Alguma poesia

Alguma poesia Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Alguma Poesia

vitor 26/09/2023

Esse cara é genial, mas devido a demanda de tempo pra entender cada poema e as vezes dedicando bastante para ser algo normal me frustou um pouco. Acabou não sendo uma leitura tão interessante.

Clara 21/09/2023

Como era o modernismo?
Estava estudando sobre o modernismo e seus autores.Além disso,coloquei como objetivo deste ano ler mais livros clássicos nacionais, e diga-se de passagem, esse-Alguma Poesia- é um clássico modernista.

No geral, eu gostei das poesias, e imagino que para uma época na qual as pessoas estavam acostumadas com a dificuldade e rigidez do Parnasianismo, deve ter sido um choque ler um poema sobre ?pedras no caminho?.

Contudo, o livro não me cativou de uma forma profunda como eu esperava,mas me identifiquei com alguns textos.Alguns outros achei sem sentido e desconexos,porém sei valorizar o trabalho do Drummond e admiro por ele ter aberto algumas portas importantes para a literatura nacional.

Essa é uma leitura que vale a pena ser feita para sentir um pouco mais da época e entender o período vivido pelos brasileiros.

Obs:teve um poema que me soou meio racista (na minha opinião),mas também pode ser pura falta de interpretação minha.

soyumve 13/09/2023

Drummond
O livro é uma "coleção" de contos do Drummond de Andrade, que falam sobre diversas coisas. Foi o primeiro livro do autor, e tem alguns de seus poemas mais famosos. É uma ótima leitura, e curta (a menos que você fique analisando cada um dos poemas), além de que tem uma biografia do autor e do Brasil e do mundo no final do livro para sabermos o contexto em que ele se deve.

Ana 11/09/2023

" Mas a poesia neste momento inunda minha vida inteira."
É com essas palavras tão simples que Drummond se torna um grande poeta.
Sua habilidade única de inundar o mundo com sua alma de poeta.

anecxavier 09/09/2023

Para louvar a Deus como para aliviar o peito, queixar o desprezo da morena, cantar minha vida e trabalhos é que faço meu verso. E meu verso me agrada.
Meu verso me agrada sempre...
Ele às vezes tem o ar sem-vergonha de quem vai dar uma cambalhota, mas não é para o público, é para mim mesmo essa cambalhota.

kau 05/09/2023

"Vai, Carlos! ser gauche na vida".
"Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira".

Há algum tempo venho postergando a minha leitura de alguma coletânea/obra do Drummond. Por preguiça mesmo, porque eu sabia que iria amar e, portanto, iria querer analisar cada poema minuciosamente.
Então, agradeço a fuvest, pois finalmente criei coragem. Eu li por vontade própria claro, mas o fato de ser uma leitura obrigatória da fuvest me fez ler esse ano.
Em "Alguma poesia", há poemas inteligentes, irônicos, críticos, metalinguisticos e também descritivos, apresentando um Brasil que, em alguns aspectos, se assemelha ao de hoje em dia.
A visão de mundo do Drummond é muito interessante, e, além disso, as ambiguidades que ele traz em algumas poesias são muito reflexivas.
A escrita é simples no geral, até porque é uma obra modernista, mas são poesias com muitas camadas, por isso é necessário uma boa análise. Portanto, não diria que é muito fácil de entender, já que é preciso ler nas entrelinhas, analisar o contexto histórico e ser reflexivo.
Agora posso afirmar com muita certeza: Carlos Drummond de Andrade é meu poeta brasileiro favorito.

"Os homens não melhoraram e matam-se como percevejos. Os percevejos heroicos renascem. Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado. E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio. (Desconfio que escrevi um poema.)"

