Dias de Despedida

Dias de Despedida Jeff Zentner

Resenhas - Dias de Despedida

Sara.Marques300 21/06/2018

Cadê vocês? Me respondam.
A história do livro gira em torno de uma mensagem de celular, que supostamente causou um acidente automobilístico tirando a vida de três jovens ( Mars, Eli e Blake), melhores amigos de Carver (personagem principal, responsável por enviar a mensagem). Embora a leitura tenha demorado um pouquinho para fluir, depois disso não conseguia parar de ler.
Entre velórios, dramas, culpa, muitas lagrimas, ataques de pânico, recriação de último dia, há espaço para romance e celebração da vida. Gostei muito dos personagens dos amigos, Mars, ELi e Blake, são pessoas tão diferentes e com estilos de vida totalmente "nada haver" que de inicio é difícil acreditar que eram amigos inseparáveis. Mais com o decorrer do enredo você começa perceber que, um completa o outro, e é ai que a trupe do molho se forma, dando lugar há muita esquisitice, comédia, música, literatura e desenho, acho deveria se chamar a trupe dos talentosos.
Durante a história Carver tem que lidar com a culpa, afinal foi ele que mandou a mensagem, mais além disso, com a irmã gêmea de Eli que o persegue, o pai de Mars que é um juiz tentando manda-lo para a cadeia, ele se apaixona pela ex do seu amigo morto, seus ataques de pânico o obriga a fazer terapia e a única ( vovó Betsy) que entende, que o perdoa, resolve ir embora pois não sabe lidar com saudade de seu neto que partiu ( Blake).
" Sensível, honesto, tocante e lírico", é assim que Benjamim Alire Sáenz descreve esse livro, e faço das palavras dele as minhas palavras.
TRECHO DO LIVRO: "Nas maiorias das vezes, a gente não guarda as pessoas que ama no coração porque elas nos salvaram de um afogamento ou nos tiraram de uma casa em chamas. Quase sempre, nós as guardamos no coração porque, em um milhão de formas serenas e perfeitas,elas nos salvaram da solidão".

Wes 15/06/2018

Se dirigir, não leia essa resenha!
Comecei mordendo minha língua.
Depois de ler um livro de adolescentes mimados e cheios de intrigas e fofocas, pensei vou pegar um bem levinho e sem mimimi. Mas foi totalmente o oposto. Acompanhar o luto do Caver e sua mini maratona de velórios me cortou como uma lâmina (Blade, apelido do Caver da Trupe do Molho), assim como os temas explorados que foram maravilhosos principalmente do advogado que ressalta como as pessoas negras são sempre julgadas a serem melhores do que a maioria (desculpa, se generalizei).
Teve duas partes que me deixaram bastante emocionado e algumas que eu realmente, não tive como defender:

Partes Emocionantes:
- O primeiro dia de despedida
- O encontro final da trupe do molho

Parte Carver Babaca:
- O show (não tenho nem palavras do quão ele foi babaca)

Fora Vó Besty, Jasmine e o terapeuta que foram personagens que deixaram a história MARAVILHOSA.

TRIGGER WARNING:
Se você perdeu alguém recentemente, NÃO LEIA ESSE LIVRO!

Mari Siqueira 25/05/2018

Um livro que nos faz pensar sobre o impacto que causamos na vida das pessoas, Dias de Despedida é intenso, sensível e bonito. Abordando a culpa em sua forma mais bruta, Jeff Zentner escreve uma história cruel, dolorosa e, ainda assim, linda. Se despedidas são difíceis, imagine não poder se despedir.

Narrado em primeira pessoa intercalando memórias, alucinações e o tempo atual, o livro conta a história de Carver, um jovem que foi direta ou indiretamente - vou deixar essa conclusão em aberto - responsável pela morte de seus três melhores amigos em um acidente de carro. Aspirante a escritor, é uma ironia do destino que por causa de uma mensagem de texto, ele causaria o acidente que colocou fim a vida de Mars, Eli e Blake. As palavras que ele nunca deveria ter escrito.

Enquanto as famílias dos mortos buscam justiça e o culpam pela dor que estão sentindo, ele é indiciado pelo envolvimento nas circunstâncias do acidente, como se não bastasse a culpa e a saudade que ele sente. É o tipo de narrativa que faz com que possamos entender todos os lados, as famílias buscam justiça e Carver busca uma absolvição que nem o tribunal poderia lhe dar.

