Um de Nós Está Mentindo

Um de Nós Está Mentindo Karen M. McManus

Resenhas - Um de Nós Está Mentindo

K.G | @entaoeuli_ segue lá bb 21/02/2018

Esse livro e tao bobo e sem graça que poderia fazer parte do elenco da Praça e nossa.
ENTAO EU LI UM DE NOS ESTA MENTINDO..... E PACEIRA MENTIRAM PRA MIM DIZENDO QUE ERA BOM.

Sabe quando voce vai comer no shopping, e vê aqueles cardapios com pratos LINDOS, DE DAR AGUA NA BOCA, aquela carne no ponto, alface verdinha, batata amarelinha, voce pede o prato, e chega pra voce Uma carne queimada, um alface murcha, e uma batata encharcada de oleo? esse livro foi tipo isso pra mim.
Nos temos 5 jovens que estao em detenção na escola, e um deles acaba morrendo, e todos ali, TEM MOTIVOS PRA QUERER AQUELA PESSOA MORTA, ou seja, todos sao suspeitos. E o livro é isso. DO COMEÇO AO FIM, isso mesmo.

A historia desse livro é EXTREMAMENTE SIMPLES E LINEAR, nao tem muitas reviravoltas, e as que tem sao fracas, A AUTORA PASSA O LIVRO INTEIRO MOSTRANDO QUE UM PODE TER MAIS MOTIVO QUE O OUTRO PRA MATAR. Ao ponto de dar vontade de gritar " EU JA ENTENDI QUE TODO MUNDO QUERIA FULANINHX MORTO! CONTINUA COM A HISTORIA!" so que ela continua na mesma.
É uma mistura de Pretty Litlle Lies e Gossip Girls MUITO DA VAGABUNDA. a autora nao incorpora nada de novo, e é um " MISTERIO" QUE NAO SE SUSTENTA DE FORMA INTERESSANTE AO LOGO DE 400 PAGINAS.
E falando na quantidade de paginas, PODERIA TER UMAS 70 A MENOS! a autora perde muito tempo NO OBVIO, no começo do livro, toda a parte 1 poderia ser resumida em 2 ou 3 capitulos.

A historia tem 4 NARRADORES, e no caso desse livro foram 4 TIROS NO PÉ, os personagens nao foram construidos de forma que voce identifica-se a personalidade de cada um deles durante a narração. SE VOCE NAO PRESTAR ATENÇÃO NO NOME DO NARRADOR, voce nao sabe quem esta contando a historia.
COMO ERAM 4 HISTORIAS QUE SE CRUZAM, pra mim, NAO CONSEGUIU DESENVOLVER BEM NENHUMA DELAS, A ponto de ser interessante, de ser envolvente, A PONTO DE ME FAZER TORCER, OU SIMPATIZAR COM ALGUM PERSONAGEM. isso porque ela teve quase 400 paginas, os personagens pra mim estavam apaticos, distantes, e eu tava 100% Nem ai pra eles.

POREM SEGUI FIRME.

Rumo a um final BEM DIGNO DE TANTA TOSQUEIRA. QUE FINAL MAS, MAS AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA um final mais sem noção que a Claudia Leite.
Aquela sensação " SERIO QUE VOCE SO CONSEGUIU PENSAR NISSO?" muito frustrante mesmo.
Achei preguiçoso, obvio, nao gostei.

de positivo posso dizer que e um livro MUITO FACIL DE SER LIDO, Rapidinho da pra ler.

Esse livro foi tao decepcionante que vou chamar ele de Vida amorosa.
Mais superestimado

Uma leitura Fraca
Pouco Original
mal escrita
sem graça.
Se vc como eu deixa de comprar brusinhas pra comprar livros, nao vale a pena o investimento.
1 estrela.
Paula.Soares 21/02/2018minha estante
Vou tirar da minha lista kkk

Karine 21/02/2018minha estante
Um final mais sem noção que a Cláudia Leite kkkkkkkkkkkkkkkk

undefined

Kkkkkkkkkkk

Ariane 21/02/2018minha estante
Hahahahhahahaha adoro suas resenhas. E tava interessada no livro, pena que é ruim... Mas sou masoquista e curiosa e agora quero ler!!!

