O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

Vitoria 23/02/2023

A religiosidade presente no livro me incomodou já na largada, apesar dos apelos da autora para que isso não ocorresse.

Para além disso, é uma leitura interessante. Ao longo de 12 lições, Julia Cameron nos propõe exercícios para destravar a criatividade, como provocações que nos lembram o gosto de brincar e explorar novas possibilidades.

@aloeliane 22/02/2023

Chato
Não sei porque mas não consegui me render a pegada coach que o livro tem. São exercícios legais e importantes e que realmente deve ajudar a destravar a criatividade mas: QUEM TEM TEMPO PRA ISSO?

Às vezes parecia que a autora estava escrevendo para pessoas muito ricas e que tem em torno de 1h na sua rotina por 12 semanas pra às atividades. Ah! Antes que pese contra mim, quero dizer que meu sonho é ser a pessoa rica, fina e elegante público alvo desse livro.

Ps: existem livros bem mais legais sobre criatividade, garanto.
Tom 04/03/2023minha estante
Cite 3

@aloeliane 16/03/2023minha estante
Citar 3 livros sobre criatividade, é isso?

Tom 20/03/2023minha estante

Creativity - Mihaly Csikszentmihaly;
Cracking Creativity - Michalko;
InGenius - Tina Seelig;
Creative Thinkering - Michalko;

E o principal sobre isso: Somos Todos Criativos, do Sir Ken Robinson.

Tom 06/08/2023minha estante

Simone 17/02/2023

Livro maravilhoso! Um verdadeiro guia para quem busca explorar melhor a criatividade e vencer bloqueios.

RenataAG 23/01/2023

O caminho do artista
É um livro sobre fé. Pode ser fé em Deus,no universo, no que você acreditar. Mas acima de tudo sobre fé em si próprio.
Contém passos interessantes e que podem ser aplicados facilmente no dia a dia e que não serve apenas para a vida artistica.
É uma leitura que deve ser feita devagar e aos poucos. Não me arrependo do tempo que levei para termina-lo.

André Correia 08/01/2023

Inspirador
O programa de recuperação criativa é um incentivo aos artistas para valorizarem seus trabalhos e suas ações, encorajando e dando suporte. Como a própria autora diz, podemos ter uma impressão errada do livro no primeiro contato, mas assim que mergulhamos em suas páginas, vamos entendendo as diversas possibilidades.

Isabelle L. C. 01/01/2023

se eu fosse para uma ilha deserta e pudesse escolher apenas um livro para levar comigo, seria esse. isso porque "o caminho do artista" é muito mais que um livro de não-ficção, e sim, um guia espiritual. ele não é uma obra que se devora em três dias, mas sim, um livro voltado para a prática da arte e da criatividade no dia a dia. ele aborda todos os temas e angústias possíveis que artistas podem vir a ter, e trata o bloqueio criativo não como uma mera falta de inspiração, mas como uma auto sabotagem. com este livro, entendi que não há receita ou fórmula mágica para escrever bons textos, dirigir boas peças, pintar belos quadros. a arte é um encontro espiritual que deve ser praticada tanto quanto possível. e, apesar de ter terminado de ler e executar o programa de 12 semanas que o livro propõe, o meu caminho como artista está apenas começando.
Liqueur 01/01/2023minha estante
que resenha maravilhosa e essa amg

ianarr 01/01/2023minha estante
Caraca, vi uma pessoa lendo esse livro e rabiscando ele no ônibus, fiquei curiosa e pedi até pra tirar um foto da capa. Agr q li sua resenha tô com muita vontade de lerrrr

Luana Moraes 29/12/2022

Obrigada, Julia!
Realizar as atividades deste livro, em 12 semanas, foi a melhor coisa que eu fiz. Não só me ajudou a entender mais sobre a minhas emoções, mas também como elas impactam na minha escrita, ou falta dela.
Durante as semanas, a autora vai direcionando o leitor a praticar as páginas matinais e uma série de exercícios de autoconhecimento e reflexão, eles de fato te ajudam a identificar porque você está bloqueado ou porque tem dificuldade para escrever.
Apesar de em alguns momentos a autora parecer impositiva demais em seus direcionamentos, ela consegue a dose certa de firmeza e doçura. Se você está buscando ajuda para se desbloquear, de uma chance para as tarefas propostas pela Julia.
Boa sorte na sua jornada como criativo!

