salto fantástico temos neste livro, a história finalmente toma forma e a jornada enfim parece começar de fato.
"Minha vida por você" nossa , quando ouvi isso o livro ficou muito melhor, a referência a dança da morte e a aparição do melhor vilão de todos foi a cereja no bolo deste livro.. ficaram tantas pontas soltas que estou ansioso pra ler o próximo.
O homem do tiquetaque , Blaine e o que susanah pode estar carregando... A história está melhorando cada vez mais.
Este livro faz valer a pena a espera dos livros anteriores pois muito foi feito e muito foi prometido.

fabio.orlandini 29/12/2020

Uma viagem sem descanso
Seja na primeira parte - o encontro com Jake, seja na segunda - as aventuras em Lud, o livro nós deixa sem fôlego e às vezes até sem forças porque parece que quando as coisas vão melhorar, elas pioram mais.

Lucas.Yoshi 21/06/2023

Essa saga está simplesmente entregando MUITO MAIS do q eu esperava, o 3 livro acabou sendo mais interessante por tirar dúvidas q tinhamos graças ao 1 e 2 livro e também por trazer nosso querido Jake de volta, mas acho q foi preciso todo esse "mistério" para tudo se encaixar mais pra frente, pq ainda faltam mais 4 LIVROS.
Todos personagens acabaram tendo ótimos destaques em determinados momentos, até mesmo o "OI" q é o bicho de estimação de Jake, Eddie está sabendo lidar mais com seus sentimentos e seus traumas do passado, vimos muito dessa luta dele contra seu passado já no início do Livro. E também finalmente Roland explicar muitas coisas sobre o Mundo Médio.

E AGORA EU TÔ MUITO ANSIOSO PARA LER O PRÓXIMO, mas vou dar uma segurada nos ânimos ksksksks

Karol 28/09/2011

I see a red door and I want to paint it black...
Acabei agora de ler As Terras Devastadas, 3º volume da série A Torre Negra e cheguei a uma conclusão: o Stephen King vai me levar à falência. Sério, meu salário não vai dar conta dos R$90,00 que custam ou próximo livro e dos 60 e tantos que custam os seguintes.

Papai do Céu, responda-me, por favor: por que eu tive que nascer pobre sendo que gosto tanto de ler? Livros são caros, Papai. E eu não tenho mais condições de sustentar esse vício! E também não tenho condição nenhuma de NÃO LER o próximo livro. Está totalmente fora de cogitação.

Entenderam o drama? Pois é. O único defeito que encontrei até agora na série A Torre Negra foi o preço. De resto, é tudo absurdamente perfeito, fazia um bom tempo que eu não lia nada tão instigante... Mas enfim! Sem mais enrolação, vamos ao livro!

Como eu já informei lá no primeiro parágrafo, a cobaia da vez é o 3º volume da série A Torre Negra, do Stephen King, As Terras Devastadas. Esse livro foi incluído de última hora na minha lista do Desafio Literário depois de eu decidir que não estava nem aí pro amor impossível de Tristão e Isolda (e depois, uma passada rápida no TOC me informou que tomei uma ótima decisão).

Pra quem não acompanhou a série até aqui já aviso que postarei alguns spoilers sobre os livros 1 e 2.

Até agora, então, acompanhamos a jornada de Roland de Gilead em busca da Torre Negra. Roland não mediu esforços para ser bem sucedido em sua busca e fez algumas escolhas que o deixaram um tanto quanto perturbado das idéias. Pra que não lembra, no primeiro livro ele deixou Jake Chambers, garotinho de 11 anos a quem o Pistoleiro vê como um filho, cair de um precipício em sua pressa para alcançar o homem de preto. Porém, no segundo livro, Roland, em uma das suas incursões no nosso mundo, encontra o assassino de Jake em Nova Iorque e o impede de matar o garoto, de maneira que ele não vai parar no mundo médio após a sua morte – pois ele não está mais morto.

