O Caminho do Artista

O Caminho do Artista Julia Cameron

Resenhas -

Ed Bortolotte 14/07/2023

Auto ajuda cansativa
Ok... Alguns exercícios para tentar lutar contra o bloqueio criativo ... Mas que livro chato e arrastado... Mas infelizmente tenho essa coisa de não abandonar livros ?

Guiga 08/07/2023

No início, eu achava impraticável escrever 3 páginas sobre os meus sentimentos.

Na verdade, eu estava bem cética com tudo o que estava lendo, mesmo concordando com algumas partes e gostando muito de outras.

Até que um dia, eu comecei um exercício do livro.
E depois outro, e depois outro.

No fim de tudo, levei SEIS meses para terminar, mas consegui e agora virou meu livro de cabeceira (até eu fazer todos os exercícios restantes kkkkkk)

Essa é o maior atributo do livro e a sua maior potência: a partir do momento em que me comprometi com os exercícios, ele me permitiu sair da inércia, aliou teoria e prática e me ajudou a acessar meu autoconhecimento de uma maneira mais leve.

Ideal para artistas (e pode ser de qualquer arte, desde aquilo que conhecemos como arte até as coisas simples do dia a dia) que se encontram estagnados e acham que não tem como sair desse bloqueio. Tem como sair sim. Não vai te tornar uma estrela extremamente conhecida no mundo, mas vai te conectar aquilo que você mais acredita profundamente

(A resenha foi meio motivacional, mas leiam, é bom mesmo!)

Bea 18/06/2023

Inspiração
Um livro inspirador para quem quer mergulhar no mundo da arte.
Ser artista é possível sim!
Todos nós podemos ser, basta querermos.
"A arte é um ato da alma!"
A do rei!!!!

Ana Paula 18/06/2023

Os primeiros capítulos tiveram um certo impacto, mas depois ficou muito repetitivo. Julia Cameron explora conceitos inspirados em Jung, como a criança interior, sincronicidade e espiritualidade. E embora a autora diga que podemos ignorar as referências religiosas, ela é bastante insistente nesse assunto, o que me incomodou. Ela também se inspirou nos 12 passos do AA, o que faz com que o livro se pareça um pouco com um programa de reabilitação.

As atividades propostas que mais gostei:
- Páginas Matinais, escrever em um diário tudo o que vier à mente, sem filtro, como um despejo mental. O objetivo é remover distrações, perceber o que realmente importa e conseguir mais clareza para planejar o dia.
- Encontro Com O Artista, reservar um momento semanal só para você, e se dedicar sozinho a uma atividade prazerosa que desperte a criatividade. Desde uma ida rápida a um sebo, uma caminhada na praia ou fazer um curso. O tempo para isso depende do que se tem disponível, pode ser de 15 minutos a algumas horas, um dia, um fim de semana ou até as férias.

Nunih 14/06/2023

Acho que esse é um livro que precisa ser lido com a calma que ele exige, semana por semana, se propondo a fazer os exercícios e comigo, chegou uma hora que não consegui mais. E não pq o livro é ruim, pq ele é bom, tem muitos ensinamentos, mas exige uma disciplina que eu não tenho, então uma hora eu só parei de fazer as páginas matinais, esquecia de fazer os encontros com o artista e fui fazendo os exercícios que conseguia, é preciso persistência, talvez seja mais fácil se for feito em grupo, como aulas, onde um cobra do outro, trocam ideias, debatem sobre os temas.

Repito, o livro tem ensinamentos absurdos de bom, vai te fazer pensar muito, em muitos pontos. Várias coisas que li no livro já tinha visto na terapia e outras eu levava pra minha psicóloga pq eram pontos bons.

Se fosse criticar é apenas a parte em que ela coloca a criatividade como um bem divino, não consegui tankar. Mesmo ela dizendo pra tentar abrir a cabeça e tal, eu tentei, mas poxa, meu ceticismo não me permite ficar acreditando que as coisas simplesmente caem do céu.

