Dias de Despedida

Dias de Despedida Jeff Zentner

Resenhas - Dias de Despedida

Karini.Couto 08/01/2019

Tudo bem? Esse livro não é uma leitura recente, li no ano passado, porém ainda não tinha parado para escrever algo sobre ele, pois o ano passado foi bem corrido em vários aspectos, mas estava doida para compartilhar com vocês o que eu senti.

Então, cá estou!

Nesse enredo iremos conhecer Carver Briggs de apenas dezessete anos, morador de Nashville. Sabe aquela sensação de que tudo está ok ou se encaminhando? Então a vida de Carter era comum e até tranquila até que tudo acontece de uma única vez. Um certo dia enquanto esperava seus amigos o buscarem no trabalho, ele envia uma mensagem de sms para um deles, o Mars, enquanto isso Mars está no trânsito acaba batendo em um caminhão e com isso Carver perde seus amigos, pois Eli e Blake estavam juntos no mesmo carro no momento da batida em que morreram imediatamente.

A partir desse dia as coisas mudaram e muito; a mensagem de SMS jamais teve uma resposta e a culpa o incomoda desde então, pois ele não sabe se sua mensagem foi que veio a causar o acidente. Além da imensa perda que Carver está enfrentando, ele também tem de lidar com o pai de Mars, o Juíz Edwards, pois ele poderá vir a abrir um processo que irá responsabilizar Carver pelo acidente dos três amigos. Na escola sua vida não será das melhores também.. Imaginem tudo isso em cima de um jovem de dezessete anos? Para lidar com tudo isso com ele, Carver tem seus pais e sua irmã mais velha, que assim como se espera da família, lhe apoiam totalmente. Sua irmã o faz ir a um psicólogo para que ele possa encontrar ajuda para lhe dar com suas perdas e todo o resto da pressão que se instalou em sua vida.

Dias de Despedidas é uma daquelas histórias que te partem ao meio e também aquecem o coração em inúmeros momentos. Penso em Carter como um velho conhecido e senti junto com ele todas as suas dores, culpas, incertezas e afins, em vários momentos me peguei sentindo uma dor tão profunda que é como se eu mesma tivesse passando por tudo aquilo.

Eu super indico o livro, foi uma das melhores leituras de 2018.

Beijos.

site: http://www.alempaginas.com/

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/12/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Nosso narrador é Carver Briggs, que tem dezessete anos e mora em Nashville. Ele tinha três melhores amigos: Blake, Eli e Mars. Certo dia, enquanto esperava que eles lhe buscassem no trabalho para aproveitarem a tarde, Carver enviou uma mensagem de texto para Mars perguntando onde eles estavam. Mars estava dirigindo e bateu o carro num caminhão, ele, Eli e Blake morreram na hora.
Carver nunca recebeu a resposta de sua mensagem de texto, e agora precisa lidar com a possibilidade de Mars ter se distraído ao tentar respondê-lo e isso ter causado o acidente. Se não bastasse a dor pela perda dos amigos, ainda há o juiz Edwards, pai de Mars, que pode abrir um processo para que Carver seja responsabilizado pelo acidente e preso. Também tem a Adair, irmã de Eli, que vai complicar a vida do Carver na escola.

Mas Carver não está sozinho. Ele tem seus pais e Georgia, sua irmã mais velha, lhe dando apoio incondicional. E se aproximará de Jesmyn, que namorava Eli e passa a ser sua única amiga na escola. Carver também é convencido por Georgia a fazer terapia com o Dr. Mendez. E ainda tem a vovó Betsy, com quem Blake morava, que sugere que ela e Carver façam um dia de despedida, onde fariam pela última vez todas as coisas que mais gostavam de fazer com Blake. Carver conseguirá lidar com seu luto? O juiz Edwards provará a culpa do garoto no acidente? O dia de despedida será uma boa ideia? É o que descobriremos ao ler a história que Jeff Zentner tem para nos contar.

Peguei "Dias de despedida" para ler em um daqueles dias de desânimo, onde olhava para minha estante e nenhum título chamava minha atenção. E como sei que sick lit (livros que abordam temas como luto, depressão, doenças) young adults são leituras que costumam me trazer algum alento para esperar que os dias difíceis passem, decidi começar a ler "Dias de despedida", obra que foi pros meus desejados logo após o lançamento, pela premissa e opiniões de outros leitores.

