Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação Felipe Castilho

Resenhas - Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Danniki 25/01/2022

A mácula me lembra de uma cena do filme "Duna" (2021)
O segundo livro lido do mês janeiro foi “Ordem Vermelha”. A minha amiga Fernanda Oliveira, do Dupla Lendo (IG), me emprestou em outubro de 2020 e não sei o porquê eu ter dado prioridade a outros livros em vez de ler logo a essa obra magnífica! Enfim, a obra foi divulgada em 2017 pela editora Intrínseca, achei interessante de como o mapa é inserido no meio do livro, estou acostumade a ver logo no início. Tenho grande admiração por quem cria um universo do zero como um deus. Gostaria de um dia chegar a esse nível, e estou começando com "O Destino de Karin". Gostei bastante de como o enredo se desenvolve e de como os personagens foram apresentados, ainda estou tentando adivinhar como o protagonista se transformou naquela pessoa do prólogo, pois no desenrolar da história ele não é impressionante assim não. Não entendi o que é centípede nem o que é mácula, mas isso não atrapalhou a minha compreensão para com a história. Simplesmente amei e estou triste que epilogo é uma narrativa muito distante do desfecho do primeiro livro. De tudo fiquei indiginade com a atitude do anão, que epilogo foi aquilo!? Até agora não há uma data oficial do lançamento do segundo livro.

site: https://www.instagram.com/autora.daniellamartins

math 27/12/2021

CARA
É muito satisfatório ver uma história de fantasia tão bem escrita assim, ainda mais por um brasileiro.
Tem claramente seus traços de inspiração mas nada que escape da originalidade do escritor
Ordem vermelha sem dúvida virou um dos meu livros favoritos, deixando algumas perguntas no final, criando um gancho pra uma continuação planejada (que eu espero que chegue logo, pois aquele epílogo esta martelando na minha cabeça até agora)

Tony 27/12/2021

Esperando o 2
Uma leitura surpreendente.
Conheci o título durante uma CCXP e fiquei curioso para saber sobre o que se tratava, e qual não foi a minha surpresa quando pude precisar essa grande obra literária.
No começo da leitura é muito complicado enxergar o panorama completo, mas quanto mais próximos estamos do final, mais claro fica pra entender o que se passa no mundo em que é habituada a estória.
Plot twist incrível!

IF FDC 12/12/2021

PERFEITO
Sério, um dos melhores do ano, a história é muito bem estruturada e bem feita, a escrita não é cansativa, e o universo do livro é incrível, e eu nem tenho palavras para esse final! Sério! Eu só quero mais e mais desse mundo

Jack Cortinove 20/11/2021

De 0 expectativas a favorito da vida
Um mundo com seis raças controladas por seis deuses que acaba entrando em guerra, e sendo Destruido. A única parte habitável que sobrou do mundo agora se chama Untherak, e é controlada pela Soberana Una, a junção dos seis deuses anteriores que entraram em guerra junto com as outras raças.
Agora um grupo de rebeldes descobrem que a deusa Una faz coisas mais horríveis do que só escravizar o povo de Untherak, então o objetivo desse grupo é derrubar a soberana pra que o povo possa viver em harmonia novamente. Só que coisas saem dos eixos quando descobrem que quem controla Untherak, é um pouco mais do que só um grupo de velhos incapusados. Forças além da compreensão humana vivem nas profundidade do Palácio de Una. Agora os rebeldes terão de lutar pela própria sobrevivência e vingar seus queridos que foram lhes arrancados por essas forças malignas.

alice 11/11/2021

Li esse aqui no começo do ano passado, mas acredito que ainda guardo bons apontamentos a respeito dele.

A história se passa em uma cidade, aparentemente a única em um mundo composto exclusivamente por desolação, e acompanha seus desdobramentos sociais e políticos. Nela, há inúmeras formas de divisão do trabalho e hierarquias sociais. Há uma forte cultura da morte também, fomentada por meio de torneios sangrentos, em que ninguém nunca consegue vencê-los. Ela é governada por uma deusa, Una, cujo poder é inquestionável, e o governo, bom para alguns, é terrível para outros. Rebeliões e transgressões não são admitidas. Uma pena que os protagonistas não se importam muito com isso.

No que diz respeito à construção de mundo, por se tratar de uma trama ambientada numa cidade isolada em um mundo que teoricamente já acabou, acredito que Castilho fez um bom trabalho. Há descrição e valorização de todos os setores relevantes, acompanhados por uma boa distribuição de personagens integrando e interagindo por todos eles. Sobre o universo em si, a base de informações que tanto os leitores quantos os personagens possuem diz respeito às lendas sobre a criação e a misericórdia de Una - muito bem construídas… ouso dizer…

Uma coisa que me incomodou, no que se refere ao desenvolvimento de personagens e verossimilhança, são as características psicológicas do personagem protagonista. Ele provavelmente tem mais de 20 anos, mas parece não ter mais que 16. Muitas vezes, é extremamente infantilizado ou porta inocência típica de criança, o que não condiz com a realidade dele. Obviamente, isso não é nada muito gritante e espero que possa ser superado nos livros seguintes.

No geral, é um livro interessante, e recomendo bastante. Ele me provocou tensionamentos tanto no que se refere aos paralelos com sobre certos aspectos discursivos muitos presentes na minha própria realidade, como também no que diz respeito às reviravoltas narrativas. Até hoje teorizo e mal posso esperar pela continuação.

