Tartarugas até lá embaixo

Tartarugas até lá embaixo John Green

Resenhas - Tartarugas até lá embaixo

Matheus.Augusto 07/04/2023

Tartarugas até lá embaixo é uma boa história com típicos elementos adolescentes, como amizades, relacionamentos e preocupação com o futuro, além de nos brindar com o mistério do desaparecimento de um bilionário.

Mas, mais do que isso, John Green nos mostra, através de Aza Holmes, como é conviver com um transtorno mental no dia a dia. A personagem tem transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), assim como seu autor, e a escrita nos faz sentir as mesmas sensações da personagem em muitos momentos.

Algumas pessoas criticam o livro por certa "filosofia barata" (o que discordo), mas devemos lembrar que o livro traz os sentimentos e pensamentos de personagens adolescentes, algo que foi bem trazido por Green.

Em suma, esse é um bom livro, cuja leitura foi bem rápida.

lia 23/04/2021

um dos melhores livros que já li
com certeza um dos meus livros favoritos. ao mesmo tempo que retrata temas sérios e importantes, é super divertido de ler e tem várias referências pra outros universos, como o de HP e SW. além de que a escrita do John Green é >impecável<
esterivnz 23/04/2021minha estante
Esse livro tá dms mesmo

Mello 23/04/2021minha estante
AAAAAA

Mello 23/04/2021minha estante
esse livro está na minha TBR de maio ?

laetitiatkk 23/04/2021minha estante
amo mais que tudo

Karol 13/08/2022

TARTARUGAS ATÉ LA EMBAIXO
"Talvez a gente seja o que não pode deixar de ser."

Eu amei a história, ela é super rapidinha. Eu super entendo a Aza e como é ter esse pensamentos te controlando toda hora, te deixando doida, e o pior e não conseguir fazer essas vozes ficarem quietas.

Alguns dos comentários que ela fazia sobre o beijo eu ja pensei como ela, e o jeito que ela fala nossa, é nojento demais ficar pensando. Essa história é meio doido mas eu gostei muito. Fofinho demais ela e o Davis, recomendo a leitura.

A explicação do livro do porque se chamar "Tartarugas até la embaixo" é perfeita. Imaginar as coisas foi tão fácil que parecia que era um filme

"No fundo ninguem entende o que se passa com o outro. Está todo mundo preso dentro de si mesmo."

Gabriele487 04/04/2022

Esse livro foi minha primeira experiência com o John Green e eu amei.
Adorei a forma como ele escreve, os quotes, não é atoa q li esse livro em um dia, simplesmente não conseguia parar de ler.
Amei os personagens, especialmente a Aza e Dayse, e, é claro q o Davis entrou na lista de crush's literários.
Adorei a representação crua e real do toc apresentado na personagem principal, Aza. Principalmente, olhando pelo ponto de vista de que o autor do livro tb tem a mesma doença, quebrei muitos estigmas sobre o toc com esse livro.
Seria 5 estrelas se eu não tivesse me decepcionado um pouco com o final, mas isso não retirou o brilho dessa obra incrível que é Tartarugas até lá embaixo.
"Qualquer um pode olhar para você, mas é muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu."
NathDuda 04/04/2022minha estante
Eu adorei o final, não foi brilhante, mas foi de certo modo o que deveria ter sido. Amo essa obra, simplesmente magnífica e sim, Davis não só entrou na lista de crush's literários, como talvez seja o meu preferido hsusjh ??

Nati Morgan 23/06/2020

John Green me surpreendeu, que livro!
Eu estava muito envolvida com a história e toda hora que a Aza tinha suas crises de ansiedade, eu ficava nervosa sem saber o que fazer. Que agonia.
Como o livro é para jovens, ele acaba sendo de fácil leitura. Recomendo pra quem quer uma leitura rápida e fluida.

Keylla_x 06/10/2020

Devastador
"Minhas frases boas são sempre roubadas. Me falta convicção."

Li Tartarugas Até Lá Embaixo a primeira vez em 2018 e confesso que a leitura não me deixou tão satisfeita como eu esperava. Eu não conseguia compreender realmente a ideia que o autor pretendia abordar, tudo era muito cansativo e repetitivo, estava sempre acontecendo "a mesma coisa" e eu não entendia o por quê.