O fato é que chorei pela primeira vez lendo um livro! Eu, que já li mais de quinhentos livros e não entendia como algumas pessoas iam às lágrimas com leituras que para mim foram super tranquilas (disseram que pode ser coisa de capricorniana; que fique claro que já me emocionei inúmeras vezes lendo, mas nada que me causasse choro), finalmente me vi tento que parar a leitura por alguns segundos por causa das lágrimas escorrendo pelo meu rosto. Foi mais ou menos na metade do livro, e aconteceu novamente em outros capítulos, sempre em cenas sobre coisas que os personagens queriam ter dito para os falecidos e não tiveram tempo ou lembranças singelas que guardavam da infância deles.

Mas também ri muito com esse livro. Vovó Betsy escolheu homenagear seu neto (que tinha um canal de humor no YouTube) de forma bem inusitada. As conversas da trupe do Molho, como o grupo de quatro amigos se nomeava, eram bem divertidas (ainda que eu não entenda a graça que garotos enxergam em excrementos). Georgia volta e meia atacava o irmão de um jeito nada adulto. Aliás, a maneira como Georgia defende o irmão com unhas e dentes é admirável. Assim como é admirável a diversidade presente na obra: Jesmyn é de origem filipina, Mars é negro, há personagens homossexuais... Além do luto, temas importantes como ataques de pânico também são abordados.

Os adolescentes estudam numa academia de artes, então música, ilustração e literatura (Carver sonhava em ser escritor) são bem presentes na obra. Algo que achei curioso foi o fato de todos os três amigos de Carver não terem "famílias modelo". Blake morava só com a avó, os pais de Eli viviam brigando, os de Mars eram separados. Só Carver tinha pai e mãe que viviam em harmonia, e mesmo assim ele tinha dificuldade em se abrir com eles.

Os sentimentos dos personagens de Jeff Zentner são muito compreensíveis, e nos permitem refletir sobre como agiríamos se estivéssemos no lugar de Carver, de Jesmyn, de Adair ou do juiz. Acho que dificilmente imaginamos que enviar uma mensagem de texto pode causar um acidente, talvez a obra nos conscientize um pouco sobre isso. A gente também nunca espera que um jovem morra repentinamente, mas pensando rapidamente, consigo listar pelo menos cinco jovens da minha cidade que tiveram mortes prematuras na última década, três casos em acidentes de carro. Se fica alguma mensagem disso tudo, talvez seja a de como somos finitos, mas continuamos existindo através das memórias que deixamos nos que conviveram conosco.

A edição da Seguinte tem uma capa com textura macia (soft touch). Amei essa fonte em que o título está escrito, mas fiquei morrendo de medo em determinada cena por causa desse copo quebrado, felizmente um personagem não voou no pescoço do outro como temi. Vem um marcador de páginas para cortar da orelha, mas falta-me coragem. As páginas são amareladas. Não encontrei erros de revisão. As margens são grandes, a letra e espaçamento tem um bom tamanho.

Enfim, "Dias de despedida" é realmente merecedor de todos os elogios que já recebeu. Apesar de não ter roubado o lugar de "A montanha", "As vantagens de ser invisível" ou "O céu está em todo lugar" no topo da minha lista de livros favoritos (talvez pela minha dúvida sobre o capítulo final ser ou não uma lembrança, pela curiosidade sobre o que estava na mensagem não finalizada ou pela minha vontade de tampar a boca do Carver numa cena dele com a Jesmyn [compreensível, mas quis interferir]); me encontro tentada a marcá-lo como favorito, afinal, me fez chorar. Fica a minha recomendação para que também leiam "Dias de despedida". Divertido, reflexivo e emocionante! Uma obra com personagens cativantes (especialmente a vovó Betsy♥), escrita fluida (já quero ler ouros livros do autor) e temas importantes.

