Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

Zenobi 23/08/2023

Poesia nunca é demais!
Adorei vários dos poemas do livro, alguns eu me identifiquei e até procurei um pouco mais sobre porém teve outros que não entendi muito.
Porém é um ótimo livro para ler aos poucos, as poesias são maravilhosas!!

manô 22/08/2023

Foi um livro que li para a escola, leitura obrigatória. gostei muito e me apaixonei pelas poesias de Drummond, ele realmente é um gênio.

juju :) 16/08/2023

"Neste país é proibido sonhar."
Minha primeira vez lendo Carlos Drummond de Andrade e que experiência, foi incrível ver os poemas se relacionamento com os momentos históricos que se passavam na época e as críticas que ele fazia em forma de piada.

Me diverti muito lendo e fiquei encantada com diversos poemas e suas temáticas, foi minha primeira vez lendo poemas do modernismo e não tenho críticas.

Entre os meus poemas favoritos estão: A rua diferente, Sentimental, Anedota búlgara e Explicação.

giovanna65 15/08/2023

Releitura
Já havia lido a obra anteriormente, e minhas novas impressões são: que obra atemporal. O posfácio não deixa nada a desejar, a não ser mais páginas!! Livro lindo e que deve ser relido sempre.

Carolina.Lazzarett 13/08/2023

Poesia mordenista é o auge da poesia nacional. O posfácio dessa edição é muito bom, relaciona a construção da obra com oq acontecia com o autor, no Brasil e no mundo.

vics :) 09/08/2023

Sou gauche igual ele
Drummond nao tem nem o que dizer ele é a própria indústria literária,muito depressivo e revoltado com o capitalismo é gente como a gente msm! primeiro livro que li dele estou ansiosa p ler outros!

giovanna00brito 09/08/2023

"E eu não sabia que minha história era mais bonita que a de Robinson Crusoé."
O livro faz parte de diversas coletâneas para vestibular por um motivo: as obras de Carlos Drummond ainda afetam e influenciam o Brasil!
Algumas das poesias trazem a visão que na época existia: as pessoas só teriam liberdade quando fossem para as cidades, já que eram nelas o lugar em que a sociedade cedia um espaço para que o indivíduo possa ser, mas quando chegavam lá percebiam que a moeda da liberdade é a solidão, mesmo rodeada de pessoas. Traz também como o amor pode ser uma pedra no caminho, como um sentimento anteriormente descrito como glorioso pode trazer tanto sofrimento e desgosto ao ser. E finalmente debate sobre um naturalismo, onde o animal é superior ao homem pois os interesses deles são maiores do que deveriam, criando uma imagem onde a violência faz parte do conto de fadas.
É a quebra de todas as tradições, a utilização de elementos modernos brasileiros, criando uma cultura 100% nacional e não aquela romântica que veio da Europa.
heloisa636 09/08/2023minha estante
esse livro é TÃO incrível

Leonardo807 05/08/2023

Drummond Drummond
Alguma Poesia (1930) é um livro de Carlos Drummond de Andrade, um agrupamento de poemas do escritor consolidando à Poesia da 2° Geração Modernista com seus textos em diversificados temas e metalinguagem ? mostrar de como o autor escreve um poema ? e ainda por cima possuí um posfácio (este leitor nunca lera uma obra com posfácio) de Rodrigo Fraga revelando o auge do estudante de farmácia a conhecer seu ídolo revolucionário moderno: Mário de Andrade levando ao início de uma bela troca de cartas e uma amizade eternizada.

Thiago548 31/07/2023

Não é tão bom quanto dizem
Eu iniciei a leitura esperando um livro muito bom e complexo, visto a fama do autor e sua forte presença na literatura brasileira, mas me decepcionei, o livro não é ruim, porém sabe aquele livro que você não se conecta? Poesia para mim é sobre sentimentos e abstrações de situações ou emoções que vivemos e na qual nos identificamos, este livro entretando não me emocionou, esperava mais.

mari. 26/07/2023

Um grande (espetacular) mousse lírico
Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
no entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
ele está cá dentro
e não quer sair.
mas a poesia deste momento
inunda minha vida inteira.

fenomenal. nem palavras pra expressar ou sequer tentar adjetivar meus sentimentos perante a mente refulgente de drummond, esperava muito e só sai ainda mais resplandecida dessa coletânea ?

Roberta.Beira 22/07/2023

Tão bom ter mais contato com poesias, especialmente as que fazem parte das nossas formações como brasileiros, como os poemas ?Quadrilha? e ?No meio do caminho?, do gênio Drummond. Ler esses e tantas outras obras suas é mergulhar na riqueza da literatura brasileira!
Poemas relaxam, fazem os pensamentos voarem, vale a pena!

Giovanna 18/07/2023

Um suspiro de brasilidade
Os poemas desse livro transbordam recortes brasileiros ? sejam recortes críticos ou simplesmente contemplativos. Ler esse livro foi como flanar entre crônicas escritas ? e influenciadas ? pelos mais variados humores do autor, disfrutando da escrita bonachona (que me diverte, confesso) e da sensação de pertencimento ao reconhecer, ao me conectar com determinados elementos. Enfim, me cabe dizer que eu a-do-rei.

P. S. Há muitos poemas clássicos nesse livro, como o da pedra no caminho e "Poema que aconteceu". Mas, lançando olhos a um menos difundido, destaco o "Sesta", que, nossa!, delineia milimetricamente uma cena mineira rural, sem perder a cadência de poesia cabida a um transcorrer de versos.

Kaua.Nicanor 17/07/2023

Como pode ser tão genial ?
Carlos Drummond é um escritor que traz sentimentos e pensamentos profundos e perplexos mas tão simples e natural
?nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho, no caminho tinha uma pedra ?.??

barbarag 16/07/2023

Amei
"MEU VERSO é minha consolação.
Meu verso é minha cachaça. Todo mundo tem sua cachaça.
Para beber, copo de cristal, canequinha de folha-de-flandres, folha de taioba, pouco importa: tudo serve. "

Maddu 16/07/2023

Já conhecia todos os poemas, mas nunca havia lido uma obra (de poesia) completa corrida. foi uma experiência fantástica, como tinha de ser. afinal, nosso poetinha sempre será o maior da poesia brasileira.