A Senhora do Lago

A Senhora do Lago Andrzej Sapkowski

Resenhas - A SENHORA DO LAGO (A Saga do Bruxo Geralt de Rívia #7)

Luisa 18/07/2020

Uma saga incrivelmente bem construída
Eu não tenho palavras concretas para descrever como o Andrezej constrói muito bem suas histórias, a forma com que ele descreve ambientes minuciosamente detalhados que quando lidos a primeiro momento nos parece pretensioso e desnecessário, mas com o decorrer que os capítulos vão se passando, cada detalhe escrito e posto, se mostra de extrema necessidade para interligar a complexa teia de cenários que se unem por pequenos detalhes do livro. Andrezej me fez muito feliz nesse período de leitura dos 8 livros, por mais que eu tenha demorado muito para finalizar, sempre quando eu li um livro da saga eu estava 100% concentrada, porque a narrativa dele era assim pedia do leitor extrema atenção e se entregar para a leitura. É verdade que alguns capítulos são densos demais e esses detalhes as vezes atrapalharam e davam uma certa preguiça, mas apesar de tudo, vale a pena de uma forma indescritível. Já me encontro de ressaca literária por finalizar essa saga.
Luisa 18/07/2020minha estante
Socorro meu corretor escreveu o nome errado do autor ****ANDRZEJ

matheus 18/07/2020

Gostei bastante
O final pareceu um pouco corrido, mas mesmo assim, eu gostei.

Fernando.Lovato 17/07/2020

Final digno de saga. Deixa margens para interpretações diversas que foram muito bem exploradas tanto pelo autor como CDPK ao continuar a saga nos games.
Obs: A obra “Senhora do Lago” pode ser encontrada em 2 formatos: dividida em dois volumes ou em um volume único. Sejam espertos e não façam como eu, pois, infelizmente, comprei o volume 2 da obra julgando que era o volume único (estava 10 reais mais barato e pensei que estava fazendo um grande negócio, porém comprei metade da obra), tive que comprar posteriormente o volume 1. Enfim, paguei mais caro comprando os dois volumes separadamente do que se tivesse comprado o vol. Único. Façam as contas!

Trata-se de meia obra!

--> pontos positivos:

- a partir dos problemas representados na trama, existe a possibilidade de tirar N problemas filosóficos para se debater que ainda estão vigentes no mundo contemporâneo. Ex: xenofobia, opressão, construção de narrativas acerca dos fatos, sadismo, política.
- grande quantidade de plot twists.
- detalhes das descrições de personagens e ambientes
- grande cuidado do autor em diferenciar o que o leitor sabe do que o personagem sabe. O autor podia ignorar alguns fatos de como tal personagem descobriu tal coisa, porém justifica/expõe como o personagem aprendeu tais fatos. Ex: Zoltan Chivay não tinha como saber da existência da Angouleme (algo que poderia passar batido), porém o autor faz questão de fechar os “buracos” da trama.
- força o leitor a pensar e ligar os fatos para descobrir como tal personagem descobriu tal coisa.

--> Pontos negativos:
- uso excessivo de sentenças em outras línguas e que infelizmente não vêm traduzidas em notas de rodapé. Injuria ter que procurar no dicionário/celular o que significa uma expressão a cada duas páginas.
- Incoerência acerca da inteligência dos vilões. Em alguns momentos, os vilões são geniais. Depois, do nada cometem atos dignos de uma ameba. Ex: eu posso matar o “mocinho” com facilidade de longe, mas vou pertinho dele para sair na porrada. FACE PALM
- Protagonismo POWER. O protagonismo salva os personagens de uma série de males – se a mesma situação acontecesse com uma personagem descartável o mal teria acontecido. Exemplo: um atirador tem 97% de precisão. Se ele atira num protagonista erra o tiro; se atira num personagem descartável, acerta.