PASSE NO BLOG PARA LER CITAÇÕES DO LIVRO \/

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/07/resenha-livro-dias-de-despedida-jeff.html

Bruna.Kelly 28/11/2018

Dias de despedida
Dias de Despedida escrito por Jeff Zentnet, é um livro que mexe com todas as emoções possíveis de quem passou por um luto. A história gira em torno de Carver que acabou de perder seus três melhores amigos (Mars, Eli e Blake) e se sente muito culpado, porque mandou uma mensagem de texto para o amigo que estava como motorista.
Esse acidente trás muitas consequências além da perda dessas pessoas queridas, tanto para Carver quanto para a família. Acontece o julgamento para decidir se ele é realmente o culpado pelo acidente ou se foi uma triste coincidência.
No decorrer da historia Carven começa fazer terapia para lidar com as dificuldades de sua vida agora sem seus amigos e para lidar com as acusações que está mexendo que vem sofrendo e acarretando muitos transtornos para ele e sua família.
Agora vamos refletir de o porquê o livro ter esse nome, (deve estar pensando que o Carven deve ficar lembrando dos amigos no decorrer do livro, por isso esse nome) e é mais ou menos isso. A avó de um dos amigos quer fazer um dia de despedida ou seja, fazer tudo o que fazia com o neto mas agora com o Carven. Foi surpreendente essa parte, pois cada um mostrava algo dessa pessoa que outro não conhecia e isso mostra que você não conhece uma pessoa cem porcento, essas partes das despedidas, foi a parte que sempre tinha um olho nas minhas lágrimas.
?"As pessoas passam por este mundo deixando pedacinhos de sua história para as pessoas que conhecem carregarem."

Marciane Maria 28/11/2018

Incrível!
Sensível, dramático, perturbador, emocionante e profundamente inspirador! Uma história com muitos lados... Difícil de ser digerida e que nos deixa em cima do muro diversas vezes entre o certo e o errado. Se existe um culpado, de quem seria a culpa?!
Uma leitura fluida e instigante!
Superou minhas expectativas e me tocou fundo em muitos momentos!

Adriana.SzT 15/10/2018

Lindo! Um livro sensível e muito bem escrito sobre luto e culpa.

"O universo e o destino são cruéis e aleatórios. As coisas acontecem por inúmeros motivos. Acontecem sem motivo nenhum. Carregar nas costas o fardo do capricho do universo é demais pra qualquer pessoa".

carolmndss 01/10/2018

História emocionante!
Resenha feita originalmente no blog Virando Amor

Os planos de Carver Briggs, Mars, Eli e Blake são de terminar o ensino médio na Academia de Artes de Nashville e cada um tem planos do que fazer em seguida. Mas esses planos são interrompidos quando Mars, Eli e Blake se envolvem em um acidente de carro e morrem; e que as pessoas querem culpar Carver, inclusive ele mesmo sente certa culpa, já que a última mensagem que ele enviou para Mars, que estava dirigindo, era pedindo pra ele responder onde estavam. E encontraram o celular de Mars no acidente com uma mensagem de resposta a ele parcialmente escrita.

O pai de Mars pretende investigar o acidente criminalmente, a gêmea de Eli torna os dias dele no colégio um inferno, como se ele também não estivesse sofrendo e sentindo culpa pela morte dos melhores amigos. Tanto sofrimento que ele começa a ter ataques de pânico, e sua irmã diz pra ele ir no psicólogo que a ajudou quando ela mesma passou por um momento difícil da vida.

Nem todo mundo culpa Carver, no entanto. Ele passa a fazer terapia, e a ex-namorada de Eli se aproxima dele na escola, a avó de Blake, vó Betsy também não acredita que ele seja culpado; inclusive ela pede ajuda de Carver de ter "dias de despedida", no qual ele acompanharia vó Betsy em atividades que gostaria de ter feito com o neto antes dele morrer. Ele fica pensando se deve ou não aceitar o pedido, mas de repente as famílias de Eli e Mars também querem participar dessa ideia, por mais maluca que seja.

Os personagens foram muito bem construídos, e há momentos de flashback em que o Carver lembra de momentos ao lado dos amigos, que faz você sentir muita pena que as vidas tenham sido interrompidas abruptamente, como se fosse alguém próximo de nós.

É uma história emocionante sobre culpa, amizade, luto e o quanto os pequenos momentos que passamos com aqueles que amamos são os mais importantes, e que devemos apreciar todos esses momentos.

