H.P. Lovecraft

H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - H.P. Lovecraft: Medo Clássico, Miskatonic Edition

Lucas 13/02/2018

Escrevo após quase um mês de loucura e tormento, pois sinto que estou prestes a ruir, dado a natureza hedionda dos meus tormentos. Após a leitura deste tomo horrendo vindo de éons inomináveis e imemoriais, o qual me deu o conhecimento de nossa condição insignificante perante o vasto cosmo e os horrores que nele habitam. Conhecimento demais não é poder, conhecimento demais é loucura. "Morto não está o que pode eternamente jazer,
E com éons estranhos até a morte pode morrer."

etsilvio 24/01/2019

Bem repetitivo
Um dia talvez ainda vou concluir, mas passei da metade e só parei no "Nas Montanhas da Loucura" pois realmente é mais do mesmo ao quadrado. Aliás, os contos quando vistos como um todo são bem repetitivos.

rbrenno_ 16/01/2019

Vem lembrar sua insignificância perante a imensidão do universo...
O que dizer dessa edição? Simplesmente um trabalho fenomenal que traz ao Brasil o melhor do gênero de terror e ficção cientifica, mas precisamente em um subgênero específico: o terror cósmico. Subgênero esse que o próprio Lovecraft é o seu criador.

Pra começar é bom falar da edição em si. O projeto gráfico é muito lindo. Nessa edição Cosmic Edition que foi a que eu li traz a entidade mais famosa do Lovecraft que é o Cthulhu na capa. Detalhe: a Darkside Books (editora) possui um aplicativo de realidade aumentada que funciona com o livro. Ao utilizá-lo da capa abre-se um portal e o tentáculos do Cthulhu aparecem para pegar o leitor.

Além dos 9 contos, a edição traz vários extras como Introdução ao autor, um texto que nos mostra como o Lovecraft é influente na cultura pop, uma analise feita pelo autor de Psicose relacionando Lovecraft e Edgar Allan Poe, uma especie de guia turístico da cidade de nascença do autor e que se serviu de inspiração para diversos contos do autor, além de várias cartas e rascunhos escritos com a própria letra do autor.

Sobre os contos, a assinatura de Lovecraft é bem perceptível logo desde o primeiro conto e se repete no decorrer dos outros contos, e o fato de Lovecraft ser bastante descritivo em alguns contos faz com que se tenha uma impressão de que a história não anda ou até mesmo que tal conto é muito parecido com outro conto já lido na mesma edição.

Dagon é um dos preferidos, é o menor conto da edição e abre a edição nos mostrando já o estilo de escrita do autor. As descrições do ambiente em que o personagem se encontra são tão críveis que parece que você realmente está junto com o protagonista

A Cidade Sem Nome, não é um dos meus favoritos, mas é perceptível o horror cósmico do Lovecraft ganhando forma

Herbet West: Reanimator no começo não parece com os contos do Lovecraft, mas no decorrer da história, o conto ganha um tons tão nojentos e algumas descrições causam repulsa. Gostei bastante, principalmente pela sensação de nojo e repulsa que o conto traz. Impossível ler e não lembrar de Frankenstein.

O Depoimento de Randolph Carter é genial, simplesmente porque mesmo não mostrando a entidade, é possível sentir o medo e terror dos personagens sobre as coisas que a gente não consegue descrever

O Cão de Caça era o conto que eu tava com um pouco de curiosidade justamente por saber que ele era bastante inspirado em Poe, não sei porquê, mas não curti muito.

O Chamado de Cthulhu era o que eu mais esperava, justamente porque tanto a história quanto o monstro são os mais famosos da literatura lovecraftiana. O começo da história é um pouco confuso, mas do meio por fim, se torna uma história de proporções extraordinárias. Meu preferido

Nas Montanhas da Loucura, é o mais aclamado principalmente por juntar o terror cósmico com a ficção cientifica. Estava ansioso pela leitura, mas a minha experiência é o contrário da anterior. O conto começa muito promissor e muito bom, mas o fato dele ser enorme (são mais de 100 páginas) e ser muito descritivo (descrição essa que no começo enriquece bastante a história, mas com o passar das páginas começa a ficar confusa e deixar a leitura cansativa). Tenho vontade de relê-lo talvez eu mude de ideia.

