Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver Dale Carnegie

Resenhas - Como Evitar Preocupações e Começar a Viver

Micael 13/07/2020

Neutro
Algumas boas historias, mas suas ideias não me surpreenderam muito.

Ana 08/04/2020

Bom mas cansativo
O livro tem uma ótima ideia e algumas dicas são realmente boas (pretendo usá-las no meu dia a dia) porém ele não é objetivo nisso, tornando a leitura super cansativa.

Carvalho 19/08/2020

O que aprendi
De novo? Nada
Apenas reli tudo oq eu ouvia das pessoas mais velhas quando eu era pequena... Mas levei ótimos tapas na cara que me fizeram sair do lugar

David 10/02/2020

Uma Leitura Necessária
COMO EVITAR PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER
Trata se de uma obra escrita pelo renomado autor Dale Canegie de “ Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”. Mais uma vez inspirado em exemplos práticos e inúmeros casos conhecidos dale oferece uma série de dicas que se forem seguidas a risca podem fazer com tenhamos uma vida muito mais produtivo e até mesmo saudável.
As preocupações representam desperdício de tempo , energia e oportunidade de empregar nossa capacidade de pensar com aquilo que de fato pode aproximar nos de nossos objetivos. Entre os incontáveis relatos e estudos de caso apresentados pelo livro podemos resumir algumas regras prescritas pelo autor para que se cumpra em nossas vidas a resposta para a indagação que da nome ao livro.
O livro está dividido em 28 capítulos organizado em torno de 7 partes .
Parte I : FATOS FUNDAMENTAIS A RESPEITO DE PREOCUPAÇÕES
Na parte I ele fala sobre fatos que devem ser conhecidos a respeito das preocupações através de 03 capítulos onde ele apresenta estratégias para lidar melhor com as preocupações bem como discorre a respeito dos males que podem ser provocados pelo excesso de preocupações :
Viva em Compartimentos Fechados : Temos aqui uma defesa da importância do foco , de se concentrar e se entregar plenamente para aquilo que esta sendo vivido no tempo presente. Isolando hermeticamente o futuro e o passado.
Uma fórmula mágica para resolver situações aflitivas : Aqui ele faz uma dura advertência para o fato de as preocupações roubarem nossa capacidade de concentração e defende a importância de cada um de nós aceitarmos os FATOS. Dentro dessa linha , é importante seguir o seguinte roteiro :
a-) Qual a pior coisa que poderá acontecer me ?
b-) Prepare se para aceitar o pior , se for preciso.
c-) Depois Calmamente, procure melhorar a situação partindo do pior.
O que as preocupações podem causar lhe : Aqui ele demonstra uma série de perdas e prejuízos que podem ser causadas pelo excesso de preocupações em todas as áreas de nossa vida e finaliza com uma sentença , a de que aqueles que não sabem como combater as preocupações morrem jovens .
Parte II
ANALISAR E RESOLVER OS PROBLEMAS QUE NOS PREOCUPAM
Como Analisar e resolver os problemas que nos preocupam : Aqui temos a importância de dissecar os problemas e preocupações que nos afligem mediante uma sequencia de questionamentos que passa por 4 questões.
a-) Por que motivo estou preocupado
b-) Que posso fazer para resolver tal situação
c-) Eis o que vou fazer a respeito
d-) Quando é que vou fazer isso
Elimine 50% dos seus problemas : Aqui temos um reforço do principio abordado no capítulo 1 de uma forma mais aberta e abrangente . Nunca tome uma decisão sem ter acesso a todos os fatos relacionados a ela , uma sequencia proposta é sempre responder todas as indagações :
a-) Qual é o problema
b-) Qual a causa do problema
c-) Quais as soluções possíveis
d-) Qual a melhor solução

Parte III Como eliminar o hábito da preocupação antes que ele elimine você
Como expulsar as preocupações de sua mente : Aqui temos uma orientação prática para que estejamos sempre ocupados com atividades contemporâneas . A pessoa preocupada deve entregar se a ação.
Não se deixe dominar pelos insetos : Nesta analogia insetos são problemas de pequena proporção que muitas vezes permitimos que assumam o controle das nossas vidas .
Um príncipio que banirá muitas das nossas preocupações : Para banir as preocupações use as estatísticas a favor da calmaria , diagnostique corretamente qual é as reais probabilidades de que isso vai acontecer.

