Dias de Despedida

Dias de Despedida Jeff Zentner

Resenhas - Dias de Despedida

thaismag 27/06/2022

Aquela leitura sobre a culpa e a dor de perder quem amamos.
Dias de despedidas nos lembra o sabemos: sempre pode ser o último momento, que a perda de uma pessoa doi muito e que o processo de aprender a lidar é longo.

Estante Atípica 16/06/2022

Pensa em um livro que me surpreendeu... é esse. Esse é mais um livro que estava na minha estante a um bom tempo já. Eu acredito que ele estava esperando o momento certo pra ser lido, porque ele foi uma das minhas melhores experiências de leitura desse ano. Já está na lista dos meus livros favoritos.

estanted4ari 02/02/2022

DIAS DE DESPEDIDA
Carver, Eli, Blake e Mars são os inseparáveis Trupe Do Molho mas uma tragédia faz com que Blake, Mars, e Eli morram em acidente fatal de carro e Carver se sente o principal culpado da morte dos seus melhores amigos por conta de uma mensagem no celular.

Meus sentimentos são inexplicáveis para este livro a gente sempre tem os nossos apegos com os  personagens e esse não tinha que ser diferente. Apegamos para nós a dor do personagem, os ataques de ansiedade/pânico, o julgamento, a importância da terapia. Resumindo, consumi tudo que o personagem Carver tinha a oferecer e por mais que o livro seja todo triste ele tem apenas uma coisa que faz a gente ser capaz de finalizar o livro: a amizade duradoura vai além da terra.

gabrielacirimbelli 11/10/2021

o luto na adolescência
?Dias de Despedida? conta a história das consequências de um acidente de carro: 3 amigos estavam indo buscar o 4º, que mandou mensagem para o amigo que estava dirigindo. Enquanto respondia a mensagem, o carro bateu e os 3 morreram.
O livro fala sobre o luto de perder seus amigos mais próximos, a culpa de fazer parte disso, o desespero dos familiares, as falas na escola.
Apesar da tragédia, não foi um livro que me deixou triste, mas me fez refletir e lidar com minhas próprias despedidas. É sobre viver o luto como ele deve ser vivido.

luanfidler 10/09/2021

eu gostei muito do livro, ele me tocou de um jeito que eu realmente não imaginava, e traz umas reflexões muito boas e válidas sobre esses assuntos complexos, mas....

teve uma coisinha que me incomodou *bastante* enquanto eu lia, que é o humor. Não é exatamente um livro engraçado, mas as cenas que mostra a vida dos amigos antes do acidente introduz a convivência deles me deixou tão???? Tipo, o Blake peida, essa é a personalidade dele aparentemente, e todo mundo nesse universo acha peidos e bundas tão engraçados que não conseguem parar de rir. Eu fiquei realmente incomodado com isso.

E eu também realmente não entendi o conceito da Jesmyn ser essa lacradora militante adm do quebrando o tabu que chama o Carver de machista e racista o tempo inteiro gratuitamente??? Ele já tá passando por um momento super difícil e ela ainda faz ele se sentir mal por umas coisas super banais, e isso literalmente não serve pra nada na história, eles não abordam mais depois que acontece.

Enfim, é um livro bom mas que me incomodou nesses aspectos (talvez pq eu seja um chato né mas tudo bem)

Gabriel Germano 25/07/2021

Sensível e profundo ao mesmo tempo
Acho que se me perguntassem hoje qual o melhor livro que li este ano eu responderia sem muita hesitação - Dias de Despedida! -, e tudo bem, pode ser apenas a emoção do momento, mas só o tempo me dirá.

São diversos o motivos que me fizeram gostar tanto dessa história. Em primeiro lugar a escrita de Jeff, eu mal via as páginas passarem. Com capítulos curtos e bem fluidos, eu o li bem mais rápido do que estava esperando. E segundo, pela construção dos personagens. Particularmente me senti bastante envolvido por todos eles sem exceção, até mesmo os secundários. Consegui sentir a dor de cada um deles, o sofrimento e angústia, em especial de Carver, se eu pudesse eu gostaria de abraçá-lo e dizer que apesar de tudo, ele vai encontrar paz, e que a culpa não foi dele, embora muitos o digam isso constantemente.