Aceitando a sugestão de uma das únicas pessoas no mundo que não o consideram culpado, ele decide fazer um dia de despedida para cada um dos amigos, homenageando-os e celebrando as memórias deles com quem os amava. O que ele não imagina é que talvez ninguém esteja pronto para dizer adeus, nem mesmo depois de já ter dito.

Chorei muito durante a leitura e me deparei com muitos questionamentos sobre a culpa e a relação de causalidade. O bater de asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo e a culpa é da borboleta ao mesmo tempo que não é. Se a culpa, mesmo quando resultado de algo não proposital é capaz de destruir alguém, Jeff Zentner é culpado por me fazer chorar, e eu o perdoo.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Fernando Baldiotti 13/05/2018

Short review
Fluido.

Ellem - @colecionandoprimaveras 10/05/2018

Tudo começou com uma mensagem de texto que Carver enviou para Mars.

“Cadê vocês? Me respondam!”

Logo após, o carro de Mars bateu na traseira de um caminhão, causando a sua morte e de mais dois garotos que estavam com ele. Os 3 eram os melhores amigos de Carver.

No celular de Mars, havia uma mensagem de resposta para Carver pela metade.

Agora, além de sofrer o luto e a solidão, Carver também se sente culpado e, pior ainda, as outras pessoas também o culpam pelo acidente e estão pressionando a justiça para abrir um processo contra ele.

E no meio disso tudo, há também a dor pelos meninos terem partido dessa forma, sem chances de dizer adeus, então a vó de um deles, vovó Betsy, propõe que Carver se una a ela para fazerem um dia de despedida.

OPINIÃO

Eu tenho muita coisa pra falar sobre esse livro, mas ao mesmo tempo não sei bem expressar o quanto ele me tocou.

Essa é uma história sobre luto, sobre perdas e, principalmente, sobre cura e recomeço.

A narrativa do autor é muito sensível, fluida e real. Eu consegui sentir a angústia do protagonista. Mas ao mesmo tempo, não é uma narrativa triste e pesada. Ele alterna momentos do presente e lembranças e essas lembranças são sempre muito divertidas.

Gostei muito da forma como o luto foi tratado, de forma bem real.

E o livro tem uma mensagem incrível, que me fez refletir muito sobre a brevidade da vida, sobre como é importante se abrir com as pessoas que você ama e também sobre as leis de segurança, que a gente facilmente ignora acreditando que essas tragédias nunca acontecerão conosco.

Enfim, é um livro que vale muito à pena ser lido. Eu amei muito!

site: https://www.instagram.com/p/Bf9gedJga7Z/?taken-by=colecionandoprimaveras

steph (@devaneiosdepapel) 11/04/2018

Dias de Despedida
Você certamente já leu algum livro sobre morte, mais precisamente sobre luto. São histórias comuns e que parecem sempre servir de consolo para quem já passou por algo semelhante, além de conseguirem emocionar a maioria dos leitores. Dias de Despedida poderia ser só mais uma dessas histórias, mas a escrita de Jeff Zentner conseguiu levar a obra para outro patamar.

Carver, o protagonista e narrador do livro, é um rapaz de 17 anos que recentemente perdeu seus três melhores amigos em um acidente de carro, pelo qual ele se sente culpado. Essa culpa vem do fato de que Carver enviou uma mensagem de texto para o motorista do carro, seu amigo Mars; mensagem esta que Mars estava respondendo quando chocou seu carro com um caminhão.

Além do peso do luto, Carver precisa lidar com a possibilidade de ser indiciado pela morte de seus amigos (o pai de Mars é um juiz conhecido na cidade). Como era de se esperar, as consequências emocionais e psicológicas destas situações tornam a vida de Carver um inferno, e ele vai tentar fazer o possível para não sucumbir enquanto tenta lidar com seus problemas. A história acompanha o processo de luto de Carver desde o momento dos enterros de seus amigos até a possível aceitação, com a ajuda de sua família, amigos e de um novo terapeuta com quem ele começa a se tratar.

A narrativa é muito fluida, mesmo se tratando de um assunto tão pesado e complexo. Zentner insere algumas passagens do passado dos amigos de Carver, mostrando como se conheceram e alguns dos momentos que passaram juntos. A sensação de nostalgia é constante e impossível de conter, um misto de alegria e pesar que me acompanhou durante toda a leitura. Dá pra ver como a amizade da Trupe do Molho era linda e muito intensa.

A relação de Carver com outros personagens também é muito bem trabalhada. Jesmyn, vovó Betsy e Georgia são pessoas tão incríveis, cada uma à sua maneira, que é impossível não se apaixonar pelas cenas em que elas aparecem e interagem com Carver. O romance poderia ter ficado de fora, mas foi compreensível no contexto da obra.

