A Liga da Lei

A Liga da Lei Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn 4

Emanuely58 18/11/2020

Q saudades desse universo
Gostei muito dos personagens, principalmente o Wayne
Esperava um livro no nível Mistborn 1° Era, porém gostei desse tbm

Fernando 06/12/2020

Não é a primeira Era, mas continua sendo muito bom. Uma leitura rápida, fácil e divertida. Ótimas cenas de ação e de humor.

@refugionasestrelas 06/02/2021

O retorno de Mistborn
300 anos após os acontecimentos da trilogia original, Scadrial deixa de ser uma sociedade medieval e agora encara sua revolução industrial: armas e tecnologias mais avançadas ganham espaço, carros começam a surgir nas ruas e trens são um meio de transporte cada vez mais utilizado. Waxillium, o protagonista, é um vigilante das Terras Brutas que retorna à cidade para assumir seus deveres como herdeiro da casa Ladrian. O que ele não imaginava é que os problemas enfrentados nas duras planícies não se comparariam aos dias que seguirão...
Na minha opinião, um dos pontos mais fortes do livro são os protagonistas. Wax, Wayne e Marasi são carismáticos, inteligentes e bem trabalhados. Foi incrível ver o raciocínio aguçado de Marasi em ação, bem como o jeito analítico de Wax unido a sua exímia habilidade de combate. Mesmo assim, o maior destaque vai para Wayne: Sarcástico e divertido, é ele quem tira a tensão do momento e levanta a moral da equipe. Sua habilidade com vozes e disfarces é impressionante, bem como seu poder, e até agora é meu personagem favorito!
Outra coisa que eu simplesmente amei foram as referências à primeira era. Surtei com cada "Elendel", “Lorde Nascido da Bruma”, “Sobrevivente”, ou “Harmonia”, quase chorei com agumas menções à "Guerreira Ascendente". Falando em Harmonia, ele agora tem sua própria religião, o Caminho, que me deixou encantada.
E não tem como falar de Mistborn sem citar a alomancia. Mesmo com o surgimento de tecnologias avançadas, a magia continua firme e forte. Novos metais foram descobertos – o poder do Wayne é sensacional – e alguns, como o atium, deixaram de existir. E, aleluia, a ferruquemia finalmente foi mais explorada! Mesmo que no terceiro livro ela tenha tido uma boa participação com o protagonismo de Sazed, senti que faltou algo a mais. Essa carência foi curada na segunda era, com o surgimento dos Duplonatos – portadores tanto da alomancia quanto da ferruquemia.
Como nem tudo são flores, então não pense que eles são super poderosos Nascidos da Bruma e com todas as habilidades ferruquêmicas. O poder se diluiu ao longo dos 300 anos, a maioria dos portadores de magia possui apenas um tipo de poder. Wax, por exemplo, é um duplonato que queima alumínio e usa mentes de ferro, o que lhe dá apenas o poder de empurrar meitais e armazenar peso. Foi interessante ver outras perspectivas de batalha (que, por sinal, renderam cenas maravilhosas), já que todas até agora tinham sido narradas por Nascidos da Bruma com acesso a todos os metais.
Sempre amei fantasia, mas Mistborn tem um espaço especial no meu coração. Não por menos, vim com expectativas altas para sua segunda era e devo dizer que, apesar de não ser exatamente como eu esperava, não me decepcionei! Sinceramente, o único motivo de eu não dar as cinco estrelas é por essa era não ser tão complexa e aprofundada quanto a primeira. Em resumo, A Liga da Lei é um livro ágil, rápido e com personagens carismáticos, perfeito para sair de uma ressaca literária ou dar uma pausa de leituras mais complexas.

site: https://umrefugionasestrelas.blogspot.com/

Lagado:) 06/08/2021

.....................mammdkms
...................................................................................................jajddjsj

Jessi 02/10/2021

2° era
Fiquei feliz em voltar pro mundo de mistborn, algumas coisas evoluíram, e outras ficaram apenas num patamar razoável, os personagens não caíram muito no meu gosto, e o motivo da história desse primeiro livro eu esperava um pouco mais, nem tem como comparar com a 1° era, é bem inferior na minha opinião, mas é aguardar ver se melhora nas continuações.

Lucas 21/10/2021

O primeiro livro da segunda era de mistborn já entrega novos personagens tão carismáticos quanto os da primeira era, onde destaco Wayne com sua personalidade e maneira de ver mundo tão únicas que me cativou.

Nesta nova era o mundo já não é dominado por um imperador que governa com punhos de ferro uma terra devastada, mas não significa que não tenha seus problemas, que recaem em Wax Ladrian (sim, descendente daquele famoso abrandador da primeira era) para serem resolvidos.

Nesta era os nascidos das brumas e ferruquimistas plenos são raros, o que dá lugar aos duplonatos, pessoas que tem poder alomântico e ferruquimico. A maneira como Brandon Sanderson desenvolveu essa combinação é fantástica.

