Du musst nicht von allen gemocht werden

Du musst nicht von allen gemocht werden Ichiro Kishimi
Ichiro Kishimi
Fumitake Koga

Resenhas - A Coragem de não agradar

Lucas_Callisto 20/07/2023

Para todos de todas as idades.
Esse livro é um achado! Ele é narrado em forma de diálogo entre um filósofo e um jovem, e funciona até como terapia pois os problemas que o jovem enfrenta são questionamentos abrangentes, afinal ele sou eu, e você, somos todos nós. Ele traz à tona os questionamentos internos que temos, os problemas que achamos ser nossos e inalterados, e o filósofo vem com explicações para as soluções de quem tem portas sem trancas que precisam ser abertas.

Por mais que o filósofo fale obviamente de filosofia para explicar tais comportamentos do jovem através da psicologia adleriana, uma psicologia do uso e da coragem, a linguagem é muito bem acessível, tornando o tipo de livro que você pode ler sempre que precisar. Ele aborda as maneiras de reverter algumas condições que acreditamos não termos a chance de mudar só por acharmos que não temos responsabilidade sobre ela.

É dividido em 5 noites, mas acaba abordando o modo como encaramos nossa vida em vários aspectos. Oferece a oportunidade de se reconhecer, entendendo que, de acordo com o ponto de vista adleriano: você é o único que pode mudar a si mesmo. Porém, embora Adler use muita simplicidade, como o próprio autor relatou, algumas coisas se tornam óbvias, já outras aparentam sonhos de um mundo perfeito e inalcançável.

Gostaria de ter lido esse livro a muito tempo. Me incomodou concordar muito com o jovem, mas foi uma satisfação ouvir o filósofo trazer à tona alguns comportamentos naturais humanos que precisamos nos atentar para manter bons relacionamentos interpessoais. Ele tocou em algumas feridas, principalmente quando falou sobre a separação de tarefas. Aplicar esse conhecimento de fato é difícil, mas é a chave para ter uma vida boa.

"O mundo é simples e a vida também."
Cicero26 21/07/2023minha estante
Também fiquei impactado com esse livro.

Lucas_Callisto 22/07/2023minha estante
ele é muito bom!!

kahrolsantana 19/07/2023

Aquele tipo de livro que é pra vida toda!
Um livro extremamente profundo, e que demanda que você leia 2 vezes ou mais para absorver tudo aquilo que é necessário. Enquanto você desenvolve a leitura, precisa de pequenas pausas para refletir, e o objetivo do livro realmente se concretiza: se conseguirmos aplicar tudo que está contido aqui, a vida se torna, de fato, simples. Mas, como o próprio livro diz, não é algo rápido, leva anos, e o autor mesmo assume que não é algo fácil de se fazer.
Ainda, o livro me mostrou uma faceta da psicologia que eu nunca tinha ouvido falar, e que foi uma revelação surpreendente.
Como ser feliz? Como aceitar o seu "eu"? Como ignorar o que as outras pessoas pensam a respeito de você? Essa é só uma das milhares das questões que essa leitura aborda, usando sempre como base o princípio da teleologia, principalmente.
Esse livro me fez voltar no passado, olhar pra situações que eu já enfrentei e enfrento e refletir: então era isso? Esse tempo todo? Funcionava dessa maneira? Eu fui encaixando as peças e realmente encontrando sentido no que lia e na aplicação que isso tinha na minha vida.

Vik 13/07/2023

Eu demorei muito pra ler esse livro
Teve muito ensinamentos que eu realmente marquei e quero levar pra vida, muitos mesmo, porque a finalidade do autor é mostrar que a vida pode ser simples. O único ponto que eu não gostei é porque algumas afirmativas o autor faz a ferro e fogo, como se a única filosofia que é a do Adler explicasse absolutamente tudo, então algumas coisas acabam sendo absolutistas, por isso não dei as 5 estrelas.
Porém, outro ponto muito positivo pra mim foi que o autor escreveu praticamente todo o livro em forma de diálogos e como foi o meu primeiro livro de autoajuda me ajudou imensamente a prender a atenção.

Tati Mila 11/07/2023

Diálogo entre gigantes
Minha conclusão sobre o livro: mais que demais, amei!

Autores gigantes, de mentes brilhantes, nos deixaram uma obra prima.

A forma como o livro foi escrito é de uma genialidade, pois contém um assunto complexo,(com perguntas do tipo: o que é a felicidade? )escrito de forma clara e objetiva.

?Cada um de nós é um todo unificado?

heloisadecarli 07/07/2023

Nada muito diferente do que já li, talvez por ler bastante coisa de psicologia e coisas do gênero.

Mas no geral o livro é bom, tem muitas reflexões e pensamentos que são pra vida mesmo.

Carol Martins 06/07/2023

A Coragem de Não Agradar
Escrita simples e leitura fluída, esse livro dá muitos tapas e desmente muita coisa que a gente cresce ouvindo. Não é muito fácil de engolir os argumentos, mas não dá para negar que de todos os psicólogos que já li, Adler é o que mais me indentifico.

