Viver em Paz Para Morrer em Paz

Viver em Paz Para Morrer em Paz Mario Sergio Cortella

Resenhas - O que a vida me ensinou

Alane.Sthefany 26/06/2022

Viver Em Paz Para Morrer Em Paz - Mario Sergio Cortella
É preciso lembrar que só os humanos são mortais, pois só os humanos sabem que vão morrer ? os demais animais não lidam com o conceito de finitude e, portanto, não são mortais. Assim, os cães e os gatos, por exemplo, vivem a eternidade, dado que passam o dia como se fosse o único, enquanto sabemos que, para nós, pode ser o último.

O que é a imortalidade? É um presente contínuo, um presente sem fim. Com exceção do homem, todo animal vive um presente eterno, sem a preocupação com o futuro. Ele vive, portanto, a imortalidade e, assim, é imortal. Nós, não. Os humanos somos os únicos animais que têm noção de presente, passado e futuro ? e também os únicos animais que possuem a capacidade de se sentir idiota. Eu, Mario Sergio Cortella, posso me recordar de três anos atrás e pensar: ?Como eu pude dizer uma asneira tão grande para ela??. Assim, ao me recordar disso, me sinto idiota desde aquela época até o presente momento.
Xandinho 30/07/2022minha estante
Não existe uma vida em paz se o morrer significa o fim da existência.
A vida só tem propósito em Cristo e na certeza que sim, todo ser humano é perene, ou seja, nenhum ser humano simplesmente deixa de existir.

Uns existirão para sempre no lago de fogo, já outros eternamente com Cristo no céu.

Tudo isso temos pela fé no Senhor Jesus.
Nosso corpo pode até perecer, mas nosso espírito é perene e imortal.
Mas viver para sempre não é exatamente uma vantagem, a não ser que seja ao lado de Jesus Cristo.

Jo 5:24: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

Alane.Sthefany 31/07/2022minha estante
????

moana071 24/05/2021

É uma leitura leve, simples e reflexiva. Peguei esse livro em uma tarde de domingo e li em 3 horas. Cortella traz reflexões sobre que falta você faria se não existisse, e como você seria lembrado, não apenas se é famoso, mas pelas pessoas que você se importa. É um tema bom para discussão e diálogo. Em certa parte do livro discordei do filósofo, o que indica que tenho uma capacidade crítica de discordar de um mestre contemporâneo como Cortella, e isso é um bom sinal. Durante o livro ele também fala sobre constatações óbvias mas que não são tão óbvias assim e preciso dizer que no capítulo 17 quando ele fala sobre a felicidade (e menciona Adão e Eva no paraíso) é minha parte favorita. Quando ele diz que só somos capaz de apreciar a felicidade porque quando não a temos, sentimos sua falta, me lembra um pouco a ideia da eterna luta entre os contrários de Anaximandro. Enfim, o livro tem uma boa estética, introdução pequena, letras bem espaçadas e distribuídas pela página e uma ótima formatação.

Katia Góes 14/09/2022

Então?!...
Que falta você faria no mundo? É com essa pergunta que o professor, filósofo e escritor, Mario Sergio Cortella lhe convida a refletir sobre as razões de sua existência, no livro ?Viver em Paz para Morrer em Paz?, publicado pela Editora Planeta, em Maio de 2017.

O livro aborda questões importantes sobre a nossa existência e o que de verdade importa... Como? Cortella nos aponta alguns caminhos e nos faz pensar sobre estas razões.

? ?Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém.?

Uma leitura fluída, gostosa e interessante. Separei alguns quotes para aguçar um pouco a sua curiosidade, veja lá no meu perfil do Instagram: @katiagoesjbe

? E você, já parou alguma vez para pensar sobre ?como você está seguindo no teu caminho??. Conta um pouco nos comentários...

Até a próxima!!! ?

Raul Oliveira 20/05/2012

Um livro simples e não simplório
Se você quer grandes discussões filosóficas, grandes poréns da humanidade ou grande qualquer coisa esqueça, este é um livro simples.
Não é perfeito, tem contradições, mas cumpre seu papel de pará-lo um pouco. Pensar em algumas coisas que são simples e transformamos em complexas.
Alguns apontamentos são para ser pensando durante dias talvez, e outros, devem ser descartados principalmente quando Cortela se aventura a discorrer sobre coisas que ele supõe, mas desconhece.
No final, são cento e poucas páginas de uma leitura leve que te faz pensar sobre a vida, sobre seus objetivos e seu significado. Um livro simples, para um final de semana simples.

VinAcius 11/12/2022

O peso que você faz na vida das pessoas é algo significante
Comecei esse livro logo após de ser demitido do meu primeiro emprego, não ganhava bem o salário era ok, mas ainda sim era meu primeiro emprego
Voltando pra casa peguei para ler, esse livro toca no fundo de seu coração, todos fazem a diferença.
Não importa se você acha que não fez a diferença já vida de alguém que já passou em sua vida, só de você estar lá você já mudou a vida dela minimamente.
Todos tem importância nessa vida, e ainda mais na vida dos outros, as vezes pouca as vezes muita, porém no fundo você mudou algo ali.
Simplesmente o fato de você ter conhecido alguém ou participado de um grupo de amigos lá está sua marca.
Talvez só de você apresentar suas pessoas elas se tornem boas amigas, ou algo além disso
Só de você perguntar se o vendedor da rua está bem, falar um bom dia ao padeiro, e simples de fato mas para quem houve, a sua ação simples mudou o dia de alguém para melhor.
Então desapegue do medo de não ser importante ou de ser descartável todos temos nosso lugar entao pare e pense se você não existisse que falta faria?

