A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

Ygor.Fortes 09/01/2022

Se for com as expectativas certas é um bom livro. Não é tão épico como a primeira era, e nem tenta ser. Foi bom voltar pro mundo de mistborn perceber a evolução.

Mari 23/10/2023

Wayne meu amor ??
O que falar de Mistborn? Eu amo Scadrial e leria sobre esse planeta para sempre.

Foi muito divertido voltar a esse mundo,ver menções a personagens (que eu amo) e a percepção dessa geração sobre eles. Algumas coisas nesse livro impediram ele de ser 5 estrelas para mim,ainda não me conectei ao Wax,embora tenha AMADO a dinâmica dele com o Wayne. A Marasi tem potencial,mas sinto que o romance acaba tirando um pouco do brilho dela,talvez melhore com a evolução da trama. Enfim,com certeza valeu a leitura e estou curiosa para o desfecho disso tudo.

solandbooks 21/07/2022

o epilogo me rendeu surtos
certo, me senti na obrigação de fazer comentários sobre esse livro. A melhor coisa foi buscar pistas sobre a primeira serie de Mistborn nele (o que me deixou com uma vontade louca de reler). O plot é bem divertido e por não precisar fazer toda a construção do universo o livro tem um passo bem mais rápido do que qualquer outro livro do brandon. Li ele muito rápido tbm (estranho ler um livro com do brandon com menos de 500 pags kkjkkk). Tem um pegada muito diferente da primeira era de mistborn, mas mesmo assim eu gostei já que eu não fui esperando algo parecido com a primeira era. O livro é muito bom no que se propoem a ser, os personagens são cativantes e engraçados e é uma leitura bem leve. O EPILOGO FOI SIMPLESMENTE TUDO, surte levemente e criei muitas teorias. Foi um livro divertido e sinto que os próximos vão ser melhores ainda.

Sindu 28/07/2022

Cara livro muito bom, mesma pegada da série anterior. Tudo explicado direitinho mas muito mistério por baixo ainda. É mt legal ver a referência dos personagens da primeira era nessa, como se fossem eastereggs, bem divertido de ler.
Indico com certeza!

B. A Silva 20/08/2022

Tiro, porrada e bomba
Eu amei essa nova trilogia, eu me apeguei tão fácil aos personagens, eles são tão cativantes e carismáticos, não consigo contar quantas marcações eu fiz graças ao Wayne, que devo dizer estou rezando para que o Brandon não o mate ?
Shipei muito a Marasi e o Wax eu admito ? ela é uma personagem tão maravilhosa. Wax é tudo de bom, a dínamica dele com o Wayne é muito vibes te odeio, mas te amo. Não vejo a hora de começar o segundo ?

beatriz 14/09/2022

ok...
sendo um livro ambientado em mistborn eu esperava tãaaooo mais, e até na primeira metade eu estava envolvida e interessada, indo pro final já estava cansada e o vilão me deixava no tédio. é um livro curto ok mas eu realmente esperava alguma coisa a mais. dito isso vou continuar sim pela minha meta de ler a cosmere e até espero que os outros livros melhore

Raphaela 03/10/2022

Abaixo da espectativa
A liga da lei tem uma pegada diferente do q a gente viu na primeira era de mistborn, n tem aquele tom épico. Aqui até rola uma certa aventura em grupo mas nem se compara com o bando do kelsier (e comparações entre os livros são inesquecíveis). Achei a interação entre os personagens um pouco estranha as vezes.
Mas no geral foi uma boa leitura, bom revisitar esse mundo, adorei as referências, no finalzinho ali tem coisa q derrete o coração de um fã mistborn.
Vale muito a leitura.

Andre.Pithon 04/10/2022

Bingo de Fantasia e Sci/fi do /RFantasy
5.1: Finalista de prêmio, mas não ganhou

3.5

Ah, Sanderson! Após mais de um ano sem tocar no mais popular autor de fantasia contemporâneo (dos quais ainda escrevem, te devolvo o título assim que tu lançar algo, Martin), retorno para o universo de Mistborn. Hilariamente, já faz muito tempo que tenho o terceiro livro da segunda era de Mistborn sentado na minha estante, que achei muito barato em promoção, só esperando eu tomar coragem e ler os outros dois. Então lá vamos nós.

Eu gosto do conceito desse livro. Gosto do misto de velho oeste levemente steampunk. Gosto da ideia de pegar um universo medieval e empurrar para o futuro com as mesmas leis arcanas, mostrando progressão na religião, cultura e tecnologia. Sanderson é bom nos conceitos, em construir cenários curiosos. A continuação dos sistemas de magia, pegando muitos dos conceitos já explorados na trilogia original, traz um senso de familiaridade agradável.

É um livro extremamente agradável. E meio vazio.
Sanderson tem um estilo bem simples, bem comercial, ele conta histórias divertidas, com poderes legais, humor meio questionável mas que funciona de vez em quando, pontuais momentos excelentes de ação e espetáculo.
O MCU literário.

