O Mistério do Trem Azul Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério do Trem Azul

Camila 09/11/2023

Sempre enganada por eles
?Aqueles que muito ouvem não acham fácil falar; mantêm suas dores e alegrias para si próprios e não as contam a ninguém.?
Não dar 5 estrelas para qualquer livro da Agatha Christie, com a presença de Hercule Poirot, é um crime para mim. Até quando eu acho que vai ser ruim o livro me surpreende e mostra sua magnitude.
Jamais serei capaz de resolver nada antes de Poirot mas dessa vez eu cheguei perto.

Aline MSS 03/11/2023

Caso envolvendo 4 mulheres!?
[LIVRO 9] É um caso em q Poirot atua praticamente sozinho e conta com personagens femininas interessantíssimas.

Achei a leitura mais rápida q a dos livros anteriores, pq Poirot não viaja tanto e o caso conta com menos personagens do q o habitual. Não dá pra se perder ao longo da leitura.

De acordo com a sinopse, Poirot é contratado por um milionário americano, após sua filha ser assassinada durante uma viagem no luxuoso Trem Azul. A princípio o assassinato parece ter sido obra de um ladrão comum de joias, mas Poirot não acredita nessa teoria e investiga os amigos/conhecidos da vitima até encontrar o culpado.

O diferencial desse caso é a quantidade de personagens femininas.Temos 4 mulheres inteligentes, ambiciosas e q saem do estereótipo esperado nessa época. Tem a recatada, tem a sonsa/mimada, tem a "femme fatale" e a trambiqueira. É maravilhoso!

O machismo de Poirot é bem latente, mas eu acho engraçado, me julguem! ??Gostei demais, mas acertei o assassino bem rápido, oq dificilmente acontece qdo leio Agatha.??

Oq tem no livro:
- Caso do Poirot (ele aparece de "surpresa" no meio da história e atua sem o Capitão Hastings);
- Personagens femininas mto bem construídas e trabalhadas na história;
- O caso tem menos reviravoltas do q os dos livros anteriores (estou lendo por ordem de publicação);
- Trapaça e disfarces;
- Rico sendo ludibriado;
- Machismo.

Indico demais a leitura, principalmente pra quem nunca leu Agatha. É um caso menos complexo e pode ser uma boa introdução pra quem não está acostumado com o ritmo da autora.

Li a edição da L&PM via e-book e no final dessa edição, o leitor conta com uma pequena biografia sobre a vida da autora.
Brujo 03/11/2023minha estante
Tenho um carinho enorme pela Agatha Christie, ela é uma rainha pra mim !!! Atribuo a ela ser um leitor hoje em dia, pq foram os livros dela que chamaram a minha atenção com mais ou menos 12 anos e era um garoto que só lia gibis da Marvel e DC.

Aline MSS 03/11/2023minha estante
Eu compartilho desse seu sentimento. Ela é demais! O brilhantismo dessa mulher, numa época tão desfavorável me impressiona a cada livro. ??

Davi785 03/11/2023minha estante
Eu já quero ler esse livro

Aline MSS 03/11/2023minha estante
Vai gostar, Davi. Poirot é maravilhoso! ??

Davi785 03/11/2023minha estante
Já está na minha lista, obrigado pela recomendação, Aline ??

Danilo 04/11/2023minha estante
Gostei do seu comentário. Acho que esse vai ser o próximo dela que vou ler - o que li até agora eu gostei.

Fabio 05/11/2023minha estante
Mais uma bela resenha, Aline! ?
Parabéns!
Eu gostei desse livro, mas preciso rele-lo

Aline MSS 05/11/2023minha estante
Vlw, Danilo. É difícil não dar spoiler, por isso me prendo no diferencial de cada livro dela.? Pode se jogar!

Aline MSS 05/11/2023minha estante
Obrigada, Fabio. O bom de Agatha é q dá pra reler e ter a sensação de estar lendo pela primeira vez. É um bom investimento!

Lopes Viana 02/11/2023

Uma grata surpresa..
Como sempre, a autora nos surpreende com um plot twist inimaginável, achei o início um pouco confuso, mas depois foi pegando o jeito e no geral me prendeu bastante, uma leitura obrigatória para os fãs da autora!

Thauany.Menezes 30/09/2023

Que livro!
Esse é o primeiro livro de Agatha Christie que leio, e terminei já querendo ler outro. O livro é muito bem escrito, a parte da investigação policial é simplesmente impecável, confesso que antes de chegar na conclusão do caso fiquei com medo de ser que nem aquelas histórias onde o autor esconde diversos fatos necessários para chegar na resolução, fazendo assim impossível para o leitor ter se quer a chance de entender o que verdadeiramente aconteu. Mas não! Agatha Christie não faz isso com seus leitores, pelo contrário ela deixa, de formas as vezes sutis e as vezes explícitas, o que realmente aconteceu na noite do assassinato da pobre Ruth Kettering. Eu mesma voltei as páginas para checar os fatos, fatos que eu não percebi, mas Hercule Poirot sim. Por sinal que personagem especial, eu diria, nós faz passar o livro todo tentando adivinhar oque se passa na sua cabeça cheia de especulações mirabolantes. Agora sobre o romance, eu diria que Agatha pincela o seu livro com pequenas porções de amor, que me fizeram desejar por mais. E admito ter dado somente 4,5 porque pra mim, necessitava de uma última interação entre Lady Katherine e Derek antes do fim desse maravilhoso livro.

