Du musst nicht von allen gemocht werden

Du musst nicht von allen gemocht werden Ichiro Kishimi
Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Mila Bragga 15/08/2023

Interessante.
Pessoalmente achei a leitura cansativa em alguns pontos e um pouco repetitiva também. Mas o conteúdo geral do livro valeu a pena.

Letras.Libras 13/08/2023

Lições valiosas
Não concordo com tudo o que o livro diz, mas consegui tirar muitas lições valiosas. Pretendo ler e reler sempre.

Marcela115 12/08/2023

A obra defende a ideia de que não precisamos nos preocupar em agradar a todos, mas sim em encontrar nossa própria voz e seguir nossos próprios valores e objetivos. Sem dúvidas, é um livro que vale a pena conhecer e ler.

Bruna 09/08/2023

Filosofia + psicologia ??
Achei a escrita em diálogos meio cansativa. Porém o conteúdo em si é bem bom.
Uma fala final me pegou muito : ?Se a vida fosse uma linha, seria possível planeja-la. Mas nossa vida é apenas uma série de pontos. Uma vida bem planejada não é algo a ser tratado como necessário ou desnecessário - ela é simplesmente impossível.?
Há maior verdade que essa? Planejamentos são ilusões de um futuro que sequer existe.
Mensagem final: viver intensamente o hoje, o agora.

Bruno.Henriquee 07/08/2023

Interessante
É um livro bem curto e de fácil entendimento. O formato dele, os diálogos sendo realizados entre um filósofo e um jovem me surpreendeu.
O livro talvez não seja tão direto, no início, quanto eu gostaria, mas de certa forma isso é bom, pois ele consegue construir uma narrativa e com isso facilita muito o entendimento das ideias de Adler.
Eu diria que meu saldo final para este livro é positivo, provavelmente vou revisitar ele mais vezes pois ele apresenta muitas ideias que exigem um tempo para se absorver e talvez até algumas impopulares, como rejeição do trauma e a rejeição de enxergar a vida como uma linha ou uma escalada de montanha.
E claro, este livro me deu muita vontade de conhecer mais sobre os pensamentos de Adler.

Lari 06/08/2023

Ouvi esse livro em audiobook, e quem diria que esse livro mudaria a minha cabeça na forma de ver a vida? Acredito que esse é um livro extremamente necessário para absolutamente todas as pessoas. Não tenho palavras para descrever oq estou sentindo em relação a tudo que eu ouvi, simplesmente é libertador!

isabellapco 03/08/2023

Te mostra uma outra maneira de enxergar as coisas, mas não sei se concordo 100% com esse livro. Achei uma tentativa (falha ou não) de simplificar coisas que não são tãooooo simples assim.

Larissamsa 03/08/2023

EU
Não sei como devo iniciar, acho que preciso escrever um livro para falar desse livro. Foram tantos insight e ideias complementadas!

Então, só leia!
Minha perspectiva para alguns pontos não são mais as mesmas.

?Às vezes, um livro que pegamos por acaso acaba mudando toda a nossa perspectiva de vida.?

Victor, the Reader 01/08/2023

A coragem de não agradar
Este livro chegou em minhas mãos meio que por acaso, e assim que li o título e a sinopse logo decidi realizar a leitura. Não sou psicólogo, nem tenho muito conhecimento sobre, mas não fazia ideia que existia outras linhas além da freudiana: essa foi a primeira descoberta.

O livro foi escrito num formato de diálogo, entre um jovem e um sábio filósofo defensor da linha adleriana - de Alfred Adler. Pra tentar não estragar o prazer do leitor com spoilers infelizes, posso dizer que os conceitos da psicologia adleriana são apresentados ao longo de cinco noites, com o jovem prepotente tentando refutar as teorias do sábio paciente. E é nesse contexto que o sábio apresenta os fundamentos da psicologia adleriana.

O que eu acho pertinente mencionar é o que diferencia a psicologia freudiana da adleriana. A freudiana é etiológica (se preocupa com as causas - olha pro passado), enquanto a adleriana é teleológica (se preocupa com o destino - olha para o futuro, mas vivendo o hoje). Esse fundamento é vital e torna as duas visões bem distintas.

Particularmente, não concordei com tudo (quem sou eu?) o que foi colocado - e percebi que alguns pontos não foram aprofundados -, mas o ponto dos relacionamentos interpessoais, aí sim, me envolveu bastante; fez bastante sentido pra mim, e tenho refletido desde então. De alguma maneira serviu, serve e servirá pra mim.