E eu gosto dos meus filmes/livros pipoca de puro entretenimento de tempos em tempos, mas não se pode esperar muito deles. Não haverão personagens extremamente complexos (complexidade guardada apenas para os detalhes dos poderes), nem prosa fascinante, nem diálogos apaixonantes. Mas passa o tempo, diverte, a ação é bem feita, as tramas são extremamente bem fechadas e planejadas, dezenas de detalhes se conectando.

A segunda era de Mistborn começa mais fraca que a primeira, mas traz muitos paralelos a ela, o que torna uma leitura cheia de referências, tanto narrativas, mas as melhores são as temáticas. É excelente ver o antagonista aqui poder ser facilmente considerado um dos protagonistas do primeiro livro, se ele estivesse lá atrás. É uma história de proporções muito menores que a saga de Vin e Kelsier, e não há nada de errado com isso, mas também não traz tantas revelações e reviravoltas, a típica explosão Sandersoniana contida sempre no clímax está aqui, mas não é tão impressionantemente densa quanto de costume.

É uma história que se fecha, mas que obviamente te deixa uma cena pós-crédito chamando pro próximo livro dessa série infinita.
E eu vou.

Rodrigo 01/11/2022

Muito boa a história. Não me entusiasmou como as outras, mas o final salvou. Vale a leitura com certeza.

Mente de um Leitor 22/01/2023

Leitura super fluída, como de costume ao Brandon, é um livro curto bem introdutório mas não deixa de ser muito interessante, pra quem acabou de terminar a primeira era eu estranhei um pouco, é uma mudança enorme mesmo sendo o mesmo mundo.

As menções no decorrer do livro trazem um conforto enorme principalmente o final, me deixou muito ansiosa pelos próximos, principalmente que agora tem the lost metal e tá recebendo várias críticas positivas, tô muito curiosa por essa era.

Belizário 22/02/2023

Brandon Sanderson não para de surpreender
É claro que o primeiro volume da Segunda Era não conseguiu chegar perto do estupor que causa o primeiro da Primeira Era.
Mas isso é compreensível. Afinal, são propostas muito diferentes.
Outrossim, o ritmo de leitura é completamente diferente. Esse é bem mais tranquilo e célere. Porém, não deixa de ser bom.
É fascinante ver as transformações que o Brandon Sanderson implementou no mesmo universo.
A introdução da tecnologia. A criação de novos personagens e o aparecimento de velhos conhecidos. As referências...
Enfim, a "continuidade descontínua" das histórias. Haha

Repito, não tem o mesmo esplendor que "O Império Final", mas nem por isso deixa de ser deveras intrigante acompanhar o "novo-velho" mundo do autor.

Sanderson, para mim, se evidencia novamente como um gênio entre os gênios e suas obras são um deleite aos apreciadores de uma boa fantasia.

Tiago Doreia 12/03/2023

Apesar dos pesares, muito bom!
Primeiro livro da segunda trilogia do império final de Bradon Sanderson. Confesso que já cheguei nessa saga um pouco receoso, devido à primeira trilogia ter sido maravilhosa, de proporções gigantescas, então seria realmente difícil manter aquele padrão de qualidade.

E não poderia ser diferente. Apesar de não ser totalmente correto comparações, é impossível evitar de evitar correlacionar a primeira era com a segunda.
E é fácil notar que a grandiosidade e escopo imensamente maior da primeira era com relação à segunda, visto que a primeira é tão grande que os protagonistas se tornam lendas, e alguns até deuses, 300 anos depois. Até na características, quantidade e grandeza dos poderes dentro desse universo são menores no início da segundas trilogia.

A segunda era se passa em um clima de faroeste com toques de steampunk. Como sempre muitíssimo bem ambientado, ricamente descrito, no qual você realmente se sente naquele lugar, naquela época, com aquelas pessoas.
Senti falta de um aprofundamento um pouco maior nos personagens principais. O livro é curto, teria espaço confortável para explorar essa questão.

Um ponto interessante foi observar a evolução da era, com a introdução da eletricidade, que gera uma série de repercussões na própria história.

No mais, é um livro incrível que não há dúvida nenhuma que deve ser lido por quem é fã do universo de mistborn e de Brandon Sanderson.

Gisele @abducaoliteraria 12/01/2018

"O objetivo é a harmonia, criar um caminho para o máximo possível de pessoas fazerem suas escolhas".
É sempre difícil controlar as expectativas para um livro de Brandon Sanderson. Agora e quando falamos de uma de minhas histórias favoritas? A primeira era de Mistborn, trilogia na qual finalizei em 2016, é uma das minhas mais queridinhas. Foi a obra na qual me apaixonei pelo autor e o considerei um dos meus favoritos.

Com a segunda era em mãos, não consegui me segurar e iniciei o livro muito animada, mesmo sabendo que essa nova história tem uma pegada totalmente diferente da primeira trilogia. E preciso dizer que minha animação só aumentou durante a leitura.

