O Guerreiro

O Guerreiro C.S. Pacat

Resenhas - O Guerreiro

Lilies_. 19/03/2024

Um turbilhão de emoções!!
Esse livro foi uma montanha russa de emoções surpreendentemente boas, tive que deixar meus próprios sentimentos de lado para fazer uma resenha crítica em relação à obra, acho importante ter algumas ressalvas para determinados pontos que influenciam a história, e para: isso vamos começar pelo desenvolvimento do Damen e como Pacat retorna novamente a falar sobre a escravidão, nos mostrando que esse tema não é apenas um acessório que ela colocou no primeiro livro.

Antes de seu próprio período de cativeiro, Damen possuía escravos e ele não se sentia nenhum pouco mal com isso, porque para ele, é assim que as coisas são e sempre foram, eram assim que seu pai fazia as coisas e o pai de seu pai também. É algo natural para o meio dele. Aqui vamos ter o arco de evolução do Damen que se dá por uma forma bem interessante de escrita.

O fato do Damen ser tão privilegiado e ter se beneficiado impensadamente da escravidão durante toda a sua vida que logo após ele descobri que seus companheiros Akielos estão sendo torturados e abusados por Vere, a prioridade do Damen no primeiro livro é tirá-los de lá, porque para Damen apesar de está preso e vivendo como um escravo, ele não acredita realmente que os escravos deveriam ser livres. O problema não é que seus companheiros Akielos sejam escravizados e sim que os guardas Veretianos os tratam mal. É um pensamento repugnante, mas uma escolha totalmente intencional por parte da C. S. Pacat. E quem ela escolhe para lhe questionar sobre isso é ninguém menos que o Laurent, essa é a evolução do Damen, ele precisa entender que seus conceitos estão tão errados quanto ele acha que os conceitos de Vere são repugnantes.

Em boa parte desse livro, ele começará a se sentir enojado com a escravidão que havia aceitado tão impensadamente antes. Ele se sente enojado com ele mesmo, com seus antigos valores e o quão preto no branco era sua visão de mundo. Ao longo de sua jornada é óbvio que ele precisa entender um conceito que ele mesmo repete inconscientemente todas as vezes: liberdade. E a liberdade da qual ele conhece, não é a liberdade da qual ele acredita atualmente, digo, depois de tudo que ele passou. Traições que ele sofreu. Ele já não quer seguir os mesmos pretextos que seu pai, porque talvez essa não seja a coisa certa. Talvez ele nunca quisesse seguir, mas como o "natural" para todos em sua família era aquilo, então ele sente que também precisa fazer e dar orgulho ao pai. E quando ele assume essa consciência das coisas, ele entende que tudo que sua família fez, a qual ele também faz parte, isso não vai mudar as inúmeras vidas, vidas que foram moldadas por anos para se submeter aquele tipo de situação. Devo ressaltar que estão é uma explicação, não uma desculpa.

Então, desde o primeiro livro começamos a entender a extensão dos preconceitos de Damen e quando esses preconceitos são desafiados por sua experiência vivida ou pelos questionamentos do Laurent, vemos o Damen começar a mudar e vemos essa mudança por meio de suas ações, não de seu monólogo interno(sua cabeça/seus pensamentos do qual lemos), o que pode ser um pouco difícil de se perceber devido ao estilo da escrita da Pacat, pois é muito fácil para o leitor esquecer que estamos de fato lendo a perspectiva limitada de um único personagem que é influenciada por seus próprios preconceitos e falhas. O mundo que o Damen enxerga, não é o mundo que o Laurent enxerga. Não sabemos a complexidade do mundo sem essa limitação. O que pode parecer preguiçoso por parte da Pacat, mas não é. Da mesma forma que ela fez a primeira versão do Laurent para ser odiado, ela fez relações de ambiente e personagens para mostrar essa mudança, pode ser muito chato já que você terá que ter que desacreditar daquilo que está lendo para acreditar naquilo que os personagens fazem, mas não é sempre assim. Apenas não esperem ler algo do tipo:

?Só porque suas perspectivas são diferentes das minhas não significa que sejam piores. Me desculpe por não ter notado isso antes.? para justificar a complexidade dos personagens em relação à política do meio que foram inseridos.

Em relação ao Laurent, acredito que estamos entrando na camada mais profunda dele, talvez este seja o momento no qual ele se permitirá ficar vulnerável sem sentir que precisa controlar como os outros vão reagir. Tudo sobre Laurent é um pouco ambíguo, não me sinto confiante em falar sobre ele sem ler o último livro da série. Mas não há dúvida de que ele age muito diferente quando está longe do Regente. Percebo a existência de alguns paralelos, mas não é algo que eu possa dizer com clareza ainda. Estou começando a entender essa popularidade que as pessoas dão a ele, até agora, ele é um personagem clichê para mim, um clichê dos mais insuportáveis possíveis, mas com algumas subcamadas muito interessantes de se ver em um personagem odiado por todos que leram o primeiro livro e deixaram por isso mesmo.