Leh 14/07/2020

Regular a bom.
Não estava a espera dos acontecimentos finais, das surpresas. Tantas mortes, tantos conflitos e ainda não estou visualizando uma resolução de um final feliz.

Anderson_Candido 09/07/2020

Perfeito!
A obra e saga do bruxo enfim chega ao fim. Estou órfão do livro agora. Foi uma grande, inacreditável e épica saga. Faziam anos que eu não me sentia tão animado e tão impactado por uma obra... A saga do bruxo me fez relembrar o prazer do que é ser um leitor, do que é uma história emocionante, trágica, divertida, misteriosa... Foi uma excelente saga, este livro em especial foi realmente avassalador! Enfim acabou... E de maneira justa...

09/07/2020

Leandro 08/07/2020

Esperava mais
Tinha tudo para ser excelente, mas é apenas bom. A saga começa muito bem em seus primeiros 3 livros, mas depois decepciona quando tem uma decaída enorme, e os personagens parecem não sair do lugar por 2 livros inteiros. E para terminar temos um final comum sem nada de surpresas. Esperava muito mais da saga tendo em vista os excelentes personagens e história que o autor tinha em mãos.

Jenner Azevedo 02/07/2020

O fim da saga do bruxo Geralt de Rívia
Um desfecho legal da saga do bruxeiro. Tem um ritmo de final de livro porque é o final do último livro que não sei pra que foi dividido em 2 partes no Brasil. Vai deixar saudade...

Naty 17/06/2020

Final
Um livro empolgante, com um final triste mas emocionante, vou sentir saudades dessa história ?

O Crowler 10/06/2020

Fez Por Merecer
Nossa velho, a história fechou TODAS as pontas terminando em um final "aberto" facilmente imaginável, amei...Mas fico triste...Mas amei.
É interessante como eles fazem uma referência as lendas arturianas no final, logo agora que irei começar a ler livros arturianos.

Suzi.Borges 03/06/2020

O livro termina de forma emocionante, mas ambígua!
O primeiro capítulo foi totalmente desnecessário, pra mim poderia ser resumido em uma página... Mas de resto foi perfeito!

Ricardo.Vibranovski 31/05/2020

Que pena! Acabou!
Que série, amigos, que série de livros. Esse último volume tem cara de despedida, e encaramos o destino de personagens memoráveis. Witcher é possivelmente a melhor série de fantasia que li. Sapkowski deve ser um cara sensacional de sentar junto e beber uma cerveja. No meio de tantos eventos épicos sempre existiu espaço para o humor, tanto do bobo quanto o requintado, além de uma criatividade enorme que nos conta a história às vezes de milênios no futuro, às vezes de outros universos. E, fechando com um laço de ouro, ele ainda traz debates e questões muito atuais: xenofobia, feminismo, ciência vs. superstições, aquecimento global, etc. Uma história de fantasia medieval e, ao mesmo tempo, incrivelmente contemporânea.

Everton Vidal 16/05/2020

Este é sem dúvidas o melhor livro da série. Uma das melhores batalhas que tive o prazer de ler. A história se constrói de uma forma muito criativa pela boca de vários personagens em tempos e momentos diferentes. Além disso, ocorrem outras ações muito esperadas desde os primeiros livros.
O final é estranho, único e perfeito. Não podia terminar de outra forma.

leocosta1991 12/05/2020

Recomendo
Bom livro, ótima leitura, recomendo.

Marj 04/05/2020

Um final difícil, frustrante em muitos momentos, triste, mas tudo o que era necessário para encerrar essa grande história. Tivemos inclusive uma grande revelação, para causar mais raiva no leitor. Grande série, recomendo a todos

Murilo.Justino 02/05/2020

Enfim a história termina...
Como em todos os outros livros, esse foi recheado de ação, aventura e reviravoltas. Ao final, uma conclusão não tão esperada, mas que foi coerente com o desenvolvimento do autor nos outros livros. Vai deixar saudades.