Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

Andressa.Soares 18/08/2022

Bom!
Lena tinha 17 anos, amigos e o último ano inteiro do colégio pela frente.
A vida era trivial, é típica de qualquer adolescente. No entanto, um dia antes de dar início ao seu último ciclo do colégio, acontece um acidente terrível, levando alguns de seus amigos e deixando muitas incertezas. E agora? Como lidar com um futuro que pode desaparecer num piscar de olhos?

giovanna1646 15/08/2022

E se não houver amanhã?
É um bom livro. Me fez refletir muito sobre perda, erros, ações e as consequências. Mas principalmente me fez pensar sobre o amanhã. E como muitas vezes deixamos tudo pro amanhã, sem nem saber se ao menos vai ter amanhã.
Uma história boa de ler e que mesmo depois de terminar de ler, vai te fazer refletir ainda por um bom tempo.

Vanessa 14/08/2022

Inesperado.
Iniciei a leitura esperando um romance adolescente clichê e fui surpreendida por uma reflexão sobre decisões, erros, mas principalmente sobre o amanhã não prometido.

Lena uma adolescente comum que passa pelo luto de uma maneira muito triste, se culpando por uma decisão errada. Ela se fecha para o mundo e se afunda em dor e depressão. Sua trajetória por esta situação é triste e necessária.

No fim Sebastian deixou de ser o foco da história, mas ainda sim somos muito gratos a ele durante a leitura por não desistir de Lena quando ela mesma já tinha desistido.

Realmente nos faz pensar e "Se não houver amanhã"?

Vanessinha 13/08/2022

Sobre Luto
É um livro emocionante e maravilhoso sobre luto. Para não dar spoiler só posso dizer que se trata de personagens no final do ensino médio e que vale muito a pena ler.

literalmente.maya 12/08/2022

Jen nunca falha
E se não houver amanhã? O que você faria?

Esse foi o primeiro romance que li da autora, após me apaixonar pela escrita dela com a série De Sangue e Cinzas, queria conhecer cada vez mais do seu trabalho, então li também a Saga Lux (que adorei, inclusive), mas ainda não tinha tido a experiência de ler um romance dela, e posso dizer de cara: Jen não decepciona nunca! ??

Comecei esse livro para intercalar com outra leitura mais lenta.
Então pensei, é romance, com adolescentes, ensino médio, eles são melhores amigos e ela ama ele. Receita perfeita para um romance fofinho, leve e divertido né? Não!
Fui enganada, porque de leve tem só os primeiros capítulos. E eu sofri! ?

Posso dizer que o livro se divide entre o antes e depois de um determinado acontecimento.
No "antes" temos toda a parte que conhecemos os personagens, e nos apegamos a eles. A Lena tem 17 anos, é apaixonada por livros e pelos seus amigos (principalmente pelo Sebastian, se é que vc me entende ?). Óbvio que ela não conta nada para ele, nem para ninguém, e age como se ninguém nunca tivesse notado seus sentimentos. Mas está na cara dela para qlqr um ver! ?
As interações dos dois são perfeitas, você de cara consegue ver que o amor que ela sente por ele é correspondido, mas claro que ela não enxerga isso. (E consegui achar alguns pedacinhos do Casteel no Sebastian ??)

Enfim, momentos fofinhos vão, vem. Também me diverti muito nas cenas com as amigas dela.
Então temos toda aquela curiosidade, será que ela finalmente vai contar pra ele o que sente? Será que é agora?
Até que a autora vem e solta na nossa cabeça um acontecimento que vai tirar o foco do livro no romance. Fazendo com que os personagens tenham que lidar com luto, perda, perdão, arrependimentos, e várias outras questões que me deixaram refletindo.
Então um livro que achei que seria um romance leve, para passar o tempo. Acabou se tornando uma experiência mais profunda.
Eu chorei, sorri, me apaixonei pelos personagens. Consegui me conectar com eles e pelo que eles estavam passando.

Seja em uma fantasia repleta de cenas de batalhas, ou Ets que emanam luzinhas, ou romances com protagonistas adolescentes, Jen me ganhou e agora quero ler tudo dela! ??

Luana0612 02/08/2022

Que livro fantástico!
A história é basicamente um clichê da garota que sempre foi apaixonada pelo amigo, mas nunca falou que gostava dele e do garoto que tinha os mesmos sentimentos pela garota, mas nunca pensou que ela se sentia assim. Seria uma história banal se não tivesse dentro dela um debate tão necessário na atualidade.
Falamos aqui sobre abuso de álcool e drogas, luto, depressão, trauma e, acima de tudo, relações de família e amizade.
Jennifer L. Armentrout consegue explicitar muito bem o sentimento de luto da personagem principal. Mostrando claramente como tomamos atitudes o tempo todo e em muitos momentos nem chegamos a pensar como elas impactam em nossa vida.
As vezes acho incrível ler livros que te fazem desacelerar e refletir um pouco sobre os problemas da vida que teremos que enfrentar inevitavelmente em algum momento.

Obviamente essa resenha não chega nem perto de explicar a minha opinião sobre esse livro, mas acredito que todos deveriam lê-lo para tirar suas próprias conclusões e, talvez, até derrubar algumas lágrimas.

lunaelivros 02/08/2022

Quote:
E eu vivia.
Eu amava.
E estava tudo bem, mais do que bem.
Era lindo.
Era a vida.

