A história secreta

A história secreta Donna Tartt

Resenhas - A História Secreta

MsWinter 15/04/2023

Loucura, loucura, amor e poesia.
Um beijo para o meu amado Henry Marchbanks Winter, outro para minha queridíssima Donna Tartt, e para o restante um grande abraço.

Thariny Sousa 27/09/2022

Fazia tempo que eu não demorava tanto pra finalizar um livro, e infelizmente esse não me agradou. Não foi nem pelo fato de todos os personagens serem odiáveis, o que me pareceu a proposta da autora desde o começo, mas simplesmente a narrativa não me cativou mesmo. No entanto, é muito bem colocado como funciona o privilégio dentro de muitas instituições, e que brancos e ricos, saem impunes de muita coisa, inclusive crimes capitais.

matersuspiriorum 07/04/2023

Beleza é terror
?Existe, fora da literatura, aquela coisa de ?falha fatal?, a nítida fenda escura que se estende e racha uma vida ao meio? Eu costumava achar que não. Agora acho que sim. E penso que a minha é assim: a ânsia mórbida pelo pitoresco, custe o que custar.?

Foi a melhor experiência de leitura que eu poderia ter. Li ano passado e ainda continua na minha mente

catquinn 15/01/2023

Eu ein, é um personagem mais dodói da cabeça q outro, uma terapia ia bem, até eu fiquei meio maluca depois dessa kkskskkskk n conseguia confiar em ninguém, fiquei paranoica, esperava mais do livro, é legal mas não vi nada de mais

lookingattheuniverse 10/10/2020

Como superar o insuperável google pesquisar
O epílogo arrancou meu coração, pisou em cima dele umas 1000 vezes e ainda riu da minha cara de trouxa. Chorei, estou abalada, destruída mentalmente e emocionalmente instável. Me encontro procurando uma desculpa aceitável para amanhã justificar minha cara inchada. Donna Tartt deve estar se deliciando vendo o tombo que eu levei. Pelo menos foi um dos melhores livros que eu li esse ano então o sofrimento valeu a pena.

Mariana Eleutério 07/11/2020

É ok começar a resenha com um palavrão?
Nós, que consumimos uma quantidade considerável de livros no passar dos anos, volta e meia chegamos ao ponto em que sentimos como se nada mais pudesse surpreender nesta altura do jogo. Conhecem esse sentimento? Que já encontrou seus ?livros da vida?? Claro, haverá muitos outros que amará de paixão, mas o que tomam o coração já foram selecionados... Era exatamente onde eu me encontrava até ler o primeiro livro de Donna Tartt, A História Secreta.
Não exagero ? certamente para minha imparcial opinião, quando aponto que este volume é um 05 estrelas que faz com que queiramos diminuir a avaliação de uma série de outros 05 estrelas, no incômodo sentimento de soar insensato colocá-los na mesma classificação. Como foge da minha capacidade produzir uma resenha que faça jus, darei minha "sublime" versão dos fatos:
O californiano Richard é aceito em uma pequena faculdade em Vermont, surpreendendo-se ao ter sucesso em fazer parte do seleto e excêntrico grupo de estudantes de grego: Seis jovens inacessíveis ao mundo externo, que parecem viver dentro de um quadro pitoresco, com os fins de semana na casa de campo, o dinheiro sem fim e debates filosóficos regados de álcool - aquela unidade se bastava. Etérea. Perfeita.

Mas então? Você sente que há algo a mais - algo horrível, e essas seis personalidades tão distintas se manifestam no pior cenário. E o doloroso é a compreensão de que suas atitudes não poderiam ser diferentes, sendo eles quem são.

?Certas coisas são terríveis demais para que se possa percebê-las numa tacada só. Outras ? cruas, excitantes, indeléveis em seu horror ? são terríveis demais para que se percebam, e pronto. Só mais tarde, na solidão, na memória, é que a gente se dá conta: quando a poeira assenta; quando os convidados já partiram; quando a pessoa olha em torno e percebe ? para sua imensa surpresa ? que está num mundo inteiramente diverso. ?
?Ele realmente entrava na vida das pessoas, na vida dos estranhos, de um modo inteiramente imprevisto. Foram elas quem realmente lamentavam perdê-lo ? ou perder quem julgavam que ele fosse ? com um sofrimento não prejudicado pela intimidade com seu objeto.

Lorrane 28/05/2021

Uma experiência única e maravilhosa.
Comecei esse livro sem esperar muita coisa. Já tinha visto inúmeras pessoas o recomendando mas só no fim de semana passado ele me chamou a atenção por definitivo, afinal, se encaixava bem no tipo de história que eu procurava: com uma atmosfera sombria e misteriosa. Logo nas primeiras páginas, algo me fisgou, de forma que, mesmo quando não estava lendo, estava pensando no que viria a acontecer.