Rangel88 14/06/2023

Um guia inspirador para desbloquear a criatividade
"O Caminho do Artista", escrito por Julia Cameron, é um livro inspirador e prático que se tornou um guia essencial para todos os tipos de artistas em busca de uma vida criativa mais plena. Cameron, uma artista consagrada e professora de renome, compartilha sua experiência pessoal e oferece valiosas ferramentas para ajudar os leitores a superar bloqueios criativos e a descobrir sua voz artística única.

Através de exercícios simples, porém profundos, Cameron incentiva os leitores a enfrentarem seus medos e a cultivarem uma prática artística regular. Ela aborda temas como a importância de estabelecer um ritual criativo, a necessidade de autocompaixão e a importância de manter uma conexão espiritual com a arte. O livro também explora questões como a autocrítica, a comparação com os outros e a superação da procrastinação.

Com uma abordagem compassiva e encorajadora, "O Caminho do Artista" não apenas oferece conselhos práticos, mas também ajuda os leitores a reconhecerem e valorizarem sua própria criatividade. O livro é um convite para abraçar a jornada artística como um processo transformador, independentemente do nível de habilidade ou do campo criativo em que se atua.

Se você está em busca de inspiração, motivação e orientação para liberar seu potencial criativo, "O Caminho do Artista" é uma leitura indispensável. Julia Cameron oferece uma perspectiva sábia e compassiva sobre a vida artística, encorajando os leitores a se aventurarem, explorarem e viverem uma vida mais autêntica através da expressão criativa.

LeonardoGS89 09/06/2023

?O Caminho do Artista? de Júlia Cameron?
É uma obra que se destaca como um guia inspirador e transformador para explorar a criatividade. Ao longo do livro, Cameron oferece uma abordagem prática e espiritual para ajudar os leitores a desbloquear seu potencial artístico.
Um dos pontos fortes do livro é a variedade de exercícios e práticas sugeridas pela autora, desde a escrita matinal (que foi que mais gostei e faço) até as caminhadas criativas, cada atividade tem o objetivo de estimular a imaginação e superar bloqueios criativos, essas práticas são acompanhadas por reflexões profundas, que levam os leitores a explorar suas crenças limitantes e a descobrir novas perspectivas.
No entanto, algumas críticas podem ser apontadas ao livro, certas ideias são repetitivas ao longo da obra, o que pode diminuir o impacto das mensagens.
Apesar dos pesares, a obra continua a ser uma leitura valiosa, a autora traz uma combinação única de orientação prática, sabedoria espiritual e exemplos pessoais, que podem inspirar e motivar os leitores a abraçarem sua criatividade e a superarem os obstáculos que surgem no processo.
Além disso, a abordagem espiritual de Cameron adiciona uma dimensão única à jornada artística. Ela enfatiza a importância de uma conexão mais profunda com o mundo ao nosso redor e com nossa própria espiritualidade, essa perspectiva pode trazer uma sensação de propósito e significado à sua expressão criativa.

Beca 06/06/2023

De acordo com a própria autora, são necessários 3 meses para concluir esse plano de desbloqueio. Eu poderia usar qualquer frase de efeito do livro pra tentar influenciar que mais pessoas leiam, mas não. Esse livro não é pra todo mundo, principalmente gente chata e sabotadora.

babisenberg 02/05/2023

Gostei...
... mas precisaria de mais tempo hábil pra colocar tudo em prática. As paginas matinais funcionaram por um tempo, mas depois travei. As menções a deus e espiritualidade me cansaram um pouco apesar da autora pedir pra relevar wsse fato, mas confesso que tb não consegui. É um bom livro, com muitas boas idéias e citações, mas talvez eu pessoalmente preciso lê-lo mais vezes pra conseguir extrair tudo que ele nos coloca.
Nunih 10/06/2023minha estante
Nossa sim! Senti tudo isso tbm. Travei nas páginas matinais, não consegui tankar a parte de Deus, achei muito exagerada, mas por outro lado, tem muita citação e ensinamentos bons. Só, como vc disse, talvez eu precise ler mais vezes tbm

Jéssica 04/04/2023

Inspirador
O livro ?O Caminho do Artista? de Julia Cameron, traz um programa de recuperação para artistas bloqueados (como ela mesma cita no livro) de 12 semanas, onde ela traz conceitos mas muita prática.