A diversidade está muito presente em Dias de Despedida. Zentner é um homem branco e hétero mas isso não o impediu de incluir personagens negros, asiáticos e gays em sua obra, de maneira natural e crível, sem cair em estereótipos e até alertando os leitores sobre o racismo e machismo contido em nosso dia-a-dia.

O tom escolhido pelo autor foi muito acertado, em momento algum achei o livro deprê. O final me trouxe esperança de que tudo acaba bem, de um jeito ou de outro. E me passou a mensagem de que ninguém precisa passar pelos momentos ruins sozinho. Tudo bem sentir saudade e dividir isso com outras pessoas, tudo bem se abrir com a sua família, tudo bem procurar ajuda profissional. Sua saúde mental vem em primeiro lugar.

site: http://www.dear-book.net/2018/04/resenha-dias-de-despedida-jeff-zentner.html

LG 31/03/2018

A morte sempre nos muda. Quando perdemos amigos sempre procuramos conforto nos braços das pessoas mais próximas, mas e quando as pessoas mais próximas nos culpam pela mortes desses antes queridos ? Carver mostra como superar o luto de uma perda mesmo sem ter ninguém, em principio, para nos dar apoio.

Uma otima leitura que nos faz crescer como pessoas a cada pagina.

Nath Correia @bibliotecadanath 13/03/2018

Dias de despedida l @jeffzentner l @editoraseguinteoficial l 382 páginas l 4,5’
“Acho que a culpa não dorme. Ela só corrói.”

“Cadê vocês? Me respondam.” Essas foram as últimas palavras de Carver para seus melhores amigos Eli, Blake e Mars. Logo em seguida, os três morreram em um acidente de carro. Agora, Carver não consegue parar de se culpar com o que aconteceu e, para completar, o juiz Edwards (pai de Mars) está disposto a iniciar uma investigação contra ele. Nessa montanha-russa de emoções, o garoto contará com o apoio de sua única amiga Jesmyn, seu terapeuta e a avó de Blake, que decide fazer um dia de despedida para o neto com a ajuda de Carver. Quando as outras famílias resolvem fazer o mesmo, ele começa a se questionar quais seriam suas verdadeiras intenções...

“Dias de despedida” é um livro sensível e honesto sobre luto, sobre a dor da perda, sobre o sentimento de culpa que ameaça te soterrar e sobre reaprender a viver e ser feliz quando seu mundo desmoronou. Alternando entre o passado - através dos flashbacks de Carver sobre a Trupe do molho - e o presente, o autor soube dosar de forma brilhante a carga emotiva do livro e mesclar momentos de descontração e diversão entre os amigos e toda a solidão e tristeza vividos por Carver. Com uma escrita realista, delicada e reflexiva, o autor aborda temas difíceis e delicados como morte, superação, julgamentos, injustiça, exclusão e despedidas.

É um livro que fala da importância do diálogo e da confiança e de como devemos nos permitir conversar e nos abrirmos com as pessoas e que isso não é sinal de fraqueza; que mostra o poder e a força da família e dos amigos em nossas vidas, servindo como base e apoio nos nossos momentos mais difíceis. Ele nos faz perceber como não conhecemos realmente as pessoas que nos são mais próximas e que, muitas vezes, não nos damos a oportunidade de conhecê-las. A mensagem que o livro nos passa é que devemos aproveitar cada momento com quem amamos pois nunca sabemos se ele poderá ser o último, que as marcas que cada pessoa deixa em nossas vidas são eternas mesmo quando elas se vão e que é importante valorizar quem está do nosso lado antes que seja tarde demais.

Instagram: @bibliotecadanath

Vivi 07/03/2018

Água com Açúcar
O livro fala sore perda, culpa e luto mas nao senti profundidade em nenhum momento!!! Não é ruim mas tbm não é bom!!!!!!

Suka - Pensamentos & Opiniões 03/03/2018

Dias de despedida é um livro que te emociona do inicio ao fim. Que falada da verdadeira amizade e da falta que esses amigos fazem.
Carver perdeu seus três melhores amigos (Blake, Eli e Mars) num acidente de carro, acidente esse que ele se sente culpado.
Blade (é assim que Carver é conhecido), não sabe como lidar com as perdas, passará a ter ataques de pânico, se aproximará de Jesmyn, a namorada do Eli e começará um acompanhamento com o psicologo.
Até que a avó do Blake, Betsy pede para ele fazer um dia de despedida ao seu neto, ele ficará na dúvida se deve participar disso. A intenção da vovó é poder fazer tudo com o Blade que ela gostaria de ter feito com Blake antes dele morrer, e assim conhecer a parte de seu neto que só seus amigos conheciam.
O Juiz Frederick, pai de Mars, irá pedi que verifiquem a cauda do acidente e Blade será investigado.
O livro intercalará entre o presente e o passado de Blade com a trupe do molho, era assim que eles se denominavam, e veremos o quanto ele amava seus amigos e o quanto ele sofre com a perda deles.
O autor foi te em abordar diversos assuntos dentro da sua narrativa, que só fez enriquecer essa história. É um livro que vai te fazer sorrir e chorar.

