A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

Joyce231 18/07/2022

Grego antigo e estudantes pretensiosos
A observação mais importante que tenho a fazer sobre A História Secreta é que a escrita da Donna Tartt te conecta muito com os sentimentos do Richard (protagonista e narrador em primeira pessoa) e talvez seja esse o motivo de eu não ter gostado desse livro tanto quanto deveria. Não que isso seja algo ruim, na verdade, fazer você se sentir pessoalmente atacado é uma habilidade incrível da autora. O meu problema com A História Secreta foi exatamente isso: eu acabei pegando as dores do Richard pra mim. No começo, quando ele entra na classe de grego antigo, tudo parece um paraíso lindo, mas depois é perceptível o quanto ele é deixado de lado pelos outros, e toda essa dissimulação me irritou — o que foi sem sentido da minha parte, porque o todo o ponto do livro é mostrar a prepotência desses personagens e os danos disso.
A verdade é que eu tive expectativas muito romantizadas de como seria essa história e no fim me decepcionei ao não ver um grupo unido; que se ama e se protege. Os estudantes de grego de Hampden são um círculo de pessoas ricas prepotentes, a moral deles é distorcida e isso é tratado de forma crua. Provavelmente o que mais me chocou e também me fez diminuir a minha nota foi a orgia e o plot de incesto. Nada foi romantizado, mas eu não estava preparada pra tudo aquilo.
O livro é dividido entre os motivos da morte de Bunny e as consequências que sucederam o acontecimento. Como disse antes, eu me conectei muito com os sentimentos do Richard, por isso achei aceitáveis as justificativas dele para desejar a morte de Bunny. É correto? Não, mas é a verdade.
O enredo é muito bem construído, e a escrita da Donna é maravilhosamente poética, apesar de arrastada (os capítulos e parágrafos são longos e o narrador divaga demais às vezes). Adorei a forma cuidadosa que ela tratou até os mais pequenos detalhes da histórias, como por exemplo: o machismo e a homofobia do Bunny. Um livro de 1992 foi menos problemático que muito livro atual. É incrível.

jonesygirl 19/11/2023

Muitas coisas a dizer. primeiramente, a história se desenrolou demais como um drama extremamente desconexo, muita coisa aconteceu de forma tão fantasiosa e pouco real? os personagens possuem uma personalidade tão narcisista e egocêntrica que depois de um tempo o livro fica maçante de ler todos com tão poucos problemas reais, se safando de um livro que deveria ser de um crime atrás do outro sem nenhuma consequência. o início da história se desvirtuou demais no desenrolar, a estética do estudo dos clássicos com certeza trouxe uma ambientação especial pro livro. mas? sei lá. não foi uma leitura muito boa, meio tediosa.

Marianelvf 02/03/2024

Entre os melhores que eu já li
Não consegui me desgrudar desse livro do início ao fim, as grandes referências a literatura clássica me fugiu um pouco, a autora fez um grande trabalho. todos personagens são muito bem trabalhados, são personagens dúbios, nunca sabemos o que se passa na mente deles, nem mesmo o nosso narrador Richard. obrigada donna tartt por esse livro, uma tragedia grega a lá sec XX.
Hirata 05/03/2024minha estante
esse livro é incrível!! quero mto ler O Pintassilgo, da Donna Tartt tb!

fernando 23/07/2022

á moi. l'histoire d'une de mes folies
a ânsia mórbida pelo pitoresco a cada página lida.

escrita instigante, única, ohhhh como eu amo livros assim, retratou exatamente a "ânsia mórbida pelo pitoresco", instiga o leitor a continuar lendo e lendo por sua excentricidade, pelo carisma único dos personagens e principalmente por sua história envolvente.
as referências históricas são 1000/10, perfeitas.

henry winter 10/10 como personagem, final espetacular pra ele, encaixou PERFEITAMENTE, reizinho absurdista interessante demais.
sujeito excêntrico, misterioso, sociopata, mas a coisa que eu mais rachei o bico e adorei foi ele simplesmente não saber que o homem pisou na LUA por não acompanhar NADA de notícias e mundo moderno.
queria se isolar e viver no mundinho antigo clássico dele, numa mansão isolada da sociedade enquanto estudava até morrer sem preocupações.. (sonho

"Foi o fato mais importante da minha vida", ele disse calmamente. "Permitiu que eu fizesse o que eu sempre havia sonhado."
"E o que era?"
"Viver sem pensar."

