A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

Wagner Fernandes 07/02/2024

Uma Nova Era promissora e apaixonante!
Ainda não me recuperei emocionalmente do final bombástico de "Herói das Eras". O que foi aquilo?! Foi um desfecho metafísico! Uma conclusão esotérica!
Tá, não foi ruim. Talvez um pouco traumático ver personagens morrendo tragicamente ou se tornando deuses. Foi um final adequado para tudo o que vinha acontecendo, afinal era O FIM DO MUNDO!... Mas, claro, o mundo não acabou, senão não teríamos a Segunda Era e este "A LIGA DA LEI", 300 anos depois do "quase" fim do mundo. Por um lado, fiquei triste e decepcionado com o destino de alguns personagens. Por outro, como já disse, foi uma conclusão que fez sentido. Bom, nem tudo termina do jeito que sonhamos.
Agora, vemos como ficou o mundo que os descendentes da Primeira Era construíram após o fim das cinzas e o planeta voltar à sua órbita correta no sistema estelar.
Na verdade, a Segunda Era de "Mistborn" era a que eu mais desejava ler em 2019, quando adquiri toda a coleção.
Eu estava ansioso, mas também queria ler a Primeira Era para poder compreender o mundo. O desafio era passar pelas 2.000 páginas da Primeira Era! Sentia-me desanimado, mas aceitei o desafio, pois queria conhecer aquele mundo da Segunda Era. Só não imaginei que a leitura iria me prender tanto e que iria gostar demais daquela história e seu universo.
Valeu MUITO a leitura. Uma aventura inesquecível.
E agora, depois de quase 5 anos, pude entrar na "Era Vitoriana" desse universo fantástico. Só sinto falta do calhamaço de 700 páginas, já que na Segunda Era os livros são tão curtinhos. Bom, depois isso é compensado com o monstro que é "O CAMINHO DOS REIS.
Imagine um "western" com super-heróis. Caubóis alomânticos caçando outros alomânticos criminosos num mundo onde há cidades com os nomes de Vin, Elend, Doxon, mortos há 340 anos. Assim é o mundo da Segunda Era de "Mistborn". Um mix de "A Liga Extraordinária" + "Sherlock Holmes" + "X-Men" + "Westerns".
Agora os heróis são Wax, Wayne, Lessie, caçadores rápidos no gatilho e com poderes de Nascidos da Bruma. Esse universo novo promete.
A história mal começa e já temos uma tragédia! Brandon Sanderson aprendeu com George R. R. Martin a aterrorizar o leitor!!! Nem conheci direito o personagem e já foi pro saco!
Lorde Waxillium é o "Batman" do século 19. E temos também as jovens Marasi e Steris.
A história vai pegando um ritmo viciante e seus personagens são extraordinários. Que humor genial de Wayne!
Tem também um clima saudoso de histórias de Sherlock Holmes, e a relação entre Waxillium e Wayne é perfeita, como Sherlock e Watson (embora Wayne esteja longe de se parecer com o Dr. Watson. Está mais para um caipira rude capaz de simular classe). Há um mistério a solucionar, Wayne veio das Terras Brutas buscar Lorde Waxillium, que não quer mais atuar como justiceiro e precisa arranjar uma esposa para pôr em ordem sua casa e seus negócios.
A pretendente é super metódica e realista e escreveu até um contrato. Eu ri muito da reunião de Wax com a moça e o pai dela, e com Wayne se metendo com seu poder alomântico.
Marasi é uma jovem misteriosa. Wax ficou intrigado com o jeito tímido dela e encantado com sua inteligência. E Wayne fazendo suas manobras ao estilo Sherlock Holmes, com disfarces mirabolantes.
A trama mostra mulheres da alta sociedade, descendentes dos antigos Nascidos da Bruma, que estão sendo sequestradas. Por que, e quem está interessado nelas? Sabendo do perigo que correm nos trens, as damas estão evitando viajar por esse meio de transporte, mas isso não impede os criminosos. Agora atacam na cidade! E Wax e Wayne precisam impedir e resgatar as demais reféns. Claro, e Marasi ficará na cola dos dois, afinal não é a moça tímida que parece ser!
Pancadaria, roubo, tiroteio e sequestro. Wax e Wayne entram em ação e salvam os convidados de uma festa de casamento de bandidos que querem mais do que joias e dinheiro... querem alguém muito especial para Wax! Duas pessoas, e Wax só terá a chance de salvar uma delas.
Gostei bastante dessa era. Mesmo reconhecendo elementos familiares de outras obras da literatura.
O tiroteio no casamento revelou detalhes sobre os personagens. Lorde Wax tem 42 anos, Wayne, uns dez anos menos. Steris aparenta uns 25, e Marasi 20. Marasi é curiosa, inteligente, estuda direito e seu hobby é conhecer as proezas dos famosos homens da lei Wax e Wayne. Steris é a aristocrata fria e calculista, que fica vermelha de vergonha se as normas sociais são quebradas. Tornou-se noiva de Wax por conveniência, mas ele percebeu que Marasi, prima de Steris, tem uma quedinha por ele. Na verdade, Wayne, astuto, percebeu isso!
A história traz uma trama bem escrita e de fácil leitura. Não é tão dramático e complexo como a Primeira Era de Mistborn, mas apresenta uma boa narrativa.
Wax passou por maus bocados numa cena no trem. Tentaram matá-lo e, para proteger passageiros inocentes, ele subiu ao teto do trem em MOVIMENTO. Mas o inimigo o perseguiu. Tipo aquelas cenas de trem em westerns. O inimigo tem um poder parecido com o do Wolverine e do T-1000 de "O Exterminador do futuro". Cena angustiante.
A história é boa. Diálogos, personagens, trama. Tudo bem escrito, cenas bem construídas. Algumas são clichês que certamente você, como leitor experiente, já viu em algum momento num livro qualquer. Mas a maestria de Brandon Sanderson está na utilização correta do clichê, que se adéqua perfeitamente à situação sem parecer forçado.
Nossos três amigos foram à procura de uma velha amiga em busca de ajuda depois do incidente no trem. Gostei da nova personagem. Bravinha ela!
E o antagonista? O cara é quase indestrutível e deixou nossos heróis em maus lençóis. Só com estratégia e inteligência para tentar vencê-lo, mas como derrotar um inimigo tão inteligente quanto o herói?
Um livro curto, mas uma aventura empolgante. Só um DETALHE ficou meio... forçado, talvez. Não. Não tira o mérito da obra. Afinal o universo Mistborn lida com elementos sobrenaturais, no caso as próprias BRUMAS. Por pouco não temos um desfecho "Deus ex machina". Por pouco. O herói teve muito trabalho duro depois da ajudinha de... ok, sem spoiler.
"A LIGA DA LEI" não é tão sensacional como a Primeira Era de Mistborn, mas consegue manter a qualidade. As referências aos acontecimentos da Primeira Era dão aquele ar de nostalgia. Dá para explorar mais essa Era 2, e espero que os próximos três volumes tragam mais referências a Vin e Elend e ao que aconteceu após o final de "O Herói das Eras".
Nota: 4,5 de 5,0