É um livro que me conectei imediatamente quando comecei a ler. O autor tem uma maneira de te prender logo nas primeiras linhas, e uma história tão forte e emocionante como essa é impossível não torcer para que Carver consiga se perdoar e seguir em frente. Eu definitivamente recomendo a leitura se você está procurando um drama que te prenda do início ao fim.

site: https://www.virandoamor.com/2018/09/resenha-dias-de-despedida.html

Cláudio Dantas 16/09/2018

Emoções vazias
O que mais me incomodou nesse livro foi a manipulação forçada que o autor tenta fazer com o leitor para gerar emoções. Não senti nenhum momento genuíno de tristeza com essa leitura, apesar de ser essa a intenção do autor em muitas partes. Senti um nível de manipulação parecido com o que também percebi em A Bibliotecária de Auschwitz. Parece que ele implorava para o leitor chorar, colocando cenas apelativas, de certa forma. E isso não se limitou  apenas ao sentimento de tristeza. Em muitos momentos  ele tentou ser engraçado, mas não colava, principalmente porque o tipo de humor que ele usa é pastelão e gráfico, e esse não é um livro ilustrado (nem se fosse teria graça, sinceramente kkk)

A escrita dele parece uma terceira pessoa que foi transformada em uma primeira pessoa de última hora. Muitas metáforas, comparações e descrições são bem vergonha alheia. Um dos principais plots, o fato do protagonista ser indiciado pela morte dos amigos, é simplesmente jogado no lixo. E sobre os "dias de despedida", com exceção do primeiro, o restante é muito nada a ver, não senti verdade nessas passagens.

Como ponto positivo posso destacar as conversas com o terapeuta (com exceção da última; o que foi aquilo???). Não sei se dizer que este é um livro de leitura rápida seja um ponto tão positivo assim, pois só é rápida porque o autor conta boa parte da história através de diálogos e não porque a história é empolgante. Acho que esse é um livro com um puta potencial desperdiçado, e se você procura um livro bem-humorado que fale com maestria sobre luto e perdas, sugiro que você leia Confissões do Crematório.
Eduardo 04/02/2019minha estante
Tô achando uma bosta e estou tentando entender pq esse livro é bem avaliado.

Cláudio Dantas 05/02/2019minha estante
Também não entendo!

caroline with an e 24/02/2019minha estante
Achei que foi generoso na resenha até, esse livro é PÉSSIMO. Personagens que parecem ter cinco anos de idade e um auê todo por causa de uma mensagem de texto?? O autor forçou demais, foi impossível engolir o drama que ele tentou enfiar na história kkkk O livro inteiro eu fiquei "meu, é sério que isso tá acontecendo? Será que eu peguei livro errado e na verdade estou lendo Diário de um Banana?"

Eliane 04/09/2018

Memórias
Gostei muito do livro "Dias de despedida". Me fez refletir sobre o quanto é importante conhecermos as pessoas que amamos e que elas nos conheçam de verdade.

Beatriz 29/08/2018

Dias de Despedida - Jeff Zentner
“Cadê vocês? Me respondam!” Essas foram as últimas palavras de Carver para seus amigos. Eles estavam todos no carro e Mars que estava dirigindo perdeu o controle do carro ao ler a mensagem de seu amigo.

Depois dessa mensagem Carver nunca mais foi o mesmo e agora convive com a dor de perder seus três amigos ao mesmo tempo, além de se sentir culpado por tudo que aconteceu.Fora que o pai de Mars que é juiz quer abrir um processo contra ele já que existe uma lei nos Estados Unidos que diz que se você faz alguma coisa sabendo que ela pode resultar em um desastre, você é culpado. E se for pensar dessa maneira Carver devia saber que seu amigo podia olhar a mensagem dele enquanto estava dirigindo.

Coisa que eu discordo totalmente. Se Mars que estava dirigindo leu uma mensagem ao volante é a culpa é só dele e de mais ninguém.

Mas voltando a falar sobre o livro, eu li ele em leitura conjunta com a Ana do Vivendo entre Palavras e amei cada página dele.

Eu gosto muito de livros trágicos e assim que eu li a sinopse eu soube que gostaria do livro. Teve a FLIPOP em São Paulo e eu vi que o autor viria então eu e a Ana corremos para comprar o livro e ler até o dia do evento e acabamos o livro em 2 dias.