Juli 28/01/2022

Segunda era mistborn
Não sei exatamente oq eu esperava, talvez o fato de eu esperar muita coisa do livro por causa da primeira era me deixou brocoxo cm esse, mas o livro é muito bom, a leitura flui muito bem, os personagens são incríveis e a narrativa é perfeita, o meu único erro foi acabar comparando com a primeira era

Chagas, nerd 21/02/2022

Eu me perdi um pouco, Mas é massa!
Não consegui a Primeira Era, então a mecânica de magias no começo me deixou perdido. A alomancia, o poder que domina os usuários, mescla diferentes tipos de metal dando habilidades diferentes.

Os personagens são muito carismáticos, um tanto conhecidos dentro dos padrões do heroísmo em um cenário steampunk bem legal.

Recomendo.

Leo 05/07/2022

Mudança e Referências
O mundo mudou muito desde O Heroi das Eras, estamos em uma época em que há energia elétrica, ferrovias e armas de fogo.
A mistura desses elementos novos com as artes metálicas traz um grande frescor para a série assim como a mudança no mundo em si onde temos agora a cidade de Elendel como esta grande metrópole e as Terras Brutas como uma terra selvagem quase sem lei.
Wax e Wayne são protagonistas muito diferentes, não apenas por serem mais velhos, mas também por, em minha opinião, parecerem um pouco mais reais.
Aparições e referências a personagens da primeira era me trouxeram um sentimento muito gostoso de estar acompanhando um mundo vivo e em desenvolvimento em que tudo que aconteceu no passado importa e traz consequências pro futuro.

Inácio 06/09/2022

Ótima
Uma ótima continuação da trilogia Mistborn. Somos apresentados ao mesmo mundo 300 anos após os eventos dos livros anteriores. Ótima ambientação de onde a magia coexiste com tecnologia, neste caso equivalente ao nosso século XIX. Somos introduzidos a três novos personagens que conduzem a história e tem ótima interação entre eles, gostei bastante do Wayne. A ambientação lembra uma Londres vitoriana e velho oeste americano. Muito autêntica. Gostei de ver a interação da alomancia com a tecnologia, mas gostaria de ter visto um nascido das brumas. Infelizmente não tem os contornos épicos da primeira trilogia, mas pelo menos não deixou que eu entrasse em ressaca literária pela trilogia original.

Evertonnn 02/01/2023

Eu não cheguei a ler a primeira era por não gostar tanto de fantasia medieval, essa mistura de steampunk com tecnologia é oq mais me chama atenção, lembra muito rpg onde os personagens realmente tem limitações em seus poderes isso é dms :))

jael 26/03/2023

História mais modesta, porém...
A história perde o tom épico e se torna algo mais mundano, começando com um roubo seguido de sequestro, e os personagens metidos a investigadores e vigilantes querem resolver a situação. Quem for ler essa nova saga achando que é uma continuação direta do plot dos anteriores vai se decepcionar.

Um dos grandes pontos positivos do livro são os novos personagens, Wax e Wayne, que além de serem carismáticos, possuem uma ótima sintonia. Outro personagem que vale mencionar é Marasi, estudante de direito que adora investigação e se juntará à dupla de amigos.

A Liga da Lei foi um livro muito rápido de ler, não só por sua fluidez, mas também por ser um livro com menos da metade de páginas se comparado com o menor livro da primeira trilogia.

Quem aí já leu alguma fantasia em que as histórias duraram séculos (talvez milênios), mas nenhuma evolução tecnológica significativa aconteceu?

É estranho pensar que na nossa história humana, apenas 56 anos separam o primeiro voo em um avião da primeira viagem tripulada ao espaço. E foi pensando nessa questão que Brandon criou Mistborn, sendo a Primeira Era parecida com o século XVII da nossa história e a Segunda se situando em algo em torno dos anos 1900.

Por ser uma fantasia que evolui, a terceira era já está programada para ter uma tecnologia semelhante aos anos 1980 e a quarta, supostamente, será uma trama espacial.

Quem estava familiarizado com a sociedade dos primeiros livros, aqui vai se surpreender. 300 anos fizeram surgir armas, energia elétrica, trens e outras tecnologias inexistentes anteriormente.

A magia dos metais ainda continua, mas agora o clima de A Liga da Lei pode ser definido como um Velho Oeste com um pouco de Steampunk. Então os personagens, além de usarem os poderes que já conhecemos, terão que lidar com armas de fogo. Esse tipo de atualização traz um frescor para a história e mostra que o mundo não ficou estagnado.

Sara 04/04/2023

Senti um quentinho no coração lendo esse livro, acho que nada vai superar o que a primeira era foi, mas esse livro foi muito bom e estou realmente animada com a segunda era.
Esse epilogo foi inesperado e como sempre o autor me surpreendeu muito.

Rah 15/06/2023

Mistborn primeira era não tem pra ninguém.
A segunda era tem uma vibe mais de mistério, detetive, muita ação?.não é ruim, mas em comparação a primeira era é meio broxante e ler esse livro depois de ter lido caminho dos Reis, me pareceu um livro preguiçoso.
Uma coisa que Brando Sanderson faz sem dúvida com maestria é criar personagens cativantes. Adorei Wayne, ele é viciado em chapéus e tem uma mania de pegar coisas e deixar outras no lugar.
Wax já é mais sério e o cabeça dessa dupla nada convencional, a interação dele e com Wayne é muito gostosa.