A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Aghna 17/10/2023

Voltando à infância
Sempre tive muita vontade de ler esse livro porque quando eu era criança, eu adorava a adaptação, e foi bom demais reviver todo o meu carinho pelo grande urso Iorek.
Eu gostei muito da história, apesar de ter achado algumas partes um pouco maçantes, e com certeza mudaria o final porque fiquei muito triste; mas isso só evidencia o quanto a escrita do Philip Pullman é cativante e imersiva.

Jérula 16/10/2023

Lyra e Pan
Num mundo paralelo onde as almas das pessoas vivem ao seu lado em formas de animais, chamados Daemons, conhecemos Lyra e Pantalaimon, seu deamon.
Lyra é uma criança órfã muito inteligente que vive na universidade de Oxford. Seu tio e protetor, Lorde Asriel, é um brilhante estudioso e conhecedor de um novo e polêmico mistério: o pó.
Há várias teorias sobre o pó, mas o que se sabe é que ele é atraído apenas pelos adultos e não pelas crianças. Começam então as investigações sobre o pó, se ele seria o pecado original e a fonte da maldade.
Mas para estudar esse misterioso pó começam sequestros de inúmeras crianças por todo o mundo.
Quando seu amigo Roger some, Lyra se vê numa incrível aventura com ciganos, ursos de armadura, feiticeiras, em direção ao Polo norte onde Lorde Asriel acredita haver uma passagem para outro mundo.
Com sua inteligência primorosa e um curioso instrumento chamado aletiômetro, Lyra junto com Pan desbrava lugares inesperados com aliados e inimigos poderosos numa sucessão de eventos magistrais.

Iniciei como uma leitura despretensiosa, mas o ritmo contagiante do livro logo nos prende. O livro envolve muito nossa imaginação e é uma ótima leitura. O final é um pouco frustrante mas ainda vale as 5 estrelas.

Tuane.Tainara 13/10/2023

Ja gostava bastante do filme e gostei no livro também. O final me surpreendeu um pouco pq faz tempo que assisiti o filme e não lembro se o final era o mesmo

Vinnylit 12/10/2023

"A morte vai morrer."
Lyra e seu daemon vivem livres e felizes na faculdade Jordan, em Oxford. Mas quando seu amigo Roger desaparece, certamente levado por um papão, a garota inicia uma perigosa jornada para encontrá-lo. Sua aventura a levará para as terras congeladas do norte, onde ursos de armadura e feiticeiras se preparam para uma guerra. Não será uma tarefa fácil, até porque ela tem uma profecia a cumprir - mesmo que ela não saiba, mas ela terá a ajuda dos Gípicios, de um urso e armadura e do aletiômetro - um relógio de símbolos que responde a qualquer pergunta - será que ela encontrará o seu amigo? Qual é o seu destino?

# NY ! 𧸠09/10/2023

A BÚSSOLA DE OURO :
Bom livro ! É bom, história legal . Mas não foi um livro que me chamou tanta atenção assim, alguma coisa fez com que eu não gostasse tanto assim..

Pitada 08/10/2023

A Bússola de Ouro
Nesse livro, vamos conhecer Lyra, uma menina que vive na Faculdade Jordan e a única coisa que sabe sobre sua ascendência é que é filha de uma duquesa e um duque que faleceram num acidente marítimo.

Porém, tudo muda quando ela conhece uma mulher, chamada Sra. Coulter que a leva de lá. E ao longo do livro, vamos descobrir que nada é o que parece.

Pra mim, até 90% o livro é massa, a partir disso fica bem chatinho pra ler, parece que o autor não se preocupou em construir uma estrutura tão profunda igual no restante.

Confesso que os personagens parecem tão reais qu às vezes a vontade é de tacar a cara deles na parede... tem alguns inocentes, outros com sangue no olho e outros em que eu particularmente me inspirei.

Eu fico por aqui com mais uma resenha pra vocês... se você gostou, deixa aqui aquela curtida amiga e comenta se você tem uma opinião diferente.

Beijinhos mágicos e até a próxima!

emy_72 08/10/2023

Construção de mundo fantástica
Que história incrível!! Os elementos que o autor inseriu acerca de religião e os diferentes povos que conhecemos através dessa leitura foram maravilhosos. O leitor se sente cada vez mais encanto com o universo criado e curioso pra saber mais sobre ele. Também é preciso destacar a protagonista dessa história, Lyra é uma personagem fácil de se gostar, ela é esperta em vários momentos e bastante ágil também, sem deixar de ser uma criança. Enfim, acompanhar essa aventura foi muito interessante, estou empolgada para o próximo livro.