?Qual o sentido da vida?? ?Para que as pessoas estão vivendo?? Quando alguém fazia essas perguntas a Adler, ele respondia: ?A vida em geral não tem sentido.?

Seja qual for o sentido da vida, ele deve ser atribuído por mim e por você, somos donos da nossa trajetória!

Rafaella 04/07/2023

Ótimo ponto de vista pra vida
Achei muito útil a psicologia Adleriana que o livro aborda, mostra um lado completamente diferente do que estamos habituados a pensar e pode ser muito útil para conduta de uma vida ascendente.

Eu achei a forma de escrita bem simples, até da uma percepção de um livro ?fraco? mas na verdade ele é leve com um conteúdo bem relevante. Achei ótimo e pensei em várias pessoas para indicar (isso é indicador de leitura útil).

AnaLarissa.Cabral 04/07/2023

Somos aquilo que fazemos do que fizeram de nós
Já vou começar pelo fim: eu não gostei muito do livro.
Trata-se de uma narrativa em que um jovem e um filósofo dialogam, aos moldes do que fazia Sócrates e seus discípulos, sobre questões existenciais da vida humana. Tudo pra ser ótimo, o tipo de leitura que eu amaria, mas não foi.
Preciso dizer que a linguagem do livro é fácil, a temática da psicologia de Adler é super interessante - eu não conhecia e me identifiquei bastante -, mas achei a construção dos personagens pobre.
O filósofo mais parece um psicólogo, até por tratar o tempo inteiro de uma temática do ramo da psicologia. O estudante me pareceu extremamente caricato, com questões rasas e até birrentas de uma forma meio forçada. Os diálogos muitas vezes me pareciam um roteiro do ?Telecurso 2000? (entregando a idade aqui kkk), no formato de que o professor explica e o aluno repete a explicação em forma de pergunta para que o público grave bem. Tudo nesse sentido me irritou um pouco e empobreceu o conteúdo que eu esperava. Talvez tenha mirado em Sócrates e acertei a grade da globo as 4h da manhã dos domingos dos anos 90!
Quanto ao conteúdo em si, eu preciso dizer que me surpreendi positivamente com a doutrina Adleriana. Como disse antes, não conhecia, mas segue uma linha em que eu acredito, focada na autorresponsabilidade. Não à toa que escolhi uma frase de Satre para o título dessa resenha: ? Somos aquilo que fazemos do que fizeram de nós?. Essa sem dúvidas é uma das minhas frases favoritas do mundo porque traduz algo em que eu creio veementemente.. não importa o que te aconteça, o destino será sempre traçado pelas escolhas que você fizer diante do que te aconteceu. Nada te define, nada te limita. Adler, pelo que foi exposto no livro, trata muito disso, do poder que temos para transformar as nossas próprias vidas e sermos autores da nossa história.
Como nem tudo é perdido, o livro me trouxe esse contato com a vertente Adleriana da psicologia, que considerei bastante positiva, já valendo a leitura, apesar dos pesares.
Brunofds 08/07/2023minha estante
Eu ri do telecurso 2000 kkkk
Bem isso mesmo?

Amanda 29/06/2023

Descobrir a psicologia Adleriana, foi de grande importância para minha vida.

Um livro que me trouxe algumas descobertas e respostas.

?Podemos mudar e ser felizes agora? e o ?problema não é a falta de habilidade, mas falta de coragem.?

Thais 28/06/2023

Transformador!
Esse livro se tornou a minha indicação oficial para absolutamente qualquer pessoa em qualquer situação!

thalymfs 26/06/2023

Psicologia Adleriana
O título da resenha resume todo os debates do livro, é um diálogo entre um jovem e um psicólogo, dentro disso eles vão debatendo assuntos super sérios do convívio humano com si mesmo e a sociedade, com ideias muito mais conflituosas, trazendo exemplos típicos e comuns do cotidiano

cel 21/06/2023

3/5
Eu ameiii o tamanho dos capítulos, principalmente por ter facilitado a leitura e a rapidez com que li o livro. entretanto, não me cativou a ponto de merecer mais do que 3,5 estrelas, sendo digno apenas de "bom". gostei de aprender mais sobre a psicologia individual de Adler, apesar de que vou pesquisar mais afundo sobre isso fora do livro, porque não gostei da maneira como foi exposta no livro!
enfim, eh um bom livro pra quem gosta desse tipo de gênero

Alice 21/06/2023

Não era muito o que eu imaginava porque eu esperava muito mais um livro autoajuda do que um livro filosófico, mas eu gostei do livro e adorei conhecer a psicologia adleriana

Bea08 20/06/2023

Coragem
O livro é descrito por um diálogo entre o filósofo e um jovem. Possui fácil interpretação que faz você refletir muito sobre as atitudes que você toma na vida. Não é um livro cansativo, não possui palavras complicadas e sem falar que a psicologia adleriana é incrivelmente diferente das outras, faz você entrar em conflito consigo mesmo, mas, em simultâneo, auxilia a repensar nas atitudes e consegui-las colocar em prática no dia a dia.
Com certeza é um livro que vou ler novamente.