Coopere com o inevitável : Se algo é impossível de evitar é melhor cooperar uma síntese desse principio está contida na oração abaixo :
“Deus , concede-me a serenidade
Para aceitar as coisas que não posso mudar
A coragem para mudar as coisas que posso
E a sabedoria para saber a diferença “

Aplique uma sequencia de stop -less nas preocupações : Aqui mais uma vez temos uma sequencia de perguntas que devem ser aplicadas ao aplicarmos uma pausa , um descarte nas preocupações :

1-) Quanto vale realmente , para mim , isto que está me preocupando ?
2-) Até que ponto aplicarei uma pausa , um descarte nessa preocupação – esquecendo a depois ?
3-) Qual é o preço que terei de pagar por essa pausa ? Já não paguei por acaso mais do que vale ?
Enfim tente analisar e calcular até que ponto vale a pena se preocupar com o que está colocado.
Não tente serrar serragem : Em outras palavras aprenda que o que passou passou , não há nada a ser feito em relação ao passado que não seja o aprendizado e o esquecimento.
Parte IV
Nove Palavras que podem transformar nossa vida : Aqui temos a importância dos pensamentos , o capítulo explica o quanto nossos pensamentos podem afetar quem nós somos e afirma que se pensarmos de forma alegre , viveremos de forma alegre.
Nossos pensamentos fazem com que sejamos o que somos.
O elevado custo da desforra : Neste capitulo o autor chama nossa a atenção para os perigos de gastar tempo e dar aos nossos inimigos a oportunidade de influenciar nossos pensamentos. Ele é enfático em afirmar que se queremos viver bem , não podemos gastar um só minuto do nosso tempo com os nossos inimigos.
Se fizer isso jamais s preocupará com a ingratidão : A ingratidão é inerente a natureza humana , logo não a espere de ninguém e viva com muito mais alegria
Se você isso , jamais se preocupará com a ingratidão. Aqui o autor chama a atenção para o fato de que a gratidão não se trata de um sentimento inato do ser humano e que se quisermos que os nossos filhos o manifeste , teremos que ensiná-los a praticar a gratidão como principio moral. Viva sem esperar a gratidão das pessoas e faça o bem sem esperar nada em troca.
Você aceitaria um milhão de dólares em troca do que possui ? Aqui a lição a ser aprendida é a respeito da importância de aprender a darmos o devido valor as bençãos que recebemos diariamente e não os aborrecimentos pois sempre haverá pessoas em situação bem pior que a nossa e que serão felizes justamente por saber valorizar aquilo que possuem. A frase que ilustra em definitivo a principal lição do capítulo é a frase
“ Eu estava triste porque não tinha sapatos, até que , ao subir a rua encontrei um homem que não tinha pés.
Procure encontra-se e ser você mesmo : lembre se de que não há ninguém mais na terra como você. Aqui o somos lembrados da importância de sermos autênticos e de valorizarmos nossos talentos individuais em detrimento de se importar o tempo todo em imitar outras pessoas pois inveja é ignorância e imitação suícidio

Se você tiver um limão, faça uma limonada. Aqui a lição é da de refletir a respeito do proveito que eventualmente pode ser arrancado de determinadas situações do cotidiano , lembrando se de que as melhores coisas na vida sempre são as mais difíceis também.
Como curar a melancolia em 14 dias :Aqui um apelo para aimportancia de praticar uma vida de caridade e solidariedade pois quando comos bons para os outros nos tornamos melhor para nós mesmos.

Parte V - O modo perfeito de vencer as preocupações
Como minha mãe e meu pai venceram as suas preocupações : Aqui Dale nos lembra da importância de manter uma vida espiritual ativa e repleta de perspectivas futuras alicerçadas na figura do nosso pai celestial.

Parte VI – Como deixarmos de nos preocupar com a crítica alheia
Lembre – se que ninguém chuta um cão morto. A crítica é um meio através do qual é possível alcançar notoriedade da pessoa criticada e que a critica injusta é muitas vezes um cumprimento disfarçado. Lembremo – nos de que ninguém chuta jamais um cão morto.

Faça isto – e crítica alguma poderá ferí-lo : Aja sempre da melhor maneira que puder ; depois , abra o seu velho guarda chuva e evite que a tempestade de críticas lhe escorra pelo pescoço.

Tolices que cometi : Faça um registro dos equívocos que tem cometido e faça ou peça uma crítica honesta a respeito destas.

Lua 04/06/2023

Leiam pelo menos uma vez na vida
Cada problema que temos perante a imensidão do universo pode ser pouco, mas ainda sim pra nós é um problema. Porém não podemos fazer deles o nosso universo, como se vivêssemos somente para passar por aquele problema, não o dia a dia nos trás coisas boas também! E as vezes colocamos isso de lado, muito de lado! E esquecemos que tem outras maneiras de lidar com as situações um sendo a maior de todas praticando a fé em Deus diariamente! Esse livro é cheio de problemas e soluções, e do que a presença de Deus nas nossas vidas é capaz de fazer! Nota mil!

