Tartarugas até lá embaixo

Tartarugas até lá embaixo John Green

Resenhas - Tartarugas até lá embaixo

@aprendilendo_ 30/06/2020

Resenha de Tartarugas Até Lá Embaixo
Micróbios são seres vivos os quais existem em abundância no planeta Terra sendo em sua maioria bactérias ou fungos. Apesar de sua presença em quase tudo do dia a dia, inclusive dentro de nossos organismos, seja em nosso estômago, boca ou pele, nós só conseguimos vê-los através das lentes aumentadas dos microscópios. Nesse contexto, para uma ansiosa adolescente de 16 anos a qual mora em Indianapolis, capital de Indiana nos EUA, eles tomam um tom muito mais assustador e maléfico, chegando a atormentar os seus pensamentos e atitudes diariamente e deixando a menina com a chamada misofobia, ou o termo mais comumente usado para a personagem, TOC. Estamos falando de Aza Holmes, protagonista de Tartarugas Até Lá Embaixo, livro com cerca de 269 páginas, escrito pelo famoso autor romântico, John Green e publicado em 2017.

Quando um homem bilionário é tido como desaparecido, duas grandes amigas, Aza e Daisy, decidem sair em busca de seu paradeiro a fim de conseguir uma tão estimada recompensa de 100 mil dólares àquele que auxiliar em sua captura. Essa aventura, na verdade, só tem início pelo fato de elas terem já uma vantagem sobre os outros procuradores, Holmes é uma antiga colega de Davis, filho do empresário desaparecido. Pela sinopse, pode-se ter como entendido estarmos falando sobre uma obra de aventura e investigação. Muito pelo contrário. A narrativa em primeira pessoa desenvolve-se por meio dos relacionamentos entre Holmes e as pessoas ao seu redor e principalmente, entre a menina consigo. Ou seja, trata-se de um livro o qual faz um estudo de personagem, destrinchando todas a inseguranças e se aprofundando no turbilhão de pensamentos incontroláveis de uma pessoa com hormônios a flor da pele e com problemas de ansiedade.

Green sai-se muito bem nesse ponto. A forma como os convívios são descritos é natural e intensa. Desde a irmandade entre Aza e Daisy até o início do romance da menina com Davis e a forma protetora pela qual a mãe a trata, em nenhum momento nos sentimos lendo algo artificial, as conversas chegam a ser táteis e isso facilita o apego aos indivíduos criados, a história é espontaneamente estabelecida, tornando-a magnética. Dessa forma, me alegro pela escolha do autor ter sido ir por um caminho muito mais introspectivo e filosófico do que a sinopse tende a fazer pensar, o foco narrativo torna-se o dilema pessoal de Aza e em como ela lidará com esse ápice de transtornos. O escritor, em um de seus vídeos sobre o livro (John Green também é youtuber nas horas vagas e tem um canal chamado vlogbrothers), diz sentir na pele o problema da ansiedade e do descontrole racional inclusive tendo sido prejudicado por essa situação durante meses, acredito ser essa triste circunstância um propulsionador da imersão. A verossimilidade dos medos e de como os pensamentos de Holmes tomam todo o seu cérebro a deixando avulsa das conversas e situações e à mercê de uma parte de si a qual não consegue controlar é algo extraordinário o qual dificilmente poderia ter sido escrito por alguém que não passou por essa situação. Como consequência, quase chegamos a sentir na pele todo o drama de uma prisão tão claustrofóbica. A prisão da mente.

Tartarugas Até Lá Embaixo é um livro incrível o qual auxilia a entender um pouco mais sobre as dificuldades de alguém com problemas de ansiedade, mas com certeza ele não se restringe a isso pois consegue desenvolver uma história cheia de relacionamentos reais e carismáticos em meio a um cotidiano muito bem criado. Vale a pena a leitura, vale a pena a reflexão.

Para mais resenhas, acesse: aprendilendo.com.br

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-tartarugas-at%C3%A9-l%C3%A1-embaixo
syddoesntmatter 01/07/2020minha estante
esse livro é ótimooo, eu simplesmente adorei, muito bem escrito. Tem muita gente que não curte muito a escrita do John Green por dizerem que é parada demais, mas é isso que eu mais curto, sentir a aproximação dos personagens através do dia a dia e entender seus pensamentos por meio de situações casuais. E esse livro então, muito imersivo, você realmente consegue sentir as crises da Aza e tem uma mensagem muuuuito bacana.

Parabéns pela resenha, muito boa também

@aprendilendo_ 01/07/2020minha estante
Concordo com você, acredito inclusive que um dos motivos para uma pessoa não gostar da obra é inicia-la esperando uma aventura quando na verdade John entrega uma espécie de cotidiano. Por outro lado, como você disse, a imersão na mente da protagonista é ótima, cerca de 30 ou 40% do livro é sobre ela tendo uma conversa consigo, se o leitor for com essa intenção de entender mais a mente de alguém com ansiedade, então poderá ser uma ótima leitura.

