A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

Denise.Marreiros 15/09/2020

Ah, como é bom voltar pra casa! Foi essa a sensação que tive ao término da leitura.

Brandon Sanderson se supera a cada novo livro que leio e isso é inspirador. Não achei que algo superaria a primeira era de Mistborn e esse primeiro livro de fato não superou, mas tem potencial, muito potencial. Da pra ver no desenvolvimento da história que ela tem tudo para se tornar tão grande quanto sua antecessora, mas o início é complicado, é preciso insistir um pouco.

Foi maravilhoso reencontrar esse mundo, rever as Brumas e conhecer Wax, Wayne e Marasi.
As grandes casas são outras, as cidades mudaram, o sistema alomântico evoluiu, mas ainda assim continua a ser surpreendente pois embora tudo esteja diferente ainda existe ali muito da primeira era e de seu legado.

Estou ansiosa pela leitura de As Sombras de Si Mesmo e ainda mais empolgada em saber quem mais irei reencontrar nessa história cheia de reviravoltas e grandes surpresas.

EDexter 15/09/2020

Fantasia espetacular!
Por diversos sebos procurei a Primeira Era de Mistborn, infelizmente soube muito tarde a respeito desse maravilhoso mundo da fantasia. Então, decidir comprar os 3 livros da Segunda Era.

Esse primeiro livro faz muita menção aos livros da primeira era de Mistborn, algo que mesmo que não tenha lido ,não atrapalha.

A escrita flui bem, os personagens são envolventes, as ações. O conjunto é uma obra prima da fantasia, estou ansioso para ler os outros dois livros da série em breve.

E na expectativa de uma sorte cair do céu ,e assim, conseguir adquirir a Primeira era de Mistborn.

Espero que algum dia façam uma série ou um filmaço com o conteúdo desses livros.

Brandon Sanderson , conquistou mais um fã.

L D 23/08/2020

Scandrial continua.
[Sem Spoilers]

300 anos após a primeira era temos uma civilização evoluída. Tecnologia se mistura à magia dando ainda mais camadas de complexidade ao combate. Novos metais são descobertos nesse tempo longo ao passo que Waxillium e Wayne, uma dupla de (ex)homens da lei, e mais uma terceira figura, acabam se embrenhando num mistério de crimes e sociedades ricas secretas tão nebulosas quanto os segredos que o Senhor Soberano poderia esconder até sua morte.

Pessoalmente achei uma narrativa ótima com personagens incríveis. Foi um tanto demorado pra ''cair a ficha'' que Vin, Elend e os outros não iriam mais aparecer pois minha mente ainda se concentrava em Scadrial Imperial devido meu apego à eles, mas lá pela metade do livro eu me sintonizei.

O que posso dizer? Não é nem de longe tão grandioso e intrincado quanto a primeira saga, mas também não se pode comparar ambas já que o tamanho é ridiculamente menor. Ainda assim eu me diverti muito lendo, embora o gostinho bom mesmo das revelações Sanderson da vida tenham ficado só para o epílogo, que diga-se de passagem, fez meu queixo cair.

A influência que cada um dos personagens da primeira saga têm historicamente e religiosamente nesse tempo atual é incrível, desde os nomes das cidades até coisas pequenas que aparecem ao longo da trama, que deixarei para você descobrir, são muito bem feitas e fazem pensar novamente sobre certas coisas da primeira era sem que o autor faça você chegar nesses pensamentos através dos diálogos de forma indireta.

Não espere uma Primeira Era 2.0, mas vale à pena ler mesmo assim, enriquece muito o universo!

Para quem ainda não sabe essa trilogia é uma quadrilogia(ou pelo menos é até aqui de acordo com as informações que o próprio autor deu), com o quarto livro da segunda era sendo lançado só em 2021! Quem sabe os mistérios que vão ser concluídos e como novos vão ser abertos?

Não esqueçamos das sábias palavras do Lorde das Brumas: sempre há outro segredo.