Leandro Moura 22/02/2018minha estante
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA! Tô morrendo de rir hauahauhaua

Josi - @viciodaleitura 26/02/2018minha estante
[Esse livro foi tao decepcionante que vou chamar ele de Vida amorosa.] HUAHUAHUAHUAHUHAUA cara você é foda demais.

Luyde | @cafuneliterario 26/02/2018minha estante
Eu estava pensando em colocar na lista, depois dessa...desisti. ?

Mariana 12/03/2018minha estante
Kkkkk calma, anjo.

15/03/2018minha estante
Um dos piores livros da vida. Coisa previsível chata entediante. aff.....

17/06/2018minha estante
Eu desisti desse livro. Chato e sem noção. Muito draminha adolescente é eu achei um absurdo chamarem isso de thriller psicológico hajahsh

Crika | @PitacosLiterarios 11/01/2018

Quem está mentindo?
Escola de Bayview. Cinco alunos entram na sala de detenção, mas apenas quatro saem com vida. E todos eles suspeitos e com algo a esconder.

Simon, o jovem que morreu, era responsável por um aplicativo de fofocas e estava prestes a publicar os segredos dos outros jovens que estavam com ele.

Addy, a princesa do baile; Cooper, o astro do time de beisebol; Bronwyn, a gênia que quer estudar em Yale e Nate, o criminoso da escola, em condicional por tráfico de drogas. Todos eles têm algo cabuloso a esconder. Mas até que ponto seriam capazes de proteger seus segredos?

O que ninguém esperava é que os tais segredos vazassem mesmo após a morte de Simon, deixando a escola em polvorosa. A imprensa dá as caras e o caos tá formado. E a vida de todos eles muda de repente.

Uma das coisas que eu mais gostei é que o livro vai muito além do suspense em si. A autora aborda temas sérios e mostra como eles são problemas na vida real. E como é incrível que, às vezes, amizades tão improváveis são formadas em meio ao caos. E que, muitas vezes, as aparências enganam.

Eu adorei esse livro!! Não conseguia parar de ler enquanto não descobrisse o responsável por tudo. Eles dizem não saber o que aconteceu e desconfiam uns dos outros. Mas e agora, quem tá mentindo?

O livro é dividido em três partes e narrado pelos 4 suspeitos, o que torna a leitura muito mais interessante. A escrita é fluida e eu me senti na escola, em uma daquelas mesas de refeitório, sabe? Acompanhando tudo bem de pertinho.

E sabe da maior? Vai virar série de TV. Deve ser uma vibe meio Pretty Little Liars, né?! Adooooro!

site: https://www.instagram.com/p/BdvqBlFn4lr/?taken-by=pitacosliterarios
Aline Moura 11/01/2018minha estante
Já vai pra lista!!!

Crika | @PitacosLiterarios 11/01/2018minha estante
Aêeee, vc vai gostar! Quero ver se vc descobre hein.. ;)

Aline Moura 11/01/2018minha estante
Essa resenha despertou mais ainda a minha curiosidade!!! Já quero. :)

Paloma Bezerra 16/01/2018minha estante
já ta na minha listinha!! e virar série ? socorroooooo já quero!!!!

Crika | @PitacosLiterarios 16/01/2018minha estante
Aline, vc vai ficar doida pra descobrir o que aconteceu rsrs

Crika | @PitacosLiterarios 16/01/2018minha estante
Paloma, vai virar série sim!! Se prepara hein, rsrs. Já tá em pré-venda o livro. Boa leitura! ;)

sol 16/01/2018minha estante
Amei! Adoro livros assim, vai pra lista!