• Um dos livros mais intensos, triste, mas, em simultâneo, tão enriquecedor que já li até esse momento.

No início eu pensava ser um romance clichê, uma história boba, a menina, apaixonada pelo melhor amigo, mas me enganei. Esse livro é muito mais! Esse livro, essa história nos envolve e nos dá um tratamento de choque. Porque ele nos faz refletir sobre nossas escolhas, sobre não deixar para o amanhã o que se pode fazer ou dizer hoje.

A escrita da @jennifer_l_armentrout está totalmente diferente dos outros livros dela. Aqui parece que está mais enrolada, menos objetiva e até mesmo, menos óbvia. Mas calma! Escrevo isso em um sentido bom, porque dessa forma nos faz entrar na história de cabeça. Tinha horas que eu queria entrar no livro e ajudar a Lena a se declarar para o Sebastian.

Como eu escrevi lá em cima, a história é muito mais que uma amiga apaixonada. Então leiam!!! Mas antes preparem o psicológico e os lencinhos. Porque na metade do livro tudo muda.

Agata 29/07/2022

Incrível
Chorei horrores com esse livro. Acho que retratou muito bem a situação, o processo de luto, de culpa por sobreviver.

Bybis0 11/07/2022

Sem palavras pra descrever o quão lindo e necessário esse livro é. Vontade de pregar ele na minha testa pra todo mundo ler??

Alícia 10/07/2022

...Existe o hoje.
* Afinal, nossas escolhas nos define?... *

Diante do grande momento que é entrar em seu último ano de colegial, Lena, vê todas as possibilidades que estão ao seu redor. A alegria que é viver o agora, mas também a emoção de expectativas de esperar o amanhã de risadas, e de novas oportunidades.

No momento, tudo que a deixa extasiada é o sonho de seu futuro na universidade, seus livros que a levam para fora desse mundo, e o grande amor que sente por seu melhor amigo/vizinho, Sebastian.

Porém, por um segundo, e por uma escolha tudo muda.

E agora, Lena, se vê com os pés pousados em uma nova realidade, dívida entre o caos da culpa e o poder da transformação sobre as necessárias fases da vida...

"Você sabe o que aconteceu, e o que poderia ter acontecido, mas não aconteceu. Isso nunca vai mudar. Você vai ter que aprender a viver com as decisões que
tomou, aceitá-las, aprender com elas, crescer com elas e se tornar uma pessoa melhor por causa
delas." - Se Não Houver Amanhã

**Lindo, necessário e reconfortante essa resiliente história da vida de Lena. Uma delícia de leitura que foi além de simplesmente ser sobre uma bela escrita, mas também no fato de que fez me sentir acolhida e abraçada, já que o aprofundamento da história apesar de ter seu tópico central, abrange de forma surpreendente sobre diversos casos da vida, onde nem tudo está ao poder de nossas mãos, e que caso esteja e ocorra de uma forma diferente ao imaginado, qual deve ser a melhor forma de se seguir. Afinal, o amanhã não é garantido, mas o hoje e o agora, sim. Jennifer L. Armentrout completa seu trabalho de forma impecável ao fazer o leitor refletir sobre as inesperadas circunstâncias da vida, e como diante delas podemos seguir com a vida, ao lado da escolha certa de aceitamos ser escutados e ajudados por aqueles que amamos.**

Sandy 06/07/2022

Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada
"Não querer entrar em conflito com as pessoas, mas desejar fazer a coisa certa."

Quantas vezes isso já me aconteceu? Dezenas de vezes. Não querer ser a chata do rolê, não cortar o clima. Deixar pra lá e dar tudo certo, até... Não dar mais. Este livro fala sobre isso: certas atitudes que escolhemos ter e as consequências que podemos chegar; sobre luto, culpa, superação, aceitação.

Foi uma leitura fácil no início, mas depois do evento principal da narrativa, eu acabei parando por alguns meses (ops). O clima melancólico me pegou demais, a culpa da personagem me preencheu como se fossem amigos meus, e eu precisei sair um pouco disso. Mas eu voltei, eu sabia que voltaria. Só precisava de um tempo para processar.

Em alguns momentos, achei a personagem principal um pouco irritante e as pessoas ao redor dela um pouco impacientes demais para que ela superasse logo. Meu Deus, o que é um mês depois de uma tragédia, em que você inclusive também estava presente? Um piscar de olhos. Nada.

Por outro lado, a autora mostrou bem que o processo de cura não é rápido e, o mais importante, não colocou o mérito disso na conta de um amor romântico. O livro se torna um lembrete, um alerta, um aprendizado; relevante e válido em todos esses ângulos.

Elizabete 02/07/2022

É um bom livro, diferente de tudo que já li!!!
Quando o livro estava no início, achei que iria abandonar,mas foi ao contrário,ele me prendeu, não queria parar de ler.

Mirele Saionara 29/06/2022

Um livro surpreendente
Você começa o livro esperando mais um clichê fofinho adolescente, mas o livro te da uma rasteirinha que vc fica ? Q ?não foi isso q eu pedi ?, a protagonista é mto chatinha não vou mentir, deu vontade de dar na cara dela varias vezes, masssss, a história foi extremamente necessária por falar de perdas, luto, e o sentimento de culpa e principalmente da importância de se perdoar para seguir em frente.