A relação entre Damen e Laurent: eles estão próximos, mas ainda há uma tensão que ainda não foi revelada por ambos os lados. Acredito que esse será o ponto crucial desse relacionamento no próximo livro. Gostei da maneira sincera como eles começaram a se tratar porque passaram de: ?você é meu inimigo e pode me matar.? Para: ?Eu sei que te machuquei, não espero que você me perdoe por isso, mas não farei isso de novo.? Ambos se machucaram, mesmo que de forma diferentes, mas em nenhum dos casos isso deixa de ser violência. Digamos que as ações falam mais alto que palavras para muitos personagens deste livro em momentos diferentes.

Uma das críticas que vi em relação ao Príncipe Cativo, especialmente esse segundo livro, é o plot twist que está ligado com o livro seguinte. Caso não saibam o significado de plot twist, são situações previstas de antemão e resolvidas depois, ele não existe necessariamente para impressionar você, leitor. Ele existe para fazer sentido a história, se você leu esse livro e achou que as coisas estavam muito óbvias? bem, é, parabéns, isso só significa que você entendeu todo o ponto narrativo. Parece bem idiota, mas acontece que quando você está lá lendo uma história, você tem a percepção de todo o universo apresentado, você sabe de coisas que os personagens não sabem. Então, sim, o plot twist está ligado aos personagens e sua intenção na história, e isso é muito importante para esse livro.

Dependendo do tipo de livro que você está lendo, o plot twist pode ser apenas um detalhe na história, um livro vai muito além disso. Isso não significa que ele não seja importante. Isso também não significa que você não possa avaliar um livro como ruim por ter um plot twist que não te agradou. Leitura é uma experiência individual, sempre bom ter isso em mente. Ninguém precisa ser um crítico sempre.

Enfim, estou animada e triste para o terceiro livro, não queria acabar mas preciso entender o momento final. Esse foi o livro que mais tive dificuldade de extrair as coisas em uma primeira leitura, estava envolvida demais na proximidade dos protagonistas, a delicadeza das situações que eles interagiam, cada mudança de comportamento deles e entre diversas situações que me deixaram feliz. A Pacat está arrancando da escuridão sombria que essa trilogia iniciou e transformando em algo natural, belo, genuíno e lindo. Parece coisa de maluco, mas é o que aconteceu.
Iluvitoria 19/03/2024minha estante
Quero mt ver sua reação sobre uma cena do terceiro livro

Iluvitoria 19/03/2024minha estante
Só pra lembrar q têm um conto Summer Palace dps do terceiro livro

Vc nunca decepciona né?

Lilies_. 19/03/2024minha estante
Você sempre por aqui, obrigada!!! Vou começar a ler nessa madrugada, estou curiosa sobre essa tal cena e ao mesmo tempo com medo. Sobre o conto, EU NÃO SABIA, obrigada por me avisar.

Iluvitoria 19/03/2024minha estante
Adoro ver a reação de pessoas lendo capri mana, o conto conta umas histórias após o fim do terceiro e algumas durante os livros, quero ver vc reagir ao "amigos?" (Grita, esperneia, chora)

Lilies_. 20/03/2024minha estante
AÍ MEU DEUS. Indo procurar imediatamente

jaehycat 17/03/2024

Damen & Laurent? amigos?
Apos a autora implorar pros leitores desistirem dessa história no primeiro livro, apresentando uma trama rasa, sem verossimilhança e apenas com o intuito de chocar o leitor e instigar o ódio a tudo e todos, nesse segundo ela implora pra você voltar!

Em suma, apesar das minhas ressalvas quanto a escrita, onde a narração muitas vezes fica confusa, mal escrita e mal desenvolvida, o segundo livro da trilogia nos trás um aprofundamento da relação do Damen e Laurent com tramas interessantes, muita guerra e muita tensão política (e sexual diga-se de passagem) onde autora consegue nos instigar a não tirar as mãos do livro até o final.

Bem como diferente do primeiro livro, aqui podemos perceber a presença da vontade e preocupação da autora no que tange ao desenvolvimento profundo dos personagens. Como por exemplo, o desenvolvimento do Laurent, onde você se torna capaz de entender suas motivações, ambições e compreender quem ele de fato é.

Assim como, somos levados a acompanhar as nuances da evolução da dinâmica da relação dos protagonistas que é gigante, palpável e calorosa.
Em suma, recomendo a leitura desse aqui após uma leitura de um resumo na internet do primeiro livro.