Gigi 07/07/2020

Maravilhoso
Brandon Sanderson como sempre não desaponta, é muito bom ver como o mundo evolui e como eles lidam com as ações do passado

Juddy.Garcez 15/01/2022

Esse é um daqueles livros que quanto mais lemos, mais queremos ler. Mesmo depois de algumas leituras de Sanderson, ainda me impressiono com a sua capacidade de surpreender as leitoras e de criar conexões com os personagens. Comecei a ler esse livro há dois dias e tanta coisa aconteceu que eu havia sequer esquecido do começo. Mas, em mais um golpe genial, a última página retornou a primeira e eu senti tudo de novo e de novo. Que livro incrível!

EDexter 15/09/2020

Fantasia espetacular!
Por diversos sebos procurei a Primeira Era de Mistborn, infelizmente soube muito tarde a respeito desse maravilhoso mundo da fantasia. Então, decidir comprar os 3 livros da Segunda Era.

Esse primeiro livro faz muita menção aos livros da primeira era de Mistborn, algo que mesmo que não tenha lido ,não atrapalha.

A escrita flui bem, os personagens são envolventes, as ações. O conjunto é uma obra prima da fantasia, estou ansioso para ler os outros dois livros da série em breve.

E na expectativa de uma sorte cair do céu ,e assim, conseguir adquirir a Primeira era de Mistborn.

Espero que algum dia façam uma série ou um filmaço com o conteúdo desses livros.

Brandon Sanderson , conquistou mais um fã.

Clara 17/07/2020

A liga da lei , é um livro de fantasia com ótimas cenas de lutas e nos envolve na história rapidamente, fazendo nos importar com os personagens, wax e wayne faz uma das melhores duplas que ja vi

Vhaz 16/11/2020

O gancho do final foi muito bom!
Antes de tudo, eu recomendo que leiam a primeira era antes de ler a segunda... claramente vc vai pegar muitas referências e se não tiver lido, certamente não vai entender uma cena no final do livro.

Agora falando sobre o livro em si, gostei demais desse "novo" mundo. Essa era mais vitoriana, com essa pegada de vigilante e novas formas de se usar alomancia e feruquemia me encantou dms!

Os personagens são do caramba, Wax é um Kelsier 2.0, mas não quer dizer que não é ruim, é muito bom por sinal... Wayne é sem sombra de dúvidas o melhor personagem do livro.

Já vou começar o segundo volume agora mesmo, porque quero respostas kkkkk

Brandon Sanderson nunca decepciona cara!!!

Johnnyoss 02/11/2023

Mudança de direção
Eu gostei do livro. Eu já tinha lido um pouco sobre ele, então não fiquei chateado com a mudança de tom que a série tomou, a pegada western me agradou muito mas sinto que a narrativa ainda não engatou bem, principalmentw nas cenas de ação.