Foi um livro que me tocou muito e eu amei acompanhar os dias de despedidas do livro. Essa ideia de ter um dia de despedida veio da vovó Betsy que era avó de um dos garotos que morreu no acidente e eu não vou falar muito sobre isso mas é de arrepiar. O dia todo consiste em basicamente fazer coisas que ela geralmente faria com neto, só que com Carver e é muito lindo.

Depois que eu li essa parte da vovó eu me desidratei de chorar porque a morte é uma coisa muito louca, né? Eu sempre tiver medo da morte, mas acho que eu tenho mais medo de ver alguém que eu gosto morrendo do que eu mesma. Fiquei pensando muito em quando eu perder meu pai, por exemplo, que é a pessoa que eu sou mais ligada aqui em casa e foi um momento meio tenso ali na leitura.

Mas o livro também tem momentos divertidos em que Carver vai nos mostrando quem era a "trupe do molho" nome do grupinho dele e dos meninos. Eu tinha comentado com a minha amiga que eu estava achando aqueles meninos tão babacas no começo da história, mas ao longo do tempo eu conseguir entender cada um deles e enxergar os motivos para serem assim ou assado.

Carver foi o que eu menos me conectei durante a história e tem uma cena em que ele é 100% escroto com a Jesmyn que é amiga dele e era ex namorada de um de seus amigos e se eu já não gostava tanto dele assim, eu acabei gostando menos ainda.

Dias de despedida foi uma leitura muito boa mesmo e eu recomendo demais! Mexeu muito comigo e eu fiquei presa em todos os momentos da história. Conhecer mais sobre os meninos, sobre a vovó Betsy que foi a melhor pessoa desse livro e o jeito que terminou também foi muito bom. Acho que não preciso nem dizer que eu recomendo, né?

E como eu tinha dito ali em cima, eu comprei porque o autor viria na FLIPOP e eu consegui pegar autógrafo e conversar um pouquinho com ele sobre o que eu tinha achado do livro. Achei ele muito atencioso e como ele já morou aqui no Brasil ele falava português então foi um alivio para mim poder conversar sem me tremer toda tentando falando inglês, hahaha. :P

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2018/08/dias-de-despedida-jeff-zentner.html

Gramatura Alta 04/08/2018

Quando perdemos pessoas que não são tão próximas, sentimos um pouco a perda; quando um cantor, ator, que admiramos, falece, nós também sentimos a sua perda, pois sabemos que não vamos conseguir escutar algo novo ou assistir ao filme com aquele ator novamente. Agora, quando amigos próximos, ou melhores amigos, falecem, realmente sentimos uma dor inexplicável. Pode ficar ainda pior, quando a família de um desses amigos lhe acusa de ser o culpado pela morte de todos eles, e, ainda por cima, ter que ouvir a irmã gêmea de um deles, dizer que você jamais sentirá a mesma dor que ela. Como você se sentiria ao passar por tudo isso?

Carver Briggs passa, depois que seus quatro melhores amigos morreram em um terrível acidente de carro, e algumas pessoas o culpam, pois Mars, que estava dirigindo, respondia uma mensagem que Carver enviou antes do acidente acontecer, uma vez que encontraram o celular de Mars com uma resposta incompleta. Realmente ele é culpado por isso, sendo que ele não estava junto? Ele deveria ter pensando antes de enviar a mensagem? Essas são perguntas que passam por sua cabeça durante a investigação do caso.

Enquanto lia DIAS DE DESPEDIDA, percebi que ele se encaixa um pouco com a nossa realidade. Tecnologia. Carros. Trânsito. Direção. Velocidade. Falta de atenção. Somando todas essas palavras, temos a nossa vida atual, onde motoristas usam o celular enquanto dirigem e deixam de ter atenção na estrada, o que deveria ser o principal foco deles. Muitas pessoas, quando estão dirigindo, respondem mensagens ou gravam vídeos, seja indo em uma viagem, para o trabalho, para casa, para a faculdade… Muitos desses motoristas atrapalham o trânsito, ou pior, provocam graves acidentes por uma simples coisa: Internet.

