A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Bia Ribeiro 09/01/2022

Instigante
O livro começa de uma forma muito instigante, com uma proposta diferente e personagens palpáveis. Porém ao longo do livro a história vai se perdendo no thriller psicológico em que vemos os personagens se torturando mental e fisicamente e o final foi pouco satisfatório. O papel do mentor também se perde ao longo da narrativa servindo apenas como um motivo para unir personagens que antes não teria motivos para estarem juntos. Mas a primeira metade é muito interessante e vale manter a leitura. Um pequeno porém: a tradução é bem fraca, vários erros que comprometem o entendimento da história em alguns pontos e faltou uma tradução dos trechos em outros idiomas.

Yasmin1136 15/05/2023

Espetacular
Que livro maravilhoso. Posso dizer com clareza agora que ele é tudo isso e muito mais do que dizem.

A escrita é surpreente, com um enredo envolvente e personagens únicos, enigmáticos e com um toque de narcisismo.

Dificilmente encontrarei um livro que supere este. Com certeza é a minha leitura de 2023.

Essa autora tomou o lugar da Anne Rice e é atualmente minha autora favorita. Ansiosa para ler O Pitassilgo que também é dela.

ladecadanse 19/01/2022minha estante
É isto.

Vihtoriabooks 09/05/2022minha estante
Pera o charles e a camilla?? Eu jurava que ela terminava com o richard

Hannah70 29/05/2023

A história secreta?
Uma das minhas melhores leituras. É incrível como a Donna conseguiu me envolve a cada página, cada palavra e a cada referência. E incrívelmente belo a estrutura da escrita, A história secreta a um esplendor a ser lido.

Stee Bruno 12/06/2023

Eu amei e recomendo fortemente que leiam esse livro
Fazia muito tempo que eu não lia um livro que me envolvesse desde o começo com tamanho interesse igual esse.
A história não demora para se desenrolar, na realidade nos primeiros 10% você já está completamente dentro da trama e do mundo. Desde o começo tá ali o curso que a história vai seguir e você fica completamente entretido tentando descobrir como. Não tem aquela enrolação inicial te introduzido ao contexto, a história vai acontecendo e você vai se adaptando.
A escrita também foi sensacional me prendeu de um jeito que não queria largar o livro, mesmo estando várias vezes falando sobre assuntos ou temas e as vezes até usando palavras que eu não conhecia, me deixava com vontade de conhecer.
Ela faz você querer estar ai, coloca eles como um sonho, e você quer fazer parte tanto quanto o personagem principal.
Quero deixar essa resenha para todos então não vou comentar sobre os desenrolares finais da história. Mas acredito que tudo foi feito do melhor jeito possível e me agrada muito o jeito que tudo foi.

Luiza Oliveira 21/06/2023

Genialidade imensurável
A partir da leitura desse livro, arrisco dizer que donna tartt tem um dos cérebros mais brilhantes que existe e já existiu na terra. muitas das referências citadas, seja em poesia, livros ou peças, possuem relação com o contexto da história, e, suponho, que sejam um reflexo da autoanálise dos personagens acerca do contexto em que se encontram. a abordagem da narrativa foi algo que me impressionou bastante, visto que, em um thriller, o normal é que o acontecimento principal aconteça perto do final do livro, mas logo no início ela já revela o acontecimento principal, e somente depois diz o porquê e os impactos daquilo. essa inversão narrativa foi super inteligente e eu adorei experienciar essa forma diferente de escrita. além de tudo, tartt conseguiu muito bem criar o cenário em que a história se desenrola e fazer com que pela leitura o leitor possa entender profundamente a mente dos personagens, suas emoções, e como seus sentimentos refletem a visão que possuem do mundo exterior.

Julinye 30/08/2023

A história secreta
Um livro muito bom, alcançou as minhas expectativas, e passa uma vibe de "dark academy".
Tem uma escrita muito boa, apesar de eu ter demorado um pouco mais do meu normal de leitura não posso deixar de elogiar a escrita da Donna Tartt.
É uma escrita densa e um tanto arrastada, e é um livro que possuí muitos detalhes.
Mas sem dúvida nenhuma foi uma das melhores construções de personagens que já li.
Por isso que as coisas demoram pra se desenrolar.
Ao mesmo tempo que você pode amar os personagens também vai conseguir odiá-los (e pensar que eles não seriam capazes de fazer coisas que na verdade fizerem...)
Indico muito esse livro, não é uma história "descontraída" para se ler MUITO rápido, é um universo mais profundo para se infiltrar, o qual devemos ir com calma.
Leiam, principalmente se gostam de coisas com o asthetic de "dark academy" :)

agapetae 16/07/2023

Eis a questão: escrever é como tecer mil mundos. Os pontos são como caminhos, e as falas, a mão do escritor conduzindo cada próprio universo ao encontro em um choque brutal... A História Secreta, quando inicia sua própria versão, mais aparenta enunciar ao leitor a realidade inexplicável contida entre as páginas. Que viver é, sobretudo, derramar-se no chão, de joelhos, arranhado e doído, sangrando e miserável.