Bom, os personagens são incríveis, Wax, Wayne e Marasi foram muito bem escritos e realmente fazem a gente se apegar a eles. Até mesmo Miles é muito cativante, não sendo aquele vilão que é mau e pronto, ele realmente tem razões e valores que fazem sentido, e o motivo dele se tornar um criminoso faz sentido.

A história foi interessante, claro, não foi nada espetacular como a primeira era. Não tinha muita coisa em jogo, mas o final ficou bem aberto e vai ser interessante acompanhar como tudo vai se desenrolar.

Agora, as referências aos acontecimentos da primeira era foram muito legais, desde as religiões, Sazed como harmonia e até mesmo os lugares. A mitologia criada foi muito interessante, e o "Olhos de Ferro" como diabo foi uma sacada bem i teligebte.

Enfim, o livro foi bom, mas não espetacular. Mas mesmo assim vou conyinuar lendo porque amo o universo de Mistborn e estou bem animado pra ver aonde vai dar a jornada do Wax e do Wayne.

FaruSantos 08/01/2018

A Liga da Lei é uma maneira inusitada de revisitar e expandir o universo de Mistborn. Me surpreendi com a ótima mistura de magia, temática Velho Oeste e mundo intrincado. Gostei bastante dos personagens carismáticos e das incríveis cenas de ação repletas de acrobacias impossíveis e tiroteio. Faltou um pouco de profundidade para os heróis e o mundo podia ser melhor explorado, espero que essas questões melhorem nos livros seguintes. No mais, A Liga da Lei é uma história de fantasia criativa bem divertida, já estou ansioso para ler as continuações.

site: https://faru.wordpress.com/2018/01/08/resenha-liga-lei-mistborn-segunda-era-brandon-sanderson/

Tiago Doreia 12/03/2023

Apesar dos pesares, muito bom!
Primeiro livro da segunda trilogia do império final de Bradon Sanderson. Confesso que já cheguei nessa saga um pouco receoso, devido à primeira trilogia ter sido maravilhosa, de proporções gigantescas, então seria realmente difícil manter aquele padrão de qualidade.

E não poderia ser diferente. Apesar de não ser totalmente correto comparações, é impossível evitar de evitar correlacionar a primeira era com a segunda.
E é fácil notar que a grandiosidade e escopo imensamente maior da primeira era com relação à segunda, visto que a primeira é tão grande que os protagonistas se tornam lendas, e alguns até deuses, 300 anos depois. Até na características, quantidade e grandeza dos poderes dentro desse universo são menores no início da segundas trilogia.

A segunda era se passa em um clima de faroeste com toques de steampunk. Como sempre muitíssimo bem ambientado, ricamente descrito, no qual você realmente se sente naquele lugar, naquela época, com aquelas pessoas.
Senti falta de um aprofundamento um pouco maior nos personagens principais. O livro é curto, teria espaço confortável para explorar essa questão.

Um ponto interessante foi observar a evolução da era, com a introdução da eletricidade, que gera uma série de repercussões na própria história.

No mais, é um livro incrível que não há dúvida nenhuma que deve ser lido por quem é fã do universo de mistborn e de Brandon Sanderson.

Belizário 22/02/2023

Brandon Sanderson não para de surpreender
É claro que o primeiro volume da Segunda Era não conseguiu chegar perto do estupor que causa o primeiro da Primeira Era.
Mas isso é compreensível. Afinal, são propostas muito diferentes.
Outrossim, o ritmo de leitura é completamente diferente. Esse é bem mais tranquilo e célere. Porém, não deixa de ser bom.
É fascinante ver as transformações que o Brandon Sanderson implementou no mesmo universo.
A introdução da tecnologia. A criação de novos personagens e o aparecimento de velhos conhecidos. As referências...
Enfim, a "continuidade descontínua" das histórias. Haha

Repito, não tem o mesmo esplendor que "O Império Final", mas nem por isso deixa de ser deveras intrigante acompanhar o "novo-velho" mundo do autor.

Sanderson, para mim, se evidencia novamente como um gênio entre os gênios e suas obras são um deleite aos apreciadores de uma boa fantasia.

Jaaqx 15/01/2021

Sanderson é de longe um dos meus autores favoritos! Seus livros conseguem ser intrigantes e bem detalhados na medida perfeita, sem serem enfadonhos.
Apesar disso comecei essa leitura sem grandes expectativas e mais uma vez me vi presa em uma história incrível!

Bruno.Patrick 16/07/2020

Toca Ennio Morricone ai!
Mano que livro bom de ler. Fui na fé no Brandon sem ler sinopse nem nada e cai num faroeste com muito tiro, donzela em perigo e piadinhas infames do Wayne. É o sétimo livro do Brandon Sanderson que leio e se continuar nesse nível ele vai acabar virando meu autor contemporâneo favorito.