A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Luan 02/03/2021

Sempre quis ler esse livro desde que assisti ao filme na minha adolescência. Foi um encanto à primeira vista! O livro é encantador, de fácil leitura e com camadas críticas bem estabelecidas. Lyra é uma protagonista/personagem ímpar, assim como o nobre urso Iorek Byrnison.

marome 31/01/2021

?- Pronto. Acabei de esbarrar em outros dez milhões de mundos, e eles nem fazem ideia. Estão tão próximos de nós quanto nós mesmos, mas não podemos tocar, ver ou ouvir os outros mundos, a não ser nas Luzes do Norte.?

Um livro de ficção científica e fantasia que associa a alma humana a de um animal, seu daemon. Conhecer a relação humano/daemon foi incrível, queria um daemon pra mim. tô chocada que achava esse livro infantil, ele aborda algumas coisas tão importantes.

Vale a pena demais a leitura, história muito bem construída e os personagens também.

Thamara 13/03/2021

Surpreendente
Um livro que não é possível decifrar a sequência dos acontecimentos, ele retém o leitor, da primeira até a última página, preso. Foi impossível tentar descobrir o que aconteceria, entretanto, o que aconteceu foi incrivelmente incrível! Que venha o livro 2 HAHAHAHAH.

Maria 13/12/2022

A bússola de ouro
Eu simplesmente amo esse livro, ele me lembra minha infância é uma fantasia gostosa de ler, amei demais esse livro tudo pra mim ??

Coruja 25/06/2013

Fronteiras do Universo - (o livro, o filme e uma aula de teologia)
Perdi a conta do número de vezes em que fiz releituras desse livro... Fronteiras do Universo é, para mim, uma das obras-primas da fantasia moderna; não apenas pelo mundo - ou mundos - riquíssimos que Pullman aqui criou, mas também pelas questões que ele desperta com a série.

Muita gente polemiza em torno desses livros pela crítica religiosa que eles trazem. Tem gente que fiz que Pullman é o oposto do Lewis, das Crônicas de Nárnia - ambos trabalham com alegorias religiosas, mas enquanto um glorifica o mundo bíblico, o outro é um iconoclasta que não respeita quaisquer símbolos.

Não concordo com essa visão. Já li algumas entrevistas e discursos do Pullman sobre toda essa polêmica e o que compreendi tanto da narrativa nos livros quanto de suas explicações é que a crítica é a uma religião politizada, em que um braço da Igreja tem acesso a governo, a exército, se impõem sobre a ciência, censura, queima; uma Igreja em que os fins justificam os meios e o controle absoluto é o fim e o meio dela.

Isso vai ficando mais claro ao longo da leitura dos livros, mas dá para sentir já nesse início - a corrente política que arrasta Lyra na festa de Mrs. Coulter é quando começamos a enxergar a ponta do iceberg, colocando as primeiras peças do quebra-cabeça no lugar.

Golpe de gênio do Pullman foi colocar no centro dessa trama, como protagonista absoluta alguém como Lyra. Lyra é inteligente, vibrante, autêntica. Ela não é um adulto em miniatura, mas uma criança e Pullman nunca nos deixa esquecer disso. A perda da inocência infantil dela é um dos motes centrais da história - Lyra cresce ao enfrentar os obstáculos, ao enfrentar seu próprio medo inúmeras vezes, amadurecendo aos poucos, dolorosamente.

E como é doloroso o caminho que ela tem de percorrer em A Bússola Dourada...

Lyra é uma criança e, sendo uma criança, não tem como enxergar a princípio a malícia de Mrs. Coulter - aliás, considerando que a pessoa que primeiro a alerta contra a mulher é o próprio Reitor de Oxford e que ela já tinha um pé atrás com ele por tê-lo visto tentar envenenar Lorde Asriel, não é nenhuma surpresa que ela não o escute.

Mrs. Coulter é glamour e brilho e para uma criança - especialmente uma criança como Lyra, com uma cabeça cheia de histórias - a figura misteriosa da mulher é excitante, fascinante... O perigo que a mulher representa, a princípio, prende Lyra, especialmente porque Mrs. Coulter lhe parece ser o equivalente feminino mais próximo da figura que ela considera mais admirável e aterrorizante de sua vida: Asriel.

Aliás, ainda que eu não goste do filme, vou dizer que não consigo pensar em nenhum ator melhor para fazer o papel do Lorde Asriel, com sua frieza e controle extraordinários, que o Daniel Craig. Asriel não é um nobre de salão, mas um explorador, rico e inteligente, mas bruto também. Prático, passional. Alguém que não mede as consequências de seus atos para conseguir aquilo que deseja.

Esse é só o primeiro volume, mas um mundo inteiro de coisas acontece aqui - sussurros de coisas que mais tarde voltarão para assombrar os personagens: a questão do Pó, que é um dos grandes mistérios da história; a figura de pesadelo dos Papões, o aletômetro, Asriel e Mrs. Coulter, os gípcios... todos peças de um grande tabuleiro de xadrez que apenas se iniciou...

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Márcia 23/04/2010minha estante
No inicio achei a resenha profundamente cansativa, não vou mentir, mas gostei. E concordo com tudo em relação ao filme.

gracireis 13/01/2021

Amei!!
Em pouquíssimos momentos me senti perdida no livro e quando isso ocorria eu logo me encontrava. O autor vai explicando todo o universo enquanto várias coisas vão acontecendo o que pra mim tornou a leitura fluida, despertando minha curiosidade.

