Excalïbur

Excalïbur Bernard Cornwell...

Resenhas - Excalibur

Natalia Reis 27/05/2023

Uma das melhores adaptações da era arturiana que já li
Excalibur retoma a história de Derfel, melhor amigo de Artur, que segundo a lenda, foi um dos maiores guerreiros britânico do seu tempo. Nesse livro o autor consegue finalizar a história com esplendor. Super recomendo aos leitores a não deixarem de ler a "Nota histórica" que vem após o último capítulo, ou talvez não entendam ou achem que o final ficou em aberto.
Não canso de elogiar a escrita do Bernard Cornwell e sua habilidade magnífica em descrever cenas de batalha e o quão viscerais e nojentas eram os ambientes das batalhas e não tão glamorosas como alguns filmes nos faz acreditar. O jeito que ele trás e trabalha como a temática pagãos vs cristãos simplesmente maravilhosa. Como muitos aspectos do cristianismo vem de culturas pagãs e foram adaptadas na cultura cristã.
Preciso pontuar alguns diálogos que me marcaram durante a leitura. Quando Derfel acha que vai morrer e o jeito que ele lidar com a situação de está indo para outro mundo e logo ao seu lado está Sansum, passando pela mesma situação, porém lidando de forma totalmente diferente, já que ele sendo cristão tem pavor/medo da morte, enquanto Derfel pensa nos amigos e familiares que irá encontrar quando morrer. Achei sensacional o que o autor fez nessa cena. Outra diálogo que me marcou no livro foi Merlim falando sobre o poder das mulheres "Ela é mulher, e o que as mulheres querem elas conseguem, e se o mundo e tudo que há nele tiver de se partir para isso, que assim seja."
Portanto, já está mais que óbvio o quanto essa história foi uma grande aventura para mim e o quanto recomendo para todos os leitores que ainda tenham dúvidas sobre se arriscar ou não nesse mundo arturiano.

"Só um idiota deseja a guerra, mas assim que a guerra começa ela não poder ser lutada com meia vontade."

Peter.Molina 22/05/2023

Saga de fôlego
O último volume da trilogia Arthuriana fecha com brilhantismo a trajetória de Arthur, que nunca foi Rei mas sempre foi herói. Trama repleta de feitiçaria druida, batalhas sangrentas, traições, e muita emoção. Achei o final abrupto demais porém acredito que tinha que ser assim mesmo. Uma leitura que proporciona muita diversão, aventura e nos pegamos torcendo o tempo todo nas grandes batalhas.

Aline 14/05/2023

Último livro com dor no coração
Acabou... Excelente obra! Neste terceiro volume a guerra é ainda pior... A descrição dela é ainda mais realista e a maldade prevalece... Nimue pira de vez... Merlin coitado... E Artur? Aff... Derfel encerra sua história e me deixa de coração partido.

Andurin, o calvo 12/05/2023

Um ode aos celtas e a Britânia
Cornwell encerra as crônicas de Artur de forma magistral. O leitor chega ao terceiro livro e se depara com os maiores momentos da trama, onde a feitiçaria druídica se mistura ao racionalismo e onde ficamos intrigados tentando elaborar como as maldições e bênçãos foram tramadas. As batalhas são como sempre descritas de forma excepcional, capaz de nos transportar para dentro da parede de escudos, no meio do sangue, do suor e da lama. O enredo vai se desenrolando de forma cada vez mais intrigante, tornando cada vez mais difícil largar o livro. Excalibur é o encerramento das crônicas de Artur e das maiores lendas celtas, de uma era onde a tradição e os costumes não eram escritos, mas sim lembrados e proclamados, até serem silenciados e esquecidos devido ao fanatismo cristão.

Fabiano133 10/05/2023

Excalibur, terminando assim a trilogia do rei Artur, o rei que nunca foi rei. Uma leitura cheia de aventuras e lutas, descritas em detalhes que nos leva a sentir-se em meio às batalhas da idade média. Junto com pessoas de fé, honra e coragem.

Rodolfo.Barbosa 10/05/2023

Uma das melhores trilogias que já li.
Confesso que li esse livro bem devagar para aproveitar os últimos momentos dessa estória incrível. Difícil escolher qual dos 3 livros foi o melhor. Cada um teve seu destaque.

Bernard Cornwell me ganhou com essa trilogia. A sua escrita, seus personagens marcantes, e a forma que nos insere nas batalhas, e no período da história é brilhante.

A ressaca literária vai vim depois desse livro kkkkk.

Recomendo demais. Queria esquecer o que li, pra poder ler de novo esses livros kkkk.

