O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

Larissa Suppi 05/09/2022

Liberdade da criatividade
Devo dizer que esse livro mudou como eu vejo a minha criatividade. Como artistas, sempre temos que lidar com bloqueios que vem conosco desde a infância, e escrever as páginas matinais me auxiliaram principalmente a colocar essas coisas no papel e reconhecer que aquilo estava me prejudicando. Não fiz todas as tarefas que tem no livro, porém as que eu fiz já senti que me ajudaram bastante, incrível como só escrever as coisas que estão na cabeça para liberar a tua mente já te ajuda na concentração no resto do dia.

Luana de Andrade | @lidosdaluana 04/09/2022

Eu tenho O Caminho do Artista na minha estante desde o ano passado, mas não me sentia ?pronta? para ler. Mas, quando entrou agosto eu senti que precisava ler, me sentia pronta para todos os ensinamentos.

E a leitura veio no momento ideal, a experiência de cada página, o quanto eu me identifiquei e vi o quanto preciso mudar, aceitar a minha criatividade, sem medo de nada e nem ninguém. Um verdadeiro despertar na minha vida.

O recomendado pela autora é fazer os exercícios em 12 semanas, mas eu não consegui, desde o momento que comecei na primeira página, não queria mais parar.

Danie 30/08/2022

Daqueles livros que provocam mudança
Eu me considero uma pessoa que precisa de provas e não aceita apenas as frases de convencimento. Tendo dito isso, fiz as 12 semanas do caminho, e posso comprovar o aumento da criatividade na minha vida profissional.
Faça e veja pelos próprios olhos.

Luana 06/08/2022

Autoconhecimento
Pretendo ler esse livro novamente para fazer com mais dedicação as atividades propostas.
Mas com certeza vou levar pra vida a escrita das três páginas. Não consigo fazer todos os dias, mas quando escrevo me faz muito bem.
É um processo de autoconhecimento.
As vezes é uma tarefa difícil parece que não vai sair nada, mas em outros momentos parece faltar página.
Recomendo a leitura e a praticar as duas atividades principais; escrever as 3 páginas e o encontro com o artista.
Leia sem julgamentos para ser mais proveitoso.

°Patt~Siilva° 31/07/2022

Simplesmente, maravilhoso e ESSENCIAL.
"Este livro é uma ferramenta muito valiosa para quem deseja se conectar com a própria criatividade" - Martin Scorsese.

Sempre gostei de fotografia e belas artes. Mas nunca me dediquei a essas artes, como uma "artista". A fotografia, sempre foi por "hobbie".

Este livro me chamou atenção, justamente por conta de uma situacão de "mudanças" em minha vida, em decorrência de questões de saúde.

Foi um dos poucos livros que li nesses últimos 3 anos, que foi simplesmente maravilhosa a leitura e um verdadeiro tesouro, aonde a autora nos ensina como nos dedicarmos ao nosso processo criativo.

É um excelente livro e essencial para todos aqueles que sonham com algum tipo de arte ou processo criativo.

Erola 31/07/2022

Uau!
?Uau! Caraca! Genial! Geeente! Caramba, como estou mais criativa.?

Essas são as sensações depois de ler e seguir as recomendações desse livro aconchegante.

Jamayra Greyce 19/07/2022

INEXPLICÁVEL!
poxa, eu nem sei direito o que dizer aqui sobre essa leitura... ainda estou processando o término desse programa de 12 semanas que literalmente mudou minha vida.

em uma das inúmeras passagens brilhantes do livro, julia cameron diz que as experiências que os leitores acessam a partir das ferramentas e exercícios que ela propõe devem ser vividas, e não explicadas. e é isto.

o que eu vivi nunca será a mesmíssima coisa que outros leitores de "o caminho do artista". não dá pra dizer o que vai acontecer detalhadamente com cada um que embarcar nessa, mas podemos compartilhar nossos frutos (e nossas sementes) à fim de nos inspirarmos. afinal, esse não é um processo simples, de maneira alguma; então às vezes é bom relembrar daqueles que afirmaram que tudo vale à pena, e bem antes do final!

eu passei por muita coisa surreal durante esses três meses, que, mais que a vida acontecendo, eram oportunidades para as quais eu estava de mente e coração abertos e preparados para abraçar, graças à tudo que vinha aprendendo durante minha leitura.

sem contar que meus dias e noites passaram a ter muito mais graça!