Muito obrigado pelo elogio.

syddoesntmatter 01/07/2020minha estante
Sim, exatamente!

Stephanny.Manini 01/07/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso, me favorito do John Green, ele abordou sobre TOC(Transtorno obsessivo-compulsivo) de uma maneira bem bacana e fácil de entender, e me apeguei demais a Aza Holmes , queria pegar ela e colocar em um potinho rsrs

@aprendilendo_ 01/07/2020minha estante
Com certeza, kkkk, no meu caso também adorei a Daisy, terminei o livro com um gostinho de quero mais sobre a amizade das duas.

Loma 01/07/2020minha estante
Sim, a sinopse passa a ideia de altas aventuras no livro, o que realmente não acontece. Isso me decepcionou um pouco, pois gosto de cenas de ação.
Porém toda a reflexão que o livro proporciona, com certeza compensou. Não só em relação ao transtorno de Aza (o que de fato me ajudou a ver pessoas que sofrem de ansiedade com um olhar mais compreensível)

Loma 01/07/2020minha estante
Mas também sobre a questão da linguagem. Toda a questão de não saber nomear o que estamos sentindo e tender a menosprezar por isso.
É o segundo melhor livro de Green pra mim e sem sombra de dúvidas indicaria.

@aprendilendo_ 01/07/2020minha estante
Entendo o seu lado, só fui me contentar que o livro definitivamente não é uma aventura depois de 70% da leitura. E é exatamente isso dito por você , acaba sendo essa descrição de como é a vida de Aza e suas reflexões que dão um tom muito bom para a obra.

Simm

Biggie 03/07/2020minha estante
Esse livro tem aquela frase maravilhosa que eu levo para a vida: "Parta corações, mas não quebre promessas."

@aprendilendo_ 03/07/2020minha estante
kkkkk. Com certeza, se tem uma personagem nesse livro que disse algumas frases as quais ficarão comigo, essa é a Daisy.

Biggie 03/07/2020minha estante
Sim rsrs. Ela tem muitas frases boas. Salvei todas.

jonathandbarb 04/07/2020minha estante
AAAAAA eu amo esse livro

@aprendilendo_ 04/07/2020minha estante
Sem dúvidas é um ótimo livro para ser amado.

solindaz 05/07/2020minha estante
meu livro favorito!!!! amei sua resenha

@aprendilendo_ 05/07/2020minha estante
É um livro incrível mesmo. Muito obrigado!!!

Carlinha 07/07/2020minha estante
Gostei muito da resenha, ainda estou lendo hahahah, mas o que já deu pra perceber é a introspecção que o autor descreve as cenas de uma pessoa com transtorno, me identifiquei muito com a Aza, alguns hábitos que as pessoas entendem como TOC eu tenho e acho muito importante abordar essa pluralidade de vivências e desenvolver o respeito e o amor.

@aprendilendo_ 07/07/2020minha estante
Muito obrigado pelo elogio. Penso o mesmo, é muito importante termos um livro o qual explica um pouco da cabeça de uma jovem com tais problemas, principalmente em um mundo cheio de gente ansiosa.

Clarinha 16/07/2020minha estante
Esse livro ?

@aprendilendo_ 16/07/2020minha estante
É um livro incrível mesmo!

Manu 16/07/2020minha estante
Sua resenha está impecável ???

@aprendilendo_ 16/07/2020minha estante
Muito obrigado pelo elogio!

Vitoria444 20/07/2020minha estante
Gosto muito desse livro!! Pretendo reler um dia, na época que eu li eu lembro que li bem rápido.

Bah Xabregas 27/07/2020minha estante
Terminei esse livro há poucos dias, e tenho folhas e folhas de cadernos cheios de citações dessa obra do John Green. Maravilhoso, não apenas pela história de investigação ou do relacionamento amoroso da personagem, mas por tornar possível a compreensão do que se passa dentro da cabeça dela. Eu nunca saí da minha zona de conforto a ponto de ler um livro que é basicamente sobre lidar consigo mesmo, sempre me prendi muito a histórias como "A culpa é das Estrelas" ou "Quem é você Alaska", em que o foco está nas aventuras de adolescentes. Mas senti que esse livro concede certo tipo de amadurecimento, para vermos que a vida não se trata de um romance ou de uma história excepcional, mas de viver dia após dia presos na espiral de nossos próprios pensamentos. Resenha fantástica, muito bom!