Lucas 26/03/2018

A divulgação mentiu
Em uma sala de detenção entram cinco alunos, apenas quatro saem vivos. Simon, dono de um aplicativo de fofocas, onde expos muitos dos alunos da escola de Bayview, está morto. O aplicativo deu a ele muitos inimigos, agora nos da muitos suspeitos.
Os quatro alunos que saíram vivos da detenção, Addy, a princesa do baile; Bronwyn, a nerd; Cooper, o atleta e Nate, o traficante em condicional, são os principais suspeitos. Esses personagens demostram ter mais segredos do que imaginamos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse livro foi muito divulgado, gerando grande curiosidade e, como consequência, muitas expectativa, mas o livro foi uma grande frustração.
O final foi preguiçoso e óbvio, narrado em primeira pessoa pelos quatros suspeitos, a autora entregou o desfecho, basta o leitor ficar atento. Além de não ter feito isso muito bem, pois não é possível distinguir os personagens pela forma como narram, parece ser a mesma pessoa sempre.
Apesar do livro ser vendido como um livro de YA sobre um crime, ele foca muito nos dramas dos personagens do que no próprio suspense. Consigo pensar em poucos pontos positivos desse livro, 1) o casal que se formou ao longo do livro e 2), como estudante de jornalismo reparei muito nisso, a forma como a mídia contribui ou atrapalhou nas investigações e na visão dos telespectadores em relação aos suspeitos.
Infelizmente o livro não cumpre com o que prometeram em suas divulgações, o mistério intrigante. Apesar disso, a leitura é bem tranquila e rápida, ou seja, pode ser um livro para passar o tempo, mas com certeza não será o livro da sua vida.

Sobre a autora: Karen M. McManus é mestre em Jornalismo, sendo este seu livro de estreia que se destacou na lista do New York Times.

Sobre a edição: Da editora Galera Record, o livro tem o tamanho bem distribuído (pág x alt x largura), percebi poucos erros de digitação no interior do livro, além de ter uma capa linda.

site: https://www.instagram.com/desordemvirtual/
Pedro 26/03/2018minha estante
Eu consegui descobrir o final sem ler o livro. '-'

Lucas 26/03/2018minha estante
Muito previsível, não entendi o buss, logo nas primeiras páginas eu já tinha sacado

Karine.Campos 11/05/2018

Quando o nosso Clube de Leitura selecionou UDNEM como livro do mês eu fiquei com um pé atrás, logo pensei mais um livro sobre adolescentes na escola, não quero rsrsrs. Mas, para minha grata surpresa, UDNEM é daqueles livros que prendem o leitor do início ao fim. Apesar dos personagens parecerem caricatos, num primeiro momento, eles evoluem durante a história de uma maneira surpreendente. A história, que no início parece clichê, tem reviravoltas que me deixaram sem fôlego. E o final? Apesar de ter descoberto 2 capítulos antes do fim foi muito bem elaborado e o melhor, convincente.
E, como não podia ser diferente, o romance entre alguns personagens me fez gostar ainda mais do livro.
Só uma dica: não confie em ninguém!

site: https://www.instagram.com/amigasdaliteratura
Iris 14/05/2018minha estante
Amei sua resenha, resumiu o que achei do livro.

Lívia @escritoraliviamessias 21/05/2018minha estante
Já quero ler!

Casa da mãe Joana 05/04/2018minha estante
Você definiu bem a cultura norte americana :"humilhar o diferente é um esporte nacional"!

Bianca 07/04/2018minha estante
Cara, o problema nem é a tradução, eu li três/quatro capítulos em inglês e desisti de tão entediante que achei... e olha que o livro tá super hypado, tava com as expectativas lá em cima. Assim que comecei a ler, me decepcionei e voltei na livraria pra trocar por outro. Não sei se vale a pena eu voltar só pra "dizer" que terminei de ler

Beatriz 18/01/2018

Ala
Quando os cinco alunos vão para a detenção em um dia normal de aula, e apenas 4 voltam para casa. Tudo muda na vida dos sobreviventes do colégio Bayview, e eles são a caricatura exata de personagens de escola do ensino médio: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol.

Tudo vira de cabeça pra baixo quando a polícia descobre que sua morte não foi acidental e começa a investigar mais a fundo a vida dos sobreviventes e toda a situação. Isso pois Simon, a vítima, era o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. App esse que destruiu a vida de muita gente na escola. Muitos mistérios, segredos e fofocas vão se ver revelados nessa história.

Comecei a leitura sem expectativas, não sabia muito sobre a sinopse ou sobre o desenrolar da escola. A leitura me surpreendeu em partes e foi super leve, um thriller Jovem Adulto que te mantem entretido até o final.