Lari 04/09/2023

Atemporal
Ler mais de Drummond passou a despertar interesse em mim a partir do mínimo contato com sua escrita. Buscar entender as entrelinhas, a sua visão de mundo, que foi e continua sendo um marco para a literatura brasileira, é de grande valor.

nippaes 29/08/2023

?Neste país é proibido sonhar?
Peguei esse livro despretensiosamente como uma das leituras obrigatórias da FUVEST, não sabia que me faria refletir sobre tantas coisas.. Poesias completas de ambiguidade, é incrível, que livros de um século atrás se encaixem tanto na realidade presente. Indico muito mesmo

theus33 27/08/2023

? ? aquele com a pedra no meio do caminho;;
Durante boa parte da leitura de ?Alguma Poesia? me perguntei como faria minha resenha dessa obra. Afinal, como eu poderia, com tão pouco conhecimento, fazer qualquer crítica à um dos maiores poetas e cronistas brasileiro?
?Alguma Poesia? é meu primeiro contato com Drummond fora de questões de vestibular e de frases de internet. E, bom, devo dizer que fiquei bastante surpreendido. Depois de pesquisar bastante sobre o contexto do livro, sobre o cenário em que é escrito e a relação de Drummond com os modernistas, consegui apreciar sua poesia de uma forma bastante aconchegante.
Não, isso não quer dizer que foi uma leitura fácil. Algumas pessoas se enganam pelo fato de Drummond ter uma escrita simples e acessível, composta por versos brancos, e acham que tudo que foi redigido é de fácil interpretação. Muito pelo contrário, por trás dos poemas-minuto e dos versos simples, há sempre grandes mensagens que às vezes requerem ajuda de acessórios externos para serem compreendidas.
O poeta do cotidiano, do simples, traz nessa primeira obra diversos poemas escritos entre 1925 e 1930. Não há linearidade, não há tema central, Drummond escrevia sobre tudo. Claro que, algumas ideias conversam entre si, como vários poemas dedicados a Itabira, a cidade que ele gosta desgostando, a ideia de estar desconexo, colocado como um observador, uma certa dualidade, e também a proposta central do modernismo.
Dito isso, ?Alguma Poesia?, em suma, é carregado de um tom bem humorado, irônico. Nele, estão alguns dos poemas mais conhecidos do mestre, como ?Poema de Sete Faces?, que abre a obra, ?No meio do Caminho?, ?Outubro 1930?, ?Quadrilha?, ?Cota Zero?, enfim, uma grande coleção.
Tratando desde assuntos como a modernização do Brasil até o nacionalismo patriótico e passando pelo cotidiano em poemas como ?Cidadezinha Qualquer?, o livro é um prato cheio oferecido pela Fuvest, tão gostoso de ler que é quase como uma parada de cinco minutos pra relaxar entre leituras bastante densas como a de Graciliano Ramos. Com certeza, lerei mais do Drummond adiante.

aelinella 25/08/2023

O Carlos Drummond de Andrade era um escritor fantástico, os poemas dele sao muito bem pensados e com críticas que fazem sentido até hoje, gostei bastante.

Yve 23/08/2023

"Se meu verso não deu certo, foi seu ouvido que entortou."
Gosto de livros de poesia (seja pela reflexão, pela fluidez ou por simples questão pessoal), então foi uma experiência muitíssimo agradável, li a obra em menos de um dia e agora posso falar com um pouquinho de propriedade que aprecio o trabalho de Carlos Drummond de Andrade.

Zenobi 23/08/2023

Poesia nunca é demais!
Adorei vários dos poemas do livro, alguns eu me identifiquei e até procurei um pouco mais sobre porém teve outros que não entendi muito.
Porém é um ótimo livro para ler aos poucos, as poesias são maravilhosas!!

manô 22/08/2023

Foi um livro que li para a escola, leitura obrigatória. gostei muito e me apaixonei pelas poesias de Drummond, ele realmente é um gênio.

juju :) 16/08/2023

"Neste país é proibido sonhar."
Minha primeira vez lendo Carlos Drummond de Andrade e que experiência, foi incrível ver os poemas se relacionamento com os momentos históricos que se passavam na época e as críticas que ele fazia em forma de piada.

Me diverti muito lendo e fiquei encantada com diversos poemas e suas temáticas, foi minha primeira vez lendo poemas do modernismo e não tenho críticas.

Entre os meus poemas favoritos estão: A rua diferente, Sentimental, Anedota búlgara e Explicação.