Nesse meio em que pessoas julgam e culpam Carver, a vó de Blake faz um pedido: ela deseja passar um dia fazendo todas as coisas que ela fazia todos os sábados com seu neto, para se despedir da forma certa do seu menino. Carver, no início, não entende o porquê, mas depois de falar com seu psicólogo, acata ao pedido e passa um dia extraordinário com a senhora. Aí, ele realmente compreende como ela se sente e como o neto faz falta. Mas ao contrário da avó de Blake, a família de Mars, não deixa que Carver se sinta tão acolhio e calmo para se despedir dos amigos.

A premissa se desenrola de maneira fácil, sem correrias, sobre os fatos e acontecimentos. Na verdade, no decorrer da história, eu realmente me senti dentro do livro, sabem? Tudo me envolveu tanto, que me vi participando da despedida de todos eles, em seus momentos. Quando se juntam famílias e amigos, sempre acabam descobrindo coisas que não sabiam sobre esses entes queridos que se foram. Muito choro, lamentações pela perda de pessoas tão jovens, que poderiam ter uma vida tão bela pela frente, e tudo isso, me fez refletir em como a nossa própria vida é frágil e rápida. As famílias se envolvem de uma maneira tão forte, que chorei em vários momentos.

A escrita do autor deixa tudo simples, mas, ao mesmo tempo, forte, com declarações inesperadas que possuem um alto teor emocional. Não esperem uma leitura engraçada, peguem esse livro para ler sabendo que fortes emoções virão. Vocês descobrirão que, para chegar na aceitação da perda, é um longo caminho a ser percorrido, mas que pode se tornar ainda pior quando existem pessoas que podem fazer de tudo para te colocar ainda mais para baixo, fazendo você se sentir tão mal, que não você precisará de muito mais força para viver com toda essa montanha-russa ao seu redor.

DIAS DE DESPEDIDA nos faz refletir em como a nossa vida pode ser facilmente tirada. Um dia estamos felizes e no outro podemos morrer em um trágico acidente, por culpa nossa ou por conta de um erro ou descuido de outra pessoa. O livro nos mostra que existem pessoas dispostas a te fazerem feliz e a te ajudarem em momentos ruins, e que também existem pessoas que fazem de tudo para te machucar, porque assim elas acham que poderão se sentir melhor. Mas, no fim, descobrem que nem assim elas conseguem a felicidade que tanto precisam para continuar vivendo.

site: http://gettub.com.br/2018/08/04/dias-de-despedida/

Carmen 29/07/2018

Maravilhoso
Livro lindo, maravilhoso, adorei.
Tinha capítulos que ficava emocionada, com raiva, chateada, era uma confusão de sentimentos.

Fernanda 26/07/2018

Dias de despedida
Resenha disponível no blog:

site: http://modoliterario.blogspot.com/2018/07/resenha-dias-de-despedida-jeff-zentner.html

