Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação Felipe Castilho

Resenhas - Ordem Vermelha: Filhos da Degradação

Any 11/06/2020

Eu só quero a continuação...
Uma história incrível,com personagens sensacionais e um ambiente espetacular, porém completamente opressivo! É um livro sobre muitas coisas,mas acima de tudo, é um livro sobre lutas! Seja pela liberdade,pela verdade ou pela própria sobrevivência! Representatividade e reviravoltas, com um balde de ação, representam bem essa fantástica história! E essa mistura muito bem trabalhada e construída é o que torna Ordem vermelha uma fantasia magnífica!!!(Aliás, Felipe vem cá! Que FINAL FOI ESSE?)

Ley 16/04/2019

Fantasia nacional
Poucos livros nacionais trataram de assuntos tão revolucionários quanto Ordem Vermelha. Em um mundo onde existem várias raças, uma única história é contada: Seis deuses foram os arquitetos do mundo e com isso criaram raças que foram designadas a várias tarefas.

A ganância foi consumindo o coração desses seres e com isso se rebelaram. Os deuses se juntaram até se tornarem uma única deusa chamada Una e os castigaram com servidão eterna. Essa foi uma história repetida por milênios, e até o presente humanos, anões entre outros seres são mantidos no mesmo sistema sem voz para reclamar seus direitos.

O livro aborda esse governo abusivo e as consequências dele nas pessoas e retrata isso de forma dinâmica. Sendo fantasia e tendo outras raças, passa a ser uma história não só de assuntos revolucionários como também uma aventura.

Conhecemos Aelian, um humano que já sentiu na pele o tipo de governo que impera sobre sua vida. Ele acaba sendo alvo de diversos acontecimentos, e conhece um grupo de seres que como ele, não aguentam mais viver no tipo de governo me questão. Aelian não é um personagem muito sortudo e quando imaginamos que algo vai dar certo, alguma coisa acontece de maneira drástica.

Até aí a história não me surpreendeu muito, pensei estar lendo só mais um livro sem nada muito interessante. Mas então o livro me deixou perplexa por suas revelações. Ele engloba tudo isso em uma trama que corre contra abusos e luta por sua liberdade. Acompanhamos a trajetória dos personagens e passa a ser impossível não torcer, sofrer e se alegrar com eles.

Jasmine 04/01/2019

Há uma crença em Untherak que a soberana é a deusa Una que fora formada a partir da queda dos Seis. Os Seis são os antingos deuses que após suas criações começarem guerras entre si, castigaram-as. Porém, perceberam que se tornaram tão cruéis quanto suas criaturas e então decidiram se unir em algo novo que não possuísse falhas, virando Una.
O povo desse lugar é subjulgado ao extremo, trabalhando quase todos os dias da semana, menos em um chamado Dia de Louvor em que os servos podem sair do Miolo, central de trabalho, e ficar com suas famílias, contanto que reservem seis horas do dia para pregações.
Acompanhamos a história de Aelien e Raazi no Unificado. Aelien é um homem de uns vinte anos de idade que trabalha desde criança para pagar a dívida familiar, enquanto Raazi é uma mulher que tem um objetivo bem diferente de Aelien.

Eu me envolvi muita na narrativa e não consegui fazer uma sinopse melhor, pois tenho medo de dar algum spoiler. A escrita do autor é maravilhosa assim como a construção de mundo. É legal ressaltar que o livro apresenta bastante representatividade. Eu amei ele, entrou na minha listinha de favoritos.

Qnat 21/12/2018

um passo a mais
No início pensei que seria mais uma fantasia a la "Tolkiana".

Mesmo mudando as "raças" e dando alguma diversidade/aprofundada no grupo de personagens (sobretudo aprofundando questões sobre sexualidade, relação familiar, etc), o bom e velho "RPG" está aí: um grupo composto por anões, guerreiros, ladinos, seres da natureza "elfícos", comandados por uma figura forte, e todos lutando contra um governo opressor, em uma cidade pobre, isolada e caótica, um tanto medieval.

Algo que já vimos em incontáveis livros de fantasia.

Mas o Felipe Castilho coloca algo a mais, uma certa contemporaneidade... Ele coloca quase que em entrelinhas sobre a maior arma desse governo ser o controle de sua própria história, da sua Narrativa, o que é mais forte do que magias ou armas (basta lembrar do Ministério da Verdade, em 1984). A mesma Narrativa que tem permeado o contexto político de quase todas nações atualmente. O poder não se faz apenas pelas armas, mas sim, pelo controle do que é considerado como a verdade oficial.