A escrita é rápida e pontual, o livro é narrado em primeira pessoa na versão dos quatro alunos, intercalando entre eles. Tática que nos faz aprofundar cada vez mais na vida dos adolescentes, ver seu ponto de vista e evolução durante a trama. Assuntos  em alta também são tratados aqui de forma sutil, como relacionamentos abusivos, sexualidade, bullying, etc.

A leitura foi extremamente rápida, com um desenrolar que se sustenta quase que completamente até o final, me lembrou muitos séries teen como Scream e Pretty little Liars (sem o glamour e os saltos). Confesso que eu tinha uma ideia sobre quem era o culpado de tudo, mas foi tudo interessantes mesmo assim. Sobre os pontos negativos, fiquei desconfiada com as escolhas e atitudes da polícia durante a investigação, além de algumas atitudes desproporcionais acerca de alguns segredos que se revelaram. Mas no demais achei um bom livro, não é um clássico do gênero investigação. Mas é um ótimo  que cumpre sua proposta, e um bom entretenimento para quem gosta desse estilo de livro.

site: https://aquimerablog.wordpress.com/2018/01/18/um-de-nos-esta-mentindo-karen-m-mcmanus/

Yuri Rebouças 04/03/2018

É um livro legalzinho...
Eu vi tanta gente adicionando esse livro aos desejados no mês passado que cedi ao hype e comecei a ler assim que foi lançado (ganhei de cortesia da editora), e a minha expectativa estava lá em cima. Talvez esse tenha sido o problema.

O livro tem uma premissa interessante e o mistério já nos prende no título: um dos quatro protagonistas, aparentemente, é o responsável pela morte do colega de escola. Eu sempre tenho dificuldade em me interessar por livros em primeira pessoa, mas com UM DE NÓS ESTÁ MENTINDO isso não foi um problema, eu comecei o livro com tanta ansiedade que devorei no mesmo dia as primeiras cem páginas. A escrita é super tranquila e fluída, tão fácil que nós nem percebemos os capítulos. A trama é narrada pelo ponto de vista alternado dos quatro alunos que são investigados como os principais suspeitos, e percebemos então que todos eles tem motivos para querer a morte de Simon. Conhecemos as vidas de cada um, os seus problemas e glórias, mas tudo de uma maneira rasa. Eu não consegui criar empatia por nenhum personagem.

O que mais me incomodou, contudo, é que o livro é recheado do começo ao fim de todos os clichês imagináveis (eu nunca vi tanto estereótipo junto em um só lugar, e o drama dos adolescentes acaba excluindo todo o mistério do assassinato). Não conseguiu prender a minha atenção, não aconteceram grandes reviravoltas no enredo e o final foi meio que decepcionante (eu juro como imaginei que aquilo aconteceria antes dos últimos capítulos).

Não foi uma das melhores leituras do ano, mas também não é um livro ruim, e a escrita fluida da autora merece parabéns. E você já leu? O que achou?

site: https://yurireboucas.wixsite.com/yurireboucas/blog/resenha-um-de-n%C3%B3s-est%C3%A1-mentindo
Leandro 04/03/2018minha estante
Gostei, mas não achei nada demais também. Pro final do livro já da pra sacar o que aconteceu e junto a decepção kkkkk

Yuri Rebouças 04/03/2018minha estante
Pois é, eu achei bem fraco mesmo, e eu tava super ansioso pra ler...

Leandro 05/03/2018minha estante
Confesso que eu estava muitoooo ansioso também, deve ter atrapalhado um pouco haha

Yuri Rebouças 05/03/2018minha estante
Pois é, essa empolgação excessiva sempre atrapalha hahaha mas logo o livro vira filme, né?

Danny 30/04/2018

Quem será que está mentindo?
Esse livro tinha tudo para dar errado, visto que muitos YA são cansativos, repetitivos e muito arrastados, no entanto esse é o diferencial do livro.
Muito embora algumas coisas possam parecer clichê (e é mesmo), ele surpreende ao fim de todo esse livro, essencialmente porque quem cometeu o "crime" é (um dos envolvidos de todo esse caso) alguém que muitos acabam deixando de lado, além é claro de possuir um cumplice que movido por vingança ajuda a dar seguimento no caso após o assassinato do Simon.
No mais esse é um livro que vale a pena ler pois desde o inicio dá narração (narrada pelos 4 jovens), ele te instiga a ler mais a fim de saber os segredos que os ligam com o caso, para poder enfim, descobrir quem o matou.
brunauemura 05/05/2018minha estante
Ainda não sei se vou ler esse livro, estou bem na dúvida... Mas é bem provável que não, mesmo que eu goste desse tipo de livro que nos prendem para saber quem é quem (isso por causa de "The Kiss of Deception"). É que a sinopse realmente não me chamou a atenção...