A autora transformou seu curso que ministra a mais de 25 anos no formato de livro para que outras pessoas pudessem ter acesso a esse conhecimento e destravarem o artista interior que vive em cada um de nós. Aliás, esse artista é uma criança que adora brincar, explorar o mundo. E essa é a analogia que eu mais me apeguei durante o livro, visto que no decorrer da nossa jornada temos medo, e esse medo assusta e paralisa a nossa criança.

No livro, ela traz diversas tarefas a serem realizadas, as duas tarefas principais são as páginas matinais e o encontro com o artista. Estas devem ser realizadas continuamente a fim de descarregar pensamentos e também levar sua criança para brincar de forma frequente.

Esse livro foi um grande dividir de águas para mim, pois me ajudou a desbloquear áreas além da arte e criatividade e me ajudou a lidar com a minha ansiedade.

Recomendo muito a leitura. Para artistas e ?pessoas que acham que não são artistas?.

Vivi Sousa 28/03/2023

Era esse livro que eu estava precisando ler!
Essencial não só para artistas bloqueados, mas também para quem ainda não se descobriu como artista.

Já é o meu livro favorito, recomendo muito!!

Thaís Brito 10/03/2023

Vale a pena explorar
Dou a dica que recebi da pessoa que me indicou: não descarte esse livro por causa das várias menções a Deus e à espiritualidade. É nesse parte que as pessoas podem se assustar e não levar muito a sério ou confundir com autoajuda. Eu teria torcido o nariz se não tivesse recebido essa dica. Mas é um livro que traz muita reflexão boa para quem pensa em fazer arte e ainda tem resistência a essa ideia.

Você também não precisa ler pensando que ele só serve para quem vai se propor a fazer todos os exercícios sugeridos. Eu li por curiosidade e, depois de terminar, comecei a escolher alguns para fazer. Os que fazem sentido para mim. E são exercícios que têm bastante potencial para nos fazer pensar e agir sobre o medo de se expor, de se expressar para o público, de não conseguir, de errar. É um livro que instiga a perguntar de onde vieram tantas amarras na nossa nossa visão e na nossa vontade de exercer a criatividade.

Gostei principalmente das ideias que ela propõe sobre as Páginas Matinais e o Encontro com o Artista. O primeiro é o exercício de escrever três páginas por dia deixando o pensamento fluir, sem se preocupar com a qualidade ou a beleza do que está sendo escrito, apenas para colocar pra fora. É terapêutico e muito interessante! E o segundo pede para que você reserve um tempo com você mesmo pelo menos uma vez por semana: um date com você. Um cinema, uma exposição, uma caminhada, uma praia... Resistindo à tentação de chamar alguém, é o seu momento de pensar sozinho e buscar inspiração.

Por fim, são valiosas também as dicas sobre as amizades que nutrem ou barram a sua criatividade, pedindo para que prestemos atenção às pessoas que estimulam os nossos sonhos e às pessoas que, talvez por bloqueios pessoais, criticam demasiadamente ou enumeram sempre os empecilhos para as nossas empreitadas criativas.
Carol 25/04/2023minha estante
Excelente resenha, me motivou a continuar não gostei exatamente por causa das várias menções a Deus e à espiritualidade ??

Ramon.Quetelle 17/02/2024minha estante
A resenha que eu esperava ler da amiga que adorei ver aqui!!!!

@Marverosa 10/03/2023

Mudou minha vida
Esse livro foi um marco: me assumi como escritora e artista.
Recomendo para todos os poetas e artistas ?bloqueados? como passo inicial na jornada

Caio287 01/03/2023

Muito Bom!
Como artista, eu achei sensacional a leitura desse livro, conversa com a forma que eu vejo o mundo, a criatividade, e ao mesmo tempo me desafia a ir mais profundo.
Nem tudo é perfeito no livro, mas com certeza a experiência de ler foi.