Conforme a leitura prosseguiu, fui sendo completamente sugada para dentro desse universo, para dentro dessa universidade e para o meio desse grupo de estudantes tão diferentes e intrigantes. Quanto mais eu avançava, mais eu tinha a sensação de que esses personagens eram pessoas reais e complexas, embora não tenhamos exatamente uma enxurrada de informações a respeito deles; o desenvolvimento é lento e gradual, mas na medida exata, o que foi uma característica de escrita que me agradou muito. Até agora me pego questionando quem, de fato, eram aquelas pessoas, e a conclusão que tenho é de que cabe a nós, leitores, formular nossas próprias opiniões - que nunca passarão disso, e que variarão de leitor pra leitor.

Em muitos momentos fui pega de surpresa por coisas que já havia suspeitado mas que imaginara ser absurdo demais para acontecer, algumas delas até bastante intragáveis e desconfortáveis mas que, como acredito ter sido essa a intenção de autora, cumpriram seu papel na história.

É bom que ressaltar que não temos nenhum personagem bonzinho aqui, e ainda assim, é meio inevitável não se sentir estranhamente fascinado por eles, da mesma forma que o protagonista se sentiu no início do livro.

Vou sentir saudades demais dessa experiência e com certeza não vai sair da minha mente tão cedo por inúmeras razões.

Jão.Silver 30/05/2021

A história secreta
"A beleza é áspera."

Apesar da escrita maravilhosa da autora (com seus capítulos desnecessariamente enormes) a história não me prendeu tanto, estava ansioso por toda a dita 'estética Dark academia', mas isso não rolou, acho que o maior problema são os personagens totalmente sem graça e problemáticos, você não sente apresso por nenhum deles. O final foi... Satisfatório? Para não dizer outra coisa. Como vi em outras resenha é um livro branco de mais haha, resumindo bem em: álcool, falta de terapia e assassinatos.

Escrita: 5/5
Plot: 3,5/5
Desenvolvimento de personagens: 3/5

bianca 21/01/2023

beleza é terror. o que chamamos de belo nos faz tremer.
esse é um livro com muitas camadas e simplesmente não tenho capacidade de destrinchar tudo aqui. O desenvolvimento dos personagens é muito bom e realmente não esperava algumas coisas do final.
é um livro que dá pra aproveitar a história de crime e ao mesmo tempo a das relações interpessoais entre todos os personagens. além disso percebe-se também algumas críticas à sociedade e à hierarquia social. como é fácil para aqueles com maior poder adquisitivo simplemente cometer um crime, sair ileso e seguir com sua vida sem se importar como isso afeta as outras pessoas enquanto alguns não têm essa mesma opção
poderia passar horas falando sobre esse aqui

Carol.Dalegrave 19/02/2022

Fãs de dorian gray, leiam a história secreta
Esse livro superou minhas expectativas. Embora o fechamento da história seja meio sem noção e confuso, como se a autora não soubesse desenvolver uma conclusão para aquela situação Poderia ter sido melhor nesse quesito, e as últimas 50 páginas foram arrastadas. Fora isso, a escrita da donna é cativante e fez com que eu entrasse em conflito com diversos parâmetros morais. Amei a estética que ela construiu sobre a ambientação e caracterização dos personagens.

Karol 21/02/2022

Maçante
O mistério é muito interessante, até metade do livro.

Na segunda parte do livro a narrativa ficou lenta, surgiram capítulos, na minha opinião, desnecessários.

O final me decepcionou, comecei a ler com grandes expectativas e só acabei me frustrando.

vitoriamfm 01/02/2023

mortos são a luz brilhante de uma estrela morta
acho que essa é a primeira resenha que eu faço sem saber mais ou menos oq falar. pq é assim que esse livro me deixou ? em grande parte da leitura: sem conseguir nem respirar direito. é profundo dms pra resumir e entrega mto mais do que a gnt acha q propõe. até pq na própria leitura n dá pra tirar conclusões pq elas são tiradas de vcs poucas páginas dps. nunca vi humanidade tão bem retratada. até os desconfortos q eu senti foram perfeitos de uma certa forma.
muito muito muito genial, sério.
vitoriamfm 01/02/2023minha estante
*tiradas de vc

Clara 14/03/2022

Meu deus!!!! Que montanha russa.
Maravilhoso. Me surpreendeu demais e não consegui largar o livro depois que engatei.
Confesso que ele arrasta um pouco as vezes mas vale a pena cada página.
A parte do funeral mesmo sendo longa demais na minha opinião é surreal! Consegui sentir o mesmo mal estar que eles sentiram, me deixou extremamente desconfortável. Isso num bom sentido, quando a escrita faz a gente sentir coisas tão intensamente é porque valeu a pena.
Na minha casa servimos Donna Tartt!