A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

Maycão Douglinhas 24/04/2024

Nem toda história precisa ser sobre salvar o mundo
Diferente da primeira era, essa história é mais compacta e eu particularmente amei isso. Para mim torna as coisas mais reais.

O trio principal me cativou desde o início. Gostaria de saber mais sobre a real motivação do líder dos Desaparecidos, mas acredito que terei minhas respostas nos próximos livros.

Este foi o livro do Brandon no qual eu mais me diverti, dei risadas. Foi leve, tranquilo. Justamente o que eu precisava

Jbaclg 30/03/2024

História bem mais simplória do que a primeira trilogia. No entanto, cativante e divertida . Os personagens são bem desenvolvidos e divertidos. No meio do livro fiquei um pouco entediada, mas durou pouco.
Lerei o resto da trilogia.

joao 17/03/2024

Eu comecei esse livro com desconfiança, eu realmente fiquei chocado com o início, quase desanimei , mas por sorte persisti, e encontrei uma história muito legal, personagens bem originais, e os conceitos da série misturados de maneira bem inteligente. o mundo evoluiu muito rápido nos 300 anos de distância entre o fim da primeira trilogia e o início dessa história, e através dessa leitura identificar essa evolução é uma jornada bem legal.Gostaria de ressaltar a capacidade do autor de manter coerente a série Mistborn porque a primeira e a segunda era tem suas diferenças bem expressas e mesmo assim é fácil ver que se trata do mesmo mundo .

Letícia Machado Tadeu Da Silva 11/03/2024

No começo eu estranhei um pouco, já que sai da primeira trilogia arrasada( de uma forma maravilhosa); esse livro vai ser mais introdutório, vai apresentar personagens novos, e todo o sistema de metais sofreu uma modificação, gostei da história. E o epílogo? ????. Quero saber mais..... Como assim?
Alguém voltou ?? Ou só passou pra dar um oi?

Vinícius 21/02/2024

Confesso que fui com as expectativas baixas pra esse livro porque vi muita gente falar que a Segunda Era de Mistborn não é tão boa quanto a primeira. De fato, a narrativa aqui não é tão desenvolvida quanto os livros da trilogia original, mas eu amei a forma como o Sanderson retratou a evolução desse mundo, situando a narrativa séculos após os eventos da Primeira Era (e nesse sentido me lembrei bastante das duas animações de Avatar). O desenvolvimento não só tecnológico, mas principalmente mágico, foi muito bacana de ver, e eu me rendi fácil a essa ambientação meio faroeste meio steampunk.

Além do mais, é interessante que o Sanderson não se prende à nostalgia barata, mas a maneira como ele insere as referências e conexões aos eventos e aos personagens da trilogia original são uma delícia de sacar. Quanto aos personagens do livro, achei o início do Wax um pouco truncado, apesar do prólogo impactante, mas ele cresce muito quando o próprio Wayne é introduzido, e a dinâmica dos dois (e de ambos com Marasi) foi ótima de acompanhar, especialmente por ver que eles não são meras cópias de Vin, Elend, Kelsier, Sazed e outros personagens da Primeira Era.

Mesmo não tendo o mesmo nível de desenvolvimento (e achei que o vilão principal foi um tanto subutilizado, especialmente na sua conexão com Wax), A Liga da Lei foi um começo bem promissor para essa nova Era de Mistborn. Não espero uma Primeira Era, e é justamente isso que me anima!

Victor 18/02/2024

Segunda era
Mais direto ao ponto, aqui Sanderson não precisou construir o mundo, apenas nos ambientar visto q o mundo "evoluiu".
Destaque à dupla de protagonistas absurdamente carismáticos e Marasi q é apaixonante!
Gostei do livro dinâmico, da ação desenfreada e dos momentos de tensão q lembram duelos de pistola dos Westerns!
O epílogo desenvolve a Lore de Scadrial e me deixou boquiaberto!
Ótima leitura, 5* e favoritado!