Molonzinho 06/05/2023

Uma obra prima...
Simplesmente sem palavras... não tenho como descrever o quanto esta trilogia me cativou! Só leiam esses três livros, O Rei do Inverno, o Inimigo de Deus e Excalibur! Embarquem nessa aventura... só leiam kkkk

Algol_ 04/05/2023

As Cronicas de Artur
Logo que termina ficamos sem palavras para descrever o quanto essa trilogia é incrível.
Toda ambientação, a construção das personagens ao longo dos livros o embasamento histórico como pano de fundo, é tudo feito com maestria pelo mestre Bernard Cornwell.

Derfel se tornou para mim um dos meus personagens favoritos da vida com honra, amizade, amor, lealdade e fúria (como Merlim dizia, um tanto quanto absurdo tambem hahaha) o tornam memorável.

Um final triste, poético mas épico que guardarei comigo para sempre, como uma das maiores obras já escritas!

charles.franco.35 21/04/2023

Final épico
Trilogia linda de uma história que poderia continuar por páginas e páginas e eu poderia ler sem problema algum ?..

Ela 19/04/2023

Acabei o livro em lágrimas. Me sinto eternamente grata por ter lido isso e com raiva por saber que nunca mais vou experimentar a sensação de conhecer essa história pela primeira vez.

Simone 18/04/2023

Sem palavras
Terminei a trilogia.
Amei a leitura.
Já tinha lido "A Busca do Graal".
Fico muito satisfeita com a escrita de Bernard Cornwell.

Sr. Quadros 11/04/2023

Um final emocionante e épico para a obra
"Excalibur", de Bernard Cornwell, é um final épico para a trilogia As Crônicas de Artur. Este livro conclui a obra de forma fenomenal, trazendo um desfecho emocionante para a saga de Artur e seus companheiros.

A história continua a ser narrada por Derfel, o fiel amigo e aliado de Artur. O livro começa com a chegada de Lancelot, o cavaleiro mais famoso da Bretanha, que traz consigo uma série de novos conflitos e desafios. A partir daí, a trama se desenvolve em uma sucessão de batalhas épicas, alianças surpreendentes e reviravoltas inesperadas.

Cornwell mais uma vez demonstra sua habilidade em descrever cenas de batalha de forma impecável, capturando toda a tensão e emoção do combate. Mas ele também consegue criar momentos de grande emoção e drama, especialmente na relação entre Derfel e Artur, que é o coração da trilogia.

O autor continua a mostrar sua capacidade de criar personagens complexos e interessantes. Lancelot é um novo personagem que acrescenta muito à história, enquanto os outros personagens, como Guinevere, Mordred e Merlin, continuam a evoluir de forma surpreendente.

Excalibur é um final épico e emocionante para uma trilogia que é uma das melhores obras de ficção histórica já escritas. Se você é fã de literatura épica, batalhas sangrentas e histórias envolventes, As Crônicas de Artur são uma leitura obrigatória.

Andre.Pithon 07/04/2023

Bingo de Fantasia e Sci-fi 2023
Casa 5.3: Druidas

Após um primeiro livro não muito marcante, e um segundo com faíscas de excelência, Bernard Cornwell termina sua trilogia com mais do mesmo. Este livro fecha algumas pontas soltas, mas não constrói narrativas novas, uma história que se perde de linha em linha em uma necessidade desesperada de fechar tudo, mas sem encontrar força emocional nos momentos que a mereciam.

Conflitos que deveriam ter um final marcado e poderoso, como entre Derfel e Lancelote, Aelle, ou principalmente Nimue, passam com pouco peso narrativo, enquanto mais e mais conflito repetitivos se acumulam nos enormes capítulos. Nada nunca é ruim, nada tampouco é excelente. O livro se arrasta nos pântanos do ok, do agradável o suficiente, sem conseguir marcar os sacrifícios de sua jornada com impacto narrativo.

A conclusão da história fecha todas as suas linhas, mas nem o passado (a história dentro da história), nem a linha presente, chegam em algum grande momento conclusivo que justifica a trilogia. O segundo livro foi definitivamente o meu favorito, que mais torceu a história em direções interessantes, mas após o grande drama Guinevere-Lancelote, não restou muito de interessante para o terceiro livro se sustentar, trabalhando com fios remanescentes, que se amarram, mas ehhhh

Terminar a leitura pareceu um ato burocrático, o amarrar os pontos, sem necessariamente ter história digna do contar. A conclusão de Merlin e Nimue era aquilo com maior potencial, mas a antagonista não se faz presente tempo o suficiente na história para marcar durante este livro, desperdiçando toda a construção dos primeiros livros. Mordred, como antagonista, nunca é inesperado, cumpre seu papel, mas lhe falta personalidade além do caricato.

É uma conclusão que cumpre seu papel, mas não me empolga para voltar a ler Cornwell tão cedo.