Recentemente resolvi dar uma segunda chance a história e hoje tenho uma perspectiva totalmente diferente sobre o livro. Talvez seja pelo fato de que hoje estou mais familiarizada com o assunto principal da história, nos dias atuais o Transtorno Compulsivo Obsessivo (TOC) se tornou um tema recorrente, o que faz com que tenhamos uma tolerância maior ao ser exposto da forma tão explícita que autor faz.

John Green foi o autor favorito na minha adolescência e o que mais me atraía na sua escrita era seus textos metafóricos e seus personagens que fogem da inteligência normal, em Tartarugas Até Lá Embaixo ele não deixa a desejar em nenhum desses quesitos. A história se passa pela perspectiva de Aza Holmes uma adolescente normal, vivendo sua vida normal à não ser pelo fato de ter que dividir sua mente/corpo com seus vários "eus".

Green nos coloca dentro da mente de Aza permitindo que nós embarquemos em suas espirais de pensamentos, o que é esclarecedor para entendermos a personagem e ao mesmo tempo perturbador por descobrir como é terrível viver assim. É possível sentir ou ter pelo menos dimensão de como realmente é ter TOC.

A forma como tudo é abordado torna impossível não sentir uma forte empatia por Aza. Sua luta para ser uma "pessoa normal", uma amiga e filha melhor, de tentar viver sua vida da maneira mais normal possível, mesmo com todas as dificuldades. Sua relação com Davis é surpreendente, apesar dele não ter saído de um clássico de Jane Austen ele é um perfeito _gentleman_, ele é outro personagem que se destaca pela sua inteligência.

E por fim vale destacar os finais das obras de John Green. Eles nunca são o que você espera. Não são finais felizes padrões. Porém, também não são tristes. São apenas, reais.

"O problema dos finais felizes é que ou não são realmente felizes, ou não são realmente finais, sabe? Na vida real, algumas coisas melhoram e outras pioram. E aí a gente morre."

O livro é devastador, mas necessário. A abordagem de temas como esse é importantíssima nos dias atuais, vivemos em uma época que as doenças psicológicas estão se multiplicando e muitas ainda são ignoradas, por isso esse assunto tem que continuar sendo discutido dentro e fora das páginas.

skye 14/09/2021

"estar vivo é sentir saudade."
que livro sensacional, sério, esse era o único que não tinha lido ainda do autor e confesso que roubou o segundo lugar no ranking dos melhores.

amei demais que a aza é uma protagonista real, com defeitos e características que fazem bastante falta em muitos livros que tenho lido recentemente, onde a protagonista é perfeita em tudo que faz.

em alguns momentos precisei parar a leitura para respirar fundo porque é sim cansativa toda a descrição do fluxo de pensamentos de uma pessoa com ansiedade e toc, e foi aí que me perguntei: se é difícil ler isso, já pensou viver isso?

me fez admirar e compreender ainda mais todos ao meu redor, que não são poucos, que enfrentam diariamente essa enxurrada de coisas dentro da própria cabeça

Gabi =) 20/05/2021

"Posso resumir em três palavras tudo o que aprendi sobre a vida: a vida continua."

Esse livro conta a história da Aza, uma menina de 16 anos que sofre de TOC e ansiedade, e que junto com a sua melhor amiga Daisy resolvem investigar um caso de desaparecimento.
Apesar de ter mistério e romance também, o foco do livro é como a protagonista e as pessoas ao redor lidam com esses transtornos diariamente.
Foi meu primeiro livro do John Green e gostei muito da escrita dele! Me conectei e me identifiquei muito com a Aza! Também gostei muito dos personagens secundários.
Achei muito real, incrível e até angustiante como o autor retratou a realidade de quem passa por isso através de frases, metáforas e espirais de pensamentos da Aza.
Queria que algumas coisas tivessem terminado de um jeito diferente, mas mesmo assim esse livro foi bem especial pra mim, me marcou e me senti muito acolhida lendo! Recomendo muito! ??
??Pode ter gatilhos!
daiana oliveira 20/05/2021minha estante
Esse livro é tão importante!?

Vic 20/05/2021minha estante
Esse livro é perfeito!!

Gabi =) 20/05/2021minha estante
Sim! É maravilhoso! ??

Erika 22/05/2021minha estante
Amgg, quais os gatilhos desse livro? Li a muito tempo e queria reler mas não lembro kkk

Gabi =) 25/05/2021minha estante
Pode ter gatilhos de ansiedade por causa de alguns pensamentos angustiantes da Aza, mas não é pesado!