É um passo a mais, que faz o clímax do livro deixar de ser um clichê, para nos levar a um pensamento mais profundo.

Caio Mário 01/01/2019minha estante
Ótima resenha!

Murillo48 04/10/2023

Uma grandiosa fantasia escrita em território nacional
Um universo coeso criado especialmente para o livro, com uma Raça nova criada pelo autor que difere das clássicas já esperadas em histórias de fantasia (elfo, anão, orc e afins). A trama política acompanhada no livro é louvável e original, assim como o conceito e uso da cor vermelha. Um final com reviravoltas que funcionam e impactam. O único erro foi prometer uma continuação e ainda não haver.

Breno 14/03/2021

Minha única ressalva é a personalidade de Aelian que não é carismática na maior parte do livro, ao contrário de todos os outros personagens.
Acredito que isso melhore nos próximos livros.

trinha 05/03/2021

MUITO BOM AAA
primeiramente necessito do volume 2
segundamente VAI LER ESSE LIVRO URGENTE skxbsibd galerah calma é muito bom, livro nacional BRASILZAO a estrita desse cara é tudoh eu consegui visualizar as cenas de ação vei ele descreveu as cenas tão bem que só com isso o livro é incrível, a história é muito cativante li muito rápido do meu comum. ok o começo é meio devagar pq vc vai conhecer todo um universo novo uma cultura nova e pipipoppo depois q compreendemos tudo- meus amigos fica muito bom, vamos descobrindo as coisas junto com os personagens e é cada revelação que eu fiquei----- aaaa o livro tem um mapa!! é dividido em 3 partes. tá mais o que foi aquele epílogo skbdusbdk MUITAS TEORIAS SOCORRO.

Emilly 02/11/2020

Que livro!!
Demorei pra terminar mas quando fechei o livro fiquei satisfeita com as decisões q o autor tomou e como amei o final , acredito q temos muitas coisas pra conhecer desse mundo espero q seja possível hahaha me surpreendi bastante com algumas revelações e os personagens são maravilhosos é claro q cada um tem suas peculiaridade mas juntos eles tem o msm propósito

Imi 03/09/2021

Me prendi nesse livro quase instantaneamente, esse livro é nacional, eu estava muito curiosa pra ler ele, e me apaixonei, duvido que alguém não se identifique com algum dos personagens principais e gente que plot, que plot senhores...
esse universo é genial, muito bem estruturado, da vontade de saber tudo sobre.
estou triste só porq o livro ainda não possui continuação prevista e o final precisa do segundo livro logo, não tiro da cabeça mais.

Kat 26/07/2021

Sensacional é pouco
Esse livro muito envolvente conta a história de Aelian que trabalha exaustivamente como Falcoeiro, juntamente passava a história de Raazi e Yanisha que tinham um plano no Festival da Morte contra a Una.

O livro possui várias reviravoltas e revelações que vão te deixar de boca aberta, inclusive o epílogo possui uma reviravolta que me faz querer o volume 2 imediatamente e ele nem lançou ainda.

Então recomendo demais além de ser um livro nacional; Felipe Castilho você está de parabéns.

Luan 05/04/2019

Virei fã de um escritor nacional e de uma história sensacional
Muitas vezes, a surpresa vem de onde você menos espera. Os últimos tempos foram de boas leituras, poucas foram ruins e poucas foram ótimas. Mas sempre tem aqueles que se destacam. E eu não poderiam sequer imaginar que um desses seria Ordem Vermelha: Filhos da Degradação, de Felipe Castilho. A surpresa não é por ser nacional (e existir aquele pequeno preconceito enraizado). Mas por ser uma fantasia nacional de incrível qualidade, num país em que não há a tradição deste gênero que eu tanto gosto.

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação conta a história de um universo fantástico criado por vários deuses. Mas a falta de harmonia das criaturas por eles criadas os deixou furiosos. Diante disso, os seis se tornam um, se tornaram a Deusa Uma, que agora comanda Untherak, o último lugar habitado do mundo. Essa região é habitada por povoada por humanos, anões e gigantes, sinfos, kaorshs e gnolls, que não podem questionar as decisões da deusa. Mas um grupo de rebelde pode mudar tudo que se conhece até então.

