A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

Renata.Oliveira 13/08/2021

Quer ler a 2 era de Mistborn? Incrível.
A primeira coisa que você deve fazer é: anule todas as suas expectativas.
Spoiler (do bem pra ajudar a diminuir as expectativas): não vai ter a mesma complexidade e construção de mundo igual a 1 era.

A liga da lei mostra que essa era vai ser mais focada em investigações policiais.

Dá uma sensação boa saber como os nossos queridos personagens ficaram marcados na história e ver costumes eles deram origem e que ninguém entende o motivo, e aí alguns deles fazem pequenas aparições e você fica: AI MEU DEUS É TAL PESSOA EU AMO ELU.

As pequenas coisas que fazem esse livro incrível. E se você não acompanhou os meus surtos durante a minha leitura aqui vai:

WAYNE EU TE AMO.

Lagado:) 06/08/2021

.....................mammdkms
...................................................................................................jajddjsj

Fátima 27/07/2021

As expectativas já eram baixas
Depois de ver várias resenhas antes de ler "A segunda era" percebemos que é necessário abaixar expectativas já que muitos compararam a primeira era e acharam a segunda era insuficiente. Isso sempre acontece em comparações, estando avisada sobre isso li esperando que não que fosse uma maravilha, mas que fosse divertido. O que não aconteceu, pois mesmo sem comparar com a Primeira Era, é difícil entender o que aconteceu nessa nova forma de escrita do Brandon. Diálogos fracos, personagens com desenvolvimentos rasos, salvando um pouco as cenas de ação, mas essa maneira de fazer o personagem ser o mega inteligente que sabe de tudo e cheio de truques não deu certo pra mim.

A leitura me fez lembrar de Sherlock Holmes com o ator Robert Downey Jr, cheio de truques na manga, muita ação e ele sabe de tudo, menos o telespectador. No filme é fantástico, mas no livro nos faz distanciar ainda mais da jornada do personagem e de entendê-lo. Wayne é irritante no início, mas ele realmente fica interessante depois carregando toda a carga cômica da narrativa. O plot do livro foi totalmente previsível, o que é diferente pra mim, pois os livros do Brandon sempre me surpreendem.

O mundo pode ter aspectos parecidos com o da Primeira Era, mas não só o conhecimento sobre alomancia, metais e a sociedade apresentada sofreram modificações nesses 300 anos mudaram, como também a forma de escrita do Brandon.

Caiana 06/07/2021

Bem bacaninha
Não é a grandiosidade da primeira era, porém é bem fechado e com espaço para continuar. Muito bom revisitar o mundo de Mistborn, que continua surpreendente, emocionante e encantador. Ansiosa para ler o resto.

Queiroz 22/06/2021

Eu acho que o gênero desse livro é Alta Fantasia porque ele é extremamente bom.

Eu comprei em uma Feira de Livros porque na capa estava escrito "mistura de X-Men com Sherlock Holmes" e graças a Deus que isso chamou minha atenção.

É minha série de livros favorita.

Rodrigo Digão 08/06/2021

Mais uma vez Sanderson surpreendendo, otimo livro, mostrando um pouco mais seu universo alomantico, com pitada de faroeste numa trama com várias camadas. Livro rápido e gostoso de se ler. E o final dando um super gancho de direita no queicho.

nat_andrade 19/05/2021

Como todo mundo já tinha falado que a segunda trilogia não era parecida com a primeira, já abaixei as espectativas. O que foi ótimo, por que o livro é realmente divertido e consegui aproveitar muito bem.

Abiridim 15/05/2021

Scandrial vive
Mistborn tem sido minha saga de livros preferida desde o momento em que fechei o Império final, foi o livro que fez eu me apaixonar por Sanderson e inclusive me motivou a ler em inglês para conhecer mais histórias desse escritor, mas por muito tempo relutei em começar a segunda era por um certo receio do que iria encontrar, eu não podia estar mais errado

De fato como 90% das pessoas que leram antes de mim disseram eu concordo, não é tão bom quanto a trilogia original, mas eu acho até meio injusto comparar, as propostas são completamente diferentes, aqui temos um western com poderes, o mundo já não é mais aquela coisa sombria de antes, os tempos mudaram e faz sentido o estilo mudar. Mas ao mesmo tempo o coração é o mesmo, tudo mudou mas você reconhece o lugar, como se estivesse voltando anos depois para a cidade onde cresceu.

Os personagens são extremamente carismáticos, sai completamente apaixonado por Wax, Wayne e Steris assim como achei extremamente interessante os novos poderes que foram apresentados, sinto um pouco de falta dos Mistborns mas gosto que eles não estejam mais na área e que a sensação do momento sejam os duplonatos (pessoa com um poder alomantico e um feruquemico) possibilitando uma nova enorme Gama de possibilidades.