@aprendilendo_ 27/07/2020minha estante
Muito boa a sua análise, tive essa mesma sensação, em boa parte das histórias que lemos, após o fim do livro, temos a ligeira sensação de que aqueles personagens não existem mais, mas apenas viviam naquele livro. Em tartarugas, no entanto, temos uma impressão de que Aza desenvolve-se durante toda uma vida depois do final. Muito obrigado!

mbethanialrl 27/07/2020minha estante
Adorei sua resenha! Aumentou a vontade que estava de ler esse livro. Conheço outras obras do Green e adorei muito esse autor :)

@aprendilendo_ 27/07/2020minha estante
Muito obrigado! Espero que goste do livro!

Lara Késsia 30/07/2020minha estante
Amo esse livrooo, resenha maravilhosa! ?

@aprendilendo_ 30/07/2020minha estante
Muito obrigado!!

Veiga 05/08/2020minha estante
Eu amei esse livro!

@aprendilendo_ 05/08/2020minha estante
Eu também! Acho ele incrível.

Gabi 29/09/2020minha estante
Eu só digo uma coisa: se você beijar alguém não nena álcool em gel ??

Vicky 30/10/2020minha estante
Ameiiiii demais,escrito de uma forma tão doce e tão fantástica. Chorei horrores,super sensível.
Amei cada página

@aprendilendo_ 30/10/2020minha estante
Concordo plenamente, o livro é muito bom!

fefe 03/12/2020minha estante
eu quero tanto ler
qual o melhor local para comprar?

@aprendilendo_ 03/12/2020minha estante
Acho que pela Amazon mesmo, tem bons preços e chega bem rápido!

fefe 04/12/2020minha estante
muito obrigada!

pearl ! 30/01/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Julyana 29/04/2022minha estante
Livro ótimo, leitura fluida que te prende. Amei demais!

Carolina 30/08/2022minha estante
?É comum que a linguagem glorifique o ser humano - somos alguém, e outros animais são algum - , mas ao menos abaixo das estrelas ela nos coloca?

Kelly 02/10/2022minha estante
Gostei do livro me envolvi na história fiquei agoniada vendo a situação da personagem e amei a Daisy ?

Anna2981 03/01/2023minha estante
Meu primeiro romance, me fez entrar para o mundo da leitura e me fez ver que palavras são sentimentos, chorei junto com a Aza e nunca vou esquecer do capítulo final onde eles se despedem, o livro não foca apenas no romance mas na lealdade e infelizmente, nos problemas psicológicos da protagonista, aprendi muito com esse livro e gosto mt dele pois deixou uma lição super importante na minha vida, recomendo a todos que querem chorar, aprender, gritar, rir e para quem gosta de Star Wars tbmkk

Ayandra.Martins 21/06/2023minha estante
Resnsha muito boaaa!

Sasa⨠29/01/2024minha estante
Minha mãe leu e me recomendou super, apesar de não ter gostado da capa e do título (sim, eu julgo os livros pela capa mais do que deveria) estou louca pra ler!!!

Daniella 15/10/2020

Destruída emocionalmente
Começamos por uma narração muito bem feita, porque a personagem sofre de hipocondria e a mente dela é um verdadeiro inferno e você sofre com a Aza, você se sente enclausurado e sem fôlego.
John Green conta a história da Aza e da sua melhor amiga, Dayse. Ambas embarcam nessa aventura de investigarem o desaparecimento de um bilionário magnata, que é pai de um antigo amigo/amor de infância da Aza, o Davis.
Davis é um garoto fofo e incrível, que carrega muitas responsabilidades por conta de tudo isso que está acontecendo com seu pai (que não é flor que se cheire). Está rolando uma bolada de 100 mil dólares pra quem conseguir encontrar o pai dele, então Davis não sabe em quem confiar, pois muitos tem se aproximado dele apenas atrás de informações.
Gostei de como a amizade da Aza e da Dayse foi explorada, assim como o relacionamento da Aza e do Davis, sério... Imagina a mente de uma pessoa com hipocondria que ao ser beijada só pensa nos 80 milhões de bactérias invadindo seu corpo? A mente da Aza vai acabar com você, assim como acabou comigo. Só tenho vontade de abraçar ela e dizer que tudo vai ficar bem.
O desfecho do livro me deixou... destruída emocionalmente, é isso. A narração final, a página final, o parágrafo, MDS. Que livro! Amei.
Mi Rubin 15/10/2020minha estante
Pra mim, o melhor livro do John ... Altamente necessário ?

Daniella 15/10/2020minha estante
Até então se tornou meu favorito dele também ?

MariChalamet 15/10/2020minha estante
Saudades desse livro ? bom demaisss

Eve 26/10/2020minha estante
Meu livro favorito dele! É muito boa a forma que ele aborda o transtorno de ansiedade que ela tem também e a forma de ver o mundo e seus relacionamentos por conta disso tudo. Sem defeitos! ???

