O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

Beca Sasso 01/06/2021

Caminhos para uma vida criativa
Assim como a autora, eu compartilho do pensamento de que uma vida criativa independe do perfil esteriótipado de artista, pois todos precisamos do prazer estético e da arte, assim como todos somos capazes de produzi-la, seja em grandes projetos ou em pequenas ações de nosso dia a dia.

Os danos de uma vida bloqueada artisticamente, assim como nos diz C. G. Jung, uma das referências da autora, é o desenvolvimento desenfreado da sombra, do pensamento autodestrutivo, de morte e ansiedade. A arte como uma manifestação espiritual, benéfica e acessível a todos. Deixando de lado a "Arte com A maisculo", se permitindo errar, experimentar e vive-la cotidianamente, fazer dela um território a ser habitado.

A proposta de Cameron é a seguinte: 12 semanas de leitura, exercícios e autodescoberta, uma escrita matinal, que funcionam como uma espécie de meditação ativa para ocidentais e encontros com o artista, que nada mais são que momentos divertidos e felizes, onde resgatamos nossa criança interior (pois a criança é quem manda na vida criativa). Os encontros nos permitem usufruir momentos relacionados a infância, o berço da vida criativa enquanto que a escrita nos conecta com o que, onde e quando fazer.

Eu particularmente não fiz todos os exercícios, apesar de que pretendo retornar a escrita e ao livro daqui uns dias. Como sou professora de arte e também artista (não desse tipo com A maisculo), recebi uma série de importantes lições. A oração do artista e questões relacionadas a fé, Deus, o criador, o maior artista, que ama arte e abençoa a vida criativa, foram essenciais em minha vida. Ele nos acolhe e nos cuida nos momentos de bloqueios.

Em específico, no capítulo relacionado a arte acadêmica (meu caso, já que sou formada nisso), foi de especial importância. Somos levados a acreditar que precisamos obedecer uma rígida pesquisa, uma metodologia, tecer início, meio e fim, expor em espaços expositivos, suportar opiniões de "mestres das artes com a maisculo" e em frente a um trabalho, qualquer um que seja, exigimos uma posição racionalista sobre o que fazemos.

Criar nao é isso. Criar é permitir a loucura. É subverter regras, desobedecer metodologias, nadar e amar contra a corrente. É seguir a alma, não se limitar ao que se sabe, ao que se tem controle, ousar novas linguagens, novos campos, habitar aquele espaço: o da vida que acontece de maneira criativa. E eventualmente, precisamos de livros como esse para nos lembrar nosso caminho.

Marjorie.SantAnna 29/05/2021

esse livro realmente abre a mente...
que livro maravilhoso. ?
Os exercícios que Julia Cameron propõe são libertadores para um novo passo à criatividade.
Escrevendo minhas páginas matinais pude me reconectar com meus desejos mais antigos da minha criança artista. Sendo assim, voltei a escrever, a dançar sem vergonha, comecei um curso de libras e estou descobrindo muitas outras atividades que eu nem sabia que tinha tanto interesse assim.
Recomendo para todes, principalmente para quem está com bloqueio criativo. ??

Dani 26/05/2021

Esse livro não é apenas para criativos
Esse livro é otimo para todos, ensina muito como é o processo de criar algo e como precisamos de constância e não é da noite para dia que uma ideias boas surgem, devemos exercitar a nossa mente para destravar ela para a pensar em soluções, ideias e criatividade

jg4br1el 18/05/2021

É um livro muito bom e completo, apesar de ter sido não tão útil para mim, não pelo conteúdo, mas porque eu não precisava tanto do que foi escrito. Recomendo para quem quer desbloquear a criatividade, seja ela ainda não tão aflorada ou para alguém que por algum motivo a perdeu.

emanuelly 24/04/2021

Confortável como a pessoa amada te consolando, e didático como seu professor favorito ensinando
Eu amei o livro. Me ensinou muito sobre criatividade, e principalmente como auto aceitação, autoconfiança e autocuidado funcionam como portas para que a "criatividade flua". Eu não fazia ideia do quão profundamente a saúde mental influenciava a vida do artista. Fico muito feliz de ter ouvido a recomendação desse livro no booktube, e ter adquirido o exemplar.

Julia Cameron fala com firmeza e gentileza, tal qual um professor que você admira muito te dando lição de vida. Sua filosofia quanto a criatividade é espiritual, e embora tenha sido incômodo no início do livro (principalmente por que sou agnóstica), com o passar das páginas a ideia de "Deus" como uma "Musa", tal qual os gregos antigos acreditavam existir, vai sentando. É uma forma de enxergar o processo bastante interessante.

Eu ainda não experimentei o cursinho de doze semanas proposto pelo livro, mas irei. Recomendo, a quem estiver pensando em comprar. É uma leitura agradável e útil.

