Viver em Paz Para Morrer em Paz

Viver em Paz Para Morrer em Paz Mario Sergio Cortella

Resenhas - O que a vida me ensinou

Rosi 24/04/2021

Escrita filosófica demais
Gosto muito do Mario Sérgio Cortella, então quando fui em uma sebo e vi este livro comprei na hora.
É um livro bem tranquilo, com reflexões muito boas e grifei várias partes do livro. Porém, achei um tanto filosófico demais e não entendo muito bem quando é escrito assim. Mas no geral é um bom livro.

#Anafox 18/05/2022

Cortella traz algumas reflexões partindo de suas próprias experiências e aprendizados; embora discorde de algumas colocações, recomendo a leitura.

Fernandes34 06/02/2023

Reflexivo
Um bom livro para se refletir o que nos move e o que pode ser feito para aproveitar o pouco tempo que temos nesse mundo.

Mariane Sena 20/05/2021

É um bom livro, a leitura me foi leve e interessante na maior parte do tempo, além de ter sido fluida e posso dizer que uma boa companhia. Mas não foi memorável e por isso dei três estrelas.
Achei o assunto bom, inclusive, fiz vários paralelos ao longo da leitura, minha cosmovisão é diferente da do autor, e isso enriquece a leitura, pois crescemos quando sentamos e ouvimos nossas diferenças.
Gosto do Cortella, achei a leitura fácil, apesar de ser um livro curto pode ser enriquecedor.

Nunes95 07/04/2023

Cortella é GIGANTE
Que livro meus amigos!!! Fugiu do estilo de livro que eu estou acostumada a ler, mas eu resolvi dar uma chance por admirar muito o Cortella. Livro inteligente e que faz a gente pensar sobre várias coisas. Pretendo ler mais livros desse mestre.

Raquel Comunale 01/08/2017

Amo o Cortella depois de assistir várias entrevistas e palestras que ele deu. Esse livro reúne diversos textos sobre comportamento, perspectiva e relacionamentos. A leitura foi bem rápida e gostosa. Abaixo os tópicos e trechos que mais chamaram minha atenção.

Conflito X Confronto

Conflitos sempre vão existir, são inevitáveis pois envolve divergência de opinião, ideias e atitudes. O que não pode acontecer é transformar o conflito em confronto. O confronto tem o objetivo de diminuir e combater o outro.

Auditoria x Avaliação

Em qualquer âmbito de relacionamento (familiar, amoroso, profissional) é crucial ter atenção na hora de apontar alguns comportamentos como não desejáveis. A auditoria é a caça ao culpado para punir. A avaliação é um processo para encontrar melhorias e evoluir em conjunto.

Espere o melhor e se prepare para o pior

A melhor dica que chega a ser idiota de tão simples. Muita gente confunde otimismo com ilusão. Você pode desejar coisas boas e trabalhar com essa positividade em mente mas não ter um plano B é, no mínimo, amador. Podemos sim jogar uma energia ótima para o universo para que tudo corra bem mas avaliar os possíveis riscos é uma ótima forma de não ser surpreendido.

site: http://desencontre.blogspot.com.br

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 30/01/2021

Me surpreendeu
Nunca tinha lido nada do Cortella e esse livro foi minha primeira experiência com a autor e só posso dizer q foi ótima!! A Leitura foi super fluída e me fez refletir mt sobre vários aspectos da vida.

Mari 24/07/2023

Achei essa leitura deliciosa. O Cortella consegue ensinar tanta coisa e ainda não deixar os pensamentos soltos e diconexos, é bonito ver a forma como ele amarra tudo.
Recomendo demais.

Aninha 30/11/2021

Esse é um livro que todos deveriam ler.
Amo livros que fazem eu pensar e refletir sobre a vida, que traga uma reflexão e mensagem sobre, e esse aqui é perfeito.
Achei esse livro muito rico, aborda vários temas atuais e tem referências de tudo que vocês puderem imaginar! História? tem! Música? tem! Literatura? tem também! Religião? tem! e assim vai....
Achei que ia ser uma leitura complicada, difícil de entender... mas foi super leve e rápida e de fácil entendimento!

Viver em paz para morrer em paz, trás 19 capítulos para poder responder a uma única pergunta! ?Se você vai existisse, que falta faria??
E para responder a essa pergunta, o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella discute o que é importante na vida.
Não é ser famoso nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém...

Renninhor 07/09/2020

Mais um livro do Cortela que todos deveriam ler! Ele ajuda a refletir o quanto é importante revermos a forma que vivemos e encaramos a vida...

Larissa 23/06/2022

Reflexivo
A maior importância desse livro foi me fazer refletir!

Em diversos ponto discordei do Cortella, mas de toda maneira é um livro bom para que possamos refletir a respeito de nossas atitudes e na importância que damos para diversas questões em nossas vidas.

Primeiro livro que li do autor.

Hugo 20/08/2020

Aborda a existência de cada um de nós em um sentido amplo: o que é realmente importante para vivermos bem, quais atitudes podemos tomar para sermos melhores, nossas relações humanas e coisas do tipo. Embora seja um livro que tange o indivíduo, não é uma obra de autoajuda (apesar do termo ser aplicável aqui), mas acredito que seja importante termos a capacidade de refletir sobre nossas atitudes e experiências de vida.

Texto completo no blog do Anemia Cerebral

site: https://anemiacerebral.com.br/cortella-filosofia-acessivel/

Camila 09/09/2020

Viver em paz para morrer em paz
A leitura foi rápida, mas o questionamento permanceu "se eu não existisse, que falta faria?"

Ize 17/10/2020

Primeiro livro que li solo do autor. Já havia assistido algumas palestras e o livro passou a mesma sensação.