Nina 03/04/2018

Quem tem um pouco mais de trinta anos deve ter visto muito O Clube dos Cinco na Sessão da Tarde. Eu assisti dezenas de vezes e nunca me canso de rever esse clássico que retrata tão bem a adolescência nos anos 80, principalmente porque ele mostra pessoas de tribos diferentes: a popular, o nerd, o atleta, a grunge e o “fora da lei”. Por outro lado, quem está na casa dos vinte anos deve ter amado Gossip Girl, uma série onde uma pessoa misteriosa intitulada “Garota do Blog” publicava os segredos da elite do colégio novo-iorquino. Ou então, se você for um pouco mais novo, deve ter acompanhado Pretty Little Lyars, série que retrata quatro amigas que se reúnem quando um chantagista ameaça contar seus segredos.

Agora imaginem um livro que reúne as características das três produções e teremos o enredo de Um de Nós Está Mentindo.

No livro, cinco adolescentes completamente diferentes ficam de detenção por portarem o celular em sala de aula, apesar dos cinco jurarem que não eram os donos dos aparelhos encontrados. Os estudantes são Bronwyn, a nerd que quer entrar em Yale; Addy, a popular rainha do baile; Cooper, o atleta; Nate, o traficante em liberdade condicional; e Simon, o criador de um aplicativo de fofocas que já vitimou a grande maioria dos alunos. Mas antes do fim da detenção, Simon morre por ingestão de uma alta dose de óleo de amendoim (ele era alérgico) e a polícia acredita que ele foi assassinado. E para piorar a situação, os policiais descobrem uma postagem programada para o dia seguinte à morte do garoto em que ele revelava segredos terríveis de seus colegas de detenção, fazendo com que os quatro se transformem nos maiores suspeitos do crime.

- Ela é uma princesa, e você, um atleta - responde ele, apontando o queixo para Bronwyn e depois para Nate. - Você é um crânio. E também um criminoso. Vocês todos são estereótipos ambulantes de filmes de adolescente.

O grande trunfo desse livro, além de ter no enredo três grandes referências da cultura adolescente, é a narrativa em primeira que se alterna entre os quatro jovens. Vamos acompanhando as investigações pela ótica dos suspeitos e isso nos faz sentir que nenhum deles é culpado porque conseguimos entendê-los. Além disso, o surgimento de um casal bem improvável faz com a gente queira que tudo dê muito certo para eles.

Os personagens são muito reais e, apesar da sinopse fazer parecer que cada um deles cabe em um determinado estereótipo, quando vemos mais de perto percebemos que não é tão simples. Toda nerd tem seu dia de loucura e toda patricinha é meio gata borralheira, nada é o que parece à primeira vista. Eu acho importante que o livro traga essa mensagem, de que ninguém precisa ser isto ou aquilo e que temos liberdade para sermos quem quisermos.

Mas, se você procura um livro de suspense ou um mistério difícil de desvendar, este livro livro não é para você, já que dá para perceber com muito facilidade quem é o verdadeiro culpado. Parece que a autora focou mais nos relacionamentos entre os quatro personagens e quis dar o final mais fácil para o assassinato de Simon. Isso me decepcionou um pouco, já que a publicidade sobre o livro me prometeu um grande mistério, mas não estragou a leitura, afinal eu amo um bom YA.

site: http://www.quemlesabeporque.com/2018/04/um-de-nos-esta-mentindo-karen-mcmanus.html

Gi e Rah 23/02/2018

Muito drama!!!
Simon escreve em um aplicativo, o Falando Nisso, onde ele expõe segredos dos seus colegas de escola, o que faz ele ser odiado por muitas pessoas. Quando ele e mais quatro colegas vão para a detenção, o que eles não imaginavam é que Simon morre após uma reação alérgica.