Recomendo leitura.

Tha xalves 31/07/2023

Mudança de vida
Realmente, após esse livro, é impossível não repensar a maneira de ver as coisas. demorei um tempo para terminar a leitura, sempre tirava pausas e tentava entender melhor cada palavra dele! entender o quão simples a vida é, por isso se torna um desafio. o quão complexo é o seu eu e como a sua visão de si pode mudar tudo a sua volta, seus relacionamentos e principalmente como você lida com tudo. pretendo reler, rever as notas e marcações dessa leitura. colocar em prática, viver o aqui e o agora. muitas vezes não me entendo, me identifiquei com o jovem, que perdido, encontrou respostas, mesmo que confusas e demoradas. e o mais legal?? com todas as respostas, surgiam novas perguntas. acho que isso é o principal, entender que nunca terá uma resposta final. e que o final não é o principal, mas sim toda a jornada que percorre durante a busca dele. o q faz muito sentido, já que o final é incerto e apenas uma imagem criada. recomendo essa leitura para todos!
rdomingueti 03/08/2023minha estante
top ?

Andrea.Montico 30/07/2023

1° ? club Deb's 2022
Filosofia Adleriana (Alfrad Adler) onde devemos viver o presente momento AGORA. Não devemos ter vergonha do passado e nem medo do futuro. Devemos ter a sensação verdadeira q estamos sendo úteis a alguém (contribuição) onde temos consciência real de que temos valor e com isso teremos companheiros ao nosso lado. Seremos felizes mesmo fazendo o q quiser. Vc não se importa e vive livremente.

Rodolfo 30/07/2023

Autoajuda ?
Sabe aquelas reflexões que tem potencial para ajudar muito as pessoas? Então, acho que elas podem estar nesse livro, MAS, ao mesmo tempo me deparei com inúmeras generalizações perigosas que culpabilizam e julgam os comportamentos das pessoas. De forma geral não recomendo pelo risco das interpretações que cada um pode ter e que possivelmente não sejam saudáveis.

Jozi.Miranda 28/07/2023

Este livro trouxe várias reflexões sobre temas do nosso cotidiano que muitas vezes nos sufocam.

Com pensamentos filosóficos e da psicologia adleriana, cada capítulo era uma mergulho em nossa jornada chamada Vida.
Em cada página uma nova descoberta e reflexão de como a vida é simples e nós que complicamos.

Precisamos aprender a dançar e viver intensamente o momento do aqui e agora. Aprender a não olhar o passado e nem buscar adivinhar o futuro. Aprender que não precisamos competir com ninguém e apenas apreciar cada momento do AGORA.

"Se eu mudo, o mundo muda. Ninguém mais mudará o mundo para mim."

Lucas 27/07/2023

A coragem de não agradar
Tive muita dificuldade no início, como é uma nova ideia foi difícil conceber a "nova" filosofia. E o jovem é muito chato e achei, no início, a ideia do filósofo bem coach.
Mas depois que as ideias foram explicadas, começou a fazer um pouco de sentido. Não sei se concordo com tudo, mas uma boa parte, pra mim, faz sentido.
Um bom livro.
Livinha 04/01/2024minha estante
Estou lendo esse?

Lucas 04/01/2024minha estante
É bem legal!

Nathaliamatos0 25/07/2023

Profundo e complexo
Não sei dizer se gostei ou não, o livro é complexo e profundo apesar da linguagem bem leve e tranquila de compreender. O livro é em espécie de diálogo, não me agrada, me cansa, mas é para retratar e lembrar o estilo dos diálogos transcritos por Platão.
O livro diverge muito dos meus princípios e valores básicos de vida, por isso talvez eu não tenha gostado tanto, porque vai muito contra o que acredito ser bom pra minha vida, talvez eu leia novamente em outro momento, conhecimento nunca é demais, adoro abrir a mente para novas possibilidades e novos mundos mesmo que não seja o que eu acredito ser bom para minha vida, mas no geral tem bastante ideias que são de boa aplicabilidade, como por exemplo, o fato de que usamos desculpas para justificar o fato de não termos coragem para certas escolhas, o fato de que não devemos nos responsabilizar por coisas que não nos cabem, e que não poderemos e nunca agradaremos a todos e mesmo assim esta tudo bem. Dou 3 estrelas, porque terminei confusa sem ter a certeza se é um livro bom ou não.