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br

SMiletic 01/03/2018

"Cadê vocês? Me respondam." Essa foi a última mensagem que Carver mandou para seus melhores amigos, Mars, Eli e Blake.

Logo em seguida os três sofreram um acidente de carro fatal. Agora, enquanto se culpa pelo acidente, ele precisa lidar com uma investigação criminal que pode levá-lo para a cadeia e com a dor dos familiares e amigos de seus amigos. Ele nunca se sentiu tão só.

É a avó de Blake que tem a ideia de fazer um dia de despedida com ele, o que acaba sendo pedido pelas outras famílias.

E é por causa de Carver que eu achei esse livro tão lindo, mas também por causa da avó de Blake. E por Jessamine. E pela irmã do Carver.

Que livro lindo! Fazia tempo que eu não chorava em transporte público, algo plenamente compensado nesta semana.

Vivenciamos a dor de Carver, queremos acolhê-lo, mas também reconhecemos os difíceis momentos pelos quais as famílias estão passando. Uma daquelas situações impossíveis das quais a gente nunca se recupera plenamente.

Enquanto Carver participa dos dias de despedida temos a chance de entender melhor seus melhores amigos e o tamanho de sua perda. E a forma como cada família nos dá lições sobre o luto e recuperação.

#simonerecomenda #livros #livros2018 #euamolerkindle

Bharbara Marques 26/02/2018

Dias de despedida - Jeff Zentner
Onde vocês estão? Me respondam!? Estas foram as ultimas palavras que Carver escreveu para seus amigos Mars, Blake e Eli, antes de saber que eles morreram num trágico acidente de carro. Para piorar, no celular de Mars, foi encontrada uma mensagem em resposta que não foi enviada. Como se já não bastasse ele se vê como culpado por tudo que aconteceu, ele terá de enfrentar a saudade dos amigos, a solidão, a dor das famílias, a indiferença dos colegas da Escola e um juiz, que decide solicitar que seja aberto um processo criminal para que ele seja acusado formalmente pela tragédia para que ele seja preso. É muito peso para um adolescente de 17 anos suportar. Além de sua irmã e seus pais, Carver tem algumas pessoas do seu lado: O Dr. Mendez, seu terapeuta que o auxilia a enxergar os diversos fatores envolvidos no trágico acontecimento e a lidar com suas emoções; Jesmyn, a namorada de Eli, que se torna sua única amiga e a Avó de Blake, que pede sua ajuda para realizarem um ?dia de despedida? para o neto, onde os dois irão dividir seus conhecimentos e situações vividas com Blake.

Ao saber do que Carver e a avó de Blake fizeram em sua homenagem, as outras famílias decidem que também desejam fazer um dia de despedida para Eli e Mars, então, Carver se vê no ápice de seu desespero onde ele não sabe se a realização deste dia de despedida irá deixá-lo em paz e as famílias também ou irá devastá-lo de vez?

Opinião da Leitora: O livro é muito emocionante, possui uma linguagem simples e a leitura flui muito fácil. Você se emociona com a barra que Carver está enfrentando, mas se diverte com as ironias e o sarcasmo do personagem.
Achei que os capítulos referentes ao desespero de Carver após o acidente se prolongaram muito o que tornou este trecho do Livro um pouco monótono.
Mas em resumo, o livro é ótimo e nos faz refletir se estamos dando valor as pessoas que amamos e se mostramos a essas pessoas o quanto elas são amadas antes que seja tarde demais e não possamos lhes dizer mais.

Karla Lima @seguelendo 24/02/2018

"Cadê vocês? Me respondam."

Essa foi a frase que desencadeou toda uma reviravolta na vida de Carver: Mars, Eli e Blake, seus melhores amigos, sofreram um acidente de carro fatal e tudo indica que o motivo foi a leitura dessa mensagem pelo garoto que estava dirigindo. Com isso, o protagonista não consegue parar de se culpar pelo que aconteceu e, para piorar, um juiz poderoso está empenhado em abrir uma investigação criminal contra ele.