richaaaaard papen 100/10, podemos ver a mudança do personagem desde que conhecera o grupo, durante e no final.
quer participar, é mente fraca em relação a ordens, não questiona e a euforia de participar do grupo o cega da lábia venenosa do henry.
ja no final vemos como ele cresce na relação com henry, ainda mantendo-se em alerta, mas observando as coisas como são, e não idealizadas por sua mente.
bem escrito.

mais, vrai, j'ai trop pleuré.. francis meu protegido, reizinho suicida alcoólatra ?, belo personagem, formoso, intrigante, cubitum eamus? gay safadinho.
provavelmente meu favorito, adoro personagens carismáticos mas com ar de seriedade (?), combinação perfeita.

e julian, esperava mais dele no fim da história, parecia ter um potencial maior, mas não sei como se encaixaria de outra forma a não ser a forma como foi feita.

falei só desses pois foram os que mais gostei e me chamaram atenção.

tarde venientibus ossa.

Leitura:?????????
Fluidez:??????
História: ????????
Personagens: ????????
Henry winter: ??????????????

Folktolkien0 04/12/2023

Brilhante
A escrita da autora é brilhante o que me fez ter interesse em ler mais livros dela. A história em si é muito cativante mesmo você sabendo quem é o assassino e quem foi morto há uma curiosidade em descobrir o desenrolar da história e como tudo foi se construindo. Em relação aos personagens, são complexos bem escritos você aprende a amá-los e a odialos e a entendê-los e a se perguntar como você se veria no lugar deles.

Bianca 05/01/2024

Um monte de gente branca rica e doida
Gostei muito da leitura mesmo tendo umas partes meio maçantes, eu achei um livro bem desenvolvido e com personagens complexos (e malucos). Como o livro é escrito na visão do Richard sinto que ele tentava parecer menos culpado que os outros, mas acredito que talvez essa tenha sido a intenção da autora. Ainda não me decidi se é um 4 ou 4.5 estrelas ? recomendo!!

Ludmilanog 12/01/2023

?Trata-se de um conceito bem grego, e muito profundo. Beleza é terror. O que chamamos de belo provoca arrepios. E o que poderia ser mais aterrorizante e belo, para mentes como a dos gregos e a nossa, do que a perda total do controle? Soltar as amarras do ser por um instante, estraçalhar a estrutura de nossos egos mortais??

Beatriz 05/03/2022

I couldn't fix Henry Winter but I'd let him ruin my life
Olha esse livro foi tao bom que entrei em crise existencial quando acabei. Tem tanta coisa que eu deixei passar e quando percebi o que significavam eu fiquei MEU DEUS QUE AUTORA BOA [*****] VOU CHORAR
outra coisa - O HENRY NÃO VIU AS ROSAS NASCEREM ??????????????????? vou pular da janela

Julia Ledra 11/12/2023

A ideia foi ótima, mas a execução me deu muita preguiça 😕
Hm... gostei da história, achei os personagens interessantes e o mistério é bem construído com várias pistas ao longo do livro.
Mas eu achei ele muuuuuuuito longo 😓
Daria para editar o livro e tirar umas boas 100-150 páginas de enrolação e a história continuaria a mesma.
Por conta disso, a minha experiência lendo o livro foi um pouco chata, até tinha interesse em descobrir o que estava acontecendo, mas me frustrava muito ler 50 páginas e não ver progresso nenhum na história...
No fim das contas acho que foi mais um problema de "não é você, sou eu" hahahaha, eu não gostei do livro porque achei lento, mas quem gosta de histórias mais descritivas pode gostar dele.

Mick 07/03/2022

que história
quem diria que um livro de 560 páginas ia me tirar de uma ressaca literária.
vi uma resenha comentando que o foco do livro é muito mais os personagens do que o mistério em si, e não posso concordar mais.
temos nosso protagonista como mero espectador (classe média com problemas financeiros) em um bolha totalmente elitizada (o poder econômico + estudo do grego + posses + hábitos) e...uau.
sinto que não digeri metade do livro ainda.
morgana 07/03/2022minha estante
nossa sou doido pra lerr

Ana Julia 13/03/2022

?A morte é a mãe da beleza??
Posso dizer com tranquilidade que esse foi o melhor livro que já li até hoje. No começo achei bem confuso e a narrativa era um pouco cansativa mas depois não consegui mais largar.

Me identifiquei muito com os personagens e com suas crises existenciais. Todos são muito reais e humanos e é isso que torna a história tão interessante, a maneira como a mente de cada um trabalha e como nunca da para confiar em nenhum deles 100%. A narrativa - antes cansativa - se torna algo espetacular que te traga e envolve aos ambientes tão descritivos, que enquanto lia me sentia verdadeiramente dentro do livro.