Bells 24/01/2021

Viver em paz para morrer em paz
Para mim, foi uma leitura que não funcionou muito bem, acabou sendo uma decepção. O livro trouxe algumas referencias interessantes, porém, sem aprofundamento nenhum.

Se trata de uma reflexão do autor baseado em sua própria vida, e leituras que fez ao longo do ano. Sem aprofundamento e embasamento propriamente dito.

A forma como Cortella colocou suas opiniões também me incomodaram um pouco, me deu a sensação de que a vida, de forma geral, segue esse padrão, que ao meu vê não faria nenhum sentido. Para mim, não faz nenhum sentido a pessoa não poder ou querer fazer algo para si, como escrever um diário. Nem tudo que fazemos é para ser validado pelo outro, algumas coisas precisam apenas da nossa própria validação.

Algumas reflexões são bem interessantes, como a do aprendizado logo no inicio da obra, mas a falta de profundidade deixou suas reflexões incompletas e em alguns momentos tinha dúvida se de fato estava entendendo o que ele queria dizer. Teve momentos em que fiquei ???, porque algumas coisas acabaram ficando incompletas e consecutivamente confusas.

Enfim, sei que a experiencia de cada um é subjetiva, e sei que algumas pessoas vão gostar de uma obra assim, já que é bem superficial, mas essa superficialidade não agregou em muita coisa para mim, apesar de que é sempre bom se deparar com opiniões diferentes das minhas, o que foi o caso em muitos momentos, mas sentir falta de justificativas, de informações sobre o que estava sendo colocando.

artvgogh 21/03/2021

Adoro os livros do Cortella, sempre nos fazem pensar e analisar nossa vida, o mundo e todas as coisas.

Aryana 11/06/2020

Se você não existisse, que falta faria?
Viver em paz para morrer em paz!
Viver em paz é viver com a clareza de estar fazendo o que precisa ser feito, ou seja, não apequenar a própria vida e nem a de outra pessoa. Viver em paz é repartir amizade, lealdade, fraternidade, solidariedade, vitalidade.

Morrer em paz é poder ter-se livrado das tentações da futilidade de muitos propósitos, recusado a atração pela vacuidade de intenções e afastado a indecência de uma vida apequenada, infértil e desértica.

Continua valendo a pergunta: se você não existisse, que falta faria?

- Simplesmente perfeita todas as colocações do Cortella nesse livro.

Davidson 06/05/2020

Boa introdução a filosofia e ao pensamento crítico
Indico para os que querem adentrar ao mundo da filosofia com questionamentos simples porém importantes. Um livro que estimula o raciocínio e abre porta para outros assuntos sobre a vida.

@pedrocamartins86 09/01/2021

Conjunto de textos aleatórios
Apesar de parecer mais um conjunto de textos aleatórios, não conexos ou lineares, são bons textos. A leitura é fluída e a reflexão prazerosa.

Isabella.Fernanda 18/05/2020

Conclusões de "Viver em paz para morrer em paz"
Este foi um livro de um dia, ainda que com algumas pausas. A escrita é dinâmica e a diagramação é boa e trás fluidez, há sensação de ter lido mais do que se leu ao ter mais de 50, páginas em branco.
Nele é tratado diversos assuntos que tangem a vida e o vivê-la, ele vai à etimologia de algumas palavras que são muito importantes e interessantes de se ter ciência, o mais acaba explicando muita coisa em diversos contextos.
É um verdadeiro diálogo entre autor e leitor, ainda que eu tenha minhas ressalvas e pontos discordantes, é sempre muito interessante ler o contraditório, pude extrair muitas coisas para ampliar, mas o conteúdo do livro acaba sendo bem raso, não sei se vale tanto a pena ler ele.

Fabiano.Sousa 28/06/2020

Professor Cortela nessa obra maravilhosa, nós confronta não sobre a morte, mais sobre o que fazemos enquanto vivos, para depois que morremos, deixarmos nosso legado.

jsilveira 17/01/2021

Superficial
Pouquíssimo do conteúdo abordado é aprofundado, gerando sensação de pouco ou nenhum conhecimento em alguns temas.

Suéllen 24/12/2020

Se você não existisse, que falta faria?
A leitura flui muito bem, é leve e reflexiva. Apresenta essa poluição consumista em que convivemos, de dar mais valor ao ter e não ao ser. A realidade em ter mais consideração aos bens e não às pessoas, ao próximo.
Pois quando você se for, não são nos bens que vai ficar sua lembrança e sim nos ensinamentos que se deixou, nas marcas e detalhes, na importância que se deixou a alguém.

Hanna 02/03/2022

E se eu não existisse mais que falta faria??
Primeiro livro do Cortella que arrisco a ler e já era fã dos vídeos dele tbm virei fã dos livros, e só consigo imaginar o quanto seria maravilhoso ser aluna dele. Não gosto de filosofia mas ele fala de uma maneira tão didática que fica fácil entender, e da vontade de estudar sobre.
Cada capítulo desse livro me fez pensar de uma forma diferente de entender a vida, as pessoas, cada pensamento ele nos transborda para outra realidade..
Esse sim e o tipo de livro que todo mundo deveria ler antes de morrer.