Ricardo de Andrade 15/04/2021

Criando asas
Perfeito para dar asas a criatividade. Esse livro tem me ajudado muito em meu amadurecimento pessoal e profissional. Mesmo tendo esse tom de auto-ajuda, super recomendo pra quem quer ter uma vida mais criativa.

Bruno 11/04/2021

Boas reflexões
O livro se baseia muito mais em um caminho para autoconhecimento e construção de confiança. Tem ensinamentos bem legais, principalmente a técnica da escrita matinal

Agata Cruz 16/03/2021

Lindo
Um convite aos artistas bloqueados. Se for ler vá de coração aberto e não irá se arrepender.
Julia conduz esse processo com muita leveza.
O livro é um ótimo guia para quem está perdido e para quem tem muitos ou alguns pré conceitos a respeito da criatividade.
Indico demais a leitura.

Laura 23/02/2021

Esperava mais
Descobri o livro porque conheci primeiro as "páginas matinais", uma das técnicas que ela ensina aqui em um vídeo de YouTube e quis conhecer a fonte de uma ferramenta que considero maravilhosa.
Minha expectativa era encontrar outras atividades, técnicas e ferramentas para ajudar artistas iniciantes ou não a se manterem ativos, motivados, etc. O que encontrei foi um texto muito religioso (as vezes dolorosamente cristão, as vezes pendendo para uma espiritualidade pagã) que enfrenta o problema do "bloqueio criativo" sob um prisma raso e privilegiado.
Na verdade, até gostei das "Tarefas" dos capítulos e acho que segui-las pode ser uma ótima ideia para quem se sente inseguro com a própria arte (escrita, pintura, música, o que for) e pode ser util tanto pra quem faz só por hobby quanto para quem é ou quer ser profissional, mas o problema é que a utilidade meio que para aí, se a sua dificuldade nasce de qualquer coisa além de insegurança ou medo de críticas, o livro deixa a desejar, na verdade ele sequer reconhece que há outras questões de ordem prática e até de saúde que podem interferir na capacidade criativa de um artista.
Eu até entendo que livro nenhum pode abarcar tudo e servir para todo mundo, mas me incomoda ler um livro inteiro em que não há sequer o reconhecimento de que existem pessoas que não são de classe média-alta, neurotípicas e saudáveis fisicamente que podem não se identificar com as experiências do livro e/ou podem precisar adaptar algumas de suas técnicas.
Enfim, continuo achando que as páginas matinais são maravilhosas e úteis para quase todo mundo provavelmente, gostei dos outros exercícios do livro, mas a perspectiva míope do texto em si foi um grande ponto negativo.
Kieffer 10/06/2021minha estante
Nossa, que análise interessante. Acabei de começar a ler e logo no primeiro capítulo já dei de cara com uma linha de raciocínio sobre a arte que é completamente baseada em crenças religiosas, isso me incomodou um pouco porque não sou religioso e vim ver as resenhas justamente pra ver se é algo recorrente no livro todo... Bom, espero que não, mas vou ler mesmo assim porque parece ter coisas legais pra acrescentar.

Bibi 11/02/2021

Um caminho montanha a cima
A experiência que vivi lendo esse livro não poderia ser descrita em meras palavras. Julia Cameron compadeceu-se de cada artista frustrado ao redor do mundo ao escrever cada estratégia, dica, ensinamento, e graças a Deus por isso. Passei a amar mais meu artista interior, a entender o que ele precisa e o que ele não precisa. Eu encontrei o caminho do artista, montanha a cima, e hoje posso contemplar o belo de uma visão mais ampla.
Apesar disso, as últimas semanas foram mais difíceis para mim, a forma em que é proposta a leitura (um capítulo por semana) me fez ir desanimando, de modo que no final do livro era necessário que eu me forçasse a ler, porque eu já queria ter terminado ele a muito tempo.
Se você é um artista, você precisa ler este livro.

Arthur 21/01/2021

O livro é ótimo
Eu comecei a ler enquanto estava começando a fazer meu TCC, me ajudou bastante a desenvolver a escrita do trabalho

Adriana 15/12/2020

Não sou artista, mas ao ler esse livro descobri que há algo aqui dentro que se agita desejando ser compartilhado... ideias, pensamentos, inspirações... enfim, como diz a autora, nós somos apenas instrumentos de algo que é maior que nós. Ninguém experimenta o mundo e a vida de forma igual, assim cada um de nós pode documentar a realidade através diversas ferramentas... sejamos artistas nas nossas vidas!
Recomendadíssimo!
Jeane 01/01/2021minha estante
Você descreveu exatamente como me senti ao ler o livro!

Jeane 06/11/2020

Apesar de ser direcionado para artistas, considero um livro válido para a vida, por conduzi o leitor ao caminho do autoconhecimento. Só não é melhor porque em algum ponto a leitura segue arrastada, como se a autora pudesse ter feito trabalho mais resumido.