O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

Barbara Hellen 18/04/2022

Resenha postada no @cactosliterarios
Sabe quando você lê um livro no momento certo e aquele livro acaba repercutindo nos seus próximos passos? Foi assim com “O caminho do artista”. Vi tanta gente indicando e resolvi ler. A arte me chamou. Porque esse livro, considerado a bíblia da criatividade, na verdade me ajudou a fazer o caminho de volta. Volta a criar. Voltar ao começo. Vejam, eu tenho um trabalho que é muito mais de gestão do que de criatividade – ainda que eu exerça sim algum tipo de criatividade no meu dia a dia, é pouca. Comecei a sentir falta de algo sem entender. E ai entendi! Me formei jornalista por amar me comunicar.. E a comunicação requer criatividade. Comunicar é criar.

Julia Cameron ensina esse caminho. Que é muito mais de enxergar a vida com um olhar menos pragmático e mais criativo. Testar coisas novas. Levar o seu eu criativo para um passeio, sair da rotina. É também escrever, limpar a mente do que é automático para que haja espaço para a mente caminhar. De volta ao começo!

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Iara Fernanda 06/04/2022

Uau
Esse livro é incrível demais ,nem parece que se passaram 3 meses desde a primeira semana.
Eu amei passar por esse processo de auto conhecimento,tive muitas mudanças significativas nesse período.
Vou levar para vida o que aprendi.
Recomendo demais a leitura .

Garbulio 01/04/2022

Me identifiquei.. pelo menos um pouco
Impossível não se identificar com as verdades expostas no livro... Lidar com o ego, com a expectativa das pessoas, dinheiro, falta de tempo e quantas outras pedras que vão soterrando a nossa criatividade!
Embora o livro tenha um propósito de exercícios semanais e algumas tarefas para escrever que acabei não fazendo, não nego que ainda assim consegui tirar proveito de muita coisa pra tentar resgatar minha criança artista (que todos temos em algum lugar dentro de nós)
Alice Nunes 02/04/2022minha estante
A minha está desaparecida kkkkk

kathrein.oliveira 23/03/2022

Quer ser mais criativo?
Um livro realmente sobre criatividade!

Se seu problema é "não sou criativo" ,
"não sei me divertir", "sinto falta de fazer alguma coisa diferente e nova", "não sou espontânea". Esse livro é pra você!

O mais incrível é que ele fala muito de Deus, do universo, da vida, de forma lúdica, mas muito muito real, e dá vários puxões de orelha sobre sermos adultos disfuncionais e em como construimos uma sociedade que assassina a criatividade.

O livro tem várias tarefas e exercícios, é o primeiro livro que eu leio, realmente sobre criatividade. Recomendo muito!

Bárbara Vitoriano 18/03/2022

O livro que me despertou para uma nova escrita.
Conheci "O Caminho do Artista" em um grupo de escritores e com a proposta de ajuda para lidar com bloqueios criativos.

Só que, ele pra mim, foi muito mais que isso. Através dos exercícios que tem como objetivo o despertar ou a reconexão com a criatividade, Julia Cameron na verdade nos apresenta uma forma diferente de enxergar e viver a vida, com mais leveza, mais simplicidade e principalmente muito mais arte, porque não, não é mesmo?

Foi lá que aprendi sobre as Páginas Matinais e os Encontros com o Artista, ambos os exercícios com certeza levarei para a vida!

O primeiro é sobre escrever em livre associação três páginas todos os dias. É surpreendente o que sai ali, ajuda demais a entendermos quem somos, o que queremos e , muitas vezes, o caminho também.

Já o Encontro com o Artista é um momento só seu para abastecer o emocional e o lado criativo. Tudo coisa simples: dar um passeio em um brechó, ouvir um disco diferente, ver um filme antigo, mas que faz uma diferença na rotina e no dia a dia.

E ele não é indicado apenas para quem quer escrever, pintar ou fazer algo do tipo, todo mundo deveria ter acesso a esse material e a esse tipo de exercício. Todos nós somos criativos e com muita frequência nos esquecemos. O caminho do artista vai te fazer lembrar disso!

site: http://euamolivros.com.br/livro-o-caminho-do-artista/

Campos 23/02/2022

Inspirador, mas arrastada
Uma leitura interessante, com vários momentos que são inspiradores, mas em alguns o texto se arrasta demais e se torna repetitivo

Barbstract 15/02/2022

Excelentes exercícios pra reflexão interna e crescimento
Paguei pela língua. O livro começa exaltando demais uma força superior e isso me incomodou bastante, mas depois que os exercícios das semanas começaram a coisa engrenou e eu recomendo demais a leitura (com esse filtro da ?força divina?).

Os exercícios me ajudaram e ainda ajudam muito, tô há 5 meses escrevendo as páginas matinais sem perder um dia e isso me ajuda muito a tirar toda a ansiedade que desperta comigo de manhã. Todos os pensamentos que acordam junto comigo ficam no papel e eu consigo liberar a mente. Os exercícios e questionamentos que o livro nos propõe são excelentes. Me ajudaram a perceber muitas coisas conectadas a minha vida e onde eu estou empacada hoje criativamente.