Portal JuLund 25/07/2018

Dias de Despedida, Editora Seguinte
Carver tinh três melhores amigos, que era tudo para ele. Ao longo da vida experimentamos vários tipos de amizade, mas nada se compara à adolescência, onde todos os sentimentos têm uma intensidade muito maior. Conversar com os pais ou a família nunca é tão importante como estar com sua turma e as brincadeiras que só vocês entendem. Caver tinha a Trupe do Molho. Os quatro amigos inseparáveis que ninguém mais entrava para a turma.
De repente, Carver tem que lidar com o velório dos seus três amigos, da Trupe do molho, agora só resta ele. Para piorar as coisas, há ainda a culpa: ele estava trabalhando, por isso não estava no carro. Mas também por isso mandou uma mensagem apressando os amigos atrasados. Houve um acidente, os três morreram e foi encontrado com o motorista o celular respondendo a mensagem recebida.
Toda a cidade está em luto com a perda de três jovens talentosos e queridos, sem falar em suas famílias. Mas não é só com isso que Carver precisa lidar, ele precisa lidar com a acusação das pessoas e do juiz, pai de um de seus amigos, que acham que ele deve ser responsabilizado criminalmente pelo ocorrido.
Pois é, absurdo né? Aqui eu preciso fazer uma pausa para desabafar com vocês. Quem me segue no Instagram talvez tenha visto meu post de revolta com isso. A não ser que você esteja lendo um livro distópico ou de fantasia, as coisas precisam ter lógica, senão o leitor não consegue assimilar aquela situação como verdadeira ou minimamente esperada se essa situação existisse de fato.
O que acontece aqui é que até certo ponto da história era justo imaginar que as pessoas, leigas em assunto de lei, quisessem por a culpa nele, tem sua lógica, embora fosse injusto; achei um pouco estranho um juiz insistir em crime nisso mas segui em frente até a hora que Carver procura um advogado e o ele mostra para Carver que sim, a lei dá brecha para sua condenação por HOMICÍDIO CULPOSO. Meu, eu briguei com o autor em voz alta, te juro.
Isso porque tem uma coisa que chamamos de nexo de causalidade, que é relação entre a ação do indivíduo e o fato ocorrido. Porém, tudo isso tem que sofre uma análise de razoabilidade porque, se não for assim, daria para punir, por exemplo, a mãe de um assassino pelo simples fato de ela ter dado à luz a ele, levando em conta que se ele não tivesse nascido, não teria matado ninguém e por sua vez a avó dele também e vamos retornando até chegar a Adão.
O fato do garoto mandar uma mensagem tem muitas variáveis, ele poderia não responder, pedir para alguém responder etc., talvez pela minha formação isso tornou muito difícil a leitura por eles levarem isso tão a sério. Poxa, o garoto estava dirigindo a 110 km/h e bateu na traseira de um caminhão e agora a culpa é do Carver? Com advogados e juízes levando isso a sério? Espero que o Zentner não tenha estudado direito penal.
Enfim, desabafo feito e pondo de lado esse ENORME FURO, o livro é muito tocante. Alheia a tudo isso, a avó de um dos amigos só quer seguir em frente e convida Carver para organizar um dia de despedida para seu neto, onde farão tudo aquilo que ele gostava e falarão muito dele e ela quer muito que Carver participe, afinal era seu melhor amigo, mas Carver não sabe se consegue.

Resenha completa no site

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-dias-de-despedida-editora-seguinte

Ana Gabriela 17/07/2018

Sensível, incrível, TUDO!
"Na maioria das vezes, a gente não guarda as pessoas que ama no coração porque elas nos salvaram de um afogamento ou nos tiraram de uma casa em chamas. Quase sempre, nós as guardamos no coração, porque, em um milhão de formas serenas e perfeitas, elas nos salvaram da solidão." - p. 272

Dias de Despedida é um livro sensível, cheio de emoções conflitantes e incrível.

O livro vai contar a história de Carver (Blade) tentando lidar com a morte dos seus melhores amigos: Mars, Blake e Eli, eles 4 formavam a Trupe do Molho. No dia do acidente de carro que matou os três, eles estavam indo buscar Carver no trabalho, que impaciente enviou uma mensagem para Mars, que dirigia o carro. Quase no mesmo momento, o Acidente aconteceu e isso mudou a vida de Carver e das famílias dos meninos.

"[...] O caos é assustador. É assustadora uma existência inconstante em que coisas ruins acontecem a pessoas boas sem nenhum motivo lógico."- p. 229

Carver, além de ter que lidar com a morte dos seus melhores amigos - do qual ele sente que tem uma culpa imensa - também precisa lidar com as ameaças de processo vindas do Juiz Edwards (pai de Mars), com o início do ano letivo, na escola onde a maioria das pessoas está indecisa sobre ele ser culpado ou não, e com o fato de que a irmã gêmea de Eli, Adail estuda lá e o odeia. O garoto se sente muito sozinho, precisando organizar seus sentimentos que são de culpa, luto e muita dor, o que causam ataques de pânico nele, mas ele conta com o apoio da família, principalmente da irmã Georgia que é com quem ele consegue se abrir, a ex-namorada de Eli e agora a única amiga que sobrou - Jasmyn, seu terapeuta Dr. Mendez e a avó de Blake que surge com uma ideia conflitante: um dia de despedida para homenagear Blake.

Ele decide fazer apesar de não saber se isso vai ajudar ou piorar sua situação.

