O Inimigo de Deus

O Inimigo de Deus Bernard Cornwell...

Resenhas - O Inimigo de Deus

Maria290 09/09/2023

"Well, I didn't vote for you..."
Mais um volume primoroso de Bernard Cornwell, não dá, esse cara é um gênio da ficção histórica!
Assim como o primeiro volume da série, esse também me deixou muito ansiosa com o desfecho e amei de paixão!!! Gostei de ver um pouco da vida cotidiana do Derfel ?? ansiosa pra ler Excalibur!!
Morgs 10/09/2023minha estante
Essa trilogia é incrível, não vou dar spoilers, mas Excalibur é o meu favorito dos 3 ??

Maria290 11/09/2023minha estante
AAAAA eu tô ansiosa demais pra ler!!!! Amei demais os dois primeiros ??

Thali 23/08/2023

Estou adorando a história. Achei esse livro um pouco lento do meio para o final. Acho que tudo aconteceu muito rápido no começo e depois a história ficou arrastada. Mas no fim animou de novo!

Leonardo 22/08/2023

"É como as estações. A guerra vem e vai."
Neste segundo volume de "As crônicas de Artur", a história prossegue apontando os holofotes narrativos para o amor de Derfel por Ceinwyn, a busca pelo Caldeirão conduzida por Merlin, a famosa formação da Távola redonda, o episódio de Tristan e Isolda, o avanço do cristianismo radical e diversos outros episódios da Britânia arturiana.
Assim como no primeiro livro, Cornwell conseguiu roubar não só a minha atenção, mas também o meu coração inteiro. Me emocionei e fiquei sem fôlego em diversos momentos da leitura.

Ler essa trilogia está sendo uma experiência transformadora para mim como leitor! Ansioso para o último livro!

"Se um homem não pode ler as as marés da história, ele só pode culpar a si mesmo."

Amanda 28/07/2023

Eu tinha gostado do primeiro volume, apesar de ter achado ele um pouco lento e difícil de engatar, mas nesse aqui não senti nada disso. O livro é muito bem escrito, adoro o desenvolvimento dos personagens, os relacionamentos entre eles e a imagem de uma cultura completamente diferente do que estamos habituados. Derfel continua sendo meu personagem masculino favorito e aqui ele abriu uma vantagem enorme pq o Artur faz umas coisas que só por Deus, difícil defender. Preciso deixar registrado o quanto amei o desenvolvimento da Ceinwyn, foi inesperado e completamente encantador - que mulher S2. Tiveram vários momentos no livro que tive mini surtos e fiquei completamente envolvida na leitura, recomendo muito essa série e estou ansiosa pra ler o último livro
#MLI2023

Ari 12/07/2023

Esplêndido
Simplesmente perfeito, a narrativa é envolvente do início ao fim, é como se vivêssemos na guerra, de tão rico de detalhes que é, mas não se torna massante, pelo contrário, é impossível parar de ler.

Mariana113 09/07/2023

Ótima Continuação
Não é apenas um ótimo livro, mas uma boa sequência para a série. Como normalmente acontece nos segundos livros de séries, achei um pouco lento em algumas partes, mas não consegui largar depois dos 70% e adorei o final.

Jojoba 27/06/2023

O inimigo de Deus
Estou completamente absorvido por esse universo fantástico. Todas as traições, mitologias, lendas, batalhas são muito bem construídas. Os personagens e as suas motivações são bem convincentes e te cativam a querer saber mais. Vou em busca da terceira parte para ontem, quero muito saber o desfecho desse épico.

Mari 27/06/2023

"Era o que sempre havíamos esperado, porque agora, em todos os sentidos, menos no nome, Artur era rei."
Artur consegue a façanha de unir a Britânia (no fiasco constrangedor o qual foi a távola redonda), mesmo que seja somente politicamente, contra os saxões. Porém, as intrigas religiosas persistem, dividindo o povo britânico entre pagãos e cristãos. Percebendo o enorme crescimento do cristianismo, Merlin dá continuidade às suas buscas pelos tesouros da Britânia que prometem trazer os deuses antigos de volta e ainda por cima aniquilar tanto saxões como os cristãos. Derfel o acompanha na busca do mais poderoso desses artefatos, conseguindo assim mais prestígio depois do sucesso da missão e recebendo o título de guerreiro do caldeirão.
Derfel descreve as batalhas, conflitos religiosos, tramoias, magias e como Arthur ganhou a alcunha de “o inimigo de Deus”, e dos deuses também vale ressaltar.
Resenha pequena, pois não consigo colocar em palavras o quão incrível foi essa experiencia. Esse é um livro que envolve da primeira página até a última, causando diversos tipos de emoções diferentes. Com uma leitura fácil e prazerosa é difícil parar de ler após começar, eu simplesmente devorei esse livro, li as 518 páginas em 9 dias!

Carol Grayshadow 26/06/2023

Magistral
O Inimigo de Deus
Volume 2 de As Crônicas de Artur.

... "Começaram a chamar Artur de Inimigo de Deus. Esse título raivoso ficou ligado a ele até o fim de seus dias."

Uma história com uma escrita surpreendente e criativa que nos transporta para uma época de guerras e magia.
Nesse segundo volume continuamos a acompanhar Artur e seus companheiros na luta em manter a ordem e os invasores bem longe de suas terras.
Derfel narra toda essa história e sente como se estivesse retornando a um tempo há muito distante e nos mostra como as guerras sempre nascem, às vezes, por puro tédio de alguém em relação a paz.
Traições e muitas perdas até o final desse livro nos mantém presos e apreensivos até o último suspiro e virar de página.
Artur agora vai comandar com mãos de aço e espero ver muito mais no próximo livro Excalibur.
Clayton Lucena 27/06/2023minha estante
Jaja vou reler!