A Sombra Vinda do Tempo é o ultimo e eu acho incrível. Queria que fosse adaptado pra um filme. Lovecraft nos traz viagem no tempo de uma forma que eu nunca tinha visto. Outro preferido.

Então meu top contos fica:

1 - O Chamado de Cthulhu
2 - A Sombra Vinda do Tempo
3 - O Depoimento de Randolph Carter
4 - Herbet West: Reanimator
5 - Dagon

Ari_Nay 06/01/2019

H.P. Lovecraft edição medo clássico Dark side books
Apesar de ter um ou dois contos que eu não tenha amado de todo, achei o livro muito interessante...Gostei bastante da forma como foi escrito, e a edição eu achei perfeita, amei conhecer Lovecraft através da Dark Side, comecei com uma boa opinião.

@fran_rodrigues_92 10/02/2020

Vamos falar de Cthulho?!
Leitura 2020
#2

Título: Medo Clássico I Miskatonic Edition
Autor: HP Lovecraft
Editora: Darkside
Páginas: 384

Se você também é um adorador do lado mais sombrio da literatura, junte-se ao culto a H.P. Lovecraft. Hoje em dia fica difícil imaginar a cultura pop sem a presença de Howard Phillips Lovecraft. Reconhecido como o legítimo sucessor de Edgar Allan Poe, Lovecraft passou a vida desenvolvendo seres e universos fantásticos. Seu terror cósmico, onde o bem e o mal independem de carma ou moralidade, influenciou muitos dos livros, filmes, bandas e games que a gente tanto ama. Há inúmeras adaptações e inspirações das obras do autor, a ponto de ?lovecraftiano? ser considerado um estilo. H.P. LOVECRAFT: MEDO CLÁSSICO VOL. 1 é uma seleção especial de contos e novelas do autor que revolucionou o terror e a ficção científica no século XX, seguindo aquele padrão de qualidade quase psicopata como só a DarkSide® Books sabe fazer. Capa dura, com ilustrações e textos complementares, além de uma seleção de cartas e documentos coletados na Brown University, essa edição traz os contos:
Dagon
O chamado do Cthulho
Nas montanhas da loucura
A sombra vinda do tempo
A história do Necronomicon

Leitores de várias gerações vão poder apreciar a magnitude do filho de Providence que é clássico e pop, atual e revolucionário. Há duas opções em capa dura: MISKATONIC EDITION e COSMIC EDITION, porém o texto é o mesmo nas duas, sendo que a MISKATONIC EDITION é uma obra-prima para a biblioteca de qualquer um, inspirada na universidade que o escritor criou em seus contos.

Esse foi meu primeiro contato com a obra integral de HP Lovecraft e como já é característico, foi uma experiência surreal. A maneira como o autor nos leva ao suspense e horror desconfortavelmente intrigante é de uma beleza ímpar. Quero ler mais desse grandioso autor que em vida, infelizmente, não foi reconhecido como deveria. Com certeza é uma obra que todos aqueles que gostam de Clássicos assim como eu deveriam se aventurar, e é praticamente certo que ficaram presos nas catacumbas do horror cósmico.

"...deixe-me rezar para que, se eu não sobreviver a esse manuscrito, meus executores possam colocar a cautela antes da audácia e garantir que ele nunca encontre outros olhos."

Adieu!

Anderson Rodrigues 28/04/2024

Dá para entender a relevância e quem não gosta da obra
Maioria já sabe, resumido, contos bons imersão incrível, mas as vezes acho que se perde sendo prolixo. Criatividade foda para criar monstros. O racismo e a xenofobia é evidente e incomoda a leitura. Se for querer ler recomendo antes pelo menos pegar alguma edição de um conto separado.

Rodrigo.Silva 24/02/2020

Simplesmente magnífico
Essa edição traz os melhores contos e de forma engenhosa os submete em uma sequência quase hedionda. O resto fica por conta da maestria de Lovecraft em trabalhar o cósmico nesse universo fértil e de inominado terror.

Estou simplesmente fascinado com a forma que Lovecraft usa as palavras e em como ele consegue ao mesmo tempo transmitir clareza e apatia, sobriedade e loucura, presente e passado.

Leitura indispensável.

Daironne 03/05/2020

Impressões sobre a leitura de H. P. Lovecraft: Volume I
Coletânea de contos do gênio do horror H. P. Lovecraft.