Ordem Vermelha: Filhos da Degradação pode ser considerada uma fantasia distópica, pois seus elementos se assemelham também a este outro gênero literário, principalmente quando envolve a revolta de um grupo em relação ao sistema – aquilo que conhecemos e vemos em várias distopias. O resumo, bastante sucinto, mostra apenas uma porção superficial do que é o livro escrito por Felipe Castilho, mas criado por um grupo de pessoas com as melhores intenções em construir no Brasil uma grande fantasia. E o resultado não poderia ter sido melhor.

Praticamente tudo funcionou neste livro. A começar pelos personagens. Todos que aparecem foram muito bem pensados - até porque houve uma grande equipe de criação por trás que pensou em todos os detalhes deles. Mas Castilho soube dar vida como poucos autores às criações. Os dois protagonistas são Raazi, uma kaorsh, e Aelian, um humano, moradores de Untherak e que acabam se envolvendo em um grande plano de revolta contra o governo daquele lugar. Os dois, que vale ressaltar, não formam casal, são incríveis em sua jornada. Raazi, que acaba sendo uma das responsáveis pelo início da revolta, e Aelian, que acaba sendo colocado lá sem querer. E este é o grande barato deste personagem, porque ele não é descrito como o salvador do mundo e escolhido para defender a sociedade, como em muitas distopias a gente vê. Pelo contrário, ele cai sem querer neste lugar e a forma como isso é contado convence muito o leitor.

Além de Raazi e Aelian, há outros personagens de grande importância na trama, como é o caso do anão Harun, da mercenária Venoma, o sinfo Siggy (que é o melhor e mais fofo personagem mundial hahaha), além de Aparição, um misterioro personagem. Além destes, que são os de destaque principal, o “o vilão” General Proghon também foi muito bem construindo, principalmente por não falar e mesmo assim representar tão bem o mal. Isso apenas para citar superficialmente os tipos tão bem-criados e desenvolvidos. Há muita representatividade nessa história.

O que também deu muito certo foi a criação de mundo. É incrível como o grupo construiu esse universo, desde a parte geográfica, passando pelas formas de magia, que foram incrivelmente bem exploradas e que ainda deixa brecha para mostrar muito mais, como também pele sistema monetário utilizado, e os ricos detalhes de toda a construção. É daquele tipo de história sem nem um pé na realidade, mas que te convence de tal forma que te conquista. Até porque a história de Ordem Vermelha nada mais é do que um retrato do nosso mundo, que muitas vezes se depara com um governo totalitário, que usa da mentira e da opressão para garantir o poder – isso soa como algo que você já viu?

Somado a isso, impossível não destacar e enaltecer a qualidade do texto de Felipe Castilho – que mal conheço e já considero pacas. Se tornou de cada um dos meus autores preferidos. Ele tem uma qualidade incrível, tanto em descrição de cenas, como no desenvolvimento da trama, que em momento algum deixou a desejar, sempre repleto de reviravoltas que surpreendem os leitores em vários momentos, passando pela excelente escrita. Os diálogos criados pelo autor são pontuais e convincentes. Em todo o texto, há a dor que ele quer passar, mas há a ironia nas entrelinhas, a crítica social e até humor. Pacote completo. É um livro completo, nada raso, profundo o bastante pra convencer o leitor.

A obra é narrada em terceira pessoa e mostra a perspectiva, principalmente, de Raazi e Aelian, mas sem deixar os demais personagens em último plano. Intercalando com os capítulos no presente, temos espécies de interludes que mostram um personagem possivelmente no futuro vivendo uma situação determinada, que não é possível comentar aqui pois é importante e seria um baita spoiler – mas eu descobri logo do que se tratava. A forte presença deu uma crítica social sem ser forçada, com a presença de várias raças, representando as diferenças do nosso mundo, é outro acerto. E o fechamento do livro, tanto no bloco presente quando no futuro, foram muito satisfatórios. Esta parte que passa no futuro, inclusive, me deixou incrivelmente sedento pela continuação, que espero que venha o mais rápido possível.