As quatro pessoas se veem envolvidas na investigação da morte de Simon, e são consideradas suspeitas. E são eles Bronwyn a nerd, Addy a patricinha, Copper o atleta, e Nate o delinquente. Cada um deles tinham um segredo que seria postado no Falando Nisso no dia da sua morte. Colocando eles na mira da polícia e da mídia, fazendo a vida deles um inferno.

O gênero do livro devia ser drama, isso é o que não falta, diferente do suspense que até agora não achamos, o livro narra mais os dramas adolescentes do que mostrar o mistério. Parece que tentou colocar o clube dos cinco, Goossip Girl, as vantagens de ser invisível em um só livro, e provou ser uma tentativa falha. O livro é cheio de clichês, nada original, diferente daquilo que foi descrito na sinopse, e o final foi previsível. Esperamos muito mais pelo sucesso que o livro está tendo.

Mas essa é nossa opinião, e aí qual é sua.

site: http://www.livroseinsonia.com/2018/02/resenha-um-de-nos-esta-mentindo.html

Laís - Mania de Livro 07/05/2018

[#resenhamaniadelivro] Um de nós está mentindo – Karen M. McManus
[#resenhamaniadelivro] Um de nós está mentindo – Karen M. McManus

Todo mundo tem segredos!

Bem vindos ao Colégio Bayview! Os alunos são proibidos de usar celular durante a aula, mas, naquele dia, o professor encontra na bolsa de cada um deles celulares que não os pertence. É assim que cinco adolescentes vão parar na detenção: Simon, Bronwyn, Addy, Copper e Nate.

Uma garota prodígio que sonha com sua vaga na Yale; um (aparentemente) desajustado e em liberdade condicional; um aspirante a se tornar um grande jogador de beisebol; uma garota doce, porém boba demais e, não menos importante, o criador do famoso – e o odiado – Falando Nisso, onde posta fofocas sobre os alunos da escola, geralmente verdades que se comprovam com o tempo.

Nenhum dos cinco esperava ir para a detenção naquele dia, mas mais surpreendente ainda é que só quatro sairiam vivos de lá. Ou, na verdade, alguém esperava?

O livro me prendeu até a última linha! Fiquei muito curiosa e envolvida com o mistério por trás das pistas que iam surgindo e com os personagens, que me despertaram muita compaixão. Eu não sou fã de livros que misturam pontos de vista de vários personagens, mas aqui não poderia ter funcionado de outra forma. Um ia completando a cena do outro, fornecendo mais sinais para o leitor desconfiar do coleguinha.

Além da história misteriosa e cativante, o livro também traz aquela velha reflexão que já vem nos perseguindo ha um bom tempo: quais são os malês que a tecnologia pode nos trazer, principalmente se tratando de adolescentes? Esse aplicativo certamente fez um estrago terrível na vida dos personagens, assim como faz na vida real. Bacana pra gente pensar.

Um de nós está mentindo tem um desenvolvimento linear e bem satisfatório! Achei a tacada final bem inteligente, assim como toda a ideia por trás da história.

Eu sempre achei que a adolescência fosse a fase mais difícil de enfrentar. Esse livro consegue transmitir um pouquinho disso.

-Livro cedido em parceria com a Galera Record.

site: https://www.instagram.com/_maniadelivro/

carinavd 25/04/2018

um livro gostoso de ler, realmente jovem.
Os protagonistas são jovens, com muitos problemas e, claro, segredos. Alguns descobri logo na primeira fala.
A minha teoria inicial foi quase certa e esperava que tivessem segredos mais bombásticos. Mas talvez por não ser, são segredos que temos-tivemos-vamos ter, que faça tanto sucesso. É fácil se relacionar com os personagens.
Não quero falar muito para não dar spoiler, mas vale a leitura como um passatempo.

E pode ter certeza que você fará correlação com vários outros livros. É uma mistura de clichês que ficou bem interessante.