Daniella 26/10/2020minha estante
Verdade, Evie! Esse livro foi muito bem feito. Uma história cativante, com certeza!

mari 29/10/2020minha estante
Nossa que resenha incrível! Esse livro tá na minha lista a um tempinho, parecer ser muito bom mesmo. Muitas pessoas falam que a Escrita do John Green é incrível, estou muito ansiosa pra ler alguma coisa dele. Acha que esse livro é bom pra colher a escrita do autor?

Daniella 29/10/2020minha estante
Obrigada, Mariana, vc é muito fofa. Então, o primeiro livro dele que eu li foi "A culpa é das estrelas", eu digo que para uma primeira leitura do John eu gostei de ter lido esse primeiro, não que Tartarugas até lá embaixo não seja uma leitura fluída também, sabe? Esses foram os 2 livros do autor que eu li, então lendo qualquer um deles eu arrisco dizer que você vai gostar bastante (tanto da história quanto da escrita). Espero ter ajudado ?

Matheus Oliveira 11/08/2022minha estante
Boa Silas! Estou um tempo querer ler esse livro! ????

Pam 09/06/2021

Mais do mesmo.
John Green é um autor que segue basicamente uma fórmula, eu sinto que ao ler um ou dois livros dele, você já leu todos. Eu vi muita gente elogiando "Tartarugas Até Lá Embaixo", não sei se eram leitores novos, mas não entendi a origem desses louvores. Nota-se que no momento em que estou escrevendo essa resenha eu tenho 25 anos e talvez por não ser o público alvo, esse livro foi muito fraco para mim. Há 10 anos eu talvez aproveitasse melhor essa leitura, até porque eu me deliciava lendo os livros desse autor quando eu estava em minha época de ensino médio, mas ao lê-lo hoje senti que foi uma leitura desprezável e que eu provavelmente vou esquecer tudo em algumas semanas. Não me impactou nem me emocionou em momento algum. Raso e sem graça.

O livro acompanha a Aza, uma garota que tem TOC, e suas aventuras com seus amigos e um interesse romântico. Eu confesso que não entendo muito de TOC e como seria uma representatividade apropriada, mas até onde compreendo, achei que pelo menos essa abordagem pareceu bem feita. A forma como pudemos ver a agonia e pensamentos dela acredito que seja próximo do que uma pessoa sente na vida real.

Sobre os relacionamentos, como o título da resenha já diz, é mais do mesmo quando se trata de John Green. Adolescentes comuns vivendo suas vidas pacatas de ensino médio, até que são surpreendidos com o desaparecimento do pai de um amigo rico (o Davis) da Aza. Obviamente o Davis se torna interesse romântico da Aza e é o garotinho dos sonhos: poeta, sensível, amoroso, rico e divertido. As vezes chegava a dar vergonha alheia ler algumas cenas deles que foram obviamente feitas pra serem "fofas" (talvez, novamente, isso seja problema meu, acho que não tenho mais tolerância pra romances heterossexuais de ensino médio). Momentos totalmente clichês e que não me envolveram em momento algum, o sentimento não me convenceu. Além disso, temos a melhor amiga da Aza, a Daisy, uma entusiasta fervorosa e autora de fanfics de Star Wars. A Daisy rendeu alguns momentos divertidos falando de discussões entre os fãs de SW, uma das únicas coisas que realmente me entreteram no livro.

O desenrolar do mistério do desaparecimento do pai do Davis é bem frustrante e tedioso, mas acredito que esse não era o foco do John Green, não é um livro de mistério, mas quem lê esperando algo interessante, não vai ter. É bem um livro de rotina, só pra você acompanhar a vida de pessoas normais, que apesar de suas particularidades, não tem nada de especial (acredito que esse era realmente o objetivo do John).

Para não parecer que o livro foi totalmente péssimo, já digo que não foi. Foi simplesmente muito fraco. Ele tem pontos positivos, como a fluidez da leitura. É uma obra que facilmente pode ser lida em pouco tempo, não só pelo número pequeno de páginas, mas porque em momento algum é arrastada, sempre tem algo acontecendo na vida dos personagens, então se torna fácil seguir lendo. Na questão da narrativa, eu gostei muito de como dessa vez o John Green falou de aspectos socioeconômicos, e gostei de como foi apresentado, mostrando a diferença entre classes sociais e como isso pode afetar nossas amizades. É algo bem pequeno e sutil, mas o suficiente para uma obra adolescente.

