Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

Dodô 17/02/2022

Se não houver amanhã
Esse livro me surpreendeu, e muito.
No início pensei que seria um simples romance entre dois adolescentes, e foi isso, mas com uma reviravolta que mudou completamente o rumo da história?

Lena tem 17 anos e vive em Virgínia, Estados Unidos. Tem uma vida normal, com amigos, sua família, escola, vôlei, um amor não correspondido e preparação para a faculdade. Mas, um dia, Lena sofre um grave acidente de carro e seu destino, e de quem está a sua volta, mudará para sempre.

Com muita emoção, essa história lindíssima envolve o leitor em uma jornada nada fácil. A personagem principal, Lena, após passar pelo trauma, quer desistir de tudo, pois a dor da perda é grande demais. Mas com ajuda de Sebastian e do Dr. Terry, aos poucos, a dor vai sumindo e ela sente que pode ser feliz sem se sentir culpada pelo o que aconteceu.

Uau, essa história me tocou demais e a leitura foi muito agradável. A escrita é excelente, o enredo é muito bom e os persongens são maravilhosos.
Um livro incrível!

Amanda3913 17/02/2022

Admito que esperava bem mais da História em si...Mas foi um romance "bom" e "leve" de se ler...
Porém, não leria novamente.

Helida 14/02/2022

Só pensa no agora
Gente, é difícil descrever um sentimento como esse, acredito que só quem já passou por isso vai realmente entender. Foi muito difícil ler, não porque é uma história ruim, mas sim muito emocionante. Começa com uma lida história entre amigas(os), muita curtição e sonhos, muitos sonhos. É difícil aceitar coisas que a vida coloca em nossa frente, em todo momento que eu estava lendo eu de certa forma estava me colocando no lugar dela e não sei dizer se não teria feito o mesmo que ela. Não sei se teria conseguido sair do abismo que ela estava. Enfim, é uma história que vale muito a pena ler, em nenhum momento me decepcionei, mas o único aviso que dou é que quando você estiver um pouco antes da metade do livro você vai começar a chorar e não vai parar até terminar o livro, foi assim que eu fiquei, acordei com o rosto inchado, nariz assado e completamente esgotada, mas valeu cada segundo que passei vivendo essa incrível história de superação e amor. Esse livro vai mexer muito com você e fazer repensar todos os momentos de sua vida.

Carla Sol 13/02/2022

Amei...
Gente....não dava nada por esse livro, mas que romance mais fofo. Amo amo amo um bom clichê, quando amigos de infância se descobrem apaixonados.
Tem uma parte bem dramática e de superação, referente as escolhas que a mocinha faz no meio do caminho e a culpa que as consequências dessas escolhas erradas trazem para ela. Mas de verdade mesmo, o que mais me encantou neste livro foi o romance e como ele foi bem construído. Que casal mais encantador. Não dava nada por este livro e ele me pegou de jeito. Não entendo como ele não fez tanto burburinho quando foi lançado.

Larissagris 03/02/2022

SE NÃO HOUVER AMANHÃ (JENNIFER L. ARMENTROUT)
Porque às vezes os finais felizes só existiam nos livros que eu lia. (Pág. 17)

Eu era uma corredora também, mas não a do tipo saudável; eu fugia. Quando as coisas ficavam muito feias, eu caía fora, exatamente do jeito que meu pai tinha feito. Para mim, era uma arte olhar para o amanhã em vez de me focar no hoje. (Pág. 41)

Quando as pessoas nos deixavam e não viam mais a gente todos os dias, elas paravam de querer nos ver. Eu, mais do que ninguém, sabia que era verdade. (Pág. 94)

Mas eu queria ficar brava, porque ficar brava era melhor do que sentir vergonha, mágoa e decepção. (Pág. 113)

Como a pessoa supera uma coisa dessas? Como a dor diminui mesmo ao longo dos anos? Como é que um buraco na nossa vida, o lugar que pertencia à outra pessoa, vai conseguir ser preenchido algum dia? Como seguir em frente? (Pág. 154)

E sabe de uma coisa? Esperar é arriscado demais. Não existe uma hora ruim para dizer que se ama uma outra pessoa. (Pág. 189)

O que a espera faz? Nenhum de nós tem a garantia de um amanhã. Aprendemos isso, não aprendemos? Nem sempre temos um depois. [...] Cansei de viver como se tivéssemos. (Pág. 189)

A culpa de viver quando todo mundo morre é um fardo pesado para se carregar sozinha, Lena. Culpa de sobrevivente não é brincadeira. Você nunca vai realmente se livrar desse fardo, mas podemos diminuí-lo. Podemos torná-lo suportável. (Pág. 198)

Minhas mãos estavam úmidas quando as arrastei sobre o rosto. Tudo dentro de mim parecia ferido, esfolado. Uma noite mudou a nossa vida irrevogavelmente. Uma escolha tinha alterado o curso do que todos nós deveríamos nos tornar. O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo. Eu teria feito tudo diferente. (Pág. 251)

A culpa não é sobre fazer alguém se sentir terrível por suas ações e não é sobre ferir os sentimentos das pessoas. Ações e falta de ações têm consequências. Se não aceitamos a responsabilidade ou a culpa por elas, estamos correndo risco de repeti-las. (Pág. 253)

Bem, muitas vezes é difícil para as pessoas admitirem que elas também já fizeram escolhas que potencialmente poderiam ter transformado vidas, mesmo que não tenham recebido as consequências dessas ações. É ainda mais difícil para as pessoas olharem para si mesmas e reconhecerem que não são perfeitas, que às vezes, na vida delas, elas também foram essa pessoa. Que elas também tomaram decisões que poderiam ter terminado em desastre. (Pág. 262)