O Crowler 07/08/2020

Então...
Achei bom, mas muito simples, gosto de alguns temas tratados nesse livro e por isso dei um 3,5 que seria um livro "bom", mas nada muito profundo e as vezes esse livro é extremamente previsível...Quando não é previsível tiram uma solução nada a ver.

Vanessa 01/08/2020

BANG-BANG
Voltar pra esse universo foi incrível. Sempre tive a curiosidade de saber como elementos tão fantásticos como os da série Mistborn seriam tendo que dividir espaço com um ambiente moderno cercado de metal. Afinal foi muito bom acompanhar os poderes alomanticos, feruquemicos e hemalurgicos no período medieval, mas imagina em uma época steampunk, com uma sociedade mais evoluída e com características tão marcantes. O resultado não esperava nada menos do que foi apresentado em “A Liga da Lei”, ou seja, muito bom.
Em uma mistura de Sherlock com faroeste e uma boa dose de pegada cômica com personagens mais velhos e mais experientes, acompanhamos o Wax, o nosso novo Kelsier. Algo a destacar em relação a essa personagem é o fato dele ser um cara extremamente altruísta, quer dizer, ele é bom até demais. Já o Wayne, seu Watson, é o típico personagem estereotipado para ser o alívio cômico e parceiro da trama ( vide suas “trocas” marca registrado do personagem). Então não tem como não gostar dele, ele foi construído para ser admirado então espere isso. Observando a personalidade destes dois personagens eu vejo um Kelsier dividido em dois, afinal ele era bom (mas não exagerado, apesar do que acontece aqui) e sempre tentando ser engraçado apesar das circunstancias. Desculpe voltar a comparar um personagem da série anterior mas é que vai ser difícil o autor construir outro que tenha me prendido tanto quanto o Kelsier.
Confesso que ao iniciar essa leitura e perceber que os Nascidos da Bruma estão praticamente extintos me fez pensar se a estória ficaria tão legal apenas com Brumosos, um pensamento tolo eu sei. Mas é aí que dá pra perceber o talento do autor em transformar os personagens tão legais quanto aqueles que tinham a capacidade de queimar todos os metais. E a mistura da alomancia com feruquemia realmente foi algo a acrescentar no universo.
Iniciar uma nova era e deixar os personagens que estávamos tão acostumados pode ser uma experiência... estranha... mas aqui a forma como o autor abordou essas figuras do passado e como elas reagem com a passagem do tempo_ se tornando lendas, mitologia, figuras populares e até tendo sido homenageados como nomes de cidades/ coisas, ou sendo distorcidas_ foi uma forma muito interessante que tornou a história, cultura e religião de Scandrial muito mais rica. Sem contar todas as referencias que quem leu a primeira era fica feliz em encontrar.
A escrita de Sanderson continua ótima com cenas muito visuais de tirar o fôlego, dignas de serem vistas das telonas. As divagações diminuem e o livro se torna mais curto mas nem por isso menos denso. A criatividade da narrativa também merece destaque, aqui temos a inclusão de armas com balas voando pra todo lado, inclusive pro chão, pra serem impulsionadas ( muitoo bomm).
Vi muita gente decepcionada por o livro não ter a mesma grandiosidade da era anterior, principalmente quanto à problemática. Eu particularmente não vi por esse lado, até por que realmente não queria que as temáticas se repetissem, e procurei esse livro pra, principalmente, poder conhecer como se relacionaria os elementos fantásticos em uma nova ambientação. Então achei sim um bom começo, que tem muito espaço pra crescer, e que não merece tanta comparação quanto aos livros anteriores visto que é uma estória diferente.
Termino dizendo que é uma boa pedida pra quem vem acompanhando o universo de Mistborn. Universo esse com muito potencial pra se tornar uma série ainda maior do que já é.
Ps: SURTANDO COM UMA APARIÇÃO, ESPERADA, NO FINAL DO LIVRO. AHHHHHHHHHHHH...