História esquecível, personagens esquecíveis, e relacionamentos repetitivos e sem graça. Quem quiser ler que leia por sua conta e risco, eu não recomendaria esse livro pra ninguém. Talvez quem esteja no público alvo da história se envolva mais, mas acredito que seria mais proveitoso ler os outros livros mais clássicos do John Green, porque esse foi muito morno. Não gosto de escrever resenhas negativas, mas sinto que essa precisa ser feita para evitar mais frustrações iguais a minha, eu mesma adoraria ter sido poupada dessa leitura.
Pam 09/06/2021minha estante
é muuito fraco! não consegui me envolver com nada do livro. eu vi uma pessoa elogiando e como é alguém e confio, eu li. agora to arrependida kkkk

Mimiu.Dias 09/06/2021minha estante
Quando eu li esse livro, eu gostei, mas concordo com você não ser o melhor livro do J.G. Mas é aquela coisa, sempre parece o mesmo porque ele sempre segue a mesma linha no sick-lit.

Gabiis. 09/06/2021minha estante
Gosto de J.G exatamente por causa da fórmula. Esse foi o melhor livro dele pra mim. Acredito que pq me indentifico com a personagem principal. Vi que a maioria das pessoas que favoritam esse livro é exatamente pelo mesmo motivo dele ser o meu fav. Nos enxergamos na Ava, sentimos o que ela sente. Por vezes acabamos por usar alguns trechos desse livro para explicar o que se passa conosco. Que pena que para vc foi uma experiência ruim. Mas entendo seu posicionamento.

Pam 09/06/2021minha estante
Gabiis, eu acho que isso de se identificar pesa muito! infelizmente, cmg nao aconteceu :/ por isso na resenha ate falei da representação de toc, que pelo q eu soube, foi muito apropriada. acho q qnd vc se enxerga na historia e se sente nela, é mt mais forte, mas eu realmente nao consegui me envolver :(

Pam 09/06/2021minha estante
jamille, isso mesmo! eu confesso q esperei me emocionar mais, nos outros livros dele eu chorei mt kkk mas nao sei se é pq eu era mais nova... esse nao me prendeu.

Pam 09/06/2021minha estante
daiane, qnd vc compra parece q dói ainda mais, a frustração aumenta kkkkkkk ai que pena, esse eu li por e-book, ainda bem jfsdjk

Carol 09/06/2021minha estante
Resenha maravilhosa!

Pam 10/06/2021minha estante
que bom que voce gostou, carol! obrigada pelo apoio ?

Carol 10/06/2021minha estante
O livro é bem popular e estava com dúvidas se eu lia já que não gostei muito da sinopse, sei como o Green só agrada os mais jovens e com sua resenha foi possível ter mais detalhes e decidir se eu leria ou não. Obrigada! Muito boa mesmo.

Pam 10/06/2021minha estante
carol, que bom que te ajudou ? se vc não gosta muito então é melhor não investir, pq realmente não achei q tem nada de especial em relação aos outros

Nclg 11/06/2021minha estante
tô com ele na minha estante já faz quase um ano e não consigo criar ânimo nenhum pra ler

Pam 11/06/2021minha estante
nicole, agr entendo sua luta kkk eu fiquei curiosa de ler pq vi recomendação de um booktuber, ele smp falava e isso me empolgou, mas nao foi dessa vez que funcionou cmg...

Nclg 13/06/2021minha estante
espero que eu leia e goste, não quero ter gastado dinheiro à toa

Pam 14/06/2021minha estante
se vc gosta dos livros do john green provavelmente vc vai gostar desse! eu acho q hj em dia eu nao to mais na vibe pras obras dele, aí é comigo o problema kkk

Nclg 15/06/2021minha estante
o primeiro livro dele que eu peguei pra ler foi a culpa é das estrelas e até hj eu não terminei kkkkk, o problema é q eu vejo td mundo falando bem mas n consigo terminar de ler

Pam 15/06/2021minha estante
ai meu deus skjjkskjsdj as vezes o próprio hype das pessoas pode te desanimar. vc cria mt expectativa aí dps por ser um livro só bom ou razoável vc desiste

Nclg 15/06/2021minha estante
Simm, pelo oq td mundo falava achei q ia ser O LIVRO, mas eu já tava na metade e ele ainda tava sem graça ai deixei de lado

Keralina 30/01/2021

Aveeee, o livro tava abandonado em puro sofrimento na minha estante, só porquê achei que seria péssimo (experiência trágica com um outro livro do John Green em que li 2018).
Gostei muito dele, trás um assunto muito interessante, e foi muito bom conhecer a Aza e tudo o que se passa com ela.
Mara.Mares 31/01/2021minha estante
Também me decepcionei com o João Verde. Mas também estou curiosa com esse livro. Vejo muita gente falando bem, vou dar mais uma chance ao autor.