Larissa 05/07/2022

Título da resenha...
Entendo porque é um ícone dark academia, mas não gostei do final. Sairia no soco com todos os personagens facilmente.?

jade:) 22/08/2023

Donna Tartt é genial
Terminei de ler esse livro há certa de um mês e, desde então, questionei-me: O que dizer sobre A História Secreta?
Esse livro mudou a minha organização biológica, afetou meu metabolismo, minha respiração, minha alimentação? Não costumo seguir muitas influências do tiktok, mas vi um vídeo sobre o personagem Richard Papen (protagonista e narrador do livro), falando sobre a melancolia e a solidão do personagem. Logo depois, decidi ler a sinopse do livro, apaixonei-me desde o primórdio, identifiquei-me e, subitamente, decidi começar a ler. Uma das melhores decisões da minha vida e, com certeza, a melhor companhia que minha cabeceira teve durante algumas semanas.
Não são todos que conseguem entender a verdadeira essência da obra sem se perder nas ilusões de Richard Papen, mas vamos lá?
A História Secreta foi romantizada do início ao fim, tanto pelo narrador, quanto pela maioria do público que a obra alcançou e alcança. Às vezes, até eu me surpreendo romantizando os personagens, me pego pensando ?Se o Henry estivesse aqui, ele saberia responder isso?, percebi, com o tempo, que sou incapaz de não guardar um certo carinho desse pessoal.
É muito além de um assassinato em um grupo de amigos, o livro é abominante, inesquecível, cerebral, insuperável. Recomendo à todos.

Ludmilanog 12/01/2023

?Trata-se de um conceito bem grego, e muito profundo. Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios. E o que poderia ser mais aterrorizante e belo, para mentes como a dos gregos e a nossa, do que a perda total do controle? Soltar as amarras do ser por um instante, estraçalhar a estrutura de nossos egos mortais??

jana! 04/09/2023

Maravilhoso
Demorei muito tempo para terminar esse livro mas isso não significa que seja um livro ruim.
A história secreta é um livro para apreciar, sentir as palavras escritas no papel e não um livro para ler rápido sem dar muita atenção, o livro tem uma história envolvente que te prende e os personagens são muito interessantes e profundos.
Mesmo com tantas páginas sinto que preciso de mais umas 500 para me sentir em paz com a história e sei que não vou esquecer desse livro tão fácil.

Ana Claudia Domingues 11/10/2023

O que chamamos de belo provoca arrepios.
A história secreta traz uma história não tão secreta assim. Já no início nos deparamos com o assassinado e quem são seus assassinos então, qual a história secreta aqui?
Alguns dizem que o secreto está nos motivos que levaram o grupo a assassinar Bunny, mas, ao meu ver, o secreto é toda a história dos caras, mesmo antes do assassinato.

Richard, um pobre da Califórnia consegue entrar na faculdade em Vermont. Lá ele se depara com um grupo suuuuper esquisito de pessoas elegantes, ricas e misteriosas, descobre que são estudantes de grego e por ter estudado grego em um período da sua vida, decide tentar (e consegue!) entrar para as aulas de grego também.
Pronto. Daí pra frente é só loucura.

Essa é uma história narrada em primeira pessoa pela voz de Richard e é uma história tão bem escrita que, por vezes, me senti parte do grupo e, num efeito manada, seguindo cada passo que eles davam (assim como o pobre Richard).
É um livro sobre pessoas, sobre seus interesses falarem mais altos do que de outros, sobre a ideação de uma vida perfeita com pessoas perfeitas e, também, uma comprovação de que o perfeito não existe e que o belo, de fato, provoca arrepios.
Richard nos conta com muitos detalhes sobre as decisões que levam nossa vida ladeira a baixo, mesmo que, por hora, pareça ser a decisão correta.
Todos temos um lado ruim e, nem sempre, a culpa e o remorso são o bastante para superá-los. No fim do dia, todos nós temos nossas próprias histórias secretas.

Esse livro merecia uma resenha melhor, mas as ideias estão absolutamente confusas na minha cabeça. Acho que nem tão cedo conseguirei superar o que rolou aqui para, enfim, poder escrever algo que faça jus a essa obra.

Não foi, em absoluto, uma leitura fácil, e não é todo mundo que conseguirá ir até o final.
Fabio 14/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Ana!
Parabéns!???

Ana Claudia Domingues 20/10/2023minha estante
Muito obrigada, Fabio. Ficou bem distante do que gostaria de dizer, mas me senti incapaz de colocar minhas ideias para fora da minha cabeça, rsrs.