A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

iris 27/01/2022

?Beleza é o terror. O que chamamos de belo nos faz tremer.?
Apesar de ?A história secreta? ter sido uma experiência literária muito boa, me decepcionou um pouco. Eu gosto da forma como a história se desenvolve de uma forma lenta e gradativa, porém acho que esse ritmo em alguns pontos foi um pouco exagerado, deixando a história muito maçante. A construção dos personagens é muito bem feita, a ambientação é excelente e muito sensitiva, transparecendo na escrita toda a tensão e melancolia da história. Mas acho que o livro peca um pouco na hora de trazer os elementos clássicos gregos, limitando isso apenas a referências literárias e falas dos personagens na língua, eu esperava que o livro iria detalhar mais os rituais de Dionísio e achei que teria um pouquinho mais de depravação moral, essa ausência me decepcionou um pouco. Ainda assim, ?A história secreta? é um bom livro, traz uma trama bastante imersiva e em alguns momentos chega a ser bem complexa. O conjunto da obra é bem legal, o final é muito bom e na minha opinião chega a ser um final feliz.

joao 20/03/2023

Um Clássico Moderno
A primeira edição de História Secreta foi publicada em setembro de 1992 e desde então quase 30 anos se passaram, eu poderia dizer que quase tudo que poderia ser dito em relação à obra já o foi e dificilmente estaria mentindo.

A História Secreta é em sua essência, um clássico moderno que redefiniu gêneros e influenciou grandemente seus leitores. Seria desonesto de minha parte não mencionar a relação do livro com a estética "Dark Academia", embora em contrapartida ao estilo, a obra sirva como crítica para a Educação Elitista e o Hedonismo (retomaremos este ponto em breve).

A todo modo, a obra é excepcional, sua escrita flui de uma maneira favorável, embora lenta e regrada; estabelecendo um ritmo de progressão temporal na história. Certos elementos da narrativa recordam o leitor de renomadas obras clássicas, como O Apanhador no Campo de Centeio e Crime e Castigo, embora, em sua maior parte, a autora produza algo inédito.

O Protagonista, Richard me lembra bastante do Holden de Apanhador no Campo de Centeio, ambos personagens que estão buscando seu lugar em um mundo ameaçador e alienante. Através do grupo de amigos que Richard conhece ele vê uma realidade que nunca teve, dinheiro, status, beleza, com isso, ele faz de tudo para ingressar naquele meio. Entretanto, as aparências enganam e a verdade tende a ser chocante.

O estilo de vida hedonista descrito por Donna Tartt aqui, é visto como um ideal, embora, este ideal tenha suas consequências na vida das pessoas e esta é a grande crítica do livro.

Este livro foi emprestado à mim pelo meu grande amor, e a ela recomendo com todas as minhas forças. É um livro belíssimo.
(Nota: 4.5/5 ou 9.5/10, o ritmo da História por vezes se torna monótono, alguém sonolento como eu pode facilmente dormir três horas diretas).
Maria1691 20/03/2023minha estante
Excelente, meu amor! Lerei em breve, com certeza.?

Mariana 20/10/2022

Impecável
Esse livro mexeu demais comigo, nem sei se consigo organizar todos os pensamentos porque acabei a leitura não tem nem 5 minutos.
As críticas feitas pela autora ao elitismo e a superficialidade são primorosamente entregues. O narrador em primeira pessoa é tão parcial e não confiável que eu sinto que li uma história que foi, em realidade, totalmente diferente, mas isso ficará eternamente na indagação do leitor.
Os personagens são pessoas curiosas, construídas com motivações e ambições obscuras e isso pode se dar tanto pelo desinteresse do narrador em aprofundar sua amizade para além dos níveis da idealização do grupo (apesar de ele dizer e declarar o oposto, fica claro que no fundo ele não os conhecia de fato, nem eles o conheciam), ou porque a existência através da eterna busca pela estética perfeita acabou os tornando superficiais, tão rasos quanto seu mentor.
Esse livro merece análises acadêmicas, eu queria poder escrever uma tese sobre ele, poderia me afogar nos paralelos entre a juventude moderna desesperançada e afogada em drogas e os antigos se esbaldando em rituais místicos em busca de propósito divino e como ambos se encontram caoticamente nessa obra e o resultado não poderia ser menos que desastroso.
Apenas leiam.

laurawa 24/10/2022

amo que o livro começa com um dark academia todo bonitinho e depois vira um caos, vc não sabe se ama ou odeia os personagens, é surto atrás de surto até a última página.
um dos livros mais cativantes que já li, a escrita é impecável, fascinante. recomendo muito!