Com Jake vivo e em Nova Iorque, as mentes de Roland e do garoto começam a ficar confusas. Jake sabe que morreu, foi pro mundo médio e conheceu Roland. Mas ele também sabe que não morreu, que continua em seu mundo e que não conhece Roland algum. O drama do Pistoleiro é semelhante: ele sabe que conheceu um garoto num posto de parada na estrada e que o deixou cair. Mas sabe também que ficou sozinho no posto de parada e que não havia garoto nenhum. A primeira parte do livro é totalmente dedicada à solução desse impasse, afinal, Jake existe ou não? Roland irá enlouquecer? E Jake, estará ficando louco?

A resolução da confusão criada pela viagem no tempo de Roland é absolutamente fundamental para o seguimento da história e cada detalhe dado no início do livro tem significância no final. A literatura de Stephen King é assim: nada passa em branco.

Quanto a Susannah e Eddie, eles estão mais apagados nesse livro do que no anterior. As Terras Devastadas é completamente dedicado a Roland e Jake e, por mais que os outros dois sejam importantes, eles não são o foco aqui. E ficamos conhecendo também um novo membro da comitiva, Oi, um trapalhão - um tipo de cachorro com algumas esquisitices – que é a criatura mais fofa que aparece na história até então. Não tem como não dar risada quando ele começa a repetir as últimas palavras que as pessoas falam.

Nesse terceiro livro, podemos notar novas referências do nosso mundo no de Roland: canções do ZZ Top, referências nazistas... Comentei que o Stephen King cita a si próprio? Algo relacionado a algum personagem lendo O Iluminado – não lembro bem – e também cita uma música dos Rolling Stones que, para mim, é uma das mais sombrias da história do Rock’n Roll:

“I see a red door and
I want to paint it black
No colors anymore
I want them to turn black”

A cada novo volume eu morro de curiosidade para saber o que diabos quer dizer “Um mundo que seguiu adiante”. Nesse livro há algumas dicas, mas são sugestões relativamente fracas. Tenho minhas teorias, mas são tão surreais que nem vou postar aqui para não passar vergonha. De qualquer maneira, de todos até agora, esse foi o livro que mais me fez pensar.. Creio que seja essa a tendência: quanto mais evolui a série, mais teorias a serem criadas.

Para concluir, recomendo milhares de vezes a leitura deste livro – e também dos outros dois. Uma coisa eu garanto: a adrenalina é constante. Pra não curtir a gente tem que se esforçar muito! E no próximo livro o passado misterioso de Roland finalmente será contado... Mal posso esperar!

*-*

PS: Nada a ver com o tema maaaas, saiu a data de lançamento de Herança, o último livro do Ciclo da Herança do Chistopher Paolini: 8/11/11, nos States. Quase tive um treco quando vi! Mal posso esperar![2] *-*

Jaquelline.S. 29/01/2022

Mais ou menos
Esse achei maçante também. Tem algumas partes eletrizantes, dá um nervoso, um desespero. Mas a maior parte achei maçante. Vamos ver o próximo.

Viviane 28/05/2023

Terceiro livro desta incrível série finalizado, e não saberia descrever esta leitura, mais uma fez King me deixou sem ar. Agora partiu livro IV

Eline 28/09/2020

Tenso, mas com pouco terror, é a saga do Pistoleiro, suas aventuras.

duduramone 22/08/2022

Distopia das melhores
Ler o terceiro livro da coleção "A Torre Negra" é como estar em uma versão do Mad Max. Um mundo distópico, onde o tempo seguiu, mas a terra praticamente parou. Até o momento, as melhores histórias de Roland e sua galera, para mim, estão nesse livro. Ansioso para o quarto.

Duda.Salgado 23/12/2020

Um pouco mais perto da Torre
Talvez um dos mais prolixos e arrastados livros da série. Não fica entre os favoritos, mas tem sua importância. O ka-tet segue mais uma parte dura do caminho e precisa lidar com a dualidade de Roland e a busca pelo elo faltante para completar o grupo antes de conhecer o outro lado do mundo.