Por fim, gostaria que todos pudessem ler esse livro, não sei se todos vão ter a mesma experiência que tive, espero muito que tenham, já que tive tantas reflexões, pensamentos, ler esse livro em uma época onde tantas pessoas estão perdendo entes queridos talvez tenham sido algo que influenciou bastante. Pra fechar deixo aqui um (dos vários) trechos que me marcaram:

"Há vida por toda parte. Pulsando, zunindo. Uma grande roda que gira. Uma luz que se apaga aqui, outra a substitui ali. Sempre morrendo. Sempre vivendo. Sobrevivemos até não sobrevivermos mais"

yasmindsilva 09/07/2021

Vale muito a pena.
Eu penso em tanta coisa pra escrever aqui que não sei o que escrever (?). Fiquei pensando em algum motivo pra não dar 5 estrelas, mas não consegui.
Perdi as contas de quantas vezes chorei lendo essa obra, de tristeza, de emoção, de felicidade, de saudade. É uma história que flui, sensível, te destrói e te reconstrói.
Todo mundo deveria ter um dia de despedida.

Laura 08/07/2021

Muito bom, retrata muito bem sobre o sentimento do luto, amor, enfim. O que Carver passa e como ele reage a tudo, me tocou demais. É uma leitura leve e rápida, apesar do assunto abordado. Recomendo

Rafael 29/04/2021

"— O universo e o destino são cruéis e aleatórios. As coisas acontecem por inúmeros motivos. Acontecem sem motivo nenhum. Carregar nas costas o fardo dos caprichos do universo é demais para qualquer pessoa."
Desde que havia lido a sinopse de "Dias de Despedida", fiquei curioso porque ele segue um estilo que me agrada bastante. Mas mesmo esperando gostar da história, ainda assim ela me surpreendeu e foi além.

Foi muito fácil me identificar com Carver. Também perdi alguém recentemente, então entendi todos os seus sentimentos - dor, confusão, raiva - e atitudes. Ele foi um protagonista humano, com acertos e falhas, e me vi muitas vezes nele. Foi ótimo acompanhar sua relação com os personagens, em especial com Georgia (a irmã), Betsy (avó de Blake) e dr. Mendez, seu terapeuta. Cada um dos três, assim como os demais, têm algum tipo de importância nesse processo que Carver se encontra.

E a escrita de Jeff Zentner só deixou tudo melhor. Ele permaneia entre o sensível e o sarcasmo de uma forma espetacular e poética, e as páginas voam pois é tudo muito fluído. Em um momento, estamos sorrindo com as lembranças da Trupe do Molho e no outro, tristes pela perda de Carver, pois a amizade dos quatro era muito bonita.

"Dias de Despedida" foi uma história de perdas, mas também de recomeços, de aceitar que nem sempre somos culpados ou temos controle sobre os acontecimentos da vida, e, acima de tudo, se perdoar. Sem dúvidas, minha melhor leitura de 2021 até agora.

Carla.Ribeiro 18/04/2021

Como é difícil dizer adeus
Já notaram como é difícil falar sobre a morte? E lidar com ela? Parece que as vezes não sabemos como extravasar o sentimento de quando alguém parte, e te garanto, não é mais fácil enquanto envelhecemos...e essa leitura traz exatamente essa questão, quando um grupo de adolescentes acaba por falecer e seu único do grupo que está vivo tem que lidar com a perda de seus amigos, dos familiares deles que de certa forma "o culpam" (não meu amigo, o luto não é racional), e com a própria questão de...porque isso aconteceu? Esse livro é tão duro de ler no sentido de machucar pensar no que cada pai, mãe, avó e amigos sofreram que só se faz mais necessário em cada página

Carolina2215 25/03/2021

Tocante
Dias de despedida se trata exatamente do que está no título, despedir dos amigos que faleceram. Luto e culpa, tudo isso andando de mãos dadas durante esse livro. Não é um livro pesado e melancólico, apesar do tema. Escrita fluida e com bastante diálogo.
Vemos os estágios do luto e da busca de uma redenção. Vale a leitura.