Keralina 31/01/2021minha estante
Olha, de todos os livros que li dele, esse foi o que mais gostei.
E espero que não se decepcione com o João Verde novamente kkk

Jenni 02/03/2024

"A gente acha que é o pintor, mas é a tela..."
"Tartarugas até lá embaixo" é uma obra que transcende as páginas, deixando uma marca que não se pode apagar em quem a lê.
A experiência de reler essa história foi tão intensa quanto a primeira vez, e cada vez mais me vejo profundamente conectado com os personagens e suas jornadas. Aza Holmes é uma protagonista que vai além das palavras, uma jovem tão real e palpável que seus dilemas e questionamentos ressoam em mim de maneira avassaladora. Sua jornada de convivência com o transtorno obsessivo-compulsivo não é apenas uma batalha, mas sim um mergulho profundo na complexidade da mente humana.
O que mais me fascina em John Green é sua capacidade de explorar os aspectos mais íntimos e profundos da existência humana. Ele não busca apenas entreter, mas sim provocar reflexões sobre a vida, o amor e a própria condição humana. Em "Tartarugas até lá embaixo", ele nos presenteia com uma narrativa delicada e sensível, que não busca respostas fáceis, mas sim mergulhar nas nuances e ambiguidades da vida.
A ausência de uma trama repleta de ação e reviravoltas não diminui em nada a força desta história. Pelo contrário, permite que nos aprofundemos ainda mais nos relacionamentos e emoções dos personagens. Sinto um carinho imenso por cada um deles, como se fossem meus amigos mais próximos, e essa conexão emocional torna a leitura ainda mais impactante.
No fim das contas, não é apenas um livro; é uma experiência transcendental que nos faz refletir sobre a fragilidade da vida, a beleza do amor e a importância da empatia. Uma obra-prima que continuará ecoando em minha alma muito além do fechar das páginas.
?"? Você dá poder demais aos seus pensamentos, Aza. São apenas pensamentos. Eles não são você. Você pertence a si mesma, mesmo quando seus pensamentos não pertencem."
Renato.Germanny 02/03/2024minha estante
Ótima obra

liaentrelivros 04/03/2024minha estante
Eu amei tanto esse livro! John Green foi um dos primeiros escritores que me fizeram ter o hábito de ler! Que ótima lembrança!

Jenni 04/03/2024minha estante
@liaentrelivros Comigo também, ele é um marco na vida de muitos leitores e esse livro é maravilhoso mesmo

Wes 12/11/2021

"Posso resumir em três palavras o que aprendi sobre a vida: a vida continua." (FROST)
SOBRE O LIVRO:
Atormentada por seu inimigo interior (ela mesma), Aza Holmes divide sua existência e seus pensamentos com o TOC e a ansiedade. Sua vida adquire mais cor e aventura quando sua amiga super fã de Star Wars, "fanfiqueira" e tagarela, Daisy Ramirez, a convence a entrar numa caça (recompensa: 100 mil dólares, quem também não seria convencido?) a um bilionário corrupto que está foragido da polícia e que, coincidentemente, é o pai de um [mais que] amigo de anos atrás.
P.s.: sei que lendo isso parece que a narrativa é totalmente desinteressante, mas é boa, sim. Eu que não sei fazer sinopses.

IMPRESSÕES GERAIS:
Eu imagino que esse tenha sido o livro mais desafiador do John Green até agora. Criar uma história em cima de alguém que vive atormentado pelo TOC e pela ansiedade deve ser difícil até para psicólogos e estudiosos da mente humana. Contudo, em minha opinião de ignorante, o autor cumpriu sua tarefa muito que bem, sem apelar para estereótipos e estigmas relacionados ao TOC para produzir humor, como muitas vezes acontece.
A narrativa pode ser meio que "irritante" em alguns momentos, principalmente quando o autor foca nos pensamentos confusos da Aza, mas ainda assim esses momentos são importantes e necessários para que possamos construir uma sensibilização e empatia para com quem sofre desses transtornos, muito comuns entre os jovens da atualidade. Digo isso porque li uma resenha muito maldosa dizendo que esse livro era "desnecessário", o que não poderia ser algo mais idiota para se dizer sobre esse livro.
Quem gosta de Biologia vai amar esse livro! Tem muitas curiosidades interessantes dessa área.
Eu sinceramente gostei muito do final. Cogitei dar 3 estrelas para o livro, mas esse final me ganhou e tive que dar 4.
Eu tinha um certo tipo de "preconceito" com os livros do John Green, mesmo não tendo lido nada dele, mas esse aqui se mostrou bem melhor do que eu esperava. Não sei se vou ler mais alguma coisa dele, porque não é o meu estilo, mas saio desse livro com uma opinião mais respeitosa em relação a ele.

IMPRESSÕES SOBRE OS PRINCIPAIS PERSONAGENS:
AZA HOLMES:
Bem caladona: por ser prisioneira de sua mente, acaba se fazendo pouco presente na vida de seus amigos, o que será cobrado por alguns deles no decorrer da história. Como eu queria te dar um abraço, Holmes...