Blue.Vargas 03/04/2023

Finding friends with the same mental disorder as you is priceless ?
francis eu vou te proteger do mundo

Beatriz 07/02/2022

Fazer as pessoas serem elas mesmas até um nível insuportável
Certos livros têm uma capacidade de te levar em uma jornada em que você não sabe muito bem o que vai acontecer, acha que vai ser meio sem rumo, mas acaba aproveitando cada minuto. Pra mim, esse livro foi um deles.

Extremamente estimulado pelos personagens (amo livros assim), as cenas focam menos especificamente nos fatos, mas sim em como cada um reage, como cada um vai mudando ao longo da história. Certo acontecimento no meio do livro me fez pensar que o enredo ficaria chato dalí pra frente, mas não demorou muito pra mostrar o total contrário!

O protagonista por sí só tem pouquissima importância, mas o restante do grupo com mais 5 pessoas extremamente interessantes tornam todas as cenas cativantes, mesmo que pareça que "nada demais" esteja acontecendo.

Esse livro me ajudou a entender um pouco mais do meu próprio gosto literário. Com certeza vou procurar outras obras da autora.

gabs88 10/02/2022

Encantadoramente angustiante
Esta foi a minha primeira leitura do ano e, até agora, a melhor de 2022.
É impressionante o quanto esse livro me deixou encantada e angustiada na mesma proporção. Tanto a atmosfera da obra quanto o enredo e a escrita elaborada contribuíram para me deixar completamente hipnotizada do começo ao fim. O mais maravilhoso é que não foi o mistério em si que me deixou sem palavras, e sim a forma fria e ao mesmo tempo extremamente intensa que cada um dos personagens lidou com o assassinato de seu amigo. Sem falar do perturbador final da obra que ficou na minha cabeça por semanas.
Definitivamente um dos melhores livros que já li. Vou colocar outras obras da Donna na minha lista de futuras leituras sem sobra de dúvidas.

Elise 14/02/2022

Fantasmas
Muitos falam sobre esse livro. É, sem dúvidas, uma obra que te acompanha.

Posso resumir desta forma: uma história sobre pessoas que se transformaram em fantasmas de suas próprias vidas.

Um acontecimento que mudou tudo e acabou com tudo. Eles vivem eternamente naquele momento. Tal como se tivessem morrido junto ao bunny.

Vale a experiência. Um pouco enrolado, mas vale.

Eni 17/11/2022

é...
Difícil falar desse livro. É muito parado, em certos momentos mais descritivos do que se espera em outros, mas é bom! Me senti meio estranho por me identificar com o Richard, ele é meio parado, quase vazio, é como se ele não fizesse questão de muitas coisas e esse sentimento é poderoso (e destruidor). No demais, o mistério não é algo que me levaria a ler esse livro, mas sim a perspicácia dos personagens (principalmente do Henry), a atmosfera de cada cenário, que me atraem muito e forma crua como esse livro é escrito, as dores e os ansiosos de cada personagem. Não é um favorito (até o momento) mas acho sim que é digno de 5 estrelas(principalmente por ter passado 3 meses lendo ele KKKKK scr).
Julia 25/11/2022minha estante
sao essas caracteristicas que eu ando notando no richard e nao conseguia nomearrr, é uma sensacao de vazio mesmo

asacire 15/02/2022

Um dos meus favoritos, claramente
Chega ser absurdo o quanto eu fui envolvida por esse livro! Não conseguia superar após terminar a leitura, e demorei para conseguir ler normalmente após ele. Acho que ele pode ser um dos meus livros favoritos facilmente.
É importante ter em mente que o livro de trata muito mais do desenvolvimento de personagens do que um plot em específico. Somos apresentados a visão e perspectiva do Richard, e muitas vezes sabemos tão pouco quanto ele. O fascínio que ele sente pelo restante do grupo muitas vezes se confunde com o que eles são em sua realidade, sendo esse efeito com mais intensidade a respeito do Julian, do Henry e da Camilla. Tenho muito a dizer e ao mesmo tempo quase nada, só dêem uma chance ao livro, mesmo com o começo mais lento ele acaba sendo muito bom.