Recomendo muito, 10/10

LimaJr 14/02/2022

Recupere ou encontre a sua criatividade
O livro propõe um programa de 12 semanas, destinadas àqueles que desejam reencontrar ou descobrir a própria criatividade. Não é só para leitura, requer compromisso e atividades diárias, que progressivamente vão ajudar na recuperação do artista que há em cada um. Se houver compromisso e engajamento, creio que poderá trazer bons resultados, seja superando bloqueios ou ajudando a descobrir desejos e propósitos artísticos. É preciso estar aberto às propostas da autora.

Fernanda.Navarro 13/02/2022

Ótimo guia para desbloqueio criativo
Gostaria de ter folheado esse livro antes de iniciar a leitura, mas como comprei ebook, acabei não fazendo isso. As páginas matinais foram o principal motivo que me fizeram chegar a este livro. Porém, iniciei em uma época em que não pude fazer alguns exercícios como o encontro com o artista, por conta da pandemia e mais uma vez acabei me boicotando. Recentemente resolvi terminar a leitura pelo menos para entender a proposta do livro e poder retomar todas as tarefas e atividades que o livro propõe mais adiante. Se eu pudesse voltar atrás, teria comprado o livro físico para facilitar a utilização como um guia para desbloquear minha criatividade e redescobrir o que eu gosto. Ainda assim foi uma leitura muito válida porque trouxe de volta a minha vontade de escrever, mas desta vez sem medo do que as pessoas irão achar. Escrever pra mim, sem querer retorno financeiro ou reconhecimento. O Caminho do Artista será com certeza a primeira opção de releitura.

Jéssica Kist 01/02/2022

Tá mastigadinho pra ti, bb
Esse livro é pra você, ser humano de criatividade bloqueada, que pensa que nunca vai sair dessa bad vibes ??

Falando sério agora, achei o livro super didático mesmo, é literalmente um passo a passo pra quem quer explorar mais sua criatividade, com tarefas reais e até desafiadoras.
Creio que é uma leitura válida pra todo tipo de nicho, já que foi pra mim e eu faço crochê, atividade bem mais aleatória que desenhar ou compor, por exemplo.

Enfim, recomendo com 5 estrelinhas amarelas.

Miriã 19/01/2022

Conteúdo muito bom, mas extenso
Este livro tem um conteúdo realmente fascinante e muito animador para aqueles que de alguma forma se vêem como artistas. É um convite àqueles que se sentem bloqueados na criatividade e na sua arte.

Com muitos exemplos, conselhos, histórias, dicas e orientações, a autora incentiva e ensina sua técnica de rompimento dos bloqueios criativos por meio de atividades diárias e semanais descritas. Eu não usei este livro para estás atividades, mas sim como leitura corrida mesmo. Então, não posso dizer sobre eficácia ou prática desses exercícios recomendados no livro.

Mas para mim, apesar do ótimo conteúdo, foi uma leitura muito cansativa - uma pena. Várias vezes abandonei o livro porque não me via mais interessada no assunto abordado, ou porque senti que o assunto era repetitivo. Para mim pareceu um livro eterno que poderia ter sido muito melhor aproveitado se fosse mais curto em objetivo (novamente, digo isso para mim).

Recomendo e sempre recomendarei a leitura desse livro. Esperando, claro, que ele seja maravilhoso para tantas pessoas como eu queria que ele tivesse sido para mim.

Juliana.Leite 09/01/2022

Expandindo as ideias
No começo achei a leitura um pouquinho repetitiva, mas depois mergulhei com tudo no livro. Ele traz diversos exercícios que auxiliam a ampliar o lado criativo. Apesar de ser voltado para artistas, acredito que todas as profissões permitem um despertar criativo para que se otrne cada vez mais prazerosa.
Anotei muitas frases (muitas mesmo) e no livro a autora também inclui diversas frases que fazem sentido com o que está sendo falado.
Um livro que super recomendo, para todas as idades.
Para quem quer trabalhar com arte, para pais que não aceitam os filhos trabalhando na arte... o livro é fundamental!

Lulu 30/12/2021

Não veio aí
Não rolou pra mim. Vou esperar alguns anos para relê-lo. Tem algumas dicas legais até, mas não achei os tapas na cara que todo mundo diz que tem.

Camilinha 29/12/2021

ameeei!
Esse livro é maravilhoso e cheio de frases inspiradoras, tentei seguir direitinho os passos semanais alguns não consegui fazer mas durante todo o processo me senti mais motivada a continuar realizando minhas tarefas e acreditando que a criatividade é para todos, com certeza lerei novamente. Esse livro me ajudou manter o habito da escrita e consequentemente a escrever melhor e me expressar melhor também.

Marcinha 09/12/2021

Esse é um daqueles livros que nos deixa a vontade de gravar cada palavra lida. Claro que vamos recordar a essência.
O livro é resultado de 12 anos de prática como professora e 20 fazendo arte nas mais diversas formas.
É um processo de recuperação criativa através da escrita, que pode ser lido/estudado em doze semanas, já que os capítulos assim são designados: Semana 1, semana 2...semana 12. Cada semana um tema e exercícios relacionados.

O li de forma natural, me senti super motivada e abraçada a voltar escrever e etc.
Escrita é autoconhecimento, é tempo de conexão com Deus, o ato de escrever nos leva a ação, ao agir.
E por falar em conexão com Deus, amei a forma como a Júlia abordou o tema.