DAISY RAMIREZ:
Tu é chata, hein, mulher? Até os 60% da leitura eu já tinha xingado mentalmente essa garota muitas vezes. A história ia tão bem e aí ela começava a falar, estragando tudo. Personagem muito caricata, que só sabe falar sobre Star Wars (praticamente 70% das falas dela envolvem Star Wars). Até mesmo se você for fã, vai se irritar com o nível de saturação das referências sobre Star Wars nesse livro. Minha visão sobre ela mudou um pouco na reta final, mas, ainda assim, terminei o livro sem nenhum respeito por ela.

DAVIS PICKETT:
O maior! É o meu personagem preferido da história. É fã de literatura, de Shakespeare, astronomia... A maioria das [ótimas] referências literárias do livro é por conta dele e de seu blog. Também queria te dar um abraço, Davis...

MYCHAL TURNER:
Nada a comentar, é o personagem mais apagadão da história. Só está ali para ocupar um espaço na rede de amigos da Aza e ser o namoradinho da Daisy. Terminei o livro sem conhecê-lo.

MÃE DA AZA:
Eu sinceramente nem lembro se foi dito o nome da mulher no livro... Vi também algumas resenhas maldosas criticando a mãe da Aza por ser superprotetora e, concordo, isso é irritante demais. Mas vamos lembrar o que alguém disse uma vez: "Não julgue demais os seus pais, eles são apenas crianças que cresceram"... Na vida real é muito difícil se relacionar com pessoas que têm esses transtornos: o que falar? de que forma falar? como ajudar? E imagino que seja ainda mais difícil para quem é pai ou mãe, que na maioria dos casos só querem o bem dos filhos. Então não acho justo essa culpa em cima da mãe.

CONCLUSÃO:
Enfim, recomendo a leitura. Foi bom ter essa visão do TOC na perspectiva de quem o possui. É um livro que vai aguçar a sua capacidade de sentir empatia por quem sofre desses transtornos psicológicos (a não ser que você seja filho da p*** demais ou um psicopata incapaz de sentir qualquer sentimento pelo ser humano), sendo, portanto, muito necessária e construtiva. Gostei, nota 4.
amanda 12/11/2021minha estante
vc escreve mt bem

Wes 12/11/2021minha estante
aaaah, obrigado, amanda! ?

Marcello 12/11/2021minha estante
Eu tenho esse livro, mas nunca me interessei muito, sua resenha me deu até vontade de ler, passada

m.cIara 20/02/2024

Grito existencial adolescente.
O monólogo interno obsessivo de Aza é a carne de Tartarugas até lá embaixo. A história é contada em uma perspectiva restrita de primeira pessoa - ou é até que os pensamentos intrusivos de Aza se tornem tão opressores que ela se divide em outras perspectivas - de modo que o leitor fique sempre preso dentro da cabeça de Aza, onde ela é incapaz de redirecionar seus pensamentos para longe do mesmo ciclo destrutivo. Quando ela está beijando o peculiar garoto herói John Green de quem ela gosta, ela fica obcecada com a ideia de que os micróbios em sua língua estão infectando seu corpo. Quando ela está tentando sair com sua melhor amiga, ela fica distraída com a ideia de que precisa limpar o corte na mão novamente. A ansiedade de Aza é claramente uma história pessoal para Green, que lutou contra a ansiedade durante a maior parte de sua vida . Após o grande sucesso de A Culpa é das Estrelas e do filme que se tornou, ele achou tão difícil escrever uma continuação que abandonou a medicação e caiu em uma espiral de ansiedade. Portanto, a história de Aza parece real, exaustiva e autêntica. Ela não melhora muito. O garoto peculiar e fofo não a salva. Sua doença mental não é romântica; é assustador e chato, e às vezes irrita seus amigos. O importante é que ela consiga seguir seu caminho na vida de qualquer maneira. A coisa toda é elevada pelo talento de Green para uma observação que acerta uma verdade universal do ensino médio. Um menino, diz o amigo de Aza, está ?naquele vasto meio masculino?, onde vivem 99 por cento dos meninos, onde ?se você pudesse vesti-los e higienizá-los adequadamente, e fazê-los ficar em pé e ouvi-lo e não serem idiotas, eles seria totalmente aceitável.? Aza e sua amiga passam todo o tempo depois da escola devorando um livro de cupons, exatamente como fazem os adolescentes em uma cidade de médio porte de baixa qualidade, com fundos limitados e tempo livre limitado. As observações de Green ocasionalmente se desviam para o tipo de falsa profundidade de que seus detratores gostam de zombar. Aza e seu interesse amoroso passam muito tempo olhando para as estrelas e tendo aquela conversa sobre como, quando você está olhando para o céu noturno, você está na verdade olhando para o passado que os adolescentes fictícios têm há pelo menos 70 anos ou mais. Há muitas citações de poesias escritas por adolescentes angustiados (?Você não conhece o peso de um pai / Até que ele seja levantado?). Mas esses momentos não são tão assustadores quanto cativantes: eles vêm direto do coração adolescente sincero de Tartarugas até lá embaixo, que está sentindo muitas coisas.

