Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Santos 01/05/2021

Muito boa
Cheia de monstros, Deuses, lugares incríveis.
No começo é um pouco cansativa a leitura e as vezes bem arrastada mas calma, vale a pena porque quando você começar a ler sobre suas aventuras é MUITO rápida a leitura e não da pra parar de ler. Um poema épico com um final digno dele. Inspirou vários filmes que fazem sucesso por ai.

Leandro. 27/12/2023

Odisseia: Uma grande aventura.
Homero é um escritor muito bom em todas as suas palavras, sua linguagem é simples, mas infinitamente vívida. Gosto do fato de que tudo o que o autor escreve é ​​aquilo em que ele acredita.
O enredo do livro é muito rico, contém muitos heróis mitológicos. A história é sobre um herói que não tem medo de monstros míticos e está pronto para se jogar no abismo e retornar para sua amada.
A história é sobre uma esposa dedicada que, apesar das tristezas e problemas, continua fiel ao marido.

Cristiane 01/07/2022

Odisseia
Um herói passa inúmeras dificuldades para retornar a sua casa, para sua família, e suas terras. Passa vinte anos ausente. Quando retorna seu castelo está invadido por homens que esbanjam seus bens e fazem de tudo para se casar com sua esposa. Com auxílio de Palas Atena Ulisses irá enfrentar tudo e todos para reassumir seus bens, sua casa e sua esposa...
DANILÃO1505 01/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Paulo Henrique 13/10/2021

Leitura indispensável
A história como um todo é impressionante, mostra a capacidade de criatividade do ser humano desde há muito tempo.
Você vai precisar de um dicionário e do google do lado para saber mais sobre alguns personagens que aparecem ao longo da história (a edição da editora 34 tem um resumo que nem sempre ajuda). Ao final do livro há também um mapa do trajeto da viajem de Odisseu (ou Ulisses).
Um coisa é fato, não existe aquela leitura fluida se você não for uma bíblia de mitologia grega e um dicionário ambulante, porém a diversão para quem gosta do assunto é garantida.
O que me marca no personagem é sua resiliência e inteligência, que se somam a sua força física. Apesar da ajuda dos deuses ele sempre teve inteligência e paciência para lidar com tudo. E um dado importante o livro é uma carnificina sem dó e você vai torcer por ela.
Douglas Finger 13/10/2021minha estante
Sensacional! Parabens pela leitura! Eu li Ulisses do Joyce e, bom.. você sabe

Italo 28/05/2023

Melhor que ilíada
Me acuse de louco, me atire pedras ou me xingue mas, odisseia é mil vezes melhor que ilíada.
não tenho muito o que comentar acerca do livro senão dizer que é uma história incrivel, mas que ler cantos é algo horrivel.

Felipe 21/08/2020

Odisseia (se de Homero é outra história)
Não me prendendo muito na questão Homérica, deixo isso pros estudiosos mais conceituados do assunto, mas já adianto que fico ao lado da Escola Analítica de Wilamowitz e Schwartz pois após a leitura de Ilíada e Odisseia não sinto que leio o mesmo poeta (e tendo em vista que o trabalho de Carlos Alberto Nunes é praticamente impecável). Ilíada é uma Epopeia, tudo é grandioso, "épico" em todos os sentidos da palavra, da Guerra aos personagens. Quando nos permitimos torcer por um lado, no canto seguinte torcemos pelo outro. Já Odisseia é claramente um romance de aventura. Temos um Herói por quem vamos torcer desde o início. Odisseu é rápido no raciocínio, astuto e estrategista (lado que ficou meio apagado no poema anterior ao lado do Pelida). Passeamos por terras desconhecidas até pelos próprios Gregos da época e temos contato com toda sorte de criaturas e objetos mitológicos (com o ponto de vista quase nulo do Panteão Olímpico além de Atena). Há um ponto após o retorno a Ítaca que a monotonia do poema bate um pouco, e podemos compensar com a leitura de alguns costumes antigos interessantes. O tom e as emoções voltam a subir após a Revelação para os Pretendentes. Leitura necessária pra qualquer um que queria entender a formação da literatura no Ocidente, ou simplesmente se agrade com uma aventura interessante. Dou 5 estrelas mas admito que, para mim, Ilíada é uma obra melhor.
Leonhard 22/08/2020minha estante
Gostei bastante da sua resenha. Não lembro o que me motivou a ler os livros, mas sei que não aguentava mais a iliada e que gostei da odisseia. Lembro que na época, lendo à respeiro, encontrei em algum lugar a informação de que a iliada era um livro para homens e a odisseia para mulheres e essa besteira me marcou também. Mas sei que epopeia não fará parte do meu catálogo tão cedo, rs! Prefiro um "estilo" Paraíso Perdido.

