A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas - A origem da família, da propriedade privada e do Estado

Boruto da Rita Lee 22/12/2023

Livro extremamente necessário, traz muitos fatos antropológicos interessantes acerca da família como instituição, da sociedade e do estado, e de como essas coisas estão conectadas e influenciaram direta e indiretamente a forma como o mundo é hoje. Engels é foda, meu traidor de classe favorito ?

luiza.caires0 12/12/2023

Muitoo interessante
apesar d ter demorado mto p terminar d ler, foi um livro mto interessante e enriquecedor, a leitura foi um pouco complicada e muitas vezes n entendi oq tava lendo. Mas, msm assim eu gostei, e achei mto útil, como sempre, Engels sempre menciona as fontes e explica muito bem.
o livro trabalha, como diz o título, a origem da família, da propriedade privada e do estado de forma muito bem trabalhada, mesmo com as dificuldades, eu consegui entender bem e é mto louco como tudo tá conectado e uma coisa vai desencadeando a outra, recomendo muitoo!!

Aline.Dias 05/11/2023

Li pro tcc e foi uma ótima leitura, me abriu os olhos pra muitas coisas no âmbito do Direito de Família e sobre como o capitalismo moldou a família ao longo do tempo.
só não dei 5 estrelas porque o livro é bem machista e racista, sei que é um livro de seu tempo e que, à época, isso era normal, mas me causou muito incômodo lendo.

Helena 31/10/2023

Interessante
Em alguns momentos fica bem chato de acompanhar a leitura e as diversas pesquisas mostradas, pois há termos desconhecidos e mesmo com a explicação fiquei um pouco perdida. Porém sobre o surgimento da família monogâmica, propriedade privada e o Estado é MUITO interessante.

E mesmo assim ninguém vai pegar minha namorada.

Matheus.Infante 26/10/2023

Sábio
O homem sabia das coisas. Ai liberal quer derrubar o Estado sendo que o Estado que protege esse fudido.

Comunista e fanfiqueiro 26/10/2023

Nesse aqui, nós aprendemos que as fases do desenvolvimento humano acompanham diretamente os progressos obtidos na produção dos meios de existência. Um exemplo disso, é o fato de que a primeira propriedade privada criada pelo ser humano foi a do homem sobre a mulher. O que, por osmose, me levou a ter mais curiosidade sobre como a monogamia obteve cada vez mais influência sob as relações sociais desde os primeiros hominídeos. Assim, naturalmente, levando à origem da instituição "família".

Tendo em vista os tópicos gerais do livro, foi uma ótima experiência. Gostei bastante do conteúdo abordado.

osaif 25/10/2023

...e a origem da luta de classes.
Simplesmente uma OBRA PRIMA !!!

sendo bem sincera não imaginei que esse livro fosse ser tão magnífico e que apresentaria uma linha de raciocínio tão decente e perfeita.

O livro tem seus momentos cansativos, exaustivos, mas que é algo compreensível, ja que para uma análise antropológica tão ampla é mais que necessaria uma linguagem mais específica e por vezes maçante.

Ainda sim, não tira o mérito de ser um livro impactante e com uma visão de mundo genial, que quando você menos espera fez toda a linha de raciocinio pra explicar a luta d classes, o machismo, a instauração da monogamia e do Estado como aparato da classe dominante.
Definitivamnte é um livro extremamente essencial e atual, que traz uma verdadeira analise comunista da luta de classes, desde as pequenas comunidades comunistas antigas (que viviam a partir do matriarcado), até o patriarcado atual e a individualização da família; familia essa que surgiu simplesmente para garantir um herdeiro. E que daí surge a problemática da monogamia, porém como o prórpio Engles ressalta, esse aspecto acaba não estando presente na monogamia proletária (que na prática nem tem o que herdar e acabou tornando-se algo intrínseco e distorcido socialmente).

Sério não esperava algo tao incrível, recomendo de olhos fechados.

Ps: esse livro eu li emprestado, mas se um dia eu encontrasse pra comprar eu o faria só pra ter um desse na estante, rabiscar com marca texto e ler mais 5x.
Cafeína 27/10/2023minha estante
Quantos temas numa coisa só! Não conhecia a obra e vc conseguiu realmente me empolgar
Já coloquei na lista de desejos, então, pelo visto, vou acabar dando terreno pro meu lado revolucionário kkkk

osaif 27/10/2023minha estante
e vc não irá se arrepender!!! eu também não esperava que fosse abordar tantos temas kk, diretamente ele foca no surgimento da familia moderna msm, mas vc consegue relacionar e interpretar em direção à varios outros assuntos

Isadora 12/10/2023

A bíblia acadêmica
Considero essa obra de Engels essencial. A leitura é até fácil de ser feita, a linguagem é acessível. Há, claro, muitos momentos que servem especificamente para estudo, mas a ideia geral é bastante proveitosa.

RNA 01/09/2023

Não é "anti familia"
Ótimo livro, Engels analisa os tipos de familia desde a Grécia antiga até a data que escreveu o livro, diferentes que alguns mentirosos propaga por ai o livro não é "anti familia" de comercial de margarina kk vale a pena a leitura sem duvida. 8/10

naju2n 31/08/2023

Taar
Bom concerta esse livro não pode ser usado como introdutório para entender esse mudança de molde na sociedade, o livro é muito bom em alguns capítulos, mas em outros é sufocante de tão complicado, a parte dos gens eu até agr n entendi vou te que com certeza ouvir um pod ou sla, porque é um livro que auxilia quem ja tem alguns conhecimentos básicos.... af

Alan fborges 03/07/2023

"A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" é uma obra relevante para a compreensão das bases históricas e sociais de nossa sociedade atual. Através de uma análise crítica e embasada em evidências, Engels oferece uma visão do desenvolvimento social, levantando questões sobre as estruturas que moldaram e continuam a moldar as relações humanas. No entanto, é importante ressaltar que esta obra é uma interpretação marxista da história, e existem diversas críticas e análises alternativas sobre o tema.

Yago 20/06/2023

Recomendo
Um livro super atual que faz interseção com a história é a sociologia,ele explica muitas coisas que sinceramente demorarei um tempo para absorver ,ponto negativo é que as vezes é muito enrolado em momentos desnecessários ,por fim tem uma leitura muito fácil e tranquila

vic pompeo 18/06/2023

Tive que ler esse ngc para a faculdade e odiei? não entendi metade das coisas, pela complexa forma de escrita, mas até certo ponto foi interessante ver as ideias de Kant sobre como obter e manter a paz perpétua

Luiz.Machado 14/06/2023

E uma obra de extrema importância, pois trata da evolução da família de uma perspectiva antropológica.

Lucas.Yoshi 26/05/2023

Uma leitura super necessária para o entendimento das origens da: Família, Propriedade Privada e Estado. Pois muitos acham q foi algo natural do ser humano, SENDO QUE É NÍTIDO QUE FOI ALGO IMPOSTO POR INTERESSES!!! Não é uma leitura tão fácil, por conter tantas e tantas informações e sempre comparando um civilização com outra.