e no meu caso, exercitar minha criatividade foi despertar uma coragem à muito tempo adormecida. foi perceber que nossa vida é, até que se prove o contrário, apenas essa. então, se não agora, quando?! é como julia cameron muito bem nos ensina: não é tarde demais, não somos pequenos nem falhos demais e podemos sim ser curados das feriadas que a sociedade, como um todo, nos infringe até que desistamos de todos os nossos sonhos, dos mais simples em diante.

e tudo isso não se aplica apenas às pessoas que gostariam de ser artistas profissionais, mas desistiram por medo. pelo contrário, esse livro tem o potencial de enriquecer a vida de qualquer ser humano que possa lê-lo, pq como espécie somos todos essencialmente criativos. e cultivar esse atributo em nossas vidas tem o poder de torná-las milhões de vezes mais plenas.

recomendo, portanto, essa leitura para TODOS, de verdade. essa experiência é um presente que se eu pudesse sairia distribuindo por aí na rua, para todas as pessoas possíveis! espero que você que leu até aqui um dia tenha lido ou possa ler "o caminho do artista"

Flavia Pinheiro 09/07/2022

Incrível
Foram um pouco mais de 12 semanas, passei por processos de aprendizagem e grandes ensinamentos de auto conhecimento durante cada semana e valeu muito a pena.

Adriele153 04/07/2022

A indicação do caminho para artistas em recuperação
Organizado em doze capítulos para serem lidos em doze semanas, o livro pode funcionar como uma espécie de manual ou bússola para artistas em recuperação.

Com exercícios práticos e praticáveis, o livro propõe uma autoavaliação sempre isenta de julgamento, um olhar para dentro e incentiva a todos os artistas em recuperação que a criatividade é movimento, é exercício.

Recomendo o livro para todos os escritores, pintores, fotógrafos ou para qualquer pessoa - artista ou não artista - que quer se conhecer melhor e exercitar a criatividade que pode estar adormecida.

Cami 03/07/2022

Perfeito
Até hoje os ensinamentos desse livros são usados. Na época tomei muitas decisões através das palavras de Júlia Cameron, e sigo em bons lugares até hoje. Vale muitooo a leitura.

debs.lendo. 21/06/2022

Despertar
Eu estava precisando resgatar toda a criatividade que eu sabia que vivia em mim.

Esse livro trabalha esse resgate gradativamente e cheio de espiritualidade.

São passos muito simples e tem muito mais a ver com vc do que com uma técnica milagrosa.

Indico pra artistas e tbm para quem não é.

Jess 20/06/2022

Necessário para artistas em recuperação
O livro é um verdadeiro manual para artistas em recuperação, ou seja, quem ainda está aprendendo a lidar com seu "eu-artista" e que vive estagnado por medo.

Tice 19/06/2022

O caminho do artista - Júlia Cameron
Ao ouvir o Podcast 'Para da nomes as coisas' com a Natália Souza, disponível no Spotfy, me chamou a atenção o momento no qual ela indicou esse livro fazendo referências curiosas acerca da abordagem. Não demorei muito, nem para comprar e nem para começar a ler e confesso que não houve arrependimento. Um conteúdo composto de incentivos, inspirações, descobertas e vontade de deixar viver o nível artístico que há dentro de cada um. A obra é composta de orientações técnicas construídas a partir das vivências da autora e também de exercícios práticos que dão vida ao processo de leitura. Vale muito a pena.

May 22/05/2022

Jornada transformadora
O livro é sensacional. Gastei um pouco mais do que 12 semanas, na verdade quase um ano todo. Mas, neste mês de maio, vou publicar dois poemas, um em um e-book e outro em uma antologia? estou feliz, estou renovada e disposta a ser instrumento de criação.
Leiam!

marinayukie 15/05/2022

Uma recuperação criativa!
Esse livro mudou minha vida. E o que ficou dele em mim, continuará mudando minha vida para sempre. Constantemente.

A autora propõe uma recuperação criativa de artistas (e de pessoas que não se reconhecem como um) de 12 semanas. Ao longo desses 3 meses mergulhamos em feridas profundas e aprendemos a como identificar, curar e abraça-las. Passamos por tarefas desafiadoras. Ela nos traz a sensação de ter uma amiga compreensiva, que nos ouve e nos entende.

A leitura é repleta de reflexões importantíssimas para viver como um artista ou um criativo.

Recomendo esse livro de olhos fechados.

Como eu disse, ele mudou minha vida.