Carol.Dalegrave 19/02/2022

Fãs de dorian gray, leiam a história secreta
Esse livro superou minhas expectativas. Embora o fechamento da história seja meio sem noção e confuso, como se a autora não soubesse desenvolver uma conclusão para aquela situação Poderia ter sido melhor nesse quesito, e as últimas 50 páginas foram arrastadas. Fora isso, a escrita da donna é cativante e fez com que eu entrasse em conflito com diversos parâmetros morais. Amei a estética que ela construiu sobre a ambientação e caracterização dos personagens.

Karol 21/02/2022

Maçante
O mistério é muito interessante, até metade do livro.

Na segunda parte do livro a narrativa ficou lenta, surgiram capítulos, na minha opinião, desnecessários.

O final me decepcionou, comecei a ler com grandes expectativas e só acabei me frustrando.

Luiza 20/04/2023

Beleza é terror
A História Secreta começa com um assassinato: logo nas primeiras páginas, sabemos que Henry mata Bunny, e que o narrador presenciou a cena.

Depois do prólogo, conhecemos melhor o nosso narrador: Richard, um garoto da Califórnia, de classe média, que é aprovado em uma faculdade de elite em Vermont - Hampden - para cursar Letras.

Ao chegar em Hampden, Richard fica fascinado com um grupinho de alunos que estudam os clássicos e grego antigo com o misterioso professor Julian. Todos eles parecem estilosos, ricos, descolados e interessantes, o que destaca ainda mais para o leitor o fato de que Richard não tem muita personalidade.

O protagonista então decide se empenhar para entrar na patota e termina conseguindo uma vaga na turma do prof. Julian. Dentre os alunos do grupo, estão Bunny e Henry: o assassinado e o assassino.

O desenrolar da história é cheio de tensão. Já conhecemos Bunny e Henry sabendo o que vai acontecer, então eu ficava em estado de alerta o tempo todo, procurando as pistas para compreender o contexto que levou ao assassinato.

Depois do clímax, acompanhamos a forma com que Richard e o resto do grupo lidam com o evento do prólogo. As consequências do que aconteceu não são tão tranquilas quanto eles todos imaginavam.

Donna Tartt escreve muuuito bem, eu fiquei interessada na história e nos persongens durante todo o desenrolar do livro. Apesar de algumas partes serem mais paradas, em geral o ritmo é muito bom.

Esse livro me deixou com uma sensação muito estranha. O que mexeu mais comigo foi a ausência de julgamento moral do Richard em relação a qualquer coisa que os amigos faziam. Tive muita raiva dele em várias partes. Na verdade, tive muita raiva de todos os personagens, apesar de não conseguir odiá-los, de tão bem construídos que são.

Donna Tartt não tem medo de deixar o leitor desconfortável, levantando reflexões sobre desigualdade social, classismo, privilégios, lealdade, moralidade, mentalidade de rebanho e desejo de pertencimento.

Esse livro não é para todo mundo, ele divide bastante as opiniões. Eu particularmente gostei demais da leitura e ainda estou pensando muito sobre tudo mesmo 3 dias depois de terminar.

Clara 14/03/2022

Meu deus!!!! Que montanha russa.
Maravilhoso. Me surpreendeu demais e não consegui largar o livro depois que engatei.
Confesso que ele arrasta um pouco as vezes mas vale a pena cada página.
A parte do funeral mesmo sendo longa demais na minha opinião é surreal! Consegui sentir o mesmo mal estar que eles sentiram, me deixou extremamente desconfortável. Isso num bom sentido, quando a escrita faz a gente sentir coisas tão intensamente é porque valeu a pena.
Na minha casa servimos Donna Tartt!