A história é simples, a mais simples de todos os livros ambientados no Cosmere que eu já li, temos um mistério, investigações e boas cenas de ação mas nada tão grandioso, me parece mais como se estivesse preparando o leitor para algo maior, mas ainda é uma leitura extremamente prazerosa e divertida.

As referencias a trilogia original são perfeitas, uma cereja no bolo para os fãs da saga, existem trechos que o fãnzinho em mim entrou em surto total.

E assim mais uma vez Brandon me fez sair apaixonado de um dos seus livros.

Felipe.Bueno 14/05/2021

Mudanças são para melhor
É difícil evitar comparações, já que a primeira era é praticamente perfeita, mas quem espera por mais da primeira era vai se decepcionar.
Diferente de Senhor dos anéis que após 5000 anos eles ainda continuavam na idade média, Sanderson resolveu mudar, ele saiu de uma clássica alta fantasia para uma nova série que mistura: velho oeste, detetives, buddy cop e Inglaterra vitoriana.
É um livro bem mais divertido que os anteriores, é quase impossível não gostar de Wax e de Wayne, me peguei várias vezes rindo alto das pérolas que eles soltavam. Todos os personagens tem uma boa profundidade com seus medos e falhas, mas todos procuram a sua maneira se encaixarem nesse novo mundo, para logo entenderem que juntos essa tarefa será bem mais fácil.

GabrielxxGarcia 22/04/2021

Mais do mesmo, só que diferente.
Mistborn retorna com uma trama policial situada na cidade de Elendel (quem leu a Primeira Era sabe quem deu esse nome para a cidade). Alomancia e Feruquemia ainda fazem parte do dia a dia das pessoas, ainda que agora estas "habilidades" sejam mais comuns, ambas foram diluídas através da miscigenação e agora as pessoas podem possuir as duas habilidades. O autor muda o cenário que foi palco da primeira trilogia e trás uma sociedade mais moderna, diferente sim mas que ainda consegue trazer aquela nostalgia gostosa da primeira saga. A história é boa, é diferente do que eu estava acostumado a ler dentro do Cosmere, ela avança com lentidão em algumas partes e desenrola rápido pakas em outras, isso ajuda a manter o interesse mesmo quando não tem nada acontecendo (é raro, mas têm), Wax é meio sem graça, é o típico herói padrão. Os companheiros Wayne e Marasi são outra história, carismáticos demais, foram bem melhor construidos e até mesmo a Ranette que aparece em um capítulo (ou dois, não tenho certeza) é mais divertida do que o protagonista. O vilão é bacana, é fodão e possui várias camadas, não foi tão bem aproveitado quanto poderia mas tá bom, cumpre o propósito que só é mostrado no último capítulo. O livro é bom, a história é boa, os personagens são metade bons, eu recomendaria para aqueles que curtem as obras do autor no universo Cosmere, mas quem quer uma leitura simples e descompromissada vai se dar bem aqui também.

Matheus Ferreira 17/04/2021

Novos Ângulos
A segunda era de Mistborn se passa 300 anos depois da primeira, com o mundo se inovando e evoluindo. Não se trata mais de um mundo medieval; temos armas de fogo, máquinas a vapor e a eletricidade está chegando.

Sanderson consegue apresentar o mundo muito facilmente, como a tecnologia e a magia de Mistborn coexistem, como a política e a sociedade como um todo mudaram nesses 300 anos, e claro, o impacto dos nossos heróis da primeira era nesse novo mundo.

A primeira era de Mistborn tem como pilar sua história surpreendente e grandiosa, e os personagens lidando com os desafios mais épicos possíveis. A segunda era, em muitos aspectos, funciona de forma oposta; os personagens são os centro dos livros, e a história é uma ferramenta. A história é menos épica e mais cotidiana, muito por causa da mudança de temática, de medieval para um mistérios noir de faroeste.

Sanderson claramente evoluiu como escritor e pessoa, suas obram carregam uma responsabilidade social muito maior se comparado ao começo de sua carreira. Personagens mais complexos e humanos deixam a história realmente mais próxima da nossa realidade, o que tem como impacto a falta daquele sentimento único de épico fantástico que define a primeira era.

Max, Wayne e a gangue formam um grupo muito interessente, e suas aventuras apresentam uma nova faceta desse universo fantástico criado por Sanderson. Os livros são sim inferiores aos da primeira era, mas muito é fruto de uma escolha deliberada de mudança; faroeste, mistério, história mais contida e humana.

Recomendo muito o livro, mas deixo o aviso de que a obra não funciona exatamente como uma sequência da primeira era, no sentido convencional.