Felipe 22/08/2020minha estante
Boa! Ah não aguentava a Ilíada?haha É realmente uma questão de gosto mesmo nesse caso. São histórias bem diferentes. De qualquer forma eu adorei a Odisseia tbm! Mas a Ilíada me empolgou mais imaginando a guerra. Paraíso Perdido ainda não li mas está na minha lista faz um tempo.

Leonhard 22/08/2020minha estante
Espero que goste de Paraíso. Esse trem de "arrancou o braço" daqui, "jorrou sangue" de lá, perfurou o membro" dali a todo momento não é comigo. XD

Felipe 22/08/2020minha estante
kkkk Realmente é bem mais visceral a Ilíada, mais violenta.

Paula.Souza 01/07/2020

Clássico
O livro narra a volta de Ulisses após a vitória na guerra de Tróia. A viagem dura 10 turbulentos anos com muitos acontecimentos. Durante todo o período Ulisses é acompanhado e protegido pela deusa Palas Atena, filha de Zeus! Um clássico que merece ser lido!
Carol M. 01/07/2020minha estante
Tenho essa versão também!! Amo

Vinícius 22/01/2022

O regresso!
A odisseia narra o retorno de Odisseu (Ulisses em latin) a sua terra natal Ítaca, onde deixará sua amada esposa Penélope, que o aguardou por longos vinte anos até o fim da guerra de Tróia, onde seu amido lutou ao lado dos gregos. Odissseu em sua empreitada de retorno passa muitos acontecimentos e confrontos e ao chegar a Ítaca ainda tem que enfrentar uma grande provação ao se degladiar com os pretendentes de Penélope, que não a deixaram em paz todo esse tempo, promovendo saques e outros trantornos em seu território. O reencontro é um dos ponto chave da história, além do relato nos capítulos anteriores de passagens importantes da história da guerra de Tróia como a estratégia do uso do famoso cavalo de pau (cavalo de Tróia). Um grande clássico, pena que não li antes. Estudar história grega tinha sido mais interessante ainda.

Lipe 12/08/2020

Poesia Homérica
Homero é considerado o maior poeta da Grécia Antiga. Estima-se que ele viveu entre os séculos IX e VIII a.C. Odisseia, poema épico, é simplesmente perfeito em sua "arquitetura" e narrativa, que me lembrou em muito narrativas românticas. Um poema heroico que narra o retorno de Odisseu para sua casa, em Ítaca, após 20 anos, e as dificuldades sofridas por ele ao longo do caminho. Um poema de aventura com muito heroísmo, saudade, encontros e reencontros, lealdade, maldades e um belo poema sobre o amor. O amor de Penélope por Odisseu, mesmo após 20 anos de espera, arrebata o leitor.

deysiane 30/12/2023

A Odisseia
Não foi à toa que Ulisses caiu na graça de quase todos os deuses do panteão olímpico. Ele é muito gente boa, humilde, mas conhecedor de sua força. Adorei conhecer toda a aventura desse herói inspirador.

Patti Vieira 19/12/2022

"...que palavras atravessam a barreira dos teus dentes."
Uma leitura que me envolveu muito, mas, para quem não tem o hábito de ler, pode ser um pouco cansativo, pois se trata de um poema épico do século VIII a.C. É muito interessante perceber a cultura grega da época, seus costumes, suas crenças nas divindades da mitologia grega e como estes, por sua vez, traçam o destino de Ulisses. Uma epopéia que inspirou e influenciou muitos outras obras da literatura ocidental por séculos e que até hoje permeia narrativas e o imaginário coletivo.

Bruno 07/03/2023

Se a Ilíada carrega um tesouro literário em uma narrativa marginal, a Odisseia veio para ser, até hoje, uma das mais interessantes narrativas ocidentais.
As histórias da volta de Ulisses a Ítaca permeiam a nossa imaginação e servem de inspiração às fantasias atuais.
Talvez a primeira "jornada do herói" a qual temos acesso, em nada devendo aos recentes Tolkien ou Lewis, muito menos ao atual R.R. Martin.
A tradução em verso de Odorico Mendes, mais uma vez, faz jus à grandeza desta obra ao manter intocada a estrutura em hexametros dactílicos, com liberdade poética e belo uso da língua e estrutura latina sobre um texto grego e traduzido para o português.

Guilherme.Oliveira 07/02/2022

Na mesma pegada de Iliada, não é um livro fácil de ler, mas achei está leitura um pouco mais fluída que seu antecessor.
Sara 07/02/2022minha estante
Acho extremamente chique quem lê esse livro hahaha

Guilherme.Oliveira 08/02/2022minha estante
Kkkkkkkk