Porém é um livro extenso, doloroso, e reflexivo. Mexeu muito comigo em alguns aspectos e pretendo relê-lo pois sinto que deixei muita coisa passar.

Não é um livro que eu indico a qualquer pessoa, mas se você for ler tenho absoluta certeza que não vai se arrepender.

?E o que poderia ser mais aterrorizante e belo, para mentes como a dos gregos e a nossa, do que a perda total do controle??

Ana Claudia Domingues 11/10/2023

O que chamamos de belo provoca arrepios.
A história secreta traz uma história não tão secreta assim. Já no início nos deparamos com o assassinado e quem são seus assassinos então, qual a história secreta aqui?
Alguns dizem que o secreto está nos motivos que levaram o grupo a assassinar Bunny, mas, ao meu ver, o secreto é toda a história dos caras, mesmo antes do assassinato.

Richard, um pobre da Califórnia consegue entrar na faculdade em Vermont. Lá ele se depara com um grupo suuuuper esquisito de pessoas elegantes, ricas e misteriosas, descobre que são estudantes de grego e por ter estudado grego em um período da sua vida, decide tentar (e consegue!) entrar para as aulas de grego também.
Pronto. Daí pra frente é só loucura.

Essa é uma história narrada em primeira pessoa pela voz de Richard e é uma história tão bem escrita que, por vezes, me senti parte do grupo e, num efeito manada, seguindo cada passo que eles davam (assim como o pobre Richard).
É um livro sobre pessoas, sobre seus interesses falarem mais altos do que de outros, sobre a ideação de uma vida perfeita com pessoas perfeitas e, também, uma comprovação de que o perfeito não existe e que o belo, de fato, provoca arrepios.
Richard nos conta com muitos detalhes sobre as decisões que levam nossa vida ladeira a baixo, mesmo que, por hora, pareça ser a decisão correta.
Todos temos um lado ruim e, nem sempre, a culpa e o remorso são o bastante para superá-los. No fim do dia, todos nós temos nossas próprias histórias secretas.

Esse livro merecia uma resenha melhor, mas as ideias estão absolutamente confusas na minha cabeça. Acho que nem tão cedo conseguirei superar o que rolou aqui para, enfim, poder escrever algo que faça jus a essa obra.

Não foi, em absoluto, uma leitura fácil, e não é todo mundo que conseguirá ir até o final.
Fabio 14/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Ana!
Parabéns!???

Ana Claudia Domingues 20/10/2023minha estante
Muito obrigada, Fabio. Ficou bem distante do que gostaria de dizer, mas me senti incapaz de colocar minhas ideias para fora da minha cabeça, rsrs.

Lareen 21/03/2022

Sem palavras!!
Donna Tartt é simplesmente genial, sem palavras para esse livro!! Narrativa incrível e os personagens... bem, é melhor nem comentar para não soltar spoiler rsrsrs Fiquei impactada com o final

Vihtoriabooks 09/05/2022minha estante
Pera o charles e a camilla?? Eu jurava que ela terminava com o richard

kaunescau 01/02/2023

Beleza é terror. O que chamamos de belo nos faz tremer.
É muito difícil para mim expressar em palavras o quanto eu me envolvi com essa história, eu já conhecia a autora por ter lido "O Pintassilgo" o qual também me arrebatou, então fiquei curiosa para ler mais histórias de sua autoria, e é claro, não me desapontei.
A escrita dela é magnífica, eu tinha muita gana de ler o livro todo de uma vez, mas a cada quantia de páginas lidas eu tinha que fazer uma pausa, eu precisava refletir sobre a obra, que me deixava completamente absorta a ela, que me envolvida de tal maneira que eu me sentia lá, sendo cumplice desse seleto grupo de amigos excêntricos.
O livro já começa nos trazendo o acontecimento, e quem são os envolvidos, e então o narrador Richard nos conta desde o início o que os levou até aquilo, e posteriormente o que aconteceu.
Donna Tartt tem uma escrita que nos absorve e nos faz refletir, eu passava o tempo todo pensando nos personagens e no que eles poderiam fazer me seguida, para mim os livros dessa mulher são como obras de arte que você deve revisitar várias e várias vezes, até compreender todas as nuances e todas as partes que talvez você tenha deixado de perceber em algum momento.
Com certeza irei reler novamente, com certeza é um dos meus favoritos a partir de agora.