Luiz Souza 23/09/2022

Vai cavando
A história conta a vida de Aza Holmes uma adolescente que sofre de TOC , seus pensamentos ficam rodando e rodando sem parar.

Ela junto com sua melhor amiga Daisy vão atrás de um senhor muito rico que está foragido da polícia, a empresa desse senhor está oferecendo 100 mil dólares para quem conseguir acha-lo , no meio dessa investigação ela volta a falar com David seu vizinho de infância e filho do homem desaparecido a relação deles vai se formar em namoro.

A amizade com sua amiga é uma das coisas mais bonitas do livro , Daisy é uma amiga leal e muito divertida e doida por dinheiro.

Aza sofre demais com sua doença sorte que ela tem amigos compreensivo e uma mãe carinhosa.

Gostei muito da história indico.

sop ! 14/07/2021

Tartarugas Até lá Embaixo
"São só umas tartarugas ridículas até lá embaixo, Holmes. Você está tentando encontrar a primeira tartaruga, mas não é assim que funciona".

????? + ? | Recomendo muito!

Isis 02/12/2021

Uma das melhores leituras da minha vida.
Que livro incrível, terminei ele com um grande mix de sentimentos. Aza é uma personagem que retrata a vida de muitas pessoas que sofrem com algum transtorno mental. Com uma narrativa simples, mas profunda, John Green envolve o leitor no dia a dia da protagonista e trata com uma sensibilidade impecável a ansiedade e o TOC. Eu li esse livro num momento em que eu estava tentando processar a minha ansiedade e ver isso tão bem representado através das lutas e dos altos e baixos da Aza foi muito importante pra mim. Me apeguei a ela e torci muito para que tudo desse certo. Um livro lindo, emocionante e empático que todo mundo deveria ler.
Lillian 04/12/2021minha estante
Obrigada por sua resenha.

Esther 31/03/2021

Eu não sei o que falar desse livro. Segunda vez que leio e tive muitas impressões diferentes. É íntimo demais, forte demais, especial demais. Favorito.
Robs 31/03/2021minha estante
Adicionei nos que quero ler

Esther 31/03/2021minha estante
Vale a pena!

R A U L 08/01/2022minha estante
Hitou mt famosa dms nessa rede aqui tbm pelo visto

Mari.Vasconcelos 22/07/2021

Tempo de preparo: Seis anos
O misterioso desaparecimento de um corrupto empresário foi apenas um véu transparente diante de um romance escrito de forma tão pessoal. Green assim como a personagem Aza Holmes sofre de um complexo transtorno mental (TOC).
Com autoridade de conhecimento, ele escreve sobre as dificuldades de relacionamento, de convivência com as pessoas ditas "normais" e como enfrentam seu mundo caótico.

Apesar de abordar um assunto de difícil compreensão,(no meu caso) é um livro delicioso de se ler.
Além das citações que nos fazem refletir, é um livro alto astral(na maior parte do tempo) e muito bem humorado que me proporcionou muitas risadas.
sami 28/07/2021minha estante
quero ler!

Mari.Vasconcelos 29/07/2021minha estante
Eu gostei bastante, Sami

Deborah 22/03/2022

Meio bobinho
A história é bacana, mas o livro em si tem várias partes muito bobinhas, minha opinião. Achei o final legal, mas poderia ser bem melhor..

Marta 12/08/2021

Esse livro e uma mistura de palavras com sentimentos
Qualquer um pode olhar para você, mas e muito raro encontrar quem veja o mesmo mundo que o seu

Querido Tio John Green, thanks ( obrigada ) por escrever algo tão sensível e tão íntimo. Talvez isso não seja uma resenha, mas uma pequena carta ao ator (mesmo que ele não veja) Tartarugas até lá em baixo... E um misto de sentimentos e incertezas, me indentifiquei com a Holmes, mesmo não passando pela guerras que ela passa. Meu coração ficou tão quentinho por ter conhecido essa história, queria guardar a aza o Davis e todos os outros personagens em um potinho, para proteger eles todos! O Davis me conquistou com seu jeitinho simples ( ele me lembrou muito o Augusto de a culpa e das estrelas ) a relação da aza com o Davis e muito delicada.
Enfim eu gostei muito, eu gosto demais da escrita do John Green. Ele me apresentou as metáforas.
susu 12/08/2021minha estante
eu amo esse livro???