Cheio de tramas, aventuras, cenas de ação, um universo repleto de criaturas super interessantes, esse livro me prendeu do começo ao fim. Eu nunca li nada igual. Me emocionei em alguns momentos com a relação entre a Lyra e o Pan, a forma como o autor descreve o elo entre eles é muito lindo.
João Vitor 07/03/2023minha estante
Oi Graci, tudo bem? Estou fazendo uma pesquisa de doutorado sobre essas obras e o impacto nos leitores brasileiros de diferentes idades, para tanto analiso as resenhas do skoob, você poderia me dizer a sua idade?

Keylon 07/04/2023

Esse livro é fantástico! História, personagens e universo extremamente envolventes. Tudo aqui é construído de uma forma espetacular. A narrativa te prende rápido e é muito imersiva, possuindo uma trama sensível e cruel em algumas partes. Se tornou um dos meus favoritos.

aeri 20/12/2020

a bússola de ouro
confesso que já conhecia a história inicialmente do filme lançado em 2008, pelo qual desde então eu nutria uma imensa admiração e paixão pelo mesmo. a história que não tinha nada de comum me intrigava tanto que quando soube do lançamento da série "his dark materials" eu não via a hora de assisti-la. e quando o fiz, acho que me apaixonei tudo de novo! ler o livro que originou uma série ou filme sempre teu seu charme, mas ler a bússola de ouro foi uma experiência e tanto. não tem tantos detalhes quanto na série mas não deixa de ser uma leitura incrível! recomendo muito.
Ester 20/12/2020minha estante
Na 1T da série foram acrescentadas algumas coisas que só acontecem no 2° livro (A faca sutil).

aeri 20/12/2020minha estante
não cheguei a ler ainda! queria esperar lançarem a segunda temporada da série pra ler

belly 29/04/2022

tem aquela baaaaita presença?
A bússola de ouro era um dos livros que eu queria muito ler, desde que descobri que também era livro. E não me arrependo por nenhum instante, inclusive o reconhecimento deveria ser maior.
Toda história em si é muito reconfortante, principalmente por causa dos daemons, que são os animais que representam as almas dos personagens, é diferente de qualquer outra coisa que tive contato, a relação entre daemon e dono é genial, e vamos abrir um parêntese para Lyra e Pan, que são as coisas mais extrovertidas, fofas e carinhosas daqui.
O enredo traz críticas a política, a moral e as crenças por meio de uma fantasia infantil, e mesmo assim conseguir ser preciso e direto. É encantador!!!! Eu acho que amo isso.
Quero dar ênfase a Iorek Byrnison, O MAIOR!!!!!

Nicoly.Tonani 07/04/2021

Um livro de fantasia como eu não lia há muito tempo. As descrições mais lindas que eu já vi na minha vida, história envolvente e emocionante, personagens que você se apaixona e não quer largar. Um livro que eu não vou esquecer tão cedo. Perfeito!

Norberto 29/01/2021

Já conhecia a história desse primeiro livro, então não tive grandes surpresas, apesar de ainda sentir empolgação e vontade de continuar a história conforme ia lendo. O mundo de Pullman é muito rico e cheio de camadas que, neste ponto, a gente só consegue ver e entender um pedacinho. Imagino o tanto de coisa que ainda tem por vir nos próximos livros da série. Muito bem escrito e com muitas passagens que dão material pro leitor pensar por algum tempo.

Lary 14/02/2021

amei a história desse livro, muito bom e diferente do que eu normalmente leio. confesso que só assisti o filme mas faz anos e não lembro de nada e fiquei fascinada com o universo que o autor criou, vários dilemas, cenários e personagens incríveis e fortes. lyra é incrível, uma criança muito forte, determinada e corajosa me apeguei a ela em todos os sentidos, ela é teimosa em alguns momentos mas eu relevo porque criança é assim né, gostei muito do livro e já quero um daemon pra mim também rs

Steff 26/06/2020

Destino
Como acreditar que tudo na vida está traçado? O livre árbitro existe? Suas escolhas realmente incidem no que irá acontecer? Suas intenções importam? São perguntas que pairam sobre todos nós, fato que se encontra presente no livro.
O primeiro livro da triologia "His dark materials" é simplesmente apaixonante, desde o universo aos personagens.
É incrível acompanhar o desenvolvimento de Lyra, que embarca em uma aventura inimaginável para uma órfã, ao lado de seu daemon Pan. Destemida é o adjetivo que melhor a define, pois a cada desafio que encontra no caminho, a garota enfrenta de forma genial para uma criança.
Apesar de alguns acontecimentos apresentarem potencial para serem melhor desenvolvidos, o livro entrega uma experiência completa em um universo de fantasia. A narrativa conta com humanos ligados a daemons, feiticeiras, panserbjornes, instrumentos mistérios, segredos, religião, política e inúmeras outras variantes que tornam a leitura extremamente instigante.
Alguns fatores que me incomodaram um pouco foram em relação à rapidez em que alguns acontecimentos são desenvolvidos e por terem sido suprimidos alguns elementos no que diz respeito ao lado sentimental dos personagens. No entanto, não são fatores que interferem tão negativamente na leitura.
Tenho medo de me aprofundar na escrita da resenha e acabar dando spoiler, mas apesar de ter assistido tanto o filme quanto a série, além de supor inúmeras outras teorias a partir da leitura, é importante destacar que o livro reserva surpresas ao leitor. Não é novidade que livros são sempre melhores que as adaptações para filme ou seja lá o que for. Recomendo muito esse livro.