Viver em Paz Para Morrer em Paz

Viver em Paz Para Morrer em Paz Mario Sergio Cortella

Resenhas - O que a vida me ensinou

Raul Oliveira 20/05/2012

Um livro simples e não simplório
Se você quer grandes discussões filosóficas, grandes poréns da humanidade ou grande qualquer coisa esqueça, este é um livro simples.
Não é perfeito, tem contradições, mas cumpre seu papel de pará-lo um pouco. Pensar em algumas coisas que são simples e transformamos em complexas.
Alguns apontamentos são para ser pensando durante dias talvez, e outros, devem ser descartados principalmente quando Cortela se aventura a discorrer sobre coisas que ele supõe, mas desconhece.
No final, são cento e poucas páginas de uma leitura leve que te faz pensar sobre a vida, sobre seus objetivos e seu significado. Um livro simples, para um final de semana simples.

Davidson 06/05/2020

Boa introdução a filosofia e ao pensamento crítico
Indico para os que querem adentrar ao mundo da filosofia com questionamentos simples porém importantes. Um livro que estimula o raciocínio e abre porta para outros assuntos sobre a vida.

Isabella.Fernanda 18/05/2020

Conclusões de "Viver em paz para morrer em paz"
Este foi um livro de um dia, ainda que com algumas pausas. A escrita é dinâmica e a diagramação é boa e trás fluidez, há sensação de ter lido mais do que se leu ao ter mais de 50, páginas em branco.
Nele é tratado diversos assuntos que tangem a vida e o vivê-la, ele vai à etimologia de algumas palavras que são muito importantes e interessantes de se ter ciência, o mais acaba explicando muita coisa em diversos contextos.
É um verdadeiro diálogo entre autor e leitor, ainda que eu tenha minhas ressalvas e pontos discordantes, é sempre muito interessante ler o contraditório, pude extrair muitas coisas para ampliar, mas o conteúdo do livro acaba sendo bem raso, não sei se vale tanto a pena ler ele.

Lucas 08/02/2020

Belas reflexões
Um livro sobre escolhas e equilíbrio entre a razao e a emoçao. Ensinando a viver de acordo com o que acredita ser certo.

Raqueli Zoellner 13/04/2020

Milhares de frases de efeito, que faz você pensar sob suas forma de viver.

Fabiano.Sousa 28/06/2020

Professor Cortela nessa obra maravilhosa, nós confronta não sobre a morte, mais sobre o que fazemos enquanto vivos, para depois que morremos, deixarmos nosso legado.

Duda 02/06/2020

?Todos nós temos raízes e também âncoras. O problema é quando as âncoras superam as raízes.?

Denise 26/06/2020

Excelente leitura.
Permanecerá a sua verdade e a sua essência. Ótimo livro! Recomendo!

Mycoll 31/05/2020

Segundo livro do Cortella que leio. Adorei sua escrita, quero ler mais.

Raquel Comunale 01/08/2017

Amo o Cortella depois de assistir várias entrevistas e palestras que ele deu. Esse livro reúne diversos textos sobre comportamento, perspectiva e relacionamentos. A leitura foi bem rápida e gostosa. Abaixo os tópicos e trechos que mais chamaram minha atenção.

Conflito X Confronto

Conflitos sempre vão existir, são inevitáveis pois envolve divergência de opinião, ideias e atitudes. O que não pode acontecer é transformar o conflito em confronto. O confronto tem o objetivo de diminuir e combater o outro.

Auditoria x Avaliação

Em qualquer âmbito de relacionamento (familiar, amoroso, profissional) é crucial ter atenção na hora de apontar alguns comportamentos como não desejáveis. A auditoria é a caça ao culpado para punir. A avaliação é um processo para encontrar melhorias e evoluir em conjunto.

Espere o melhor e se prepare para o pior

A melhor dica que chega a ser idiota de tão simples. Muita gente confunde otimismo com ilusão. Você pode desejar coisas boas e trabalhar com essa positividade em mente mas não ter um plano B é, no mínimo, amador. Podemos sim jogar uma energia ótima para o universo para que tudo corra bem mas avaliar os possíveis riscos é uma ótima forma de não ser surpreendido.

site: http://desencontre.blogspot.com.br

Anny 27/02/2020

Bom para refletir.
Viver em Paz para Morrer em Paz é um livro para te fazer refletir. Super fininho, de leitura bem rápida.
Em algumas partes achei um pouco enrolado. Parece que o autor interliga um assunto em outro e acaba perdendo um pouco o foco.
Mesmo assim vale a pena e recomendo a leitura.

Thiago 11/02/2020

Bom livro
Um livro de leitura rápida, apresenta boas reflexões e percebemos rápido o estilo do escritor.

Aryana Torquato 11/06/2020

Se você não existisse, que falta faria?
Viver em paz para morrer em paz!
Viver em paz é viver com a clareza de estar fazendo o que precisa ser feito, ou seja, não apequenar a própria vida e nem a de outra pessoa. Viver em paz é repartir amizade, lealdade, fraternidade, solidariedade, vitalidade.

Morrer em paz é poder ter-se livrado das tentações da futilidade de muitos propósitos, recusado a atração pela vacuidade de intenções e afastado a indecência de uma vida apequenada, infértil e desértica.

Continua valendo a pergunta: se você não existisse, que falta faria?

- Simplesmente perfeita todas as colocações do Cortella nesse livro.

Larissa.Landeiro 26/04/2020

Vale a reflexão
Acho os livros de Cortella muito bons, comprei este no dueto com o ?Por que fazemos o que fazemos??. Aliados são ótimos para estímulo à reflexão pessoal e profissional.

Guaranádoamazonasémassa 13/09/2017

Os livros de Cortella têm uma característica em comum que gosto muito: leitura fluida. Livros que dá para ler em menos de um dia e passam reflexões para serem meditadas por semanas e guardadas conosco para a vida. Esse livro em particular me agradou bastante, apesar de algumas generalizações cometidas por ele - o que não é de costume. Por ser um livro pequeno - com menos de 170 páginas (algumas até estão em branco) -, já assisti palestras dele já qual ele fala sobre quase todo o conteúdo. Quem não tem dinheiro para comprar livros dele, recorrer às palestras que ele tem no YouTube compensa as ideias que ele quer passar.
Vanessa 19/04/2018minha estante
Gostei!! Se já não tivesse lido, leria-o agora.