Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

Larissa Benevides 28/03/2023

Se não houver amanhã - Jennifer L. Armentrout
"O que a espera faz? Nenhum de nós tem a garantia de um amanhã. Nem sempre temos um depois. Cansei de viver como se tivéssemos."

Lidar com as consequências e os traumas é um ponto doloroso da vida!

Quando comecei a leitura tive um sentimento de déjà vu, mas não sabia se já tinha visto um filme/série com os personagens ou se já tinha lido um livro com esse estilo. Mas depois que cheguei na parte onde descobrimos a escolha… o acontecimento que gera todo o desenvolvimento da história percebi que ainda não tinha visto nada relacionado ao livro.

O livro vai mostrar bastante como a protagonista lida com a culpa. Esse sentimento tão poderoso que pode destruir toda uma vida. Como é importante a procura de ajuda profissional e também estar perto de quem nos ama.

A história é narrada pela protagonista, uma adolescente de 17 anos que está no último ano do colégio. Então vamos acompanhar ela lidando com todas essas emoções pois a formatura é um marco onde iniciamos a vida adulta. Pensamentos do que queremos para a vida são bem mais presentes nessa fase.

A protagonista é apaixonada pelo seu vizinho e amigo de infância Sebastian. E eu achei o desenvolvimento do romance muito bem trabalhado e amei acompanhar cada passo. Claro que temos os desentendimentos que na adolescência são mais sentidos e que poderiam ser resolvidos com um simples diálogo, mas considerando a idade deles não me incomodou.

Além disso também temos bastante sobre a relação de amizade entre a protagonista e alguns colegas da escola e com a sua família. Pra mim, foi muito interessante a forma que a autora desenvolveu o relacionamento da protagonista com o pai, foi bem real e o final me convenceu.

Um livro que envolve mais a emoção dos personagens, então não espere uma história com muitas reviravoltas. Uma história com uma escrita envolvente intensa e delicada ao mesmo tempo .

"Ou poderia deixar o que eu tinha feito me destruir, ou poderia aprender a conviver com isso."

Jessica 24/03/2023

Não é só uma história de amor adolescente. Adoro a escrita da Jennifer, amo "Espero por você". Fala sobre escolhas, sobre não resolver os conflitos e sempre postergar para o futuro e o quanto isso vai virando uma bola de neve. Também fala sobre luto e culpa, sobre se perdoar e seguir em frente. Algumas vezes dá agonia e a gente se pergunta pq Lena simplesmente não fala logo, mas não é uma situação simples e clichê como a maioria dos livros de romance. Amei.

Lin 20/03/2023

Aaaaa como eu gostei?
Me senti tocada pelo livro por abordar a perda de pessoas importantes? que quando a gente acha que tudo vai desmoronar a gente pode assumir nossos erros e seguir em frente levando como aprendizado para o resto da vida. Acho que eu precisava ler algo que me desse essa sensação!

RayssaGMC 20/03/2023

Após uma trágica escolha, o destino de alguns adolescentes é selado. Como seguir em frente? Como viver a vida com a dor da perda? É o que esse livro tenta mostrar. Enfrentar nossos medos, o julgamento das pessoas, colocar seus sentimentos na mesa, etc.

Leticia2513 26/02/2023

Finalmente acabou!
Nossa, que livro longo e chato. Eu sei que sou suspeita a falar porque sou uma das maiores haters dessa autora, mas pqp. A personagem é uma chata e quer pagar de diferentona, a melhor amiga do cara que é apaixonada mas é super diferente da namorada dele e blá blá blá. Sei que esse não é o foco, mas o romance é pura chatice, o Sebastian (n tanto no final, mas no início) parece aqueles caras que não querem nada com você mas fica jogando cantada ou provocando só porque acha legal e divertido. O acontecimento do livro foi um tipo de plot twist porque eu tinha esquecido completamente que qualquer acidente acontecia, aí foi bem chocante e afins. Mas, sinceramente? Achei completamente repetitivo e a protagonista passou o livro inteiro confessando a mesma coisa pra cinco mil pessoas secundárias. Tanto que chegou alguns momentos que eu pulei pra manter minha sanidade em dia senão ia endoidar. Enfim, minha experiência não foi nada boa, mas achei o tema importante. Só acho que poderia ser escrito bem melhor, mas não esperava muito da Jennifer

mellscast 24/02/2023

Sarah estava certa...
"Este livro sempre terá espaço na minha estante de livros favoritos" ? Sarah J Maas. Cara, como não amar e fazer uma resenha sem falar spoilers de um livro tão bom quanto esse? Não sei se consigo, mas vamos lá.
Esse livro não é só mais um romance, é simplesmente moral de vida, um exemplo que todos deveriam ler e seguir, algo que deveríamos ensinar na escola, algo que deveríamos ensinar em casa ... Aviso que nunca chorei tanto em um dia lendo este livro do que em qualquer outra leitura... A história puxou minha cintura e me pegou de jeito, não teve como não terminar de ler.
E sim gente, esse é o primeiro livro da lindíssima Jennifer que eu li que não teve hot... E eu nem fiquei triste por isso...
Amei o romance, amei a história, sim passamos raiva com a protagonista, mas com o tempo aprendemos a perdoa-la, exatamente como os amigos dela fizeram...