Vic 08/11/2021

Uma fantasia nacional de respeito
Depois de muitos percalços por conta da faculdade, terminei essa leitura magnífica.
O universo criado por Felipe Castilho, que contou com a ajuda de profissionais que auxiliaram em sua organização, é completo e incrível. As raças e criaturas (seja ou não monstruosas) são perfeitas, únicas e construídas por meio de uma gama de referências folclóricas e literárias, assim como suas culturas, que são fascinantes.
É uma leitura que prende e envolve facilmente o leitor, a escrita do autor é um tanto excêntrica, ele tem um repertório único de expressões e sabe muito bem como descrever desde as cenas mais sérias, até as mais cômicas. Os personagens são cativantes e possuem suas camadas. A obra também tem um necessário tom crítico de acidez em muitos momentos, principalmente quanto a narrativas religiosas, obediência cega, manipulação do povo por parte do poder através de um regime baseado no medo, sofrimento e mortes como entretenimento, alienação, dentre muitos outros.
Claro que se pode fazer algumas ressalvas, afinal, dificilmente uma obra será cem por cento perfeita, como algumas reiterações que o autor fez que não eram necessárias, já que revelavam o óbvio, mas esses elementos não atrapalharam minha conexão com a obra. Não vejo a hora de ter em mãos o segundo volume, há uma revelação absurda no epílogo e quero muito saber o que aconteceu.
Vale ressaltar que me conectei demais com os personagens, teve uma morte em específico que passei um tempão chorando por conta dela (e olha que não sou de chorar por morte de personagem). Amei de coração todos os protagonistas, com suas peculiaridades e particularidades, só achei que a Venoma não foi muito bem desenvolvida nesse primeiro volume (assim como o relacionamento amoroso dela com outro personagem, que foi escassamente descrito, o que pessoalmente não me incomoda, já que não curto muito romances), afinal, pouco sabemos sobre ela, mas acredito que o autor irá compensar essa e outras lacunas no próximo volume.
Vemo-nos na degradação.

Observação: Raazi e Ziggy >>>>>>>>>>>>> all

Nary 05/11/2021

Não sei nem oq dizer desse livro além de PERFEITO!

Untherak é a última região habitada do mundo, sendo povoada por vários seres diferentes e governados pela deusa de seis faces, Una.

A maior lei?
Obedecer a deusa sem questionamentos.

Porém, nem tudo é o que parece. E para tentar revelar a verdade e derrubar a deusa, um pequeno grupo rebelde surge nas entranhas de Untherak.

*****
A escrita do Felipe é fenomenal. O livro te envolve a cada página, com novos detalhes, reviravoltas e muito mistério sobre Untherak.
É simplesmente uma das melhores fantasias que já li, e digo isso sem nenhuma dúvida.
O livro vai te surpreendendo o tempo inteiro. E o final...
Não tenho nem o que falar desse final. Só quero a continuação desse livro perfeito.

lele :) 20/10/2021

Meu livro nacional favorito <3
Não há duvidas de que a ordem vermelha me prendeu á cada pagina que eu lia! O universo é totalmente bem escrito e os personagens totalmente bem desenvolvidos, é um livro que realmente prende a sua atenção e te faz querer ler até a ultima pagina que finaliza a história de maneira incrível te deixando querendo mais. Sem dúvidas esse livro merece todo o reconhecimento do mundo, e eu recomendo a todos que gostam de fantasia! Pretendo reler em breve

Diego.Miranda 17/10/2021

Literatura brasileira
Esse livro é o que há de melhor na literatura fantástica brasileira sem dever nada aos autores mais populares do gênero

baju69 15/10/2021

Hit
Sim, é um autor brasileiro! E esse, talvez, seja um dos pontos fortes que me fez ser apaixonada nesse livro.
Ordem Vermelha conta a história de um mundo pós-apocalíptico onde uma sociedade que vive à mercê da pobreza, opressão militar, devoção cega em uma entidade que eles sequer sabem se está a favor da justiça ou do caos, e da alienação (te lembrou alguma coisa...? ?). Um dos personagens principais, Aelian, se vê entre dois caminhos completamente opostos: seguir o seu trabalho dentro do Poleiro, como um bom e oprimido cidadão, ou romper as cordas da submissão à deusa Una (uma deusa de seis faces que é, praticamente, a rainha geral da cidade hierarquizada de Untherak), onde achará segredos jamais desenterrados que lhe custarão a fé e toda a coragem.

Apesar da premissa de fantasia cativante e instigante, Ordem Vermelha me fisgou por um segundo motivo: a narração não se prende em só um personagem, de modo com que envolva o leitor em histórias completamente distantes que, em um ponto ou outro, acabam se encontrando do jeito mais inusitado possível, até juntar todos os personagens em um só arco. Há uma exploração explícita (e, as vezes, implícita) do preconceito, soberania de raças e escravidão que não fere o enredo principal, explorando os mínimos do quão longe um ser pode ir para conquistar sua própria liberdade.

NaelMillefiore 03/10/2021

Que merda de epílogo foi esse?
Um livro perfeito! Personagens complexos e com características tão reais que você se apega a todos, mas como toda alta fantasia demora um pouco para de habituar a alguns termos e palavras ( por isso as vezes temos que ficar dando uma olhada no glossário), mas quando pega no tranco a leitura fica muito fluída e imersiva, fazendo com que tenhamos a impressão que estamos vivendo ali com os personagens em Untherak(cidade do livro).
Nesse livro você encontrar tudo! Reviravoltas que te deixam sem ar e muita ação, além de deixar muito claro que nem tudo é o que parece.
E que merda de epílogo foi esse? Preciso do segundo livro para responder muitas perguntas que ficaram em aberto com esse final!
Ps: Me tornei fã do Felipe Castilho, se tornou um autor que quero ler todos os livros.
INTRÍNSECA POR FAVOR LANÇA O SEGUNDO LIVRO!