Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

lolaa 22/01/2024

Esse ano vou ter que ler esse livro pra escola. Achei que seria bom ler ele agora pra quando eu precisar ler ele novamente, eu não ficar parada nas palavras do autor tentando entender o que ele quis dizer.
Gostei do livro. Alguns versos me tocaram muito, outros, nem tanto.
Mas foi uma experiência legal

Sophia.Shinohara 19/01/2024

Alguma poesia
Confesso não ter criado muitas expectativas, mas achei os poemas gostosos e interessantes de ler, um livro curto em comparação a vários. Li como leitura obrigatória de vestibular, mas vale a pena conhecer os poemas.

?Por que morrer, se amamos??

doarda 18/01/2024

Alguma Poesia
Simplesmente devorei esse livro! Os poemas são recheados da influência modernista e referências do cenário político em que ele vivia, além das, referências históricas. A leitura vale muito a pena!
Leitorconvicto 18/01/2024minha estante
Um livro especial na poesia brasileira

Joyce636 18/01/2024

Eu genuinamente gostei?
Confesso: talvez eu não seja a pessoa mais culta do mundo, que sente um prazer genuíno em ler obras com uma linguagem um pouco mais robusta, nada contra, tenho até amigos que são! Mas fui uma criança "Diário de uma garota nada popular" e comecei a ler clássicos por livre espontânea pressão ? kkkkkk ? por causa de vestibulares. Mas sabe de uma coisa? Eu comecei a amar e pode ter certeza que "Alguma Poesia" foi um dos motivos de eu gostar tanto de poemas e, consequentemente, de clássicos, o que era forçado virou genuíno,é muito legal você reconhecer pela escrita a história brasileira, sinto como se tivesse lendo um diário, então, só lêem e apreciem, nada mais pessoal do que minha escrita nesta resenha ?

Laura575 12/01/2024

Apesar de grande admiração, não tinha o costume de ler Carlos Drummond. Confesso que a linguagem foi complexa pra mim: muitas vezes me agarrei à análises literárias para entender as metáforas, os silogismos, e as intertextualidades presentes na obra. Se tiverem paciência para ler e entendê-la, vão ver que é magnífica!!

Filha de Júpiter 10/01/2024

Não é grande coisa
Talvez eu esteja escrevendo uma grande besteira por não ter nenhum conhecimento de literatura nacional, mas para mim esses poemas não são nada de mais. Não vou dizer que eles são ruins, mas também não vou dizer que são incríveis, para mim eles são a definição da expressão "tanto faz" e por isso não entendo o porquê de Carlos Drummond de Andrade ser um nome tão relevante, claro que essa é a opinião de uma completa ignorante no assunto, mas mesmo assim, são poemas comuns demais para o reconhecimento que tem.

lucaismaia 05/01/2024

Encantador o primeiro livro do Carlos Drummond de Andrade

"Não sou alegre. Sou até meio triste.
(...)
Há duas em que ando na rua de olhos baixos para que ninguém desconfie, ninguém perceba que passei a noite inteira chorando.
(...)
Se meu verso não deu certo, foi seu ouvido que entortou."

lili.tffs 31/12/2023

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Igaço 29/12/2023

Grande livro
Livro complexo, nada perto da complexidade de Claro Enigma, mas muito bom. Muito bom para quem quer começar a leitura de Drummond de um livro mais compreensível, claro, com a ajuda de resenhas e análises para entender a maior parte dos poemas.

yo_soy_isadora 27/12/2023

Me surpreendeu
Pra mim, seria um livro incrível ou horrível. Nunca ia esperar um meio termo, mas vários poemas me desagradaram e outros tantos me acalentaram na minha breve insônia.

lucasdograu 22/12/2023

"Alguma Poesia" como crítica social
O livro "Alguma Poesia", de Carlos Drummond de Andrade, é um livro deveras interessante e nos faz refletir sobre não só a sociedade da época, mas também sobre a sociedade no geral, no cotidiano também. O que faz deste livro um livro tão especial é a trama da qual ele aborda. Não se espante ao abrir o livro e se deparar com um formato meio estranho, ele é composto por não só uma, nem duas, nem três, nem quatro, nem cinco, nem seis, nem sete, nem oito, nem nove e nem dez poesias, mas várias poesias, o que me deixa com a pulga atrás da orelha, por que o nome é "Alguma Poesia" se tem mais de uma?? deveria ser "Algumas", acho que ficou faltando um pouco aí, algumas aulas de gramática ajudariam um pouco. Ademais, voltando ao enredo, acredito que Carlos Drummond estava querendo lacrar para cima da sociedade, pois ele não era muito fã dos parnasianos e do seu jeito de pensar, todavia, é meio paia quando ele faz uns poemas meio desleixados. Isso me faz indagar: "como será que esse mano consegue sobreviver?" pois realmente eu não vejo um mundo onde pessoas comprem poemas, a não ser nas aulas de literatura. Apesar disso, acho interessante analisar pontos de vista diferentes, por mais que as vezes acho mais pra lá do que pra cá. Enfim, podia falar mais sobre, mas cansei ? tmj obrigado a todos que leram, da like, curte e compartilhe, tmj e até a proxima resenha ?

Alice1356 22/12/2023

Não achei que gostaria de ler os livros obrigatórios de vestibulares, mas o Carlos Drummond mudou minha cabeça.
Os poemas são de fácil linguagem, o que torna a leitura fluida, além de ser um livro curtinho.
Me identifiquei com alguns e mesmo os que não me tocaram, consegui identificar a ideia e a fantástica escrita. Pretendo conhecer outros livros do Drummond em breve.

os meus favoritos foram "Poema", "Sentimental" e "Explicação".

Beatriz.Vicente 17/12/2023

Poema
Pequenos textos... para quem procura textos rápidos e com muita melancólia...ou melhor muito sentimento.

zRafaxy 13/12/2023

O modernismo, né?
Essa obra me parece tão presente e de tão puro conhecimento meu, talvez seja derivado das aulas que tive com a Vitória.
Me parece que, não sei, de alguma forma, eu conheço Drummond. E diante desse fato, de certo não entendo algumas de suas passagens.
Drummond pode ter certeza que clareou a ideia de uma obra essencialmente brasileira, me soa tão diferente as obras de Fernando Pessoa quando (agora) comparadas a do autor, apesar de ambos fazerem parte do modernismo. Mario estaria e ficou (tenho certeza) completamente orgulhoso de seu ?aprendiz?.

Destaca os poemas: ?Poema de sete faces?, ?Nota social?, ?Poesia? e ?Anedota búlgara? como meus favoritos.
VitAria1313 14/12/2023minha estante
Drummond é barra pesada, mas é o meu preferido! São poemas a se desvendar pela vida inteira.