É sempre mais fácil apontar às falhas nos outros e ignorar as nossas. (Pág. 262)

Você sabe o que aconteceu, e o que poderia ter acontecido, mas não aconteceu. Isso nunca vai mudar. Você vai ter que aprender a viver com as decisões que tomou, aceitá-las, aprender com elas, crescer com elas e se tornar uma pessoa melhor por causa delas. (Pág. 263)

Há uma coisa que quero que entenda. Você não matou seus amigos, Lena. Você tomou uma decisão ruim naquela noite. Eles também tomaram decisões ruins naquela noite. Mas você não os matou. (Pág. 264)

Uma das coisas que eu tinha aprendido era que, quando alguém oferecia a mão, a gente pegava. E às vezes era difícil enxergar a oferta ou aceitá-la, mas a vida era mais fácil quando a gente conseguia. (Pág. 310)

Viver quando os outros morriam não era algo que a gente acordava um dia e superava, mesmo que às vezes parecesse que era assim. (Pág. 311)

A questão é que era preciso tempo, família, amigos de amor para aceitar o fato de que a vida seguia em frente. A vida continuava, e não podíamos ser deixados para trás vivendo em um passado que não existia mais. (Pág. 311)

Um segundo depois, os dedos de Sebastian encontraram os meus, e eu sabia, quando dei o primeiro passo, que, embora o amanhã não estivesse garantido, nunca prometido, haveria muitas possibilidades. (Pág. 312)

Isabele.Souza 11/01/2022

Muito bom!
Muitas reflexões!
No começo não dava muitos créditos, mas meu Deus! Que incrível! Sério! Eu simplesmente AMEI! Chorei, Ri, senti raiva, tristeza, medo....?
Esse livro me causou um misto tão intenso de emoções? indescritível!

lena 08/01/2022

lena é uma garota que se limita as coisas que deseja, e que tem uma paixão secreta pelo seu melhor amigo e vizinho sebastian. tudo costuma seguir uma rotina até que um acidente acontece e tudo sai dos eixos. ela não se sente mais digna de ter seus amigos por perto, nem mesmo sebastian e começa a se afastar da vida que ela tinha, começa a fugir. porém ela vai perceber que quem ama a gente não se afasta de nós e que são nos momentos mais frágeis que precisamos de um amigo e até mesmo um amor.

Bygame 07/01/2022

Emocionante
POSSÍVEL SPOILER!!

Totalmente diferente do que imaginava, um livro necessário que nos faz parar e refletir como o amanhã é uma surpresa e como um simples deslize pode acabar com tudo... Incrível como a autora conseguiu fazer com que eu, me colocasse no lugar da protagonista me fazendo sofrer junto com ela!!

Paloma 07/01/2022

Muito mais do que imaginei
?O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo.
Eu teria feito tudo diferente.?

Dos livros da Jennifer que eu li, achei todos muito bem escritos e me agradaram muito. Não é atoa que ela é uma das minhas autoras preferidas, se não a preferida.
Com esse livro não poderia ser diferente, amei os personagens e senti todas as emoções ao extremo. Sorri, chorei, solucei e fiquei com raiva.
Ao longo do livro, a Lena precisa lidar com o luto, mas a enorme culpa que ela sente a impede de seguir em frente, de sair do lugar. Ela fica estacada no lugar com inúmeros ?e se? rodeando sua mente, e puxando-a cada vez mais para o fundo do poço.
Ao contrário do que pensei quando comecei o livro, não é um romance, claro que tem o romance, mas ao meu ver ficou para o segunda estância. O livro traz inúmeras lições ao mesmo tempo que nos distrai, e não foca apenas naquilo.
Sebastian se mostra um garoto compreensivo, um ótimo amigo e extremamente apaixonante. E ao contrário de muitos livros ele não é tratado como a ?cura? dos problemas da Lena, pelo contrário, ele está sempre lá para apoiá-la, mas todo o caminho poderia único e exclusivamente pela Lena, e é isso que acontece.

Clara 04/01/2022

Ler Se não houvesse amanhã foi bem aleatório. Eu nem sequer conhecia o livro e nunca tinha ouvudo falar também, eu só queria algo leve e que tivesse romance kkkk, claro. E fui procurar resenhas de livros assim no YouTube, e vi a Paola falando sobre ele e decidir que queria lê-lo, assim, do nada.
E foi incrivelmente melhor do que eu imaginava. Comecei achando que ia ler um friends to lovers clichê, e o que encontrei me surpreendeu tanto. O livro possue um peso que eu não esperava que teria, mas ao mesmo tempo ele foi tão leve e tão bom de ler.
Fico feliz de ter conhecido o livro e começado o ano lendo ele, eu me encontrei muito na protagonista, e aprendi muito também enquanto ela também estava aprendendo.
Foi uma leitura surpreendente.

I.oliv 14/12/2021

Espetacular
Na minha opinião todo adolescente deveria ler este livro. Conta a história de uma garota que vive normalmente como maior parte dos adolescentes, amigos, festas, amor não correspondido, família, estudos...até que algo acontece e tudo isso desmorona.
Ganhei este livro através da minha avó, ela já tinha o lido e me deu sem contar a história, não li a sinopse nem nada então foi chocante o rumo que a história levou. Foi um baque quando o terminei, realmente passei a ver as coisas e tudo aquilo que os adultos alertam com mais atenção. A autora aborda muito bem os assuntos sobre dor, perda, culpa, perdão e redenção.Vale muito a pena ler, além de ter uma história muito boa, narrativa, personagens realmente bons e um casal envolvente, traz ensinamentos para vida toda.