Elyaquim Torres 23/07/2020

Foi uma leitura difícil. Terminou de um jeito legal com um bom cliffhanger. Porém, gastei todas as minhas energias pra conseguir terminar.
Elyaquim Torres 23/07/2020minha estante
Nem de longe se compara ao primeiro livro da primeira era.

julia 20/07/2020

Resenha: A Liga da Lei
A Liga da Lei isso é incrivelmente rápido e envolvente. Li cerca de metade do livro em poucas horas. A história é desenvolvida de tal maneira que capturaa sua atenção desde o início. Também ajuda imensamente que os leitores já estejam familiarizados com a construção do mundo; portanto, todo desenvolvimento extra a esse respeito é um prazer.

Os personagens e vários pontos de vista são muito bem desenvolvidos e feitos. Todo mundo tem uma voz única e todos os capítulos acrescentam algo à história. Eu amo como todos são complexos e como seus pontos fortes se complementam. Marasi é a minha favorita e espero que possamos vê-la novamente.

Também há um pouco de humor, o que é comum nos livros de Sanderson. Isso contribui para a atmosfera e ajuda a equilibrar a ação com alguns momentos engraçados entre os personagens. Também há um pouco de mistério e intriga, o que só torna essa leitura ainda mais agradável.

No final, A Liga da Lei é um ótimo complemento para uma série fenomenal e oferece tantos mimos aos fãs de Mistborn. A construção do mundo é ótima, os personagens são interessantes e dinâmicos, e há ação do começo ao fim. Definitivamente recomendo a todos os fãs de Fantasia!

Jussara 19/07/2020

Bom livro
O primeiro livro da segunda era de mistborn, três de volta o mesmo mundo, mas diferente... a ideia de de levar o mundo que a gente conhecia para um velho oeste traz uma nova perspectiva para uso da alomacia. Em resumo é um bom livro com personagens interessantes.

Clara 17/07/2020

A liga da lei , é um livro de fantasia com ótimas cenas de lutas e nos envolve na história rapidamente, fazendo nos importar com os personagens, wax e wayne faz uma das melhores duplas que ja vi

Bruno.Patrick 16/07/2020

Toca Ennio Morricone ai!
Mano que livro bom de ler. Fui na fé no Brandon sem ler sinopse nem nada e cai num faroeste com muito tiro, donzela em perigo e piadinhas infames do Wayne. É o sétimo livro do Brandon Sanderson que leio e se continuar nesse nível ele vai acabar virando meu autor contemporâneo favorito.

Gigi 07/07/2020

Maravilhoso
Brandon Sanderson como sempre não desaponta, é muito bom ver como o mundo evolui e como eles lidam com as ações do passado

Davi.Winchester 03/06/2020

creio eu que nessa era o autor perdeu a magia, não aquele mesmo mundo magnifico como a primeira era. Estou terminando segundo livro...

Alessandratss 03/05/2020

Novos rostos, mesmo mundo.
Como sempre, é um prazer novamente ler um livro do Brandon Sanderson.

Em A liga da Lei, Sanderson começa a segunda era de Mistborn, trezentos anos após O Herói das Eras (1° era de Mistborn) em uma sociedade não mais medieval mas sim com cara de era vitoriana misturada com faroeste, com ótimos personagens e uma trama não tão boa como a primeira era, mas que sem dúvidas vale a leitura!

Antes de mais detalhes gostaria de avisar que sim, deve-se ler a primeira era de Mistborn antes desse livro. Caso não aconteça, A Liga da Lei será um livro completamente confuso e sem graça pra quem ler despreparado.

Bem, minha opinião sobre o livro é a seguinte:

Entendo que comparar obras é algo bem chato, mas é impossível não comparar esse livro com outros do autor. Esse livro é definitivamente inferior ao primeiro livro da 1° era de Mistborn.

Tive a impressão que Sanderson quis deixar o livro mais jovem e acessível. O que foi um pouco deprimente, já que o universo de Mistborn é tão complexo e genial, queria que fosse uma história mais grandiosa.

Acredito que o ponto forte desse livro foram os personagens. Wax, Wayne e Marasi, são personagens bastante carismáticos e interessantes, estou ansiosa para ver o que os reserva pra o segundo livro.