De início, acompanhamos o insano encontro de um marinheiro à deriva. No segundo conto, visitamos uma antiga cidade perdida no deserto. No próximo, excêntricos experimentos com um soro capaz de reanimar tecido morto. Segue-se ao estranho depoimento de Randolph Carter. Em seguida, acompanhamos a desventura de dois amigos afeitos ao ocultismo. Temos então a investigação sobre um antigo culto, uma expedição a Antártida e o curioso caso de amnésia de de um acadêmico. Por fim, a breve estória de um antigo livro proibido.

Imensamente imersiva, a leitura conduz um aumento de tensão progressivo, deixando o leitor perplexo com a natureza (ou não) do apresentado. A edição Darkside mantém o padrão de excelência, com ótimos material, arte e textos acessórios. O tipo de obra bonita e durável, decorativa de estantes. Os contos, no entanto, não são os melhores do autor. Montanhas da Loucura é o que menos gosto e as vezes chega a ser maçante, embora a conclusão seja recompensadora.

Edição obrigatória na estante de fãs de Lovecraft. Aguardo ansiosamente o Volume II.

Morsinaldo 20/03/2020

Leitura essencial
De longe um dos melhores livros que eu já li até hoje. Todos os contos são muito bons e dão ao leitor uma imersão enorme na infinidade do cosmos e na insignificância do homem perante esse e perante as entidades cósmicas desse universo de horror, mistério e curiosidade. Super indico esse livro, tanto para quem é fã, quanto para quem já conhece o universo do cosmicismo.

Deia 23/03/2020

Não gostei muito de alguns contos por terem a historia muito lenta e repetitiva.

Gisele296 29/03/2020

Meus medos se relacionavam mais ao passado que ao futuro.
Lovecraft não é para qualquer leitor..
Ao ler Lovecraft sua mente é desafiada a imaginar um mundo com criaturas capazes de lhe tirar o sono, criaturas que nem todas as mentes são capazes de lhes dar vida.
Criaturas essas que, eu diria, chegam a ser psicodélicas, que são capazes de se embrenhar nos confins mais profundos da sua mente e lhe proporcionar os mais diversos pesadelos.
Ao ler Lovecraft também podemos perceber que sua escrita não é apenas simples contos de terror, com uma escrita um tanto que complicada, você poderá sentir a necessidade de um dicionário. Não é à toa que o autor tem fama de usar e abusar dos adjetivos, o que, deixe-me deixar claro, não é algo ruim.
Lovecraft, além de tudo, ainda consegue ligar o mundo de seres inimagináveis com a realidade, com fatos históricos, científicos e ainda da biologia.(Esse é mais um dos fatos que me encantam na sua escrita)
Enfim, é um ótimo livro, de um autor clássico, um livro com uma estética maravilhosa (como sempre Darkside não desaponta), e que não é todo mundo que vai ler, entender e gostar.

Cozzolindo 05/04/2020

Um monstro chamado Lovecraft
Muitos devem conhecer a história de Lovecraft, como suas obras influenciam até hoje as mais variadas formas de entretenimento e só posso dizer que ele merece ainda mais.
Considero ele um dos mestres do terror e essa edição da darkside é excelente pois nela contém alguns dos contos mais famosos dele como: Dagon, chamado de Cthulhu e montanhas da loucura, além de outros contos primorosos.
Darkside está de parabéns pela edição, conseguiu reunir bons contos e curiosidades para os veteranos e contos fáceis e introdutórios ao horror cósmico para os novatos. Se você gosta de terror, vale a pena dar uma chance pro H.P. Lovecraft, pois o cara é um monstro no assunto.

Bruna Jéssika 12/04/2020

Essencial mas ainda não é o melhor
Entendo a importância histórica de Lovecraft para a literatura do horror. Recebendo influência de referências como Alan Poe e criando um novo cenário para o horror dentro de um novo significado para o lugar da humanidade no seu universo. Tudo isso nos abre um cenário sem precedentes.

O que pega é a escrita racista de Lovecraft que mesmo levando em consideração o contexto histórico e todas as informações levantadas por biógrafos do escritor ainda são muito difíceis de tolerar.

niphredil 21/04/2020

Lovecraft foi um autor que eu comecei a ler no final do ano passado e me apaixonei de cara. O hype sobre o autor e suas obras ainda segue dentro de mim, então amei toda essa edição. Apesar de ter alguns contos que eu já havia lido antes, li novamente pois brabos demais. Espero ler mais contos dele esse ano ainda.