Wagner Fernandes 07/02/2024

Uma Nova Era promissora e apaixonante!
Ainda não me recuperei emocionalmente do final bombástico de "Herói das Eras". O que foi aquilo?! Foi um desfecho metafísico! Uma conclusão esotérica!
Tá, não foi ruim. Talvez um pouco traumático ver personagens morrendo tragicamente ou se tornando deuses. Foi um final adequado para tudo o que vinha acontecendo, afinal era O FIM DO MUNDO!... Mas, claro, o mundo não acabou, senão não teríamos a Segunda Era e este "A LIGA DA LEI", 300 anos depois do "quase" fim do mundo. Por um lado, fiquei triste e decepcionado com o destino de alguns personagens. Por outro, como já disse, foi uma conclusão que fez sentido. Bom, nem tudo termina do jeito que sonhamos.
Agora, vemos como ficou o mundo que os descendentes da Primeira Era construíram após o fim das cinzas e o planeta voltar à sua órbita correta no sistema estelar.
Na verdade, a Segunda Era de "Mistborn" era a que eu mais desejava ler em 2019, quando adquiri toda a coleção.
Eu estava ansioso, mas também queria ler a Primeira Era para poder compreender o mundo. O desafio era passar pelas 2.000 páginas da Primeira Era! Sentia-me desanimado, mas aceitei o desafio, pois queria conhecer aquele mundo da Segunda Era. Só não imaginei que a leitura iria me prender tanto e que iria gostar demais daquela história e seu universo.
Valeu MUITO a leitura. Uma aventura inesquecível.
E agora, depois de quase 5 anos, pude entrar na "Era Vitoriana" desse universo fantástico. Só sinto falta do calhamaço de 700 páginas, já que na Segunda Era os livros são tão curtinhos. Bom, depois isso é compensado com o monstro que é "O CAMINHO DOS REIS.
Imagine um "western" com super-heróis. Caubóis alomânticos caçando outros alomânticos criminosos num mundo onde há cidades com os nomes de Vin, Elend, Doxon, mortos há 340 anos. Assim é o mundo da Segunda Era de "Mistborn". Um mix de "A Liga Extraordinária" + "Sherlock Holmes" + "X-Men" + "Westerns".
Agora os heróis são Wax, Wayne, Lessie, caçadores rápidos no gatilho e com poderes de Nascidos da Bruma. Esse universo novo promete.
A história mal começa e já temos uma tragédia! Brandon Sanderson aprendeu com George R. R. Martin a aterrorizar o leitor!!! Nem conheci direito o personagem e já foi pro saco!
Lorde Waxillium é o "Batman" do século 19. E temos também as jovens Marasi e Steris.
A história vai pegando um ritmo viciante e seus personagens são extraordinários. Que humor genial de Wayne!
Tem também um clima saudoso de histórias de Sherlock Holmes, e a relação entre Waxillium e Wayne é perfeita, como Sherlock e Watson (embora Wayne esteja longe de se parecer com o Dr. Watson. Está mais para um caipira rude capaz de simular classe). Há um mistério a solucionar, Wayne veio das Terras Brutas buscar Lorde Waxillium, que não quer mais atuar como justiceiro e precisa arranjar uma esposa para pôr em ordem sua casa e seus negócios.
A pretendente é super metódica e realista e escreveu até um contrato. Eu ri muito da reunião de Wax com a moça e o pai dela, e com Wayne se metendo com seu poder alomântico.
Marasi é uma jovem misteriosa. Wax ficou intrigado com o jeito tímido dela e encantado com sua inteligência. E Wayne fazendo suas manobras ao estilo Sherlock Holmes, com disfarces mirabolantes.
A trama mostra mulheres da alta sociedade, descendentes dos antigos Nascidos da Bruma, que estão sendo sequestradas. Por que, e quem está interessado nelas? Sabendo do perigo que correm nos trens, as damas estão evitando viajar por esse meio de transporte, mas isso não impede os criminosos. Agora atacam na cidade! E Wax e Wayne precisam impedir e resgatar as demais reféns. Claro, e Marasi ficará na cola dos dois, afinal não é a moça tímida que parece ser!
Pancadaria, roubo, tiroteio e sequestro. Wax e Wayne entram em ação e salvam os convidados de uma festa de casamento de bandidos que querem mais do que joias e dinheiro... querem alguém muito especial para Wax! Duas pessoas, e Wax só terá a chance de salvar uma delas.
Gostei bastante dessa era. Mesmo reconhecendo elementos familiares de outras obras da literatura.
O tiroteio no casamento revelou detalhes sobre os personagens. Lorde Wax tem 42 anos, Wayne, uns dez anos menos. Steris aparenta uns 25, e Marasi 20. Marasi é curiosa, inteligente, estuda direito e seu hobby é conhecer as proezas dos famosos homens da lei Wax e Wayne. Steris é a aristocrata fria e calculista, que fica vermelha de vergonha se as normas sociais são quebradas. Tornou-se noiva de Wax por conveniência, mas ele percebeu que Marasi, prima de Steris, tem uma quedinha por ele. Na verdade, Wayne, astuto, percebeu isso!
A história traz uma trama bem escrita e de fácil leitura. Não é tão dramático e complexo como a Primeira Era de Mistborn, mas apresenta uma boa narrativa.
Wax passou por maus bocados numa cena no trem. Tentaram matá-lo e, para proteger passageiros inocentes, ele subiu ao teto do trem em MOVIMENTO. Mas o inimigo o perseguiu. Tipo aquelas cenas de trem em westerns. O inimigo tem um poder parecido com o do Wolverine e do T-1000 de "O Exterminador do futuro". Cena angustiante.
A história é boa. Diálogos, personagens, trama. Tudo bem escrito, cenas bem construídas. Algumas são clichês que certamente você, como leitor experiente, já viu em algum momento num livro qualquer. Mas a maestria de Brandon Sanderson está na utilização correta do clichê, que se adéqua perfeitamente à situação sem parecer forçado.
Nossos três amigos foram à procura de uma velha amiga em busca de ajuda depois do incidente no trem. Gostei da nova personagem. Bravinha ela!
E o antagonista? O cara é quase indestrutível e deixou nossos heróis em maus lençóis. Só com estratégia e inteligência para tentar vencê-lo, mas como derrotar um inimigo tão inteligente quanto o herói?
Um livro curto, mas uma aventura empolgante. Só um DETALHE ficou meio... forçado, talvez. Não. Não tira o mérito da obra. Afinal o universo Mistborn lida com elementos sobrenaturais, no caso as próprias BRUMAS. Por pouco não temos um desfecho "Deus ex machina". Por pouco. O herói teve muito trabalho duro depois da ajudinha de... ok, sem spoiler.
"A LIGA DA LEI" não é tão sensacional como a Primeira Era de Mistborn, mas consegue manter a qualidade. As referências aos acontecimentos da Primeira Era dão aquele ar de nostalgia. Dá para explorar mais essa Era 2, e espero que os próximos três volumes tragam mais referências a Vin e Elend e ao que aconteceu após o final de "O Herói das Eras".
Nota: 4,5 de 5,0