Uma coisa muito legal do livro foram as referências da primeira Era. Mesmo que mínimas e não totalmente visíveis, aqueciam meu coração sempre que notava. Quando citou a Vin, me emocionei.

Concluindo, apesar de Brandon Sanderson ser um dos meus autores favoritos tenho que admitir, foi uma leitura muito lenta e chata em várias partes. A minha dica é vá com calma e sem expectativas, se não, talvez se decepcione. Apesar de tudo, recomendo!

Naty 23/04/2020

Faroeste mais alomância = uma história mais Light de Brandon Sanderson
Brandon Sanderson é um autor conhecido por seus livros profundos e difíceis de adivinhar o final. Foi assim em Mistborn primeira era e em Elantris. Já aqui, no primeiro livro da segunda era de Mistborn, ele nos traz uma história bem mais leve e engraçada. Sem tanta abordagem à política ou à religião, mas com várias críticas sociais. Uma das maiores críticas desse mundo é com certeza o fato de, apesar de o mundo evoluir tecnologicamente e em questões governamentais, a criminalidade e a maldade ainda existem e talvez sejam ainda mais difíceis de se derrotar, pois se escondem onde menos se espera. E o que parece ser o foco dos bandidos pode ser só uma grande farsa para esconder uma jogada maior de quem os financia.
A ambientação nessa nova Elendel é bem legal. Uma mistura de era vitoriana com personagens saídos do faroeste. Acho que, nesse livro, a melhor parte foi acompanhar os personagens, os quais são super divertidos. Principalmente o Wayne. Apesar de que eles ás vezes exageram nos palavrões.
Wax, nosso personagem principal, é um grande atirador e um duplonato. Ele é um lança moedas, mas também consegue aumentar ou diminuir seu peso. Sua personalidade é forte e ele passa por uma grande perda (registrada logo no início do livro) que acaba o marcando e fazendo ele voltar para a cidade.
Seu amigo Wayne é de longe o personagem mais hilário. Na ver das, ele bem um mentiroso sem vergonha, mas usa isso a favor da lei (ás vezes). Ele consegue enganar quase que qualquer pessoa com disfarces rápidos e sotaques diferentes. Além de seus poderes de poder criar uma bolha de tempo acelerado e guardar saúde para poder se curar nas batalhas, ele tem um grande apego ao seu chapéu e um senso de humor que dá fluidez à história. Ele faz você ver todo mundo morrendo, mas mesmo assim conseguir sorrir das piadas dele.
Marasi é outra personagem de importância. O leitor lá no meio da história descobre algumas coisas sobre ela e ela será de suma importância para que tudo dê certo. É uma personagem feminina interessante, mas que não me cativou tanto. Ela gosta de se me ter numa aventura com certeza e é inteligente, mas ás vezes, para uma dama, é meio sem noção de mais.
O grande vilão aqui será Miles. É, apesar do autor ter criado um livro com menos de 300 páginas, realmente me perguntei se Miles conseguiria ser derrotado em tão pouco tempo. Ele tem poderes que o tornam quase indestrutíveis.
O fim do livro nos promete que ele tende a melhorar, trazendo mais política e religião (grandes pontos fortes do autor), é tornando a história mais difícil. As revelações do final não são tão bombásticas como costumamos ver em outros livros do autor. Não é lá um grande plot twist, mas valeu cada segundo acompanhando esses personagens.
Apesar de não ser a história mais bem estruturada de Brandon Sanderson, é bem fluida e diverte, com certeza.

@livrostasticos 19/04/2020

Esse livro foi divertido e eu adorei o fato de que Sanderson conseguiu continuar a incrível história que tivemos na primeira trilogia (Mistborn), de uma maneira tão única e fantástica.
Obviamente, essa segunda trilogia é bem mais curta e senti um pouco de falta do desenvolvimento do universo de que tanto gosto nos livros do autor, mas eu entendo que esses livros da segunda era eram mais short stories que cresceram um pouco demais.