As alegrias da maternidade

Buchi Emecheta

Resenhas - As Alegrias da Maternidade

Aline 21/09/2022

Avassalador
É um livro forte, difícil e que impacta diretamente como nossa sociedade é patriarcal. Mesmo se passando em outros países muitas vivências aconteceram com as mulheres do Brasil e infelizmente ainda acontecem.

Claudiapnm 18/09/2022

O livro é fantástico. Uma vida de sofrimento, em uma realidade muito distante da nossa. Algumas narrativas difíceis de ler.
Mas por fim, consegui fazer algumas correlações com a nossa realidade. É incrível como no mundo de hoje as pessoas são individualistas e só pensam em si, como a mudança dos tempos percebida no livro?boa reflexão.

Erica.Barone 17/09/2022

Ser mãe é padecer no paraíso.
O livro alegrias da maternidade retrata que ser mãe é um carma e não uma benção, como culturalmente fomos condicionadas à acreditar. Como mãe, todavia, dar minha vida pelos meus filhos, assim como fez Nhu Ego, é coisa mais natural e irracional a ser feita. Gosto de livro que tem contexto histórico e social e nos faz refletir. Receita infalível a uma boa e proveitosa leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/09/2022

Nnu Ego foi ensinada que precisava ter filhos para ser considerada uma "mulher completa". Após um primeiro casamento fracassado, ela deixa o vilarejo onde vivia para ser entregue ao seu novo marido na cidade de Lagos. E a partir daí, fará todos os sacrifícios necessários por sua família.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788583181101

Cristiane174 27/07/2022

Cadê as alegrias
Passei o livro todo esperando a tal alegria e no final descobri que o título continha ironia. Pense numa vida sofrida. Mas aconselho a leitura

Bruna 27/07/2022

As Alegrias da Maternidade
Que livro!!!!
Leitura desconfortável em vários aspectos, mas também tão necessária. Conheci outra cultura e pude admirar uma mulher tão forte e injustiçada como Nnu Ego.
Foi difícil engolir como as mulheres eram tratadas com desdém ou, quando convinha, como mercadoria. Também é possível perceber o racismo em vários pontos na história.
Um livro com um título realmente muito irônico e um final de socar o estômago.

@Umpouquinhodemim 13/07/2022

Maravilhoso
Que livro MARAVILHOSO!
E com um título bem irônico.
Uma mulher forte que luta pelos seus desejos, sonhos e dificuldades de ser mãe, com uma estória densa, fluida, questionável e com um final que te faz refletir.

Até onde vale as alegrias da maternidade?

Isabel.Costa 03/07/2022

Leitura densa!
O título é uma ironia! Então, não se iluda, é uma história difícil de ler, chega a dar um nó na garganta em muitos momentos!
Narrado com uma fidelidade às grandes dificuldades de ser mulher e mãe na Nigéria, no século XX.
É cruel, mas ainda assim interessante conhecer essa realidade.
A autora inclusive tem suas raízes e sua vida nesse ambiente cruel , de tantas desigualdades e desumano!
Li rápido porque senão provavelmente eu iria abandonar a leitura.
Nnu Ego, a protagonista, com sua força e ao mesmo tempo sua fragilidade conduz essa dura história!

Gabriella.Anderson 03/07/2022

Mulher e Mãe
As dores e as delícias de ser mulher e mãe. Que livro sensacional.
Nnu Ego é uma mulher forte, que diante de todas as dificuldades da vida se desdobra para trabalhar e cuidar dos filhos, que não são poucos. Uma narrativa que flui muito bem. Gostei muito desta leitura. Recomendo!

Tania Barros (Canal Loucos por Biog 26/06/2022

Lindo e surpreendente
Este livro te suga, você ao consegue parar de ler, mesmo porque é uma realidade muito diferente da nossa e o final talvez igual para muitas mães em qualquer parte do mundo.

Esse livro desmistifica pra mulher a necessidade de para ser feliz ser mãe e esposa, coisa que só as meninas dessa geração estão descobrindo.

Um assunto parecendo antigo, longínquo, mas muito atual.

Vini 17/06/2022

As Alegrias da Maternidade
Livro impactante em sua totalidade! Mostra de forma escancarada os desafios e as opressões sofridas pelo povo Nigeriano, principalmente as mulheres em seu papel dentro do círculo familiar.
Uma leitura extremamente difícil pela realidade agressiva a qual somos apresentados através da história de vida de Nnu Ego.
Leitura obrigatória!

Jeane Esquivel 11/06/2022

Leitura dura e profunda
As Alegrias da Maternidade não é um dos maiores sucessos da @taglivros em vão.

De autora nigeriana e de título irônico, Alegrias da Maternidade demonstra, de forma contundente e crua, a realidade da sociedade da Nigéria do século XX e, principalmente, o papel da mulher nesse recorte histórico.

Nesse romance, acompanhamos a emocionante trajetória de Nnu Ego, desde suas origens, passando por seu amadurecimento, até o fim de sua vida.

A leitura não é fácil nem divertida, mas instigante e intensa. Percebemos, desde o início do livro, que o final feliz - que tanto almejamos, ainda que inconscientemente, para todas as histórias - talvez não venha, em contraste com o sentimento que o título desperta.

Nossa protagonista vivencia momentos de verdadeira luta contra a pobreza, contra as peças pregadas pelo destino, mas, acima de tudo, luta pelo bem estar de sua família, ocupando o papel de mãe, que há muito ansiava e ao qual estava, culturalmente, conectada.

Num minuto, você sente afeto por uma situação específica; no outro, vem a revolta. Desejamos atravessar o livro e fazer algo, acalentar Nnu Ego e ser ombro, ser a voz que ela, muitas vezes, não tinha.

Temas como a colonização inglesa na Nigéria, exploração do trabalhador, patriarcado, tradições superadas pelo tempo... são várias as temáticas que nos levam a refletir e buscar entender o nosso próprio papel no mundo e os reveses da história da Nigéria, em particular, e das colônias em geral, enfim, da história dos esquecidos e dos oprimidos.

A obra nos presenteia, igualmente, com vários momentos belos, bem como a convicção de que Buchi Emecheta é uma escritora provida de grande senso de humanidade e realismo.

As Alegrias da Maternidade é um romance dolorido e igualmente bonito, que nos tira da zona de conforto, provocando no leitor, muitas vezes, amor, empatia, dor e revolta, assim mesmo, tudo junto e misturado.

Leitura imprescindível para se valorizar o protagonismo feminino e negro na autoria de obras sensacionais.

Tatinha 08/06/2022

Sensacional!! Escrita perfeita! História que desenrolou muito bem! Mas eu fiquei me revirando com o final dele! Haha
Um único livro com vários personagens marcantes!