"Nada despe você e o deixa caído nu e machucado como descobrir que alguém andou contando mentiras maldosas sobre você." - p. 232

Que livro sensacional. Meu coração doeu muito, chorei muito e me senti vivendo o que Carver estava vivendo. Essa é a habilidade de Jeff Zentner escrevendo. Ele consegue, com uma escrita honesta e poética te colocar dentro da história. O livro é narrado na primeira pessoa, pelo ponto de vista de Carver, o que é bem interessante, considerando que ele é escritor. Inclusive, todos eles, estudavam numa escola de artes (sim, no ensino médio, que sonho né?) Cada um tinha seu talento, ilustração, música (Jasmyn também estuda lá) e a escrita com Carver. Acho que me apeguei a basicamente todos os personagens, pela empatia que senti com eles, com o que eles estavam passando ou como eles ajudavam quem precisava. O Dr. Mendez me surpreendeu lá na finalização do livro. Fiquei encantada pelos personagens.

"Tristeza é um negócio esquisito. Parece que vem em ondas, do nada. Num minuto estou tranquila no mar. No outro, estou me afogando." - p. 132

Foi uma leitura que com certeza vai ter reflexões pra você, assim como teve pra mim. A temática aborda o processo do luto, da dor, de problemas psicológicos advindos da culpa, mas fala sobre amizade, sobre como cada um conhece uma parte de alguma pessoa, mas não a conhece completamente e como é importante se despedir de forma adequada delas. Eu simplesmente não sei o que escrever porque foi um livro que me tocou muito. Espero que você leia e tenha a oportunidade de se sentir como eu.

site: https://www.instagram.com/p/BlV23BfneY5/

Liachristo 28/06/2018

Forte e intrigante!
Dias de Despedida é meu primeiro contato com a escrita de Jeff Zentner. Contado em primeira pessoa pelo personagem Carver, o livro tem uma escrita forte, intrigante e que me deixou com várias reflexões após a leitura. Daquelas histórias que toca fundo na gente e que nos deixa pensando e se questionando por um bom tempo. Ler uma história tão forte e realista como esta me fez saborear cada linha. A linguagem, as emoções e a mágoa que foram reveladas me fizeram ler com calma o suficiente para aproveitar todo o potencial deste livro.

Toda a história se desenvolve a partir de uma ação que a princípio é totalmente inofensiva e que milhoões de pessoas fazem a todo o momento: Carver Briggs mandou uma mensagem de texto para seu melhor amigo Mars, que estava voltando para casa após um filme com seus dois outros melhores amigos, Eli e Blake. Um texto tão inofensivo! Mars estava respondendo a Carver quando seu carro colidiu com um caminhão. Mars, Eli e Blake morrem neste acidente, e a partir daí toda a trama se desenrola. Carver se sente culpado por ter enviado a mensagem e ter tirado a atenção de seu amigo do trânsito, mas ao mesmo tempo sabe que seu amigo poderia ter deixado para ler em outro momento. O problema é que a justiça não pensa assim, e a maioria dos familiares dos três rapazes também não. E Carver viverá dias de muito sofrimento, melancolia e saudades daqueles que eram para ele os melhores companheiros para toda uma vida.

A irmã gêmea de Eli diz a todos que ela acha que Carver matou seu irmão, Blake e Mars, então muitas pessoas em sua comunidade olham para ele com desgosto. E quando chega a notícia de que o pai de Mars, um juiz poderoso, está pressionando o promotor público para abrir uma investigação criminal sobre o acidente, e é totalmente possível que Carver seja considerado negligente, é mais do que ele pode suportar. Convencido de que vai para a prisão por assassinar seus amigos, ele começa a sofrer ataques de pânico, que o assustam.

A história dá uma reviravolta quando Nana Betsy, a avó de Blake sugere fazer um "dia de despedida". Este dia de despedida seria gasto lembrando um dos melhores amigos de Carver, fazendo com sua avó todas as coisas que ele gostava de fazer com seu amigo. O que acaba sendo um dia benéfico e emocionalmente desgastante realmente ajuda Carver a iniciar sua jornada para ser feliz novamente. Com o passar dos dias, Carver acaba passando dias de despedida com os mais importantes para seus outros melhores amigos.

Para ler a resenha completa, vá ao Doces Letras.

site: http://www.docesletras.com.br