A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Aline.Silva 09/08/2023

Um livro empolgante, cheio de mistério e aventura, que trás a discursão sobre religiosidade, em meio a fantasia.

Andressa S. 08/08/2023

Uma obra de fantasia voltada para o público infantojuvenil que estabelece um universo meticulosamente construído e mantém um ritmo de eventos cativante. Nos estágios iniciais, somos apresentados a diversos conceitos que só são plenamente explicados alguns capítulos depois.
A primeira parte do livro é envolvente e conseguiu prender minha atenção de imediato; entretanto, no desfecho, notei que certos acontecimentos se desenrolaram com rapidez excessiva, afastando-se do ritmo estabelecido no começo.
O livro tem um plot que é imaginável
O enredo tem um plot no final que eu jamais poderia imaginar, além de deixar um espaço aberto para a continuação na próxima obra.

No geral, recomendo entusiasticamente essa leitura!

Felipe.Souza 06/08/2023

Atualizando essa leitura que fiz em abril.
Esse livro traz um universo fantástico em que os humanos convivem com suas almas fora dos corpos, em forma de animais chamados de deamons, numa época com uma estética do início do seculo xx, mas, por muitas vezes com uma tecnologia bastante avançada para a época.
Aqui nós somos apresentados à personagem principal, Lyra, que embarca numa aventura para salvar seu melhor amigo das mãos de pessoas cruéis.
Em alguns momentos eu tive dificuldade para entender alguns conceitos do livro, mas gostei demais da história e consegui me apegar aos personagens, em especial por Lyra, que é uma menina muito esperta, vívida e corajosa, mas, como uma garota de 11 anos, tem inocência, curiosidade e medos.
Uma história que traz questionamento sobre religião e a natureza humana.
Quero ler toda a trilogia e já estou com os livros preparados aqui.
????

Fernanda631 31/07/2023

A Bússola de Ouro (Trilogia Fronteiras do Universo)
A Bússola de Ouro (Trilogia Fronteiras do Universo) foi escrito por Philip Pullman e foi publicado em julho de 1995.
Nesse primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo iremos conhecer a história de Lyra Belacqua, uma garotinha de 12 anos que vive na Faculdade Jordan, em Oxford e seu daemon Pantalaimon. Lyra vive entre os catedráticos da faculdade, passa a maior parte do seu tempo explorando e brincando com as crianças gípcias (os gípcios são nômades).
O mundo onde Lyra vive é bem parecido com o nosso em alguns sentidos, mas trata-se de um universo completamente paralelo onde os humanos nascem ligados a animais, o que nada mais são a personificação física de suas almas. Os daemons não podem se distanciar fisicamente das pessoas que estão ligadas, pois sofrem dores físicas muito fortes, até mesmo dores mentais. Uma pessoa e seu daemon se completam como se fossem apenas um, e apesar de tudo Lyra e seu daemon Pan são completamente opostos, vale lembrar também que Pan ainda não tem uma forma final, por isso ele fica alterando sua forma física.
Lyra deseja acompanhar seu tio em uma missão para o norte, mas Lorde Asriel nunca a levaria para o meio de suas pesquisas. Lyra é uma personagem bastante perspicaz, está o tempo inteiro rondando pela faculdade em suas aventuras com as outras crianças, um dia, metida dentro do armário na sala privativa dos catedráticos, presencia o relato de Lord Asriel, seu tio, sobre o que parece ser uma cidade revelada na Aurora Boreal e as teorias acerca de um enigmático Pó.
Em um dia a garota acabou espiando uma conversa e descobre a existência do pó, uma substância que está espalhada pelo mundo e pode fazer coisas que ninguém imagina.
Em paralelo a isso existem outras tramas acontecendo, por exemplo: alguns boatos começam a surgir e ao que parece algumas crianças estão sendo sequestradas pelo o que eles chamam de Papões, então quando o melhor amigo de Lyra desaparece, ela embarca em uma grande aventura para localiza-lo antes que algo ruim aconteça.
Existe um objeto mágico e de grande valor chamado aletiômetro, Lyra consegue decifra-lo e pouquíssimas pessoas conseguem fazer tal coisa, com a ajuda do objeto Lyra pretende parar com o sequestro das crianças, mas ela não imaginava que descobriria sua origem, dentre outras coisas.
Em sua pequena mala e o instigante Aletiômetro, um instrumento “medidor da verdade”, semelhante a uma bússola que fora cedido pelo reitor da Jordan pouco antes de sua partida, Lyra inicia a sua aventura em um Zeppelin, e deverá estar preparada para encarar desafios inimagináveis, entre Feiticeiras, Gípcios e os lendários Ursos de Armaduras.
Em um mundo mágico cheio de ursos falantes, bruxas, e as mais interessantes criaturas existentes, Lyra irá descobrir que existe uma profecia para cumprir e o caminho que precisará traçar nem sempre será fácil, talvez muito sangue seja derramado.
Trata-se de uma leitura em terceira pessoa dividida em três partes. Com uma escrita envolvente, divertida e muito inteligente, o leitor se vê descobrindo um novo mundo fantástico que é impossível largar até descobrir todos os mistérios.
Lyra é um personagem muito plausível para a sua idade, tem o que é preciso para ser uma heroína apesar de ser apenas uma criança.
São muitos personagens para serem citados, mas o que é possível dizer que são complexos e interessantes. Os personagens não são exclusivamente bons ou maus, cada um tem suas características e desejos, você consegue entender até mesmo os atos mais perversos, tudo escrito de um modo muito plausível.
O livro aborda alguns temas muito interessantes, temas esses que te levam a reflexão e com certeza são muito bem abordados, como por exemplo o modo como os gípcios são tratados, por serem de uma raça "inferior".
Com personagens complexos e uma fantasia de tirar o fôlego, A bússola de Ouro é um grande começo para uma trilogia envolvente, com toda certeza pretendo ler os próximos livros assim que possível.