GiArgia.Gschwendtner 29/12/2022

Mudou a minha vida
Não somente a leitura, porém colocar em prática me fez resgatar uma parte de mim que estava adormecida: a artista. Me encontrei na escrita e nas atividades e tenho levado os ensinamentos para a vida. Quando se está disponível a magia acontece ??

Luaturas 26/12/2022

Perfeito
Esse livro mudou minha vida. Fui capaz de me reencontrar com minha artista interior que havia deixado para lá ao longo dos anos. Nem sei descrever tudo que fui capaz de fazer ao longo das semanas e como isso fez eu me reencontrar. Recomendo muito!!!

Leandro.Bonizi 19/12/2022

Este livro é um curso de 12 semanas para desbloquear o seu artista (que a autora define frequentemente com criança interior). Para cada semana há uma lista de tarefas, mas duas delas estão presentes em todas as semanas: as "páginas matinais", que consiste me pergar um caderno e escrever tudo que vier à mente até dar três páginas. Deverão ser escritas de manhã. E o "encontro com o artista", reservar duas horas por semana para alimentar seu artista interior, sua consciência criativa. É um momento só seu, então você deve ir sozinho. Exemplos de lugares para esse encontro: Uma longa caminhada pela natureza, uma ida solitária à praia para ver o pôr do sol ou o amanhecer... Acima de tudo, aprenda a ouvir o que sua criança artista tem a dizer durante e sobre essas expedições.

Há lições como deixar mensagens visíveis em seu quarto, fazer um conto de terror cujo vilão é quem te desmotivou a ser artista, etc. Exemplos de lição: escolha um totem criativo. Pode ser uma boneca, um bicho de pelúcia, uma estatueta, um brinquedo de corda. O importante é escolher algo que você sente vontade de proteger. Dê a seu totem um lugar de destaque. Honre-o ao não tripudiar sobre sua criança artista

O cérebro lógico é o nosso Censor. É um grande inimigo interior que reside do lado esquerdo do cérebro, que julga seu trabalho, e deve-se ter muito cuidado com o perfeccionismo que vêm dele. A obra não precisa sair perfeita de primeira, você pode ir a melhorando. O perfeccionismo é a recusa em se permitir seguir adiante. É um círculo vicioso – um sistema fechado, obsessivo, debilitante, que leva você a se fixar nos detalhes do que está escrevendo, pintando ou fazendo e assim, perder a visão do todo.

Julgar seus primeiros esforços artísticos chega a ser um abuso. Isso acontece de muitas maneiras: o trabalho de iniciante é comparado com obras-primas, é exposto a críticas prematuras, apresentado a amigos excessivamente críticos.

Refere-se aos definidos como "artista-sombra", pessoas com o dom de serem artistas que foram desencorajadas (pelos pais por exemplo) a tentarem, e o medo fundiu-se aos seus. Para muitas famílias, uma carreira nas artes está fora de sua realidade social e econômica: "A arte não vai pagar a conta de luz."

Muitas vezes, é a ousadia, e não o talento, que leva um artista a ocupar seu lugar no palco. Somos capazes de reconhecer a genialidade genuína, mas, se a pessoa for meramente um gênio da autopromoção, nosso ressentimento vai às alturas. Não é apenas inveja. É uma técnica de estagnação que nos incentiva a permanecer parados. Fazemos discursos para nós mesmos e para outras vítimas dispostas a nos dar ouvidos: 'Eu poderia até fazer melhor que ele se...'

É muito religiosa, e acredita que a critatividade é um ato de fé. Acredita que ser criativo é um processo natural e uma prática espiritual e que todas as pessoas têm o potencial de ser. Alguns exercícios são montar orações pedindo para sua arte fluir.

Fala de sincronicidade (de Carl Jung), que pode ser definido livremente como ocorrências fortuitas de eventos interconectados. Em diversas semanas, na checagem, pergunta se experimentamos-na em algum momento.