Carol Grayshadow 27/06/2023minha estante
Quero terminar essa trilogia para ir para as Saxônicas

Clayton Lucena 28/06/2023minha estante
Terminei as Saxonicas e entrei em ressaca!

Alan.Felipe 22/06/2023

O Inimigo de Deus
Diferentemente do primeiro livro da trilogia, esse aqui tem um melhor desenvolvimento, tanto da história, quanto dos personagens. A trama está mais robusta, com um foco principalmente no fanatismo religioso e nas políticas.

Gostei muito de como as partes de 'magias' são abordadas e das várias reviravoltas que ocorrem.

Por ter um melhor desenvolvimento, achei a escrita mais fluida e boa parte da história é de tirar o fôlego (principalmente as partes finais).

Já tô ansioso para o próximo!

Léia Viana 21/06/2023

#12livros para 2023 - Livro de Maio.
"O destino é inexorável."

Que livro incrível!

Um dos elementos que fica bem nítido nesse segundo livro da trilogia, é o conflito. Como Merlin menciona ao longo da história, os deuses antigos não gostam de ordem; eles anseiam pelo caos porque é no caos que eles reinam. Tudo isso porque a paz finalmente reina entre Artur e seus companheiros. Entretanto, fica muito claro para o leitor que a paz, ao menos para aquele povo, era de fato entediante; e isso fica implícito na maneira que Cornwell descreve essa passagem no livro.

Além de abordar e aprofundar a história de três religiões: o paganismo (Britânia, que era centralizado nos deuses), o cristianismo (que surgiu com a chegada dos romanos e que estava se alastrando pela Britânia), e, a última, a egípcia, melhor, a mitologia egípcia e que tem todo um peso para o destino das personagens nesse segundo livro, por conta das tramas e as armadilhas, Cornwell vai ainda mais além na luta de Artur em expulsar os saxões e os cristãos.

Aqui, cabe um parênteses: fica muito claro neste livro que todo o radicalismo e excessos em nome da religião, independente de qual seja, é destruidor.

"O Inimigo de Deus" é cheio de reviravoltas que deixam o leitor tenso e ansioso para descobrir logo o que acontecerá. Até os momentos de pura calmaria marcam a narrativa, porque ficamos na expectativa que ela pode ser ilusória.

Merlin, que no primeiro livro, aos meus olhos, era mais mistério e o conheci pouco na história, mas o suficiente para ser marcante; neste segundo livro fica claro o quão debochado, sábio, diabólico ele é, mas aqui sua magia vem mais de truques e crenças do que magia. Mesmo assim, é um dos melhores personagens do livro e sua presença na história é sensacional.

Na realidade, todos os personagens são muito bem construídos e inesquecíveis! O que senti lendo nesses dois livros da trilogia foi o mesmo que senti quando li "Os Miseráveis", de Víctor Hugo, uma ansiedade imensa para ler tudo e uma vontade que não acabasse nunca.

A irmandade da Britânia criada por Artur, a tão famosa Távola Redonda e todo o mistério que a cerca é muito bem explicada, assim como o título nesse segundo livro que é perfeito. Aliás, tudo é muito bem entrelaçado e construído aqui. A história de Tristão e Isolda é de partir o coração.

Para variar, já estou na metade do terceiro e último livro da trilogia, "Excalibur" e não queria que acabasse de tão bom que é.

Leitura recomendada!

Lucas Salsicha 06/06/2023

Filhodaputality
É uma traição atrás da outra
Derfel, grande guerreiro e amigo de Arthur, se vê refazendo os passos de seu amado líder. Assim como Arthur, ele escapa de um casamento arranjado e se envolve com quem ama. Mas isso pode significar muito sangue e lascas de escudos.
Com Mordred finalmente chegando ao trono, espera-se que o jovem neto do falecido Uther crie responsabilidade, mas não é isso que acontece. A paz criada por Arthur é abalada. Os tesouros reunidos por Merlin são roubados em um incêndio, e uma maquinação contra Arthur, que passará a ser chamado de O Inimigo de Deus, e Derfel, revelará grandes intrigas e reviravoltas inesperadas. Juramentos serão feitos e quebrados como galhos secos ao fim do verão, e a honra de grandes guerreiros será colocada de lado.

Bernard Cornwell surpreende, como sempre, com seu estilo único de narração. Testemunhamos a evolução e a degradação dos personagens, e, muitas vezes, assim como eles, desejamos ver cabeças rolando.
Simplesmente incrível.

K.P.G 01/06/2023

Livro dois das Crônicas de Artur
O que falar sobre esse livro?? Simplesmente incrível do início ao fim. Cheio de traição, guerra, morte, política, muita crueldade e, assim como o primeiro, muito bem escrito. Vai ser muito difícil algum livro tirar esse do meu top 1 nesse ano

Dani 24/05/2023

Surpreendente
Este segundo livro foi uma grata surpresa pra mim. Foi bem mais gostoso de ler do que o primeiro livro, acredito que por já estar mais ambientada (no primeiro eu me senti um tanto perdida com tantos nomes e lugares difíceis de decorar).
Cada página era uma surpresa, todas as reviravoltas de cair o queixo deixaram aquela ansiedade para ler o próximo e saber o desfecho dessa história.

Aline 08/05/2023

Demorei pra ler este
O livro é bom, e segue a narrativa começado no primeiro volume. Neste acontece tanta coisa! Anciosa para o terceiro volume