-Koraline 30/01/2024

Até agora, esse é o livro do Brandon que menos gostei, e ainda assim adorei demais a história, o que diz muito sobre o talento incrível dele como autor. Ao contrário de Mistborn, que é uma fantasia muito bem desenvolvida, achei esse livro um pouco bobinho, no sentido de que: o suspense não é realmente um suspense, e é impossível se surpreender com o vilão pois não o conhecia antes, a investigação é bastante engraçada e caricaturada, especilamente todas as situações envolvendo o Wayne, e a questão fantástica não é tão explorada aqui, mas ainda assim é um ótimo livro, e já ouvi falar que o universo de Mistborn vai ser mais abordado nos próximos livros.

Leozinho! 18/01/2024

Não tão grandioso quanto os da primeira era, mas bom
A história é bem mais fechadinha e de menor dimensão do que foi a primeira era, mas ainda assim é um bom livro. Os personagens são bem legais e a ambientação é melhor ainda. Gosto muito das referências ao passado e sinto saudade daqueles personagens, é legal vê-los sendo lembrados.

Mi Giorf 31/12/2023

A liga da lei
E terminando o meu ano com essa fantasia, um novo gênero que tive o prazer de conhecer. Foram vários momentos tensos, teorias que não se confirmaram e personagens incríveis.

Morende 20/12/2023

Não tem o mesmo ritmo da primeira era
A primeira era é ESPETACULAR, o primeiro livro te deixa estupefato, é incrível. Termina de uma forma totalmente inesperada.... TUDO acontece de forma inesperada.

Já nessa era acho que o autor não conseguiu manter o pique, tudo bem previsível e os personagens não são tão carismáticos.

Continua sendo um livro muuuuito bom, só não tão bom quanto os anteriores.

Vick 01/12/2023

Um dos melhores de fantasia que eu já li. Só tive um pequeno problema com ele, algumas termologia foram difíceis de entender.

Johnnyoss 02/11/2023

Mudança de direção
Eu gostei do livro. Eu já tinha lido um pouco sobre ele, então não fiquei chateado com a mudança de tom que a série tomou, a pegada western me agradou muito mas sinto que a narrativa ainda não engatou bem, principalmentw nas cenas de ação.

Bom, os personagens são incríveis, Wax, Wayne e Marasi foram muito bem escritos e realmente fazem a gente se apegar a eles. Até mesmo Miles é muito cativante, não sendo aquele vilão que é mau e pronto, ele realmente tem razões e valores que fazem sentido, e o motivo dele se tornar um criminoso faz sentido.

A história foi interessante, claro, não foi nada espetacular como a primeira era. Não tinha muita coisa em jogo, mas o final ficou bem aberto e vai ser interessante acompanhar como tudo vai se desenrolar.

Agora, as referências aos acontecimentos da primeira era foram muito legais, desde as religiões, Sazed como harmonia e até mesmo os lugares. A mitologia criada foi muito interessante, e o "Olhos de Ferro" como diabo foi uma sacada bem i teligebte.

Enfim, o livro foi bom, mas não espetacular. Mas mesmo assim vou conyinuar lendo porque amo o universo de Mistborn e estou bem animado pra ver aonde vai dar a jornada do Wax e do Wayne.