Para se tornar realmente imortal, uma obra de arte deve escapar de todos os limites humanos: a lógica e o senso comum irão apenas interferir.

O livro é lotado de citações das mais variadas pessoas, muitas dignas de postagens nas redes sociais.

No final do curso, a autora recomenda continuar fazendo as "páginas matinais" e o "encontro com o artista" durante três meses.

Julia Cameron é autora de mais de 40 livros, tanto de ficção como de não ficção. É romancista, dramaturga, compositora e porta. Participou de várias peçsa, filmes e programas de TV.

Não dizer sei se funcionou para mim, por isso não vou avaliar.

cicireadss 22/11/2022

Espiritualidade x criatividade
É uma conexão inusitada, pelo menos para mim, jamais imaginaria relacionar esses dois temas. eu era daquelas pessoas que acreditava q certas pessoas já eram mais predispostas a criatividade que outras, assim como pessoas q tinham o dom de serem criativas e outras nem tanto. esse livro me fez refletir sobre certos temas, gostei bastante!

lembra muito o livro a grande magia da Gilbert, então se vc leu e gostou, provável que gostará desse tb

mas o mais legal é de fato tentar ao máximo fazer os exercícios propostos ao longo das 12 semanas, por exemplo, as paginas matinais.

Carol 27/10/2022

Esse livro é ótimo se você está meio perdido em sua vida e não sabe pra que lado, rumo seguir.

Faça certinho as tarefas ao final de cada capítulo que você vai descobrir cosias incríveis sobre você mesmo.

Coisas que você trancou a sete chaves e deixou lá no fundo e que se você destrancar e deixar vir a tona é a melhor coisa que você fará por você mesmo.

Luize Marie 19/10/2022

Livro para ficar na cabeceira
O caminho do artista ?

Indicação da maravilhosa @marcelaceribelli e tenho salvo o podcast do @obvious.cc sobre este tema.

É um livro repleto de ensinamentos e com aqueles ?tapas na cara? para repensarmos e ser feito um movimento com atitude e criatividade.

O caminho do artista reúne uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos.

Organizado em 12 semanas, temos exercícios para colocar em prática os temas debatidos e principalmente as crenças criadas durante a nossa infância e que impactam em nossas ações durante anos.

A principal atividade incentivada pela autora são as páginas matinais, escrita diária seja sobre o que for e nos fazendo parar todos os dias antes de começar a loucura do dia, para sentarmos e escrevermos. Momento de pausa e que pode ser mais engrandecedor do que a prática da meditação.

Eu gostei bastante da leitura e as partes que mais me impactaram foi sobre o perfeccionismo e procrastinação.

Ah, não pense que o livro é feito somente para artistas ?

#juliacameron #ocaminhodoartista #theartistsway #obvious #editorasextante #dicadeleitura #bookstagram #book

Fabiana.Marino 18/10/2022

Reencontre seu artista!
O livro propõe através de exercícios práticos que reencontremos nossa criança interior, que é nosso verdadeiro artista. Para mim fez muito sentido, pois eu lembro o quanto eu era criativa quando era pequena e a medida que fui crescendo e aprendendo a esconder o que eu sentia, minha criatividade foi sumindo. Hoje, me sinto mais honesta comigo mesma e sinto a criatividade voltando. Estou permitindo que minha criança, meu artista saia do casulo e fale comigo. Não é fácil, pois vivemos em uma sociedade que nos impõe regras e mais regras, mas precisamos mergulhar em nosso íntimo e descobrir o que amamos de verdade e nos dedicarmos de alma e coração.

laurafontess 25/09/2022

Minha missão é passar esse livro pra frente
É importante ressaltar que esse é um livro que você deve ler em 3 meses.

A autora propõe uma recuperação da sua criança artista, em 12 semanas. Que devem ser seguidas fielmente, colocando em prática todos os exercícios

Esse livro você precisa estudar. Precisa colocar em prática todos os dias os exercícios. Só assim vai ser possível se recuperar.

Estou amando as páginas matinais, e espero nunca mais parar de fazer.

Leia, se recupere, se permite ser imperfeito.