De volta a Scadrial, mais de 300 anos se passaram após os acontecimentos que encerraram a primeira era. Agora, nos vemos diante de um mundo diferente, com muita evolução e tecnologia.

Desde o início da história, deu para perceber que a segunda era de Mistborn apresenta uma atmosfera muito diferente da qual acompanhamos antes dela. Aqui, estamos expostos a uma trama de fantasia urbana recheada de ação e bom humor. Mais divertida e aventuresca, quando comparada ao estilo épico da primeira história.

Wax é uma espécie de vigilante que servia para manter a ordem nas Terras Brutas, que assim como o próprio nome diz, é uma região perigosa e selvagem. Depois de uma tragédia que mexe muito com ele, Wax é obrigado a retornar para Elendel e assumir o seu lugar na posição de Herdeiro da Casa Ladrian. O breve tempo que passa na metrópole, Wax desconfia que apesar de não possuir a mesma casca rude das Terras Brutas, Elendel pode ser um lugar ainda mais perigoso. Com isso, ele fica divido entre assumir suas responsabilidades como Lorde da Casa ou se render à vida de justiceiro estrategista, acostumado a lidar com mistérios e problemas.

"Fui atraído à lei por uma necessidade de encontrar respostas que ninguém mais conseguia dar, de capturar homens que todos consideravam inalcançáveis".

Já Wayne, o mestre dos disfarces, é o tipo de personagem que eu gosto. Aquele malandro com piadas na ponta da língua, que nunca perde o bom humor, independentemente da situação. Há algumas características que torna o personagem fascinante. Me apeguei a ele logo na sua primeira aparição e de longe, foi o meu favorito da história. Espero ter muito mais dele nos próximos livros.

Wax e Wayne protagonizam momentos muito bons, de diálogos divertidos e cenas de ação de tirar o fôlego. Juntos, eles formam uma dupla interessante, gostosa de acompanhar.

"Wayne fitou seus olhos e assentiu com a cabeça. Wax viu a tensão no rosto do amigo. Os dois estavam esfolados e ensanguentados, com pouco metal e mentes de metal drenadas. Mas não era a primeira vez. E era assim que conseguiam brilhar ainda mais".

Outra personagem que ganha bastante destaque neste primeiro livro chama-se Marasi, uma estudante de direito aspirante a investigadora. Embora a personagem não tenha me cativado muito - pelo contrário - ela se mostrou crucial para o caminhar da história.

"Você é inexperiente. Como eu fui, no passado. Como todo homem foi. A medida de uma pessoa não é o quanto ela viveu. Não é a facilidade com que pula ao ouvir um barulho nem a rapidez com que mostra duas emoções. É como ela faz uso do que a vida lhe mostrou".

Um dos pontos fortes de Brandon Sanderson é criar e explorar seus sistemas de magia com muita criatividade. Em A Liga da Lei, o sistema apresentado mostra uma evolução muito surpreendente e plausível.

Algo que realmente mexeu comigo e me deixou emocionada durante a leitura, foram as incríveis e lindas referências feitas à primeira era. Aos acontecimentos, aos personagens. Desde referências mais sutis à outras grandiosas como o nome da principal cidade de Scadrial, Elendel.

Com 288 páginas, este é o livro mais curto que li de Sanderson. A narrativa é fluida, os diálogos agradáveis e o mistério faz com que você queira ler tudo numa sentada só - eu tive que me segurar bastante para não fazer isso. A Liga da Lei funciona como uma introdução para a segunda era, ela nos apresenta os personagens centrais, a evolução do mundo e do sistema de magia.

E este é o ponto alto da história, mostrar que as coisas podem (e devem) evoluir. Aqui, tudo está diferente, mas você é capaz de distinguir a transição, como foi que as coisas chegaram onde estão. Sabe aquele famoso ditado, "Em time que está ganhando não se mexe"? Sanderson provou com ousadia que é possível pegar um mundo pronto e muito bem estruturado e fazê-lo evoluir, torna-lo ainda mais interessante.

"Da mesma forma que um dia quente pode deixar uma pessoa irritadiça, uma área em decadência pode transformar um homem comum num criminoso".

Não está entre os melhores livros de Brandon Sanderson que já li, mas a história serviu a um propósito bastante satisfatório; introduzir e apresentar um mundo com personagens e uma trama muito promissora.

Me diverti bastante e vibrei nos momentos de maior tensão e ação. Os toques diferenciais do autor estão muito bem representados - os personagens bem construídos, o sistema de magia complexo e os elementos de surpresa que te chacoalham durante a leitura. Me senti assistindo a um filme divertido e muito bem estruturado de bang bang.

site: http://abducaoliteraria.com.br/

Cristina.Pineda 18/01/2019

Foi dificil no começo, demorou pra engrenar a leitura, a lembrança dos personagens da primeira era me fez ficar buscando eles em cada pagina, erro meu achar que seria igual, pq não é. A liga da lei é maravilhoso, quando vc encara Vin, Kelsier, El como lendas tudo fica melhor e olha, de personagem feminino forte o Sanderson entende, simplesmente adorei!!