Bruno 07/05/2018

Atenção, isso não é um thriller
É um bom young adult, mas não é um thriller. O livro tem uma pegada leve de suspense, mas que é mais lento e mostra como os personagens lidam com toda a situação. Não deixa de ser bom. É viciante e com um final que pode até ser previsível, mas eu não esperava por esse final, ainda mais que achei que tinha visto um spoiler, quando na verdade eu não tinha visto spoiler nenhum.

Foi uma leitura divertida e surpreendente.

Fernanda 18/03/2018

Mais do mesmo...a escrita da autora flui bem, mas o final não é de se aplaudir. Esperava mais. E sinceramente não entendi o pq desse hype todo em cima desse livro. Definitivamente existem livros bem melhores.

Aione 22/02/2018

Um de nós está mentindo foi um dos lançamentos mais divulgados neste começo de ano pela Galera Record e, consequentemente, tem sido uma das leituras mais esperadas pelos leitores. O thriller YA de Karen McManus promete uma leitura viciante e, para mim, certamente proporcionou uma experiência bastante agradável.

Cinco alunos, completamente distintos entre si, são colocados em detenção: Simon, Bronwyn, Addy, Cooper e Nate. Durante o passar da tarde, Simon sofre um choque anafilático e acaba não resistindo. Quando as investigações começam, os policiais descobrem que, no dia seguinte à morte de Simon, o garoto, responsável por gerenciar um site de fofocas do colégio, colocaria no ar uma postagem que revelaria segredos dos quatro alunos que estavam em detenção com ele. Imediatamente, Bronwyn, Addy, Cooper e Nate são colocados sob suspeitas, e o que parecia ter sido um acidente rapidamente se transforma em um possível assassinato.

Em primeira pessoa, a narrativa se dá intercalando as perspectivas de cada um dos quatro suspeitos. O interessante é que, dessa maneira, não só podemos conhecer melhor as personagens por meio de suas particularidades e experiências pessoais como também somos colocados diante daquilo que escondem. Todos guardam segredos, encobertos por seus discursos, que pouco a pouco são revelados, causando tanto reviravoltas na trama quanto permitindo ao leitor entender a complexidade de cada aluno.

Esse aspecto foi o que mais me agradou na leitura de Um de nós está mentindo. Mais do que tudo, adorei como Karen McManus foi feliz ao abordar temáticas bastante relevantes especialmente nessa fase da vida, como amadurecimento, autodescoberta, criação de identidade, libertação de padrões socialmente impostos, entre outras. Assim, sua escrita convidativa permite um rápido envolvimento, uma leitura agradável e que, também, toca em assuntos bastante significativos.

Por outro lado, Um de nós está mentindo também teve seus pontos infelizes em minha experiência, a começar pelo fato de que a leitura pode ter sido agradável, mas não foi viciante — algo que eu esperava até mesmo por ser o que o livro promete. Também, não consegui me surpreender com a revelação do mistério, já que havia sido a primeira hipótese que cogitei, ainda no começo da leitura.

Por fim, embora o livro aborde temáticas relevantes, acabou por banalizar outro assunto que também está presente no enredo, mas que não posso expor, já que está diretamente ligado à resolução do caso. O que posso dizer é que em vez de sua presença na trama ter sido usada como forma de debate, aparece só como uma justificativa para o que acontece, ignorando toda sua complexidade e necessidade de desmistificação. A própria morte de certa forma é banalizada, considerando-se que não consegui sentir a morte de Simon com o peso que o acontecimento deveria ter, ainda mais nas condições em que se deu.

De modo geral, acabei a leitura de Um de nós está mentindo de certa forma dividida em relação às minhas impressões sobre ela. Se por um lado gostei da experiência agradável que o livro me proporcionou assim como adorei o desenvolvimento das quatro personagens principais, por outro senti falta de um maior impacto e de uma abordagem mais sensível de certas temáticas. Não foi uma experiência de todo negativa e nem de todo positiva. De qualquer maneira, é um livro que recomendo aos interessados pelo gênero e que estão curiosos pela leitura. Caberá a cada um definir suas próprias impressões.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2018/02/22/video-resenha-um-de-nos-esta-mentindo-karen-mcmanus/
Tamara 24/02/2018minha estante
Sua resenha me definiu. Eu me senti exatamente assim e esperava um suspense um pouco maior, mas ainda assim a escrita me prendeu e li bem rápido.