Entre velórios, enterros e ataques de pânico, somos apresentados às histórias desses quatro garotos. Mergulhamos em um passado divertido e feliz em uma parte, mas logo somos arrastados de volta para o presente triste e solitário de Carver.

Eu não chorei, mas confesso que raramente choro lendo ou assistindo algo, mas conheço diversas pessoas que leram derramando lágrimas e com razão: é um livro triste. Muito triste. E lindo. Aos poucos, vamos vencendo o luto junto com Carver e conhecendo melhor seus amigos que não estão mais ali. Sofremos com ele e torcemos por ele - ok, não em todos os momentos, pois Carver tem seus momentos sombrios.

Muitas lições são ensinadas, conhecemos personagens inusitados, somos apresentados a um universo adolescente meio bobo em um momento e no outro mergulhamos junto com o personagem em uma avalanche de sentimentos depressivos. Carver precisa aprender a viver sem seus melhores amigos, ajudar as famílias a superar o luto e ainda lidar com a possibilidade de ser investigado pelo acidente.

Eu gostei muito do livro. É uma leitura que flui fácil e nos apresenta diversos personagens marcantes. Uns vamos amar, outros vamos odiar, mas não ficaremos indiferentes a nenhum. Sei que é apenas um detalhe que não influencia na obra, mas odiei a capa. Achei bem esquisita e mancha com facilidade, além de na primeira olhada não instigar a leitura. Por favor! Não julguem esse livro pela capa simples e esquisita! É um livro lindo! Leiam!

site: https://www.instagram.com/seguelendo/

brunomsmsmsm 31/01/2018

Incrívelmente necessário
Adiei a leitura desse livro por medo das emoções que ele podia me causar. E realmente causou, Dias de Despedida é um livro muito forte e intenso, o jeito ? digno de reconhecimento ? como o autor descreve a morte, a culpa e o luto é muito forte e inteligente, uma leitura que me deixou muito vulnerável em momentos em que você se coloca na pele de Carver, mas ainda é um livro lindo que carrega uma mensagem maravilhosa e merece ser lido por todos! Se tem uma leitura que eu recomendo é Dias de Despedida!

PorEssasPáginas 29/01/2018

Não tem como não começar a resenha sem dizer que Dias de despedida é um livro muito difícil de ser lido. Ele não é ruim, muito pelo contrário: ele é maravilhoso. O autor consegue prender o leitor na história com poucos capítulos. Porém, o tema central dele é um muito delicado. Carver possui três amigos mais do que especiais que com ele formam a “Trupe do Molho”: Mars, Eli e Blake. Os três sofreram um acidente de carro fatal logo depois de Carver ter mandando a seguinte mensagem para eles: “Cade vocês? Me respondam!”. O pior de tudo é que na cena do acidente foi encontrado o celular de Mars, que estava dirigindo o carro, com o início de uma resposta sendo digitada. Ou seja: ele estava ao celular no momento do acidente. É claro que Carver se sente profundamente culpado pela morte dos melhores amigos. Se isso já não fosse o suficiente, o pai de Mars, que é juiz, quer entrar com um processo para culpá-lo judicialmente. No meio disso tudo Carver tem que encontrar uma forma de conseguir superar todo o trauma causado por toda essa situação.

(...)

É exatamente por descrever um momento de luto que faz com que Dias de despedida não seja um livro fácil de ser lido. Ele é um livro sobre como conviver a culpa e tentar voltar a ser como antes. Porém, o que é mais belo no livro é que assim como na vida real ele não oferece nenhuma fórmula mágica, porque isso não existe. É até difícil fazer essa resenha sem soltar spoilers mas Dias de despedida mostra que pessoas queridas sempre vão deixar uma marca na gente e ela nunca vai se apagar. A dor pode diminuir, mas ela vai continuar ali, para sempre. E é por isso que temos que procurar apoio na família, nos amigos, no terapeuta… Em todos os lugares. Cada pessoa é única e tem que lidar com o sofrimento da sua forma e por isso que as partes que eu mais gostei do livro foram exatamente com o terapeuta. Eu acredito que quem tenha vivenciado situações parecidas vai se identificar bastante com o livro.

(...)

Enfim, Dias de despedida é um livro que trata um assunto tão delicado de uma forma muito bonita. Ele é aquele tipo de livro que fica com o leitor mesmo quando ele virou a última página.

***Resenha completa no blog***

site: http://poressaspaginas.com/resenha-dias-de-despedida