Clara3211 14/03/2024

Superou minhas expectativas?
O primeiro é uma leitura um pouco mais complicada, mas o segundo é simplesmente maravilhoso.
Espero n sofrer muito no terceiro

Agatha427 13/03/2024

A jogada do principe
O segundo livre me supriendeu muito. Mostra como os dois juntos em uma partida para a guerra acabaram se conhecendo mais ainda, e de como laurent ja tinha uma vida bem precionada pelo tio.
Como laurent confiava em damen mostrou outro lado que me supriendeu e damen claro Acabou se apaixonando ainda pelo principe.
Se o primeiro livre te me agarrou essa continuação me viciou na leitura de forma que não queria que acabasse.

bruno 10/03/2024

GOT GLS
Ta incrível essa história, esse segundo livro foi lindamente superior ao primeiro, amo um slowburn de enemies to lovers e principalmente o quanto é secundário a história em si! Muitos plot twists, uma narrativa de fuder ainda e personagens deliciosos. E é isso, preciso do próximo pra ontem ?

Erika240 10/03/2024

...
Minha única reclamação sobre esse livro é que as vezes eu não conseguia saber quem estava falando, era difícil de identificar e o texto não facilitava, mas talvez eu só fosse burra mesmo.
Outra coisa e que esse livro me deixou tão nervosa para o terceiro que eu não sei nem como minha ansiedade vai aguentar, eu juro por Deus que vou infartar.
Eu amo como esse livro se manteve tão bom quanto o primeiro e eu não vejo a hora da paz e da tranquilidade, sério, vou ter uma parada cardíaca.

N1ck1vy 09/03/2024

Aprofundamento da história.
O primeiro livro foi como uma introdução para nos apresentar a toda essa história, que no segundo livro se torna mais interessante ainda com uma guerra política, enemies to lovers e muitos plots acontecendo tudo de uma vez. Principalmente o final.

O que me deixou incomodada foi a descrição explícita de sexo, achei bem desnecessário algumas partes, por mais que tenha sido importante para a descrição de como tava o psicológico do Damen em relação ao Laurent.

Muito bom, insistam nessa triologia, o primeiro livro dá vontade de vomitar, mas do segundo pra frente tem sido muito melhor.

Mari 07/03/2024

Infinitamente melhor que o primeiro. A trama política continua muito boa e eu gosto de como a gente tem mais acesso ao contexto geográfico.

E o final????? Eu tô chocada!!

MINEOLNE 05/03/2024

Eu odeio livros sobre guerra mas esse aqui...
Meu Deus meu Deus meu Deus,que livro bom. O primeiro livro foi bonzinho mas esse daqui? Esse daqui muito provavelmente entra no meu top 5. A história só melhora a cada momento,juro,não teve um único momento em que eu tenha me encontrado entediada. Eu não gosto de livros de guerra mas até as cenas de batalha eram boas. Os personagens com personalidades cada vez mais profundas e complexas, os protagonistas se entregando até certo ponto ao que estavam sentindo. O Aimeric e o John,o meu filho Nicaise,as Vaskianas(umas deusas malucas),eu amei tudo. Esse livro é perfeito,ele não te promete nada mas você vai com a expectativa lá no alto do mesmo jeito e ele faz questão de subir ela a cada capítulo e suprime ela de uma forma inexplicavel. Eu amei cada momento,até mesmo a hora em que me fizeram chorar no hot. C.S Pacat eu te amo demais e eu espero muito que no próximo livro meu casal fique junto,caso contrário estarei com um galão de gasolina e uma caixa de fósforos do lado de fora da sua casa.

Fôlha MD 02/03/2024

Que livro bom, li em um tapa só.
Comecei ontem a ler a sequência do Príncipe Cativo e já finalizei a leitura cheia de ansiedade, deslumbramento e excitação, a história é avassaladora, todas as tramas são interessantes e bem desenvolvidas. O Laurent é tão astuto e manipulador, não tem como não torcer por ele e esperar que ele traga uma grande reviravolta pro estratagema da guerra, já o Damianos é racional e inteligente no campo de batalha de um jeito que dá gosto, o desenvolvimento dos dois é ótimo e me arrancaram muito surtos.
E esse final, que isso gente..... eu preciso desesperadamente terminar o terceiro e último livro, fazendo um milhão de teorias sobre o que o Laurent ainda está tramando, e aquele tio seboso dele, espero que morra.

Isabelly 01/03/2024

Aq melhora
Sendo o segundo livro da trilogia, ele é muito bom e te garanto q vc vai passar menos raiva com ele, mas ainda sim, temos muitos assuntos pesados e q vai te deixar com uma pequena dor de cabeça kkkkk. Na questão da história e do desenvolvimento dos personagens, possui uma melhora significativa na evolução deles, mas ainda sim não chega a ser o livro mais adequado para se ler se vc não gosta desse tipo de leitura.

gesiaaaa 28/02/2024

Olha até agr o melhor, diminui consideravelmente os gatilhos, mas sou muito burrete p entender estratégias de guerra, meu único ponto negativo, amei as migalhas de romance no final!