Renan 14/07/2023

A Bússola de Ouro
Excelente livro com uma mitologia rica e bem desenvolvida. Ansioso para ler os próximos volumes da trilogia.

Ju 04/07/2023

A série foi fiel até demais
Terminei a série de His Dark Materials há um tempo e pelo menos com A Bússola de Ouro, a série foi muuuuuuuito fiel. Fiel ao ponto de eu não sentir que estava ganhando nada novo.

Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Eu fiquei completamente apaixonada na história e acho que com o livro eu queria mais. Queria aquele gostinho de "nossa, se eu não tivesse lido, eu nunca saberia", mas não senti isso no final. O que significa que a série entregou muito, mas que também me deixou uma sensação de que eu poderia ter empregado esses dias se leitura em outro livro.

A história é boa, os personagens são bons. E no fim quero saber se a A Faca sutil vai me entregar a mesma sensação.

Ludyzz 03/07/2023

Legal para passar o tempo
Um livro de fantasia infanto juvenil que traz um universo bem construído e um ritmo de acontecimentos interessantes, no começo somos apresentados a várias palavras que a explicação vem somente alguns capítulos depois, a primeira parte do livro é muito legal o começo me pegou demais já o final senti que algumas coisas aconteceram rápidas demais fugindo do ritmo de início. O livro tem um plot que é imaginável e não tão chocante assim, deixando bem aberto e encaminhado para a leitura do segundo livro.
No geral super indico essa leitura! As minhas últimas leituras foram de gêneros bem variados e após uns dois anos sem ler fantasia decidi realizar meu desejo de conhecer a trillogia das fronteiras do universo, um livro bem legal para passar o tempo, ele te prende e os personagens são bem característicos. Pretendo continuar a leituras dos próximos livros, talvez não agora mas ainda vou ler.

Lukauak 03/07/2023

Simplesmente bom
Talvez ter visto a série antes e ja saber um pouco da história tenha feito com que a experiência ao ler o livro tenha sido menos impactante. Já conhecia esse universo e suas peculiaridades, pouca coisa foi novidade. O enredo fluiu bem mas não conseguiu trazer aquela conexão que minhas expectativas pediam.

De todo modo, foi uma leitura agradável. O mundo criado por pullman me cativa demais e quero me aprofundar ainda mais nele. Leitura mais que recomendada.

Gabriele187 30/06/2023

Comecei esse livro com altas expectativas, por ter assistido His Dark Materials e adorado. Porém, por mais que a história e worldbuilding sejam maravilhosos, eu sinto a narrativa um pouco crua e apressada em várias partes.

Thalita251 27/06/2023

Lyra, uma garotinha órfã que vive em uma universidade sendo criada por professores e criadas, embarca em uma aventura maravilhosa e perigosa para tentar entender o seu passado e cumprir um profecia da qual ela nem sabe que está destinada

ailu 24/06/2023

Me perdi no final do caminho
Comecei essa leitura super animada super feliz e empolgada.
o universo que o autor criou é INCRÍVEL, eu adorei a temática do livro e a escrita também é muito boa (tanto que não me incomodou nem um pouco ser em terceira pessoa).
eu amei tudinho, amei o desenvolvimento da história, dos personagens? esse autor tem uma característica legal que ele introduz uma informação em uma página e só te explica sobre ela algumas páginas depois.
ele sabe criar na gente toda uma expectativa e eu adorei muito isso. gosto muito de livros que você não conhece como o mundo funciona ainda e tem que ir descobrindo sobre ele pouco a pouco.
outro ponto positivo é que o autor narra MUITO bem as cenas de combate, parece que eu vi todas as cenas bem na minha frente pela riqueza de detalhes sem uma descrição exaustiva.
o único ponto negativo pra mim foi o final. eu esperava algo bem maior já que ele fez suspense o livro inteiro por isso. eu sei que tem continuação e obviamente tem mais coisa por vir mas sei lá? os últimos quatro capítulos eu fiquei encarando tipo ?sério??
aconteceu algumas coisas bem sem sentido que eu não vou falar por causa de spoiler mas ele não me deixou com aquela vontade de ler os outros livros pra saber como termina.
então é isso. mas eu recomendo a leitura. quem sabe vocês não tem uma opinião diferente da minha?
Vania.Cristina 24/06/2023minha estante
Eu gostei muito do segundo livro. Naa minha opinião, é melhor que o primeiro. O terceiro livfo que fecha a trilogia é mais complexo, e muita gente não gosta. No final, gostei.

Carol | @bibliotecverse 22/06/2023

Uma jornada para ler, mas que livro!!
Os personagens são muito palpáveis e você se pega se importando com eles muito rapidamente. Confesso que tive muita dificuldade de engatar na leitura até seus 50% mas não me arrependo nem um pouco, o universo é incrível.
No começo eu achei os elementos muito estranhos e tava com dificuldades de me adaptar mas a leitura foi fluindo e logo estava familiarizada com tudo.
O que eu mais gostei nessa leitura foram os plots que realmente me CHOCARAM. Enfim amei pois me senti muito parte dessa jornada.

Girlene12 21/06/2023

Um livro simplesmente UAU!!!!
Eu não imaginei que iria ser um bom livro, demorei muito pra ler e pegava e perdia o ritmo muitas vezes, mas eu gostei bastante dele, do universo tão original e crivel ao mesmo tempo, amei tudo sobre os daemons (e eu realmente me emocionei em muitas partes e cheguei a chorar).
A Lyra, o Iorek, F. Coram, John Faa e muitos outros personagens me fizeram apaixonar e sentir cada dor, rir cada risada, me aprofundar em cada história deles, simplesmente um livro tão bem desenvolvido que cada capítulo parecia ter uma história totalmente diferente, e ainda assim todas muito bem ligadas em seus objetivos.
A Lyra é uma criança tão incrível e bem desenvolvida (sem deixar de ter sua essência de criança) que você nem lembra de que ela já passou por tanta coisa, que menina forte, mesmo pra os padrões fictícios, e de uma esperteza fora do normal!!! Amei muito ela (mas confesso que meu favorito é o Iorek Byrnison).
Muita coisa me surpreendeu, principalmente esse final totalmente doido, e eu tô ansiosa p ler os próximos livros dessa trilogia.