Michela Wakami 13/09/2020

Eu simplesmente amei esse livro, a nossa protagonista sofre de toc, o livro nos mostra exatamente como é estar na pele de quem sofre com esse transtorno mental e nos mostra como é conviver com pessoas que tem esse transtorno.
Gostei muito da nossa protagonista, e da escrita do autor.
Leitura super fluida!
CPF1964 31/07/2021minha estante
O livro favorito do Rei Roberto Carlos.....

Michela Wakami 31/07/2021minha estante
Kkkkkk?
????????

Francielly 31/07/2021minha estante
Hum....já quero ler?

Michela Wakami 31/07/2021minha estante
Tomara que você goste tanto quanto eu gostei.

Nina.Adami 12/07/2022

tartarugas até lá embaixo
eu estou apaixonada por esse livro. eu não esperava nada e me entregou absolutamente TUDO.
esse livro é pequenininho mas exaustivo de ler ( em um sentido bom), pois cada frase é como uma facada, faz você refletir e parar um pouco.
lendo esse livro eu me senti como a personagem, eu me apaixonei com ela, me desesperei com ela e senti e compreendi as dores dela.
eu adorei a evolução dos personagens, o romance, o mistério, SEM DEFEITOS.
a escrita flui bastante e eu com certeza pretendo ler mais livros do john green?
marina 12/07/2022minha estante
eu amo esse livro com cada pedacinho do meu coração

Nina.Adami 12/07/2022minha estante
também amei!!

Mel 20/07/2022minha estante
Eu disseee

Mel 20/07/2022minha estante
Esse livro é pfttt

Mista 14/01/2021

Péssimo, John Green, péssimo.
História fraca e pouco envolvente, final previsível, personagens sem graça e mal desenvolvidos. Que horror! Parece que esse livro foi feito em dois dias.
Muitos buracos no caminho. Não deram a mínima importância para o foco principal do livro, que seria o desaparecimento do Picket. E no final nem souberam explicar direito o que aconteceu.
A única coisa boa nesse livro é a protagonista. Nunca tinha visto a visão de alguém com TOC. Realmente os pensamentos dela chegavam a irritar de tão repetitivos e sem sentidos que eram. E é exatamente assim que são as doenças mentais. Muito bem representado.
Lucas1429 14/01/2021minha estante
Depois dessa nem vou ler kkkkk

IzaSZ 25/05/2021minha estante
Eu já li um outro livro que fala sobre TOC (é o tema principal na verdade) e eu gostei bastante na época, me fez aprender muito sobre o transtorno. Caso se interesse se chama O Herói Improvável da Sala 13B da Teresa Toten

hugosbane 27/08/2021

EU AMEI ESSE LIVRO
eu comecei a ler ele pela minha melhor amiga mas eu acabei me apaixonado pela escrita e tão linda umas frases
jani // vicca 28/08/2021minha estante
amo demais aaaaaaa???

gabu6 02/07/2021

Bom demais da conta
A leitura é gostosa, os diálogos são divertidos e o final me pegou de jeito. O livro, ainda aborda assuntos sérios e trata eles de forma excelente, sem ser escrachada.

Evellyn 26/10/2020

Tartarugas Até Lá Embaixo
"? São tartarugas até lá embaixo ? repeti. ? São só umas tartarugas ridículas até lá embaixo, Holmes. Você está tentando encontrar a primeira tartaruga, mas não é assim que funciona. ? Porque são tartarugas até lá embaixo ? repito uma segunda vez, sentindo uma espécie de revelação espiritual."

Devo admitir que esperei muito desse livro, mesmo tendo me dececionado com outros desse autor, mas ele conseguiu superar, definitivamente, minhas expectativas.
Muito emocionante e uma leitura realmente necessária.

lspllgrn 22/03/2024

Esse é livro é muito especial pra mim por ter aparecido em um momento da minha vida onde eu precisava ouvir sobre a comodidade de um relacionamento e o quanto são apenas todas gigantes. Ele expressa exatamente como funciona a mente de uma pessoa que genuinamente pensa em tudo toda hora ao mesmo tempo, o quanto a personagem principal se sente sozinha mesmo não estando acalenta um pouco o quanto o leitor se sente sozinho, a gente passa a ter a companhia da personagem, nos tornamos o diário pessoal dela e é muito bom sentir q sua loucura não é tão sua assim.
Uyuuu08 22/03/2024minha estante
C?est un de mes livres préférés

Uyuuu08 22/03/2024minha estante
???