Para encerrar esta que já é a minha maior resenha, ou pelo menos uma das maiores, que já escrevi, preciso ressaltar que é possível sim encontrar escritores talentosos no Brasil. Enalteço e incentivo o trabalho de Felipe a todo momento deste então, mas é preciso reconhecer ainda o trabalho de toda uma equipe por trás que também ajudou na criação desse livro, que veio do incentivo do diretor criativo Erico Borgo (do Omelete CCXP). Mais do que eu esperava, Ordem Vermelha: Filhos da Degradação é um exemplo de que é possível encontrar qualidade nos mais variados estilos literários no Brasil e que não deve em nada para os gringos.

@solitude_e_books 10/06/2019

Nunca Spoiler
Só tenho que dizer que foram poucos os livros de fantasia que li até hoje que não teveram partes chatas e arrastadas, na verdade desde quando li O Hobbit não tinha lido um livro que tivesse me proporcionado um leitura 100% prazerosa, enfim peguei pra ler Ordem Vermelha do Felipe Castilho e terminei hoje e tenho que dizer que foi uma das melhores experiências literária que tive nos últimos anos.

É um excelente livro com personagens cativantes e uma escrita prazerosa, sem dúvidas um livro gostoso de ler, valeu muito apena cada página lida.

Foi um projeto da CcXp junto com o autor Felipe Castilho que culminou com uma obra prima da literatura fantástica nacional.
Niájera 10/06/2019minha estante
Esse livro é sensacional. Aguardamos ansiosos a sequência.

@solitude_e_books 11/06/2019minha estante
Sem dúvidas, um livro redondinho....se é que vc me entende rsrsrs

Niájera 11/06/2019minha estante
Você sabe se há uma previsão?

@solitude_e_books 11/06/2019minha estante
Até procurei, mas nada encontrei sobre :(

Francisco 11/01/2018

Ótima surpresa! Recomendo d+
Confesso que não esperava muito do texto, puro preconceito com livros br, apesar que desde 2016 tenho escolhido alguns livros br e o resultado tem sido muito agradável.

Filhos da Degradação é a primeira fantasia brque leio e digo que não perde nada se comparado com autores estrangeiros que dominam a prateleira dos amantes do gênero.

Felipe nos poupa de muitos detalhes, muitas explicações, deixando o texto bem rápido e fácil de ser absorvido. Personagens fáceis de serem entendidos e com boas motivações. Um outro importante pra trama ficou umpouco vazio, acredito que será abordado no próximo volume.

E pelo amor de Una, quando sai o próximo?????? Torcer para que o vol 1 tenha um boa vendagem!!

Muito satisfeito com meu querido Sinfo e seu leal betouro. Não podia deixar de homenagear esse que, na minha opinião, roubou o protagonismo! ;|

Vou patrocinar esse livro aqui na Livraria, todo cliente que pedir algo do gênero ou quiser algo diferente do habitual receberá essa indicação. Tem que rolar uma continuação.

Antes de sair fica essa reclamação: Epílogo completamente desnecessário. Único ponto negativo rs

Diego.Miranda 17/10/2021

Literatura brasileira
Esse livro é o que há de melhor na literatura fantástica brasileira sem dever nada aos autores mais populares do gênero

Marlus.Caua 18/06/2019

Então...
O livro é bom, tem uma boa temática, e Felipe Castilho nos dá uma ótima fantasia. Ele nos apresenta uma cidade, em um cenário que ela é a única existente em todo o mundo, e ele mesmo é um deserto chamado de Degradação. O sistema monarca reina no livro com a Deusa imortal, e sem falhas chamada Una. Mas todos sabemos que por ser um sistema político controlado por humanos, ele possue falhas sim, e durante o livro iremos ver o declínio desse sistema, e a destruição da cidade de Untherak.

Esse livro tem apenas um problema, e está no desfecho dele quando o autor deixa tudo para o final, e isso acaba desmotivando os leitores, pois além de ser um final bastante provável, ele não foi bem um final. E para quem terminou de ler o livro e ainda espera pela dois, e esperança é que ele realmente seja lançado, já que o autor não pronuncia nada sobre em suas redes sociais.

Então minha deixa é que o livro é bom sim, mas se existir a continuação...
TaliaZanoni 19/06/2019minha estante
Concordo, apenas o final me deixou um pouco decepcionada, mas o livro em si é muito bom e eu nem tenho palavras para definir a escrita, é maravilhosa! ? Porém, se tiver continuação será ainda melhor!

Lijadson.Ribeiro 19/06/2019minha estante
Concordo plenamente!