Evelyn.Brena 28/02/2021

Não como achei que seria
Gostei muito do livro, chorei lendo a despedida com a avó do Blade, mas as outras foram...estranhas, o Blake falou que as amigas da irmã o assediavam sexualmente e ficou por isso mesmo, ele foi escroto e falou coisas horríveis pra jesmyn e depois esqueceram como se nada tivesse acontecido. É um livro bom, com ressalvas

giovanna | @theuniverse_bookshelf 26/02/2021

A dor de perder alguém em forma de livro
IG: @theuniverse_bookshelf

Carver carrega a culpa pela morte de seus três melhores amigos, Mars, Eli e Blake, que sofreram um acidente de carro logo depois de receberam uma mensagem de texto do garoto. Acusado por um juiz poderoso como o responsável pelo acidente, Carver encontra apoio junto a algumas pessoas, incluindo a avó de Blake, que pede sua ajuda para organizar um "dia de despedida" para o neto. Logo as outras famílias pedem o mesmo, mas Carver não tem certeza se isso será capaz de deixá-los em paz com as suas perdas.

Este foi o primeiro livro do autor que li, e apesar de também ter favoritado "Juntos Somos Eternos", "Dias de Despedida" é o meu preferido dentre os dois. Inclusive, venho ensaiando desde o final do ano passado para fazer essa resenha, porque acho muito difícil falar sobre um livro que gostei tanto e que só enxerguei aspectos positivos. De forma bem resumida, minha opinião é: maravilhoso, leiam leiam leiam! Então vou tentar destrinchar um pouquinho mais dos motivos que me fazem recomendar este livro.

"Na maioria das vezes, a gente não guarda as pessoas que ama no coração porque elas nos salvaram de um afogamento ou nos tiraram de uma casa em chamas. Quase sempre, nós as guardamos no coração porque, em um milhão de formas serenas e perfeitas, elas nos salvaram da solidão." - p.272

Como mencionei na resenha de "Juntos Somos Eternos", o Jeff aborda assuntos pesados com uma sensibilidade muito grande, e isso não é diferente aqui. Carver, Eli, Mars e Blake, os melhores amigos conhecidos como "a trupe do molho", estudavam na Academia de Artes de Nashville, cada um com planos bem delineados para o futuro. O acidente ocorre enquanto Mars dirigia o carro, com Eli e Blake dentro, a 110km/h, e foi para seu celular que Carver mandou uma mensagem, até que o veículo colide contra um caminhão.

A partir disso, é fácil perceber porque Carver se responsabiliza pelo que aconteceu, mesmo que não fosse ele ao volante, e esse é um dos pontos que fazem o leitor se prender à trama: é possível se colocar no lugar de Carver, mas também no das famílias, e você vivencia o luto, a perda, e até a culpa junto ao protagonista.

"[...] O universo e o destino são cruéis e aleatórios. As coisas acontecem por inúmeros motivos. Acontecem sem motivo nenhum. Carregar nas costas o fardo dos caprichos do universo é demais pra qualquer pessoa. E não é justo com você." - p. 372

Essa obra nos mostra, de uma forma um tanto dolorosa, que não temos controle sobre tudo o que ocorre nas nossas vidas, e nos faz querer aproveitar de forma intensa os momentos com quem gostamos, antes que seja tarde demais.

5⭐/❤️

31/01/2021

Um livro tocante!
Jeff Zentner saber como nos conquistar. O livro nos envolve desde as primeiras páginas e somos inseridos em um universo de luto, saudade, culpa, mas também de muitas risadas. Não tem como não sentir empatia pelos personagens (ok, talvez tenha kkkk quem leu vai entender sobre quem estou falando). O livro é perfeito, não pensem duas vezes antes de comprá-lo!