Cristiane190 26/09/2023

Que livro fantástico, Ágatha sempre nos surpreendendo. Um mistério repleto de acontecimentos interessante e com um final surpreendente, nunca imaginaria o desfecho desse livro.

Barbara1444 23/09/2023

Melhor
Esse enredo é bem melhor do que o que se passa no Egito. Você realmente fica sem saber quem é o assassino e eu realmente não consegui saber até chegar ao final.

Carol 19/09/2023

Muito bem escrito e elaborado.
Entretanto, desconfiei um pouco do assassino, mas o desenrolar foi surpreendente.
Adoro as histórias em que o Poirot aparece desde o início.

Rosana.Montenegro 18/09/2023

O Mistério do Trem Azul
Katherine Gray após receber uma herança resolve viajar para conhecer o mundo, e embarca no Trem Azul. Lá, conhece Ruth Kettering, que reconhece nela alguém para desabafar suas dúvidas e anseios.
Na viagem, Ruth é assassinada, e os principais suspeitos são seu marido e seu amante.
O pai de Ruth contrata Poirot para descobrir o assassino, e Katherine se vê em um triângulo amoroso com o marido de Ruth e o secretário de seu pai, em uma trama que só Poirot pode resolver

Mavi.Oliver 11/09/2023

Era pelas jóias ou pelo assassinato ?
Agatha é Agatha né
Eu busquei pensar as pessoas mais improváveis para conseguir adivinhar, pq é sempre assim, eu meio que acertei sabe, n posso explicar muito o pq se n dou spoiler, é muito bom, um mistério ótimo a resolução foi muitoooo satisfatória, mas não pense que passa a mesma vibe de assassinato no expresso do oriente n, pq é bem diferente, eu estava em busca de um livro parecido mas esse é um não! Enfim ??

Mat 06/09/2023

Não é um grandes
O mistério do Trem azul

Dos livros que li,é o mais focado na personalidade das personagens,tem capítulos só sobre personagens secundários, vários na verdade.

O crime em si poderia ser melhor abordado, não fiquei em nenhum momento tentando descobrir algo por mim mesmo... E isso é uma grande falha na minha opinião caso a intenção fosse ter o crime como protagonista,pois um bom mistério pra mim é aquele que as pistas são dadas,para que mesmo não descobrindo sozinho,na explicação do crime,ficarmos "PUTS ERA MESMO",e não tive esse sentimento nem por um segundo. Por isso, não gostei do crime,por não ter um mistério realmente a ser descoberto,pareceu mais um PÁ e pronto (o plot twist)...
Quanto aos parceiros de Poirot na investigação,foi basicamente Miss Katherine,nesse quesito gostei,pois o enfoque nela em vários capítulos do início ao fim sendo revesado um outros personagens e lugares,fez a mim ter bastante afeto por ela.
Foi tentado fazer o mesmo com outros personagens,ter os capítulos iniciais com cenas para depois voltar no plot,mas como no início não se sabe nada,bagunçou bastante a interpretação e fez com que inconscientemente eu não levasse os fatos a sério,uma pena.

Enfim,a intenção foi boa nessa estratégia de apresentar vários personagens pra depois junta-los,porém eu pessoalmente prefiro me situar bem no começo do livro pro decorrer da história desenvolver os personagens... Mas entendo que se bem feito,o método usado seria possivelmente melhor até,porém,na minha opinião não foi bem feito...

Simplificando,crime sem mistério e pistas. Personagens interessantes e bem apresentados na maioria, principalmente Miss Katherine, porém o foco ficou aí, ao invés de conciliar um bom mistério com bons personagens (algo bem feito no livro Os crimes ABC por exemplo,e MUITO BEM FEITO no livro Os cinco Porquinhos, provavelmente o mais bem escrito até agora dos que li)
E por último,eu pessoalmente prefiro livros em primeira pessoa na maior parte,e esse foi em terceira pessoa.

Suzy 02/08/2023

Mais uma obra bem feita.
Nesse livro, Agatha faz com que existam 2 suspeitos, mas ao decorrer da história vai nos mostrando conversas, pistas, e que só o Hercule Poirot consegue perceber. No geral gostei da trama e o famoso "Plot Twist". Personagens com carismas e interessantes.