Leilane 02/09/2019

Mais uma leitura obrigatória
Sou suspeita para falar, pois sou fã do Dale Carnagie desde que li "como fazer amigos e influenciar pessoas".
Esse livro deveria ser leitura obrigatória para quem é ansioso ou gostaria de melhorar sua qualidade de vida. Cada capítulo traz sugestões e exemplos práticos de como evitar as preocupações. Creio que tudo o que ele ensina possa ser imediatamente aplicado.
É daqueles livros que você precisa reler de tempos em tempo, pra se certificar de que está aplicando tudo. A leitura como um todo desperta boas reflexões, do tipo "como eu nunca pensei nisso antes?".

Juli 13/09/2023

RÉDIAS
Lendou outra vez! Sim, gostei muito das ideias e opiniões do livro; veio na hora certa; já está transformando a minha vida.

Desta vez, reli fazendo um resumo escrito a mão no carderno. Agora, vou repassar para o computador e me organizar para sempre estar consultando seu conteúdo.

Entendo que preocupações são parte de um processo emocional que, na maioria das vezes, nos adoecem, e saber sobre os mecanismo por traz desta situação nos favorecerá em muito como pessoas que oferece a si próprio uma vida melhor e mais convicta, podendo assim, entregar para os próximos, relacionamentos melhores (interdependência).

O livro é recheado de histórias de pessoas que, de alguma forma, lidaram ou foram acometidas por preocupações e suas soluções para viver melhor.

Como "preocupações" é algo que acomete praticamente a todos sugiro que leiam esse livro.

Abraços!???

Juliana.Silva 24/03/2017

Todos deveriam ler em algum momento da vida...
O livro traz relatos de pessoas em momentos de frustações do dia a dia e mostra como deixarmos de lado preocupaçoes pequenas, não desprendermos tanta energia em coisas que nem sempre valem a pena tanto esforço.

Acho que todos, em algum momento da vida, deveríamos lê-lo, pois todos nós ficamos preocupados com coisas desnecessárias ás vezes, ou damos mais importancia do que deveríamos a algo irrisório...

Para mim, a mensagem desse livro é justamente viver um momento de cada vez, relaxar e ser feliz, pois tudo encontra uma maneira de se encaixar...

Para mim não é auto-ajuda, mas sim motivacional...

Recomendo muito...já li e reli várias vezes....

Jonathan 22/04/2021

Mais do mesmo
Uma compilação das ideias de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas.

Marceli 27/04/2020

Incrível!!!!
Para as pessoas excessivamente preocupadas com todos os detalhes o livro se torna um verdadeiro amigo. Li, reli e pretendo ler muitas outras vezes. Simplesmente incrível!

Adriano Schiessl 10/02/2019

Se preocupar ou não se preocupar?
A preocupação esgota nossa energia, deturpa nossos pensamentos e enfraquece qualquer ambição. Mas é possível realmente fazer alguma coisa para evitar a preocupação? A resposta é sim e não, o livro é de 2011 sendo que estamos num era de constancias em meio a um bombardeiro de informações dada o avanço da tecnologia mobile, evidente que autodisciplina é fundamental mas quando se tem um celuar em mãos imerso em redes sociais e seu chefe te precionando em um sociedade capitalista onde ganha-se pouco e trabalha muito é praticamente impossivel seguir as regras do livro.

Renata 31/05/2013

Não considero auto-ajuda, mas uma leitura obrigatória pra qualquer um que já disse:
Estou sem tempo!
Estou cansado!
Não sei o que fazer!

Sara 28/06/2020

Como Evitar Preocupações e Começar a Viver
A leitura é muito boa e nos ajuda a ver o mundo de outra perspectiva.
O ensinamento que mais me marcou foi perguntar a si mesmo "o que de pior pode me acontecer?"
Às vezes perdemos noites de sono e nos preocupamos com assuntos que dificilmente serão capazes de gerar um grande impacto em nossa vidas e não nos preocuparão em nada daqui alguns meses ou até mesmo algumas semanas.
A única coisa que me incomodou é que, por ter sido escrito há bastante tempo, tive dificuldade em associar a sociedade retratada pelo autor, apesar de ter problemas muito atuais, com a nossa, ou com a minha realidade, por sempre tratar de problemas de "homens de negócios" e de esposas que permanecem em casa cuidado da família.