i.need.books 21/02/2023

Livro bom, protagonista ruim
Leitura fluída, interesse romântico incrível, reflexões incríveis e protagonista burra. A protagonista (Lena) só faz cagada e fica se lastimando.
Apesar de passar raiva com a Lena, recomendo muito.

Recomendação de idade (minha opinião): +14
Sofy 21/02/2023minha estante
Amg, oq vc faz pra ler tão rápido?

Cris 20/02/2023

Surpreendeu
Linda história, começa com amor entre melhores amigos que já ganhou meu coração de cara, porém vai muito além disso. Apesar de ser um drama adolesces a autora abordou assuntos muito sérios como depressao, uso de bebidas alcoólicas e luto.
Da metade do livro pra frente fiquei presa na leitura e não conseguia mais parar.
Lena é uma personagem muito real e com medos e inseguranças reais e isso ajudou a me prender na história, Sebastian me confundiu em alguns momentos, mas ele foi perdoado rapidamente.
Adorei e espero ler mais dessa autora!

Fabiola.Spinosa 10/02/2023

Meu novo favorito
Adorei esse livro !!!! MEU DEUS
Que misto de emoções eu senti????
Só uma palavra....

Maravilhosooooo

Notas da Leitora 08/02/2023

Uma história que eu comecei a ler despretensiosamente porque gostei de outro livro da autora. Fui surpreendida e fiquei emocionada com a trama.

Ems literária 31/01/2023

Se não houvesse amanhã
rimeiramente quero dizer que comecei o pote do livro com um livro maravilhoso, e que eu tenho quase certeza de que não leria tão cedo.

Este livro trás a historia de Lena, que está no seu ultimo ano da escola e quer aproveitar tudo que o ano tem a oferecer.
Sempre ansiosa pelo amanhã, Lena planeja apeoveitar o máximo de tempo com seus amigos e principalmente com seu melhor amigo, Sebastian, o qual ela nutre uma paixonite secreta.

O que Lena não sabia era que o amanhã é incerto, que nem tudo da certo como o planejado, e ela sentiu isso da pior maneira.

Uma escolha errada, um momento errado, um lugar errado, uma sucessão de erros que muda tudo para Lena.

O que antes era uma ansiedade pelo amanhã, agora Lena, cheia de culpa e dor tenta superar o passado.

Vemos no livro o desenvolver de uma história trágica e linda ao mesmo tempo.

Finalizo aqui com uma canção que me fere a alma, mais é tão necessária, pra dar um sacode na gente de vez em quando

Verdades do tempo
" Passado não volta, futuro não temos e o hoje não acabou"

apenas 30/01/2023

magnífica experiência literária
o que dizer sobre essa obra de arte? simplesmente um dos MELHORES livros que eu já li até hoje. quando li a sinopse na estante do sebo, pensei que fosse mais um clichê adolescente, afinal tinha romance, adolescentes do ensino médio, decisões sobre faculdade, etc. MAS GENTE, juro, o que esse livro me surpreendeu? eu não sei explicar. todos os personagens são bem explorados, a escrita é fluida de forma q vc consegue se conectar com os personagens, os acontecimentos e o contexto da história. todos os fatos decorrem de forma clara e organizada, de modo que torna a leitura muito mais ampla e compreensível.

chorei horrores, aprendi horrores e também passei um pouco de raiva. a história é muito tocante, o romance não deixou a desejar, teve um equilíbrio perfeito.

nota 10000/10 ?????

Vitoria175 27/01/2023

Eu realmente não esperava tudo isso. Achei que ia ser só mais uma história adolescente, acabei em lágrimas.
O livro joga na nossa cara que somos fruto de nossas escolhas, boas e ruins. Fazemos escolhas o tempo todo, mas não queremos lidar com as consequências.
Outro tema super importante levantado foi a depressão na adolescência, uma fase difícil por si só, acrescentando culpa e luto. Foi mto forte e necessário discutir isso.
Pra mim, o que fica desse livro é: você não está tão sozinho quanto pensa, basta saber quem está do seu lado e permitir que as pessoas estejam lá por você. Não precisamos fazer da vida mais dura do que ela já é. E saber que sempre teremos escolhas e possibilidades.
?Embora o amanhã não estivesse garantido, nunca prometido, haveria muitas possibilidades?.