Fernanda631 31/07/2023

O Mistério do Trem Azul
O Mistério do Trem Azul foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em 29 de março de 1928.
A rainha do crime sempre consegue me enlaçar em suas histórias, e sou completamente apaixonada pela genialidade do nosso detetive Hercule Poirot que mais uma vez me fez ficar vidrada em toda a trama, que sempre é bem elaborada.
Já pensaram na herança maligna que uma joia famosa carrega?
Logo no início, Ruth Kettering, uma americana linda e mimada, ganha o Rubi "Coração de Fogo" de seu milionário pai, Rufus Van Aldin. Ruth não é feliz no casamento onde só o fez por obrigação, seu marido Derek que só se casou com ela pelo dinheiro e que não largou o lado aventureiro, atualmente para ajudar arrumou um amante.
Assim como outras pedras preciosas, o "Coração de Fogo" carregava uma história de tragédia e violência. E desta vez não foi diferente.
O pai de Ruth inconformado com tudo isso propõe a filha que ela exija a separação, mas para Ruth não seria fácil, pois ela tem um amante, seu antigo amor de adolescência que foram separados pelo pai por ele ser um trapaceiro, porém seu marido sabe e poderá usar essa informação.
Na viagem do famoso trem azul Ruth é assassinada e vários personagens importantes são inseridos nessa etapa. Além do assassinato os rubis foram roubados e as suspeitam caem em cima do amante e do marido já que ambos sairiam ganhando com o ocorrido.
Todo o plano estaria bem formulado se nosso Poirot não estive na mesma viagem e a pedido do pai de Ruth começasse a investigação.
Paralela a história de Ruth, também conhecemos a doce e tranquila inglesa, Katherine Grey, que sempre teve uma vida simples até receber uma herança generosa de sua antiga patroa. Com a ideia de aproveitar a um pouco mais a vida, Katherine embarca no luxuoso Trem Azul onde terá seu destino selado por um encontro que mudará sua vida para sempre.
Um misterioso assassinato seguido de roubo do "Coração de Fogo" chega ao alcance do já aposentado Hercule Poirot, e ele simplesmente não consegue ficar de fora das investigações.
Poirot inicialmente está no caso como um acompanhante da polícia francesa, mas logo entra no caso como um investigador particular, sendo contratado por Van Aldin para descobrir quem matou Ruth. Como sempre, a lista de suspeitos vai aumentando ao longo da narrativa e a maneira como a escrita ergue os álibis e os possíveis motivos para cada um garantem uma enorme diversão para o leitor, que também consegue aproveitar uma camada romântica se desenvolvendo paralelamente à investigação. Outra discussão explorada aqui é a cobiça em diversos grupos sociais e como ela se manifesta ou é alimentada por diferentes tipos de pessoa. Em última análise: o que cada um desses indivíduos é capaz de fazer para conseguir integrar um ciclo social influente ou colocar as mãos em muito dinheiro?
Eu senti o início da história bem lento. A narrativa continua com uma escrita fácil e gostosa de ler.
O desfecho acabou ficando bem emocionante e senti aquele gostinho de indignação que sempre sinto ao ser feita de boba com os livros da Agatha.
Essa trama é mais leve, porem contém muitos personagens o que é ideal para confundir as teorias, eu tive várias suspeitas e uma delas estava correta, mas a desenvoltura que a rainha tem em escrever sempre torna o desfecho surpreendente.

mariadsena 21/07/2023

O mistério do trem azul
Gostei muito! assim como os outros da agatha, traz um mistério bem desenvolvido e interessante. apesar de lento no começo, tem um ritmo bom e que não cansa, muito pelo contrário. recomendo muito, esse realmente me fez de boba (e ja to especialista em agatha christie hahaha quase um poirot ???????????????)

NINAZEN1K 13/07/2023

Amor, riqueza e morte à la française
Em mais uma narrativa envolvendo trens (que, surpreendentemente, não se mantém apenas no trem), Agatha Christie redige outro fantástico mistério.

Os elementos constroem uma história regada a dinheiro e luxos, com personagens com segredos no oculto e motivações que só são reveladas no último instante, que (confie!) vão surpreender.

Num suspense que se liga a comédia e diverte ao passo que instiga, Christie novamente se consagra e presenteia-me com uma obra que se torna parte dos meus favoritos.

Quem curtiu The White Lotus, Knives Out e narrativas do gênero vai gostar. Eu gostei.

marie.clara 09/07/2023

ÁGATHA CHRISTIE
Primeiro livro da Agatha q é lido pela minha humilde pessoa, e pense em um livro bom realmente agatha era uma escritora de mão cheia pq porrah.

o final jogou na minha cara como eu sou burra e q não presto atenção nos detalhes, é um livro muito bom gostei bastante da maioria dos personagens mas é aquele tipo de livro q não marca muito mesmo sendo bom, q quando fecha o livro vc esquece todos os personagens.