Gabygab 15/09/2023

Aletiômetro
Lyra é uma menina de 11 anos,que vive em um mundo,onde todas as pessoas nascem com um deamon,que possui formas de animais.
O deamon e seu dono compartilham suas almas,quando a criança ainda é pequena seu deamon não possui uma forma,ele pode se transformar em todos tipos de animais,mais quando a criança entra na puberdade o deamon assume uma forma permanente.
Tem uma coisa chama "pó",que dizem se o começo de tudo,e por isso alguns cientistas sequestram criança e fazer experiências nas crianças,para tenta entender melhor esse "pó".
Lyra é uma menina muito inteligente,forte e gentil,que parte em uma aventura para salva todas as crianças e seu amigo Roger.

Foi uma leitura muito agradável e rápida,eu já havia assistido o filme de 2007,e o livro é diferente do filme óbvio,não que seja uma coisa ruim,pelo contrário,eu gostei mais do livro.

Thais.Souza1 07/09/2023

Que história espetacular! Que delícia foi conhecer e acompanhar a Lyra e todos esses personagens que foram surgindo ! Fiquei apaixonada pela Pan, Iorek, e todos que ajudaram a Lyra de alguma forma. Demorei pra começar essa série e me apaixonei, já quero começar o próximo em seguida.

Dyovana Ellen 06/09/2023

Ainda processando kkk
Terminei esse livro e ainda tô aqui processando, eu tinha visto o filme mais e totalmente diferente de ler. E envolvente, tem uma protagonista muito esperta e um universo bem legal, tudo que nos desejamos em um livro de fantasia kkkk é o final é muito bom e te faz querer já devorar o segundo.

Milena912 06/09/2023

Recomendo
Antes de ler o livro eu já tinha visto tanto o filme quanto a série His Dark Materials (quero rever os dois inclusive), isso acabou estragando um pouco a experiência de ler, principalmente porque a série é MUITO igual ao livro. A história é legal, o universo é interessante, a ideia dos daemons é genial, mas senti que faltou alguma coisa, talvez por saber o que já ia acontecer. Mas ansiosa para saber o que vai acontecer a partir daqui, o final é um estouro.

Bruno236 03/09/2023

Talvez seja meu livro de fantasia favorito
Quando eu comecei a ler o livro, jamais imaginaria o grande impacto que ele teria sobre mim. Aquele monte de termos e palavras sem sentido sendo jogados logo de cara pareciam que iam deixar a trama complexa demais, me deixou a impressão de que esse seria um livro mais precoupado com worldbuilding do que desenvolvimento de personagens. Ainda bem que me enganei, pois não só o livro desenvolve bem praticamente todo mundo, como também o mundo em si. O amadurecimento da Lyra no decorrer da trama é feito de forma tão natural que você sente como se crescesse junto com a personagem. O Philip Pullman escreve de uma forma tão interessante sobre os impactos do cristianismo na forma como crianças e pré-adolescentes crescem e criam suas concepções do mundo em meio a chegada da puberdade, com uma crítica explícita a igreja enquanto instituição. Eu pessoalmente amo toda a simbologia do que o Pó representa e o porquê dele ser considerado tão "perigoso" e temido pelos adultos.
Enfim, é desnecessário dizer que virei fã dessa série logo aqui e mal posso esperar para ler o resto

gabi 02/09/2023

A Bússola de Ouro
Entre ursos de armadura, feiticeiras, belíssimas menções a Aurora Boreal, e um mistério envolvendo um artefato poderoso, A Bússola de Ouro é um livro envolvente, empolgante e que te deixa com vontade de ler a trilogia. Fica a dica pra quem quer se aventurar pelas paisagens gélidas do Norte, em um universo bem construído e cheio de mistérios, onde Religião, Ciência e Fantasia se entrelaçam.

Rick 27/08/2023

Divertido
É uma aventura bem gostosinha, é muito legal acompanhar a Lyra nessa jornada, ela movimenta e muito a história, o Pantalaimon também manda super bem(fofo demais ele). O universo também é super bacana, adorei a ideia dos daemons, ursos guerreiros, bruxas, e etc; O livro só não manda muito bem nos vilões, eles são bem qualquer coisa, ah, existem também muitas conveniências, e pouca coerência.

maria.duda 23/08/2023

Meu deus... oq pensar desse livro?
a primeira coisa é que, na minha visão, ele não é um livro infantil, apesar de ter sido vendido a vida toda como um.
Toda a mitologia foi se esclarecendo aos poucos para mim, e como